Segurança


Mais de SEGURANÇA
Normas de utilização
Serviço federado de autenticação
Serviço de certificados

Contas Ualg

Os Serviços de Informática têm o apoio de vários polos de validação para fazer a gestão das contas UALG que são abertas de uma forma automática. 

Desta forma, para a criação das contas de:

  • funcionários docentes, não docentes e investigadores, são utilizados os dados dos Serviços de Recursos Humanos;
  • alunos, são utilizados os dados dos Serviços Académicos;
  • bolseiros, são utilizados os dados da UAIC;
  • utilizadores que nos chegam através da Mobilidade, são utilizados os dados do Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade. 

No caso dos utilizadores que não são validados por nenhum destes polos de validação, e que é necessária a criação da conta, devem preencher o formulário Pedido de abertura de conta no domínio UAlg, disponível aqui, e enviá-lo para o contacto de apoio técnico helpmail@ualg.pt dos Serviços de Informática.
 
Finalidade
Serviço de gestão de contas de utilizadores que têm acesso aos recursos e serviços disponíveis na rede UAlg.
Para além desta função gere também os direitos e permissões que cada utilizador tem através da sua conta a cada recurso e serviço disponível. Na UAlg este serviço implementa também a função de Single Sign On, que permite que com apenas um conjunto conta/senha por cada utilizador, seja possível gerir o acesso de todos os utilizadores a todos os recursos e serviços, em vez de ter de manter uma base de dados de contas para cada um.

Público-alvo
O Diretório de utilizadores está disponível para toda a comunidade académica.

Mais informação
Para informações adicionais consulte as questões mais frequentes ou envie uma mensagem para helpmail@ualg.pt .

topo ▲

 

 

 

serviço federado de autenticação e autorização

Atualmente as instituições ligadas à RCTS, possuem alguns serviços que são fornecidos aos seus utilizadores perante a realização de um mecanismo de autenticação. Como consequência os utilizadores têm que efetuar uma gestão alargada das suas credenciais de acesso aos diversos recursos "Web". É neste enquadramento que surgem as infraestruturas de autenticação e autorização.

Finalidade
Estas infraestruturas, simplificam o processo de acesso a recursos "web", com base no conceito de gestão de identidades federadas. Este conceito assenta no princípio de que um utilizador ao aceder a um recurso que lhe é disponibilizado, é autenticado com base em credenciais na sua instituição de origem, e é autorizado com base em atributos por ela disponibilizados de uma forma segura e confidencial;

Infraestrutura tecnológica
Este serviço permite a simplificação do processo de autenticação e autorização interinstitucional no acesso a serviços on-line. 

Público-alvo
Este serviço está disponível para toda a comunidade académica.

Atualmente os utilizadores da Universidade do Algarve podem utilizar a autenticação federada no acesso aos seguintes serviços: 


Conhecimento e Arquivo

Authenticus
O Authenticus tem como objetivos associar de forma automática autores de publicações a investigadores e instituições portuguesas; permitir que os investigadores, de forma simples e eficaz, confirmem ou anulem as publicações que lhe foram associadas; ajudar os investigadores a propagarem as suas publicações para repositórios da sua instituição, ou da FCT, evitando a inserção manual em múltiplas entidades; fornecer indicadores bibliométricos centrados no investigador, na área científica, ou na instituição; e fornecer aos investigadores e instituições interfaces especializadas para acesso à sua informação.

Editoras B-On
A Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) disponibiliza o acesso ilimitado e permanente às instituições de investigação e do ensino superior a milhares de periódicos e ebooks de alguns dos principais fornecedores de conteúdos científicos internacionais.

Comunicação e Colaboração
Educast
Educast é um serviço de gestão de vídeo para registo e distribuição simples de conteúdos letivos (aulas). O sistema central garante o pós-processamento necessário para que estes fiquem disponíveis aos alunos através da Internet.

Colibri
O Colibri v1.0 é um Ambiente de Colaboração WEB sofisticado. Disponibiliza ferramentas para a realização de aulas, reuniões ou trabalhos de grupo para professores e alunos através da Internet. A nova plataforma, o Colibri v2.0, permite o acesso a recursos avançados de partilha, acesso via plataformas móveis e a gravação de sessões.

Recorder Educast
O Recorder Educast é a ferramenta para gravação de vídeos para o serviço Educast usando o sistema operativo Windows e macOS. Faz o aprovisionamento das licenças necessárias para a utilização deste software no ambiente Windows.

Videocast
O Videocast permite transmitir vídeo, áudio e slides em tempo real, através de uma simples página Web. Poderá ainda incluir chat, twitter e acesso controlado dos utilizadores.
O Videocast está disponível para a comunidade académica e científica e é utilizado maioritariamente em eventos institucionais, palestras e workshops.

DreamSpark
O programa DreamSpark proporciona aos utilizadores das instituições de ensino o acesso a ferramentas de desenvolvimento e design de nível profissional. Estas ferramentas da Microsoft ajudarão a aumentar o nível de aprendizagem e de conhecimento nas áreas de design, tecnologia, matemática, ciências e engenharias.

