Ciclo de Palestras "Património Científico"

Campus de Gambelas - Sala de Seminários da Biblioteca António Rosa Mendes

"Património Científico" é o título do Ciclo de Palestras que decorre entre os meses de fevereiro e junho, no Campus de Gambelas. A próxima palestra, "O latim, língua de cultura: trajetória e perspetivas do ensino e investigação na UAlg", irá realizar-se no dia 13 de março e será apresentada por Alexandra Mariano, docente da Universidade do Algarve.

O latim tem constituído parte essencial da cultura e civilização ocidentais há mais de dois milénios. De todas as línguas europeias, à exceção do grego, a língua latina cobriu um período extenso que compreende 25 séculos. Desde o registo das primeiras palavras em latim em c. de 600 a.C. até ao dealbar da modernidade, uma grande variedade de textos, quer literários, quer científicos foram redigidos e publicados na antiga língua de Roma e, na Europa intelectualmente unitária, o conhecimento expressava-se em latim até uma data relativamente recente. Com efeito, apesar do uso e eventual predominância das línguas vernaculares, o latim persiste enquanto língua literária e os textos neolatinos constituem também fontes incontornáveis para o conhecimento da história das evoluções culturais e para a divulgação da ciência deste período alargado. Enquanto língua comum a letrados de diversas proveniências, facilitava, com efeito, as trocas intelectuais e fundava uma comunidade científica, nivelada pela partilha da mesma língua de adoção: uma verdadeira varietas gentiumcommunis latinitas, sem dúvida responsável pela evolução e avanço que se vai operar na ciência e técnica ao longo dos séculos seguintes. Deixou de ser falada no séc. XVIII, não obstante ter mantido monopólio virtual em ocasiões formais da academia, e subsiste nos dias de hoje, com uma posição algo fragilizada, nos currículos de escolas e universidades onde é lecionada sobretudo nos níveis de iniciação; o papel dos centros e das várias linhas de trabalho têm contribuído para que a investigação que se faz na área se mantenha produtiva e vibrante.

Pretende-se com este trabalho fazer uma avaliação sumária mas circunstanciada do ensino e investigação em Latim, língua e cultura, em particular na Universidade do Algarve, traçando e enquadrando a sua evolução histórica e enquadrando e perspetivando o futuro.

Inserido nas comemorações do 40º aniversário da UAlg, o ciclo de palestras é organizado pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais e é de entrada livre.

​​​​​​