Semifinais das Olimpíadas de Química Júnior

Campus de Gambelas - Edifício 2 e Auditório Teresa Gamito

O Departamento de Química e Farmácia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve acolhe, no dia 06 de abril, as Semifinais das Olimpíadas de Química Júnior, que conta com alunos participantes vindos de escolas do Ensino Básico da região do Algarve. A receção das equipas participantes inicia-se pelas 9h30, no átrio do edifício 2, do Campus de Gambelas.  Para esta 15ª edição estão inscritas dezassete escolas, todas da região do Algarve, num total de 84 alunos e 22 professores. Este ano celebram-se os 150 anos da publicação da primeira Tabela Periódica dos elementos químicos por Dmitri Mendeleev, realizando-se comemorações em várias instituições de ensino do País .  Assim, durante a manhã do dia 6 de abril, além da competição em formato de prova teórica e prova prática, os alunos e os professores que acompanham as equipas vão ter possibilidade de participar em outras atividades relacionadas com a química, destacando-se a encenação em espaço aberto de algumas construções da “A Tabela Periódica ao Longo do Tempo” onde cada participante representará um símbolo químico.

Organizadas pela Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), em colaboração com as Universidades do Algarve, Trás-os-Montes e Alto Douro, Minho, Porto (FEUP e FCUP), Coimbra, Beira-Interior, Lisboa (IST e FCT) e Aveiro, as Olimpíadas de Química Júnior são concursos de resolução de problemas teóricos e práticos de Química, dirigidos aos estudantes do ensino básico.

Mais informação em: http://olimpiadas.spq.pt/