Redes de comunicação e Voz


Mais de  REDES E VOZ
Rede com fios (LAN)
Acesso remoto (VPN)
Telefonia - VoIP
Informação técnica de rede

Rede sem fios - EDUROAM

Finalidade
A rede sem fios da UAlg integra a rede Eduroam e pode ser utilizada por todos os docentes, estudantes e funcionários que possuam uma conta de correio eletrónico da UAlg (xxxxx@ualg.pt) ou em qualquer outra instituição que tenha aderido à rede Eduroam. Do mesmo modo os utilizadores da UAlg, quando em visita a instituições Eduroam, em Portugal ou no estrangeiro, poderão ter acesso às respetivas redes sem fios sem qualquer alteração na configuração dos seus equipamentos.

A utilização da rede sem fios da UAlg é regulamentada pelas regras de utilização da rede da UAlg, da RCTS e pela legislação aplicável.

Os campus de Gambelas e da Penha, a Escola Superior de Saúde e Polos de Portimão e Ramalhete estão abrangidos pela rede sem fios .
 

Público-alvo
O eduroam (Education Roaming) é um serviço de mobilidade desenvolvido para a comunidade de ensino e investigação internacional.

Links úteis
edurom UAlg: http://wireless.ualg.pt
eduroam Portugal: http://eduroam.pt
eduroam Internacional: http://www.eduroam.org

Mais informação
Para informações adicionais consulte as questões mais frequentes ou envie uma mensagem para helpmail@ualg.pt .

topo ▲

 

 

 

Rede com fios (LAN)

A rede de comunicações de dados da Universidade do Algarve (UAlg), assenta numa tecnologia baseada no protocolo IP (Internet Protoco), o mesmo que é utilizado na Internet. Para que a rede de dados suporte o funcionamento das aplicações mais comuns, têm de existir associados a esta um conjunto de serviços de base. Os serviços de base de rede implementados na UAlg são os seguintes:

  •  Infraestrutura IP (Internet Protocol) ;
  • Serviço de domínio DNS (Domain Name System);
  • Domínio Windows;
  • Sincronização de relógio NTP (Network Time Protocol);
  • Directório de utilizadores.

Finalidade

  •  Infraestrutura (IP)
    Serviço que disponibiliza o nível mais básico do funcionamento da rede, inclui o endereçamento dos computadores e os mecanismos necessários para que estes consigam comunicar entre si. Na UAlg, por motivos de escassez de endereços públicos da Internet para computadores, e por uma questão de segurança, optou-se por utilizar endereços não públicos que não são válidos na Internet.
     
  • Serviço de domínio (DNS)
    Serviço que traduz os nomes dos serviços e computadores disponíveis na Internet para os endereços adequados para que os computadores sejam capazes de comunicar na infraestrutura IP. Na UAlg, este serviço, além de traduzir todos os nomes de serviços e computadores existentes na Internet, mantêm também a tabela oficial de todos os serviços e computadores da rede da UAlg visíveis na Internet.
     
  • Domínio Windows
    Uma vez que a maioria dos computadores que funcionam na rede da UAlg utilizam o sistema operativo Windows, este serviço gere o conjunto de recursos que estes disponibilizam em rede (partilha de ficheiros, impressoras, etc.) através da constituição de políticas de segurança e direitos de acesso a estes recursos. Mesmo outros sistemas operativos comuns Linux, Macintosh podem tirar partido deste serviço desde que configurados para o efeito.
     
  • Sincronização de Relógio (NTP)
    Serviço que mantêm a sincronização das horas dos computadores na rede da UAlg, com base na referência dum conjunto de servidores existentes na Internet que mantêm a hora certa sincronizada com um erro de milissegundos.
     
  • Diretório de utilizadores
    Serviço de gestão de contas de utilizadores que têm acesso aos recursos e serviços disponíveis na rede UAlg. Para alem desta função gere também os direitos e permissões que cada utilizador tem através da sua conta a cada recurso e serviço disponível. Na UAlg, este serviço implementa também a função de Single Sign On, que permite que com apenas um conjunto conta/senha por cada utilizador, seja possível gerir o acesso de todos os utilizadores a todos os recursos e serviços, em vez de ter de manter uma base de dados de contas para cada um.


Público-alvo
O conjunto de serviços base de rede estão disponíveis para toda a comunidade académica.

Mais informação
Para informações adicionais consulte as questões mais frequentes , ou envie uma mensagem para helpmail@ualg.pt .

topo ▲

 

 

 

Acesso remoto (VPN)

O serviço VPN (Virtual Private Network) tem como principal objetivo a ligação dum computador cliente remoto à rede local privada da Universidade do Algarve (UalNet). Desta forma, um utilizador da rede da Universidade do Algarve (UAlg) poderá ter acesso a todos os recursos fisicamente disponíveis na rede local, mesmo quando o seu computador está ligado remotamente pela internet.

Finalidade
- Possibilitar a utilizadores autorizados o acesso a recursos da rede da UAlg, desde qualquer ponto de acesso na internet;
- Garantir a segurança e integridade da rede UAlg de acessos não autorizados desde o exterior;
- Garantir que os acessos efetuados do exterior da rede tenham condições de segurança para os utilizadores autorizados.

Infraestrutura tecnológica
A solução VPN implementada na UAlg assenta num equipamento "concentrador" de sessões remotas seguras. Quando um utilizador se liga ao serviço através duma ligação pela Internet, todos os dados que são recebidos e transmitidos entre o seu computador e o concentrador são encriptados, duma forma segura, com base no protocolo normalizado mais utilizado para o efeito, o IPSEC.

Público-alvo
O serviço VPN está disponível para os funcionários docentes e não docentes e para os alunos de doutoramento e mestrado.

 

Mais informação
Para informações adicionais consulte as questões mais frequentes ou envie uma mensagem para helpmail@ualg.pt .

topo ▲

 

 

 

Telefonia - VoIP

Finalidade
O serviço RCTS VoIP constitui uma rede privativa de voz, onde todo o tráfego entre as instituições que compõem essa rede flui  sobre a RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade.

A voz sobre Internet (Voice over Internet Protocol – VoIP) é uma tecnologia que permite ao utilizador estabelecer chamadas telefónicas através de uma rede de dados, convertendo um sinal de voz analógico num conjunto de sinais digitais, posteriormente enviados através de uma ligação à Internet sob a forma de pacotes com endereçamento IP.

 

Infraestrutura tecnológica

Público-alvo
A comunidade académicas das entidades de ensino superior ou de investigação com ligação à RCTS com o serviço RCTS Plus.

Mais informação
Para informações adicionais consulte as questões mais frequentes , ou envie uma mensagem para helpmail@ualg.pt .

Fonte: fccn.pt

topo ▲

 

 

 

Informação técnica de rede

 

    Infraestrutura tecnológica
    IP Automático (DHCP)
    Sincronização de Relógios (NTP)
    Ligação à Internet (Proxy)
    Tradução de IP (DNS)

    Público-alvo
    O conjunto de serviços base de rede estão disponíveis para toda a comunidade académica.

    Mais informação
    Para informações adicionais envie uma mensagem para helpmail@ualg.pt .

    topo ▲

     

     

     

    Apoio técnico

     

    Para apoio técnico, consulte as questões mais frequentes ou envie uma mensagem para helpmail@ualg.pt.

     

     

    Share Partilhar