Rankings

A Academia destaca-se no plano internacional em vários rankings

A Universidade do Algarve participa em diversos rankings porque considera que poderão ser um importante instrumento de avaliação, ajudando a avaliar a  qualidade de ensino e investigação e a perceber como é que a UAlg se posiciona relativamente às outras Instituições de Ensino Superior a nível nacional e mundial. 

Os resultados obtidos são importantes para o seu processo de desenvolvimento e melhoria contínua da qualidade, sendo também relevantes para potenciais candidatos, nacionais ou internacionais, que pretendam prosseguir os seus estudos no ensino superior, ou realizar um período de estudos em mobilidade internacional.

THE

O Times Higher Education World University Rankings é reconhecido desde 1994 como uma das fontes mais relevantes na publicação de rankings das universidades. A avaliação das instituições de ensino superior é baseada nos seguintes critérios e respetivas ponderações: 

  • Ensino: ambiente de aprendizagem, nomeadamente, através do número de trabalhadores, do corpo docente, incluindo o número de professores doutorados, em relação ao número de estudantes (30%);
  • Investigação: investigação desenvolvida e produtividade nomeadamente, da receita obtida para projetos e número de publicações de referência (30%);
  • Citações: impacto das publicações, medido através do número de citações das publicações(30%);
  • Internacionalização: grau de internacionalização, medido pela quantidade de trabalhadores e estudantes estrangeiros e número de publicações com colaboradores internacionais (7,5%);
  • Impacto na indústria: analisa a capacidade da universidade para apoiar a indústria e a inovação, patentes e consultoria (2,5%).

Multirank

O U-Multirank surgiu no ano de 2014, é financiado pela Comissão Europeia e liderado pelo CHE - Centre for Higher Education, com o apoio do programa Erasmus +.

Distingue-se dos outros rankings pela sua abordagem multidimensional. Na elaboração deste ranking, para além da investigação, é avaliado o desempenho nas dimensões ensino/aprendizagem, transferência do conhecimento, internacionalização e envolvimento regional.

 
 
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