II Conferência Internacional Envelhecimento Ativo e Educação

Campus da Penha

A Escola Superior de Educação e Comunicação organiza, nos dias 13 e 14 de setembro, a II Conferência Internacional Envelhecimento Ativo e Educação, integrada nas comemorações do 40.º aniversário da UAlg.

O envelhecimento humano nas suas múltiplas dimensões continua a constituir um dos maiores desafios sociais do nosso tempo e  a mobilizar a maior atenção para as questões relativas à qualidade de vida das pessoas idosas. A questão que se coloca é a do contributo da educação para o «envelhecimento ativo», «saudável», ou «bem sucedido», a qual começou a ser debatida, na UAlg, na «I Conferência Internacional Envelhecimento Ativo e Educação» que decorreu em maio de 2013.

Sendo certo que a educação se tem centrado na intervenção pedagógica em crianças e adolescentes e que a formação inicial dos educadores não tem ido muito além da abordagem da primeira fase do curso de vida, mesmo quando o público da escola é tantas vezes o de adultos e séniores que frequentam programas específicos de formação, é preciso questionar o papel dos educadores no «envelhecimento ativo», incluindo as implicações que este papel tem na formação dos mesmos educadores, para que estes possam adquirir as competências necessárias à promoção do desenvolvimento humano ao longo de toda a vida.

Consultar mais informação e inscrição aqui