ToPAS, Torneio de Programação trouxe estudantes do ensino secundário à UAlg

No dia 12 de maio, a partir das 09h00, realizou-se o ToPAS Sul 2023, que teve lugar no edifício 1, do Campus de Gambelas.
374934

O ToPAS Sul trata-se de um concurso de programação para estudantes do ensino secundário do Algarve, mas aberto a todas as escolas do país. Este ano, a iniciativa contou com a participação de cinco equipas provenientes da Escola Secundária de Loulé, da Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas e da Escola Secundária Drª. Laura Ayres. A prova de programação tem a duração de quatro horas para a resolução de seis a sete problemas com recurso a uma linguagem de programação (com escolha entre C, C++, Java, Pascal, Python e, a título experimental, C#).

Esta iniciativa pretende promover o gosto pela resolução de problemas, pela programação e pelo desenvolvimento de software. Para além disso, constitui um ponto de encontro, no Algarve, entre estudantes e professores que gostam de informática, numa competição saudável, proporcionada por desafios de programação aliciantes.

Organizado pelo Departamento de Engenharia Eletrónica e Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UAlg, em parceria com o Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, o ToPAS Sul serve ainda como treino para as olimpíadas nacionais de informática.

Consultar mais informações e programa aqui.