ACCES4ALL: Acessibilidade para Todos no Turismo

Tipologia:
Investigação e Desenvolvimento
Objetivo Principal:
Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Investigador Responsável:
Manuela Rosa
Entidades Beneficiárias:
Universidade do Algarve (Coordenador)
CEIIA – Centro De Engenharia E Desenvolvimento (Associação)
Instituto Politécnico De Viana Do Castelo
Região de Intervenção:
Algarve
Norte
Data de Aprovação:
01/08/2017
Data de Início:
01/10/2017
Data de Conclusão:
02/04/2019
Custo Total Elegível:
Custo Total Elegível UAlg:
Apoio Financeiro da União Europeia:
Tipo de Financiamento:
Fundos da União Europeia
Financiamento UE UALG:
Apoio Financeiro Público Nac./REG:
Financiamento NAC./REG UAlg:
Objetivos, atividades e resultados esperados / atingidos:
Desenvolver um estudo piloto de uma paragem de autocarros acessível, inteligente e sustentável, a localizar no Aeroporto de Faro. Além dos aspetos urbanísticos, pretende-se desenhar, programar e testar uma página web e aplicações (informação acessivel, incluindo cegos) sobre a rede de transportes públicos do Algarve. Desenvolve-se e implementa-se comunicação acessível, com um painel informativo dos percursos dos transportes. Um Projeto de Acessibilidade Pedonal é desenvolvido e implementado no meio urbano envolvente ao Riverside Hotel & Spa (Ferragudo - Lagoa). As obras de construção serão realizadas pelo município de Lagoa, depois procede-se à verificação da qualidade do serviço.
Design é colaborativo, considera a diversidade humana (design universal), e é desenvolvido pelos estudantes e investigadores, com a colaboração de cegos e de turistas idosos. Estes são inqueridos, no aeroporto de Faro, sobre as características que os transportes e espaços públicos devem ter para atenderem às suas necessidades de acessibilidade, e sobre as suas perceções ambientais e sociais. Estes dados vão influenciar um enfoque de um "age sensitive design".