Filesender
Aplicação que permite aos utilizadores enviar e armazenar temporariamente ficheiros de elevada dimensão. Para realizar o envio de ficheiros através do filesender é necessário utilizar a sua conta institucional. Os utilizadores a quem se destinam os ficheiros tem acesso de forma livre.

Confluence
O Confluence é uma plataforma de trabalho colaborativo com espaços públicos e privadas. Os espaços privados são acessíveis aos utilizadores de instituições ligadas à RCTSaai e com permissões de acesso atribuídas pelo Administrador do respetivo espaço.

Conectividade e Infraestrutura
eduroam.pt
O sítio web eduroam.pt é a página oficial desta rede em Portugal e destina-se a dar informação relevante sobre a rede eduroam. Nele pode consultar toda a informação sobre esta rede, nomeadamente onde a mesma está disponível e como se ligar a ela. Tem ainda disponível informações de suporte, como a lista das instituições e os respetivos contactos para apoio aos utilizadores, e também acesso a estatísticas de utilização da rede eduroam.

Relatórios mensais RCTS IP
Aérea privada associada ao serviço RCTS IP, onde é possível aceder aos arquivos dos relatórios mensais de utilização da rede RCTS e a alguns gráficos de utilização do serviço, em tempo real.

RCTSaai-RR
O serviço RCTSaai-RR, desenvolvido pela HEAnet, disponibiliza uma interface de gestão da informação existentes no ficheiro de metadados da RCTSaai. Os contactos técnicos das instituições ligadas à RCTSaai tem acesso a este sistema para atualização da informação dos componentes (Fornecedor de Identidade e Fornecedores de Serviço) para os quais são identificados como responsáveis.

 

Conhecimento e Arquivo
Site GÉANT
Conjunto de ferramentas de testes e acesso aos serviços prestados pela GÉANT, fornecidos à comunidade de investigação.

Cloud Catalogue
O Cloud Catalogue da GÉANT fornece um resumo da lista dos fornecedores de serviços Cloud dedicados à educação e pesquisa. O Cloud Catalogue permite que às instituições comparar fornecedores e auxilia na celebração de contratos. Todos os detalhes de cada serviço estão apresentados no Cloud Catalogue.

Conectividade e Infraestrutura
eduroam CAT
O serviço eduroam CAT (eduroam Configuration Assistant Tool) permite aos utilizadores da rede eduroam o acesso a ferramentas de configuração automática dos seus dispositivos sem fios.

O acesso ao eduroam CAT é aberto a todos os utilizadores, que apenas necessitam de escolher a sua instituição de origem, para de imediato ter acesso aos instaladores. Apenas os administradores das instituições eduroam ligadas ao eduGAIN necessitam de realizar o processo de autenticação (federado ou via redes sociais), para terem acesso à interface de gestão e configuração dos dados da sua instituição.

STUN/TURN
O STUN/TURN fornece um conjunto de ferramentas que permitem apoiar os utilizadores e programadores das instituições a ultrapassarem as limitações de rede (ex.:Firewall / NAT Traversal).

Segurança
Digicert
Serviço de Certificados Pessoais
Certificados que permitem a identificação do utilizador como sendo elemento de uma instituição, podendo ser usados para assinar e cifrar mensagens de email ou assinar documentos.

Comunicação e Colaboração
RendezVous
Serviço de vídeoconferência da RENATER, com base no padrão WebRTC, permite realizar uma videoconferência pela Web a partir de um navegador, sem plug-ins ou software de terceiros. Este serviço é acessível via Chrome, Chromium e Opera.

WebTUT
O WebTUT é um serviço de videoconferência orientada ao atendimento especializado para  professores, secretaria e helpdesk.

eduCONF
O eduCONF é um sistema para testar salas de videoconferência e também um diretório de Sistemas de Videoconferência


Mais informação
Para informações adicionais consulte as questões mais frequentes , ou envie uma mensagem para helpmail@ualg.pt .

topo ▲

 

 

 

Serviço de Certificados

Finalidade
A certificação digital tem sido uma das formas encontradas para garantir a segurança nas comunicações sobre a Internet, garantido desta forma, a confidencialidade, a integridade, a autenticidade e o não-repúdio nestas.

Público alvo
Os utilizadores da Universidade do Algarve têm acesso ao Serviço de Certificados RCTS através da autenticação federada.

Tipos de Certificados Disponíveis:
Certificados de Servidor
. Um servidor dotado de um certificado reconhecido garante que o site é seguro e confiável através da criação de um canal criptográfico entre um servidor web e um navegador (browser).

Certificados Grid
. São utilizados para permitir o acesso às infraestruturas de GRID

Certificados Pessoais
. Certificados que permitem a identificação do utilizador como sendo elemento de uma instituição, podendo ser usados para assinar e cifrar mensagens de email ou assinar documentos.

Mais informação
Sobre RCTS Certificados, pedidos de certificados e manuais de instruções.
Como pedir um certificado de Servidor SSL?
Como pedir um certificado pessoal?

Para informações adicionais consulte as questões mais frequentes , ou envie uma mensagem para helpmail@ualg.pt .

topo ▲

 

 

 

Apoio técnico

 

Para apoio técnico, consulte as questões mais frequentes ou envie uma mensagem para helpmail@ualg.pt.

 

Fonte: fccn.pt