Exposição "The eyes are not here"

Faro - Galeria Trem

O que se esconde na parte posterior do olho? Em “The eyes are not here” (título inspirado “The Hollow Men” de T.S. Elliot”), o artista Orlando Franco leva-nos numa viagem imersiva através da retina e do nervo ótico, dois dos elementos fundamentais para o complexo processo da ocorrência da visão. Apesar de oculta, a região posterior do olho, surge nesta exposição, revelada através de técnicas fotográficas, numa instalação de vídeo a partir de imagens produzidas pelo exame chamado de retinografia, cujo objetivo é analisar e esmiuçar em detalhe a retina e o nervo ótico, elementos que transformam a imagem captada em informação que é enviada ao cérebro.

​​​​​​​Esta exposição, patente em Faro durante os meses de fevereiro e março, funciona como uma instalação total, numa articulação entre imagens e sons, sob um ambiente de baixa luminosidade, em obras plurais que acentuam a presença ao mesmo tempo que esvaziam por completo a sua função.

Conforme explica o artista, esta exposição na Galeria Trem segue a sequência de exposições anteriores, tais como Burnout (exposição individual na Plataforma Project – Plataforma Revólver, Lisboa 2013) e WAIT (exposição coletiva no Museu Coleção Berardo, Lisboa 2019), prolongando um conjunto de questões já colocadas anteriormente. Os três projetos têm em comum o facto serem planeados e montados/instalados de uma forma potencialmente cénica e cinemática. Um dos aspetos que melhor ilustra esta ideia é a utilização da iluminação dos espaços como elemento que nos aproxima da experiência do cinema.

A inauguração de The eyes are not here” terá lugar no dia 6 de fevereiro, pelas 18h00 na Galeria Trem, em Faro e ficará patente até ao dia 28 de março de 2020. A entrada é livre.

Esta é mais uma exposição no âmbito da programação do Curso de Artes Visuais da Universidade do Algarve para a Galeria Trem, com o apoio do CIAC, da FCT e da Câmara Municipal/Museu Municipal de Faro.

Sobre o artista:

Orlando Franco é licenciado em Artes Plásticas pela ESAD-Caldas da Rainha, foi bolseiro Erasmus na Faculdade Belas Artes de Salamanca e tem uma Pós-graduação em Teorias da Arte na Faculdade Belas Artes da Universidade de Lisboa. Atualmente é doutorando em  Artes dos Media, na Universidade Lusófona. Tem uma atividade plural no campo das artes visuais, como Artista visual, curador independente, professor e mediador cultural. Colabora com instituições de ensino e museológicas. No seu trabalho explora os meios da vídeo instalação, imagem (fixa e com movimento) e desenho. As suas pesquisas procuram ampliar e amplificar noções e conceitos como: tensão e suspensão, peso e leveza, conquista e frustração. As suas procuras incidem com frequência na noção física de corpo/máquina, que pode ser animal, mecânico, industrial ou objetual. Expõe regularmente desde 1999.

Mais informações em www.ciac.pt