ESSUAlg ConVida 2019 - "Como organizar a medicação em casa?"

Campus da Penha - Escola Superior de Saúde, edifício 1
Sábado, 2 Março, 2019 - 10:00 até 12:00

​​​​​​​A Escola Superior de Saúde da UAlg (ESSUAlg) vai realizar um conjunto de sessões temáticas, dirigidas a toda a comunidade, relacionadas com os cuidados de saúde no adulto. Estas sessões, que decorrerão sempre ao sábado, das 10h00 às 12h00, terão início no dia 2 de março, com a palestra “Como organizar a medicação em casa?”, que será orientada por Margarida Espírito Santo, docente da área departamental de Farmácia.

​​​​​​​A existência de medicamentos é uma realidade em quase todas as habitações das famílias Portuguesas. O uso de medicamentos vai aumentando à medida que se envelhece e quando se é a portador de doenças como a hipertensão, diabetes, entre outras. A toma de medicamentos não está isenta de riscos e deve-se garantir que é feita da forma correta, tal como o seu respetivo armazenamento e eliminação. É, assim, importante preparar todos os cidadãos, entre eles os mais idosos e os cuidadores informais, no que diz respeito à gestão apropriada da medicação utilizada, contribuindo para o uso responsável dos medicamentos e para potenciais melhorias do estado de saúde.   

O objetivo desta atividade será a capacitação dos cidadãos para o uso adequado e responsável da medicação, contribuindo para promover uma adequada conservação e manipulação dos medicamentos no domicílio.

No dia 4 maio, Sónia Rodrigues, docente da área departamental de Radiologia irá abordar "A exposição à radiação em exames imagiológicos e os seus riscos para a saúde". A "Prevenção de quedas na pessoa idosa" vai estar em destaque no dia 6 de julho, por Maria Augusta Ferreira e Maria do Céu Neves, docentes da área departamental de Enfermagem. Adriana Cavaco e João Guerreiro, docentes da área departamental de Ortoprotesia, vão orientar uma sobre “Ergonomia no trabalho: estratégias para promover a sua saúde", no dia 14 setembro. O encerramento está marcado para o dia 9 de novembro, com destaque para as "Intolerâncias e alergias alimentares - factos e mitos", por Manuela Meireles, docente da área departamental de Dietética e Nutrição.

Cada sessão tem um valor de inscrição de 10 euros. O pagamento pode ser feito em numerário, presencialmente na Escola Superior de Saúde, Campus de Gambelas, Edifício 1, Piso 2; ou por transferência bancária (IBAN: PT50 0035 0205 00011533330 65 | SWIFFT: CGDIPTPL).

O local das sessões será designado em função do número de inscritos.

Share Partilhar