Cerca de 90 voluntários participaram na Operação Montanha Verde no Campus de Gambelas

A Operação Montanha Verde, coordenada pelo Zoomarine, voltou ao Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, no dia 13 de novembro, entre as 10h00 e as 12h00. Foram plantadas novas árvores e arbustos de espécies nativas, como Sobreiros, Zambujeiros, Medronheiros, Giestas, Lanvandulas, Folhados, entre outros.
Share
 

Participaram na atividade cerca de 90 voluntários, quer da comunidade algarvia (Vila Real de Santo António, Faro, Albufeira, Loulé, entre outros), quer membros da Academia (funcionários e estudantes).

A iniciativa contou ainda com a participação de alunos do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Marketing Digital e do CTeSP em Secretariado Executivo. No âmbito das comemorações dos 30 anos do curso de licenciatura em Bioquímica da UAlg, um grupo de estudantes e o diretor do curso assinalaram a ocasião com a plantação de várias arvores.

Segundo a vice-reitora Alexandra Teodósio, “a sustentabilidade global da região algarvia e do planeta como um todo, depende de várias ações individuais como esta que divulgamos hoje, onde o aumento do coberto vegetal nativo potencia o sequestro de carbono, mitigando as alteações climáticas, em especial para as gerações futuras.

Esta atividade insere-se no compromisso que Universidade do Algarve assumiu formalmente, desde 2017, em contribuir para a prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 da ONU, e face à crise climática e energética atual, para a neutralidade carbónica em 2035.

A Operação Montanha Verde nasceu em 2016, através de uma ação de mecenato ambiental do Zoomarine. Nesse ano, foram oferecidas e plantadas 5 600 árvores ao Município de Silves. Entretanto, no ano seguinte, a Operação Montanha Verde foi duplicada (10 600 árvores e 02 municípios, com o Alto Patrocínio da Presidência da República), e assim tem vindo a acontecer desde então.

Nestas 6 edições (em 2020 não houve plantações), o Zoomarine já disponibilizou mais de 126 mil árvores, e no final de 2022 terão sido plantadas cerca de 80 mil em vários municípios do Algarve.

Entretanto, e, não obstante no início de 2022 um consórcio de 17 entidades ter acordado voltar a cooperar para implementar a Operação Montanha Verde, a falta de chuva (suficiente) impediu os planos coletivos do Zoomarine oferecer mais 42 mil árvores aos municípios Algarvios.

Devido à estreita cooperação entre o Zoomarine e Universidade do Algarve (que permitiu a instalação de um sistema de rega automatizada no Campus de Gambelas), a plantação de 2022 será concentrada num terreno onde a facilidade de rega permitirá um maior sucesso de sobrevivência das jovens plantas.

Embora reduzido a um local, são parceiros do Zoomarine na Operação Montanha Verde 2022, oito municípios (Castro Marim, Faro, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel e Silves) e várias entidades regionais e nacionais: Universidade do Algarve, Algar SA, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas IP, Agência Portuguesa do Ambiente, Instituto Português do Desporto e Juventude, Região de Turismo do Algarve, Águas do Algarve SA, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - Direção de Serviços da Região Algarve, e Europe Direct Algarve e Olimar Reisen.  

Montanha verde

Montanha verde

Montanha verde

 

 

Relacionadas