UAlg acolheu sessão do Roteiro para a Neutralidade Carbónica

Plano Nacional Energia e Clima ​​​​​​​

A Universidade do Algarve acolheu uma Sessão Pública de apresentação do Roteiro para a Neutralidade Carbónica (2050) e do Plano Nacional Energia e Clima (2030), no dia 27 de fevereiro, no Auditório 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha da Universidade do Algarve, em Faro.

A sessão de abertura contou com a presença do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, do reitor da UAlg, Paulo Águas, e do presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau.

O Roteiro para a Neutralidade Carbónica - RNC2050 - que traça cenários e trajetórias de descarbonização profunda e transição energética em Portugal entre 2020 e 2050, foi apresentado, por Nuno Lacasta, presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente.

João Correia Bernardo, diretor-geral de Energia e Geologia, apresentou o Plano Nacional Energia e Clima 2030 (PNEC), que define as linhas de atuação em matéria de energia e clima para a próxima década, rumo à neutralidade carbónica em 2050. O PNEC estabelece, entre outros, objetivos nacionais de energias renováveis, eficiência energética e redução de emissões de GEE para o horizonte 2030.

Com moderação de Helder Gonçalves, do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), decorreu uma mesa-redonda, que contou com os seguintes intervenientes: António Covas (Faculdade de Economia, UAlg); Marc Rechter (Enercoutim); Maria José Nunes (CCDR Algarve); Hugo Barros (CRIA - Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da UAlg). No final houve espaço para perguntas e respostas.

A sessão de encerramento foi presidida pelo secretário de Estado da Energia, João Galamba.