PPBI .: Plataforma Portuguesa de BioImagem

Tipologia:
Investigação e Desenvolvimento - Infraestruturas de Investigação
Objetivo Principal:
Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Investigador Responsável:
30/05/2020
Custo Total Elegível:
5.152.587,21 €
Custo Total Elegível UAlg:
Apoio Financeiro da União Europeia:
3.334.075,24 €
Tipo de Financiamento:
Fundos da União Europeia
Financiamento UE UALG:
Apoio Financeiro Público Nac./REG:
Financiamento NAC./REG UAlg:
Objetivos, atividades e resultados esperados / atingidos:
PPBI é uma infraestrutura de investigação especializada em Bio imagem e constituída por um consórcio nacional de 17 Institutos de Investigação e Universidades Portuguesas de excelência. A atividade da PPBI está focada na partilha de recursos de bio imagiologia avançada e apoia áreas das ciências da vida tendo maior especialização nas áreas de biologia celular e do desenvolvimento, neurociências, oncobiologia, imunologia, infeção e medicina regenerativa. O projeto de implementação da PPBI está assente em 7 atividades: Gestão de projeto; Acesso digital e infraestruturas; Implementação de operação; Atualização dos recursos; Processamento e análise de dados de bio imagens; Treino; e Comunicação. Estas atividades têm como missão levar PBBI a cumprir os objetivos estratégicos da PPBI para os próximos 3 anos:
Trabalhar cooperativamente para capacitar o país de equipamentos e conhecimentos no campo da bio imagiologia em resposta às exigências de excelência e as melhores práticas internacionais;
- Aumentar a capacidade dos sistemas existentes igualando apoio FTEs à média europeia;Promover a rápida adoção de novas metodologias, mas também aumentar a capacidade nacional para desenvolver novas tecnologias, e para renovar / atualizar os sistemas existentes;
- Homogeneizar a disponibilidade das tecnologias de base em todo o país e, ao mesmo tempo principais centros de acolhimento que podem implementar e manter sistemas únicos para servir uma comunidade mais ampla incluindo a industria;
- Integrar a PPBI no âmbito da infraestrutura de investigação europeia ESFRI EuroBioimaging.
- Promover a excelência, a competitividade internacional, a especialização regional inteligente e pesquisa científica de impacto internacional.