Multimédia


Mais de MULTIMÉDIA
Gravação de aulas - EDUCAST
Videodifusão (Streaming)

 

 

 

Os Serviços de informática disponibilizam vários serviços de multimédia como videoconferênca, live streaming e gravação e  publicação de aulas ou vídeos.

 

 

Videoconferência - COLIBRI / zoom

Os sistemas de videoconferência permitem, de uma forma prática e eficaz, a realização de eventos entre múltiplas pessoas, geograficamente separadas, permitindo um aumento da eficiência e uma diminuição significativa de custos e de tempo.

Os SI disponibilizam para a comunidade 3 salas (com capacidade  para 40; 30; 20 pessoas) equipadas com equipamento de Videoconferência  que  permitem:

  • Sessões de ensino à distância; 
  • Estúdio de produção de conteúdos de vídeo; 
  • Pequeno auditório.
  • Reuniões por Videoconferência Multiponto.


Infraestrutura tecnológica

A videoconferência poderá ser realizada entre salas videoconferência  usando o protocolo H323 IP ou SIP,  entre salas de videoconferência usando o protocolo H323 IP e  computadores pessoais e entre computadores pessoais. Para  conetividade entre as salas de videoconferência e outros sistema recorremos ao um serviço de colaboração Web disponibilizado pela FCCN, o COLIBRI/ZOOM, que disponibiliza um ambiente propício para a realização de aulas e reuniões à distância. A plataforma é um ponto central de colaboração que permite realizar sessões de videoconferência com participantes de múltiplas instituições.

As salas  encontra-se dotadas do seguinte equipamento:

  • H.323 codec com dual video;
  • Mesa de mistura;
  • Amplificador 5.1/6.1; colunas e microfones; 
  • Whiteboard (Quadro Digital).

Público-alvo
As salas de videoconferência da UAlg tem como público-alvo preferencial toda comunidade académica. A utilização do estúdio carece sempre de reserva prévia. Para além do público-alvo acima referido, o estúdio pode ainda ser utilizado por outras instituições ligadas à RCTS. Sempre que uma instituição ligada à RCTS pretenda utilizar o estúdio de videoconferência, deverá solicitá-lo aos Serviços de Informática, através de reserva prévia, os (SI) autorizarão essa utilização sempre que não se encontre agendada outra actividade para a sala.

Localização
Sala 0.9; 010; 0.17 , rés-do-chão do Edifício nº 1, campus de Gambelas. 
+ 351 289 244 450 ; extensão interna (2 244450)

Links úteis
Site oficial : COLIBRI

Mais informação
Para informações adicionais consulte as questões mais frequentes ou envie uma mensagem para helpmail@ualg.pt .

topo ▲

 

 

 

Gravação de aulas - EDUCAST

O Educast é um serviço de gestão de vídeo para registo e distribuição simples de conteúdos lectivos (aulas).

Os vídeos são capturados através de um Recorder (Windows e macOS), que permite gravar de forma síncrona o áudio, vídeo e slides apresentados pelo professor ou palestrante. Adicionalmente podem também ser importados vídeos externos, através de um interface de upload de vídeos via Web, presente no Gestor Educast.

Finalidade
O sistema central garante o pós-processamento necessário para que os videos fiquem disponíveis aos alunos através da Internet e dispositivos móveis, nos seguintes formatos de entrega: Streaming, Desktop e Mobile.

Infraestrutura tecnológica
A gravação e  publicação de aulas ou vídeos pode ser realizada nas salas de aula sendo apenas necessário um computador portátil com câmara de vídeo e  microfone e também nas salas de videoconferência. Este serviço utiliza a plataforma EDUCAST da FCCN e possibilita  a gravação síncrona de áudio, vídeo e slides, e a sua posterior publicação em múltiplos formatos para a web e dispositivos móveis.

Público-alvo
 

Links úteis
Site oficial: EDUCAST
Site oficial de ajuda: Ajuda Educast FCCN

Mais informação
Para informações adicionais consulte as questões mais frequentes  ou envie uma mensagem para helpmail@ualg.pt .

.

topo ▲

 

 

 

Videodifusão (Live streaming)

O Serviço de videodifusão consiste na transmissão audiovisual  (áudio e vídeo "com realização multi-câmara" e dados "ex. apresentação de powerpoint; pdf; etc") em directo, via web, de eventos realizados na Universidade do Algarve .  A emissão é feita no local onde decorre o evento, sendo assegurada por técnicos que fazem a recolha do som e da imagem.Pode ser relizado a partir  dos auditórios ou das salas de videoconferência.

Finalidade
Permitir a todos os interessados em determinado evento (colóquio, seminário,aula, vídeo,  apresentação, etc), o acesso em directo a conteúdos audiovisuais.

Infraestrutura tecnológica
A  arquitectura de streaming é baseada  no conjunto  mini ticaster  com 2 câmaras PTZ (NDI).  Este equipamento permite a realização multicâmara/dados do presentador  e o encoder,  para o  servidor (da FCCN)  ou outros com por exemplo o Facebook.
 
Público-alvo
A UAlg disponibiliza o serviço de videodifusão a todos os organizadores de eventos na comunidade académica.

Mais informação
Para informações adicionais, consulte as questões mais frequentes ou envie uma mensagem para helpmail@ualg.pt .

 

topo ▲

 

 

 

Apoio técnico

 

Para apoio técnico, consulte as questões mais frequentes ou envie uma mensagem para helpmail@ualg.pt.

 

 

Share Partilhar