Seminário "Aplicações de espetroscopia de infravermelho próximo em meios túrbidos"

-
Campus de Gambelas - Sala 2.11 da Faculdade de Ciências e Tecnologia, edifício 2
Share

"Aplicações de espetroscopia de infravermelho próximo em meios túrbidos", é o título do seminário que irá realizar-se no dia 24 de maio, às 16h30, na sala 2.11 da Faculdade de Ciências e Tecnologia (edifício 2), do Campus de Gambelas.

A sessão terá como orador Rui Guerra, do Departamento de Física da UAlg.

Esta iniciativa, de entrada livre, insere-se no Ciclo de Seminários do Departamento de Física intitulado "Conversas de Física".

Resumo

"Neste seminário faz-se uma introdução geral à física da propagação e dispersão da luz em meios túrbidos e a sua importância para aplicações espetroscópicas. Um meio túrbido é aquele em que a dispersão domina a absorção, como é tipicamente o caso dos tecidos biológicos no infravermelho próximo. Na segunda parte do seminário apresentar-se-á um resumo do trabalho desenvolvido no nosso grupo nesta área, com especial ênfase na aplicação de espetroscopia de infravermelho próximo para a caracterização não invasiva de tecidos vegetais e na apresentação dos projetos que nos têm permitido aplicar os métodos espetroscópicos em ambiente industrial e agrícola."