University of Maryland, Baltimore County visitou UAlg no âmbito do projeto UP Blue Brite

Através do Programa UP Ensino Superior 2022-2023, financiado pela Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD), com o objetivo de apoiar o financiamento para a internacionalização de Instituições de Ensino Superior Portuguesas, a UAlg convidou a University of Maryland, Baltimore County (UMBC) para integrar um projeto inovador, o UP Blue Brite – The Blue Crab Study Case: Blue Research Innovation in Teaching and Entrepreneurship.

O kick off meeting do projeto realizou-se no passado dia 26 de janeiro, na presença dos membros da direção executiva da FLAD, e representantes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), Laboratório Colaborativo em Aquacultura Sustentável e Inteligente (S2AQUAcoLAB), Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP Algarve), Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), entre outras entidades.

O UP Blue Brite insere-se na área da economia do mar e permitirá a mobilidade de investigadores das instituições e a correspondente partilha da conhecimento e expertise, associado também às áreas de empreendedorismo, com empresários quer do lado dos EUA, quer do lado de Portugal, através do Laboratório Colaborativo Smart and Sustainable Aquaculture (S2AQUA, que participarão em workshops em ambos os lados do Atlântico.

Este projeto permitirá a partilha de conhecimento a nível científico para a exploração sustentável do caranguejo azul, nas áreas de negócio associadas. Trata-se de uma nova espécie na costa algarvia, que apesar de ser invasora é especialmente abundante no estuário do Guadiana, e um recurso valioso que já se encontra em sobre-exploração na costa de Maryland (Cheesapeak bay). O projeto contribuirá ainda para medidas de conservação da biodiversidade da costa algarvia, através da regulação da biomassa do caranguejo azul.

A cooperação entre a Universidade do Algarve e a University of Maryland, Baltimore County iniciou-se em maio de 2018, através da assinatura de um protocolo geral de cooperação que englobava todas as áreas científicas das instituições, tendo a formalização do acordo ocorrido em Filadélfia, por ocasião da participação na NAFSA2018, o maior encontro internacional dos responsáveis pela internacionalização das instituições de ensino superior e de investigação. A assinatura do protocolo visou, desde o primeiro momento, o interesse no estabelecimento de projetos conjuntos, tendo o primeiro sido possível concretizar através do Programa Erasmus+.

Em 2020, foi aprovado o projeto Erasmus+ ICM (International Credit Mobility), UAlg Alliances, tendo sido obtido financiamento para mobilidades de staffs Incoming & Outgoing, focando-se principalmente na partilha de conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento do Colégio Doutoral da UAlg, através do know-how que a instituição parceira detém nesta área.

Durante uma semana, a equipa da UMBC (vice-reitor e diretora da Escola Doutoral), acompanhada pela coordenadora do Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade da UAlg, realizou várias reuniões na Academia, com o Colégio Doutoral, com diretores dos programas de doutoramento e diretores de Unidades orgânicas, de forma a potenciar futuras colaborações.