MD.net.- Mediterranean Diet: When Brand Meets People

Código do Projeto: 
3026
Tipologia: 
Cooperação Territorial
Objetivo Principal: 
Promoting Mediterranean innovation capacities to develop smart and sustainable growth
Investigador(es) Responsável(eis) UALG: 
Anabela Romano
Entidades Beneficiárias: 
Campania Region (Coordenador)
Universidade do Algarve
RERA S.D. for Coordination and Development of Split Dalmatia County
Region of Crete
University of Mostar - Faculty of Agriculture and Food Technology
Mediterranean Diet Foundation
Official Chamber of Commerce - Industry and Shipping of Seville
Emilia Romagna Region
Institute for Comprehensive Development Solutions – eZAVOD
Standing Committee for the Euromediterranean Partnership of Local and Regional Authorities
Association of Albanian Municipalities
Troodos Development Company Ltd
Região de Intervenção: 
Área MED
Data de Início: 
01/02/2018
Custo Total Elegível: 
3.727.330,00 €
Custo Total Elegível UAlg: 
262.562,50 €
Apoio Financeiro da União Europeia: 
2.914.815,77 €
Tipo de Financiamento: 
Fundos da União Europeia
Financiamento UE UALG: 
223.178,13 €
Objetivos, atividades e resultados esperados / atingidos: 
Declarada a 4 de dezembro de 2013 como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, a Dieta Mediterrânica é caracterizada por um conjunto de práticas, conhecimentos, rituais, símbolos e tradições relacionadas com a cultura, paisagem, estilos de vida e formas tradicionais de trabalho.
O reconhecimento da DM, como uma identidade integradora das diferentes civilizações das regiões do mediterrâneo, representa igualmente um enorme potencial na valorização e crescimento socioeconómico destes territórios.
No entanto, devido à ausência de conhecimento, alguns territórios rurais destas regiões carecem ainda de mecanismos para a promoção e salvaguarda da DM, como imagem de marca.
É neste contexto que o projeto MD.net., Mediterranean Diet: When Brand Meets People, pretende atuar, reforçando o papel da DM, como uma oportunidade de responder às necessidades socioeconómicas destas comunidades mais fragilizadas, seguindo a Convenção sobre a Dieta Mediterrânica da UNESCO.
Objetivos
1. Desenvolver uma visão comum da DM nos diferentes territórios, segundo a Convenção da Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO;
2. Capacitar os diversos stakeholders do espaço MED para a adoção de práticas inovadoras no desenvolvimento de novos produtos e serviços associados à DM;
3. Associar a DM à criação de ofertas turísticas direcionadas a comunidades específicas, promovendo a inclusão destes territórios e das suas comunidades;
4. Apoiar no desenvolvimento de uma imagem de marca para a DM, comum a todas as regiões envolvidas;
5. Desenvolver uma rede de cooperação transnacional que envolva as comunidades locais, administração pública, empresas, universidades, potenciais clientes e, acima de tudo, as novas gerações;
6. Reforçar o papel da DM na dinamização dos territórios dentro e fora do espaço MED.
Atividades
O projeto envolve diversas atividades inovadoras na área da dieta mediterrânica:
MD.Data │ Criação e partilha do conhecimento científico, através de uma plataforma transnacional.
MD.Brand │ Reforço da identidade da DM através do desenvolvimento de uma marca comum.
MD.InC │ Desenvolvimento e implementação de ferramentas de apoio às PME para a criação de produtos e serviços inovadores.
MD.Brain │ Desenvolvimento e partilha de cursos e workshops dedicados às diferentes vertentes da Dieta Mediterrânica.
MD.GOV │ Reforço das redes de cooperação entre os diferentes atores regionais (Modelo Quadruple Helix).
MD.TN.net │ Transferência e capitalização das ferramentas desenvolvidas e dos resultados.