Seminário "Cuidados Neonatais e Vigilância da Grávida"

Campus de Gambelas - Anfiteatro Teresa Júdice Gamito, edifício 1

No âmbito da programação conjunta do 40º aniversário da Universidade do Algarve (UAlg) e da Unidade Hospitalar de Faro do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), as duas instituições promovem no próximo dia 31 de maio o seminário «Cuidados Neonatais e Vigilância da Grávida» no Auditório Teresa Gamito, Edifício 1, no Campus de Gambelas.

Com inicio às 09h00, a sessão de abertura conta com as intervenções do vice-reitor da UAlg, Saúl de Jesus, e da presidente do Conselho de administração do CHUA,  Ana Paula Gonçalves. Segue-se às 09h30 a intervenção da diretora do Departamento da Criança e do Adolescente e Família do CHUA, Maria José Castro, que irá falar sobre a «Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais de Faro: uma referência no cuidar».  Logo a seguir, a sessão contará com a intervenção do diretor do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia do CHUA, Fernando Guerreiro, que irá abordar o tema «Vigilância da Gravidez de Baixo Risco». De seguida, António Pêgas, do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina da UAlg, tratará a temática «O Contributo da Medicina Familiar na Gravidez e Período Neonatal».

O painel de comunicações prossegue com uma intervenção sobre «O Papel do Enfermeiro na Preparação para a Parentalidade», por parte de Emília Costa, da Escola Superior de Saúde da UAlg, terminando a sessão com a apresentação do tema «Os Cuidados Neonatais e a Formação dos Enfermeiros», abordado por Filomena Matos, da Escola Superior de Saúde da UAlg.

A moderação fica a cargo da presidente do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina da UAlg, Isabel Palmeirim. ​​​​​​​