Palestra "Parar/Olhar para a Serra do Caldeirão/Refletir sobre o declínio do sobreiro"

Universidade do Algarve
Sexta, 15 Fevereiro, 2019 - 12:00 até 13:00

No dia 15 de fevereiro, irá realizar-se a palestra "Parar/Olhar para a Serra do Caldeirão / Refletir sobre o declínio do sobreiro", com o intuito de olhar para o declínio do sobreiro e conversar acerca dos aspetos que mais o caracterizam. O passeio à Serra do Caldeirão realizar-se-á no dia 26 de março.

Falar sobre a doença do declínio do sobreiro pode demonstrar possuir uma elevada arrogância ou uma extrema humildade. Ou nos posicionamos como conhecedores do que não conseguimos controlar ou nos mostramos como observadores de uma causa perdida. Não há dúvida de que a única certeza que todos parecemos ter, é a de que as árvores que tanto amamos estão a morrer. E, não é a árvore do nosso jardim, aquela que foi plantada pelo bisavô, são os milhares de árvores que tiveram as mãos de muitos bisavôs(vós), avôs(avós), pais, e agora nós.

A Universidade do Algarve tem-se dedicado ao estudo de aspetos relacionados com o declínio do sobreiro, tendo dado especial enfâse ao conhecimento dos fatores celulares/genéticos que podem estar relacionados com a doença, não descurando a ideia de que coexistem várias entidades que interagem e que assumem diferentes papeis na sua evolução. As entidades mais estudadas têm sido o sobreiro (Quercus suber) e o agente infecioso Phytophthora cinnamomi, um oomiceta de desenvolvimento filamentoso que existe no solo associado ao sistema radicular dos hospedeiros. No fundo, os estudos visam dar resposta a questões que são colocadas, e essas questões são motivadas pela observação de fenómenos que sobressaem dos processos naturais e que afetam a relação que o ser humano tem com o ecossistema. 

Paralelamente, realizar-se-á, ainda, uma exposição fotográfica e será apresentado um filme de animação.

Esta iniciativa é organizada pelo Centro de Eletrónica, Optoeletrónica e Telecomunicações (CEOT) e insere-se nas comemorações do 40º aniversário da UAlg.

​​​​​​​​​​​​​​

Share Partilhar