Estudante IN

Permite a realização de um período de mobilidade na Universidade do Algarve

Os estudantes estrangeiros inscritos numa universidade parceira da Universidade do Algarve que desejem efetuar um período de mobilidade/intercâmbio podem candidatar-se para frequentar um semestre e/ou um ano letivo. Poderão fazê-lo através do Programa Erasmus+ e/ou através de um Protocolo Geral de Cooperação que exista entre instituições e que se encontre em vigor.

Regra geral, os estudantes admitidos estão isentos do pagamento de propinas, salvo nos casos em que o Protocolo Geral de Cooperação assim o determine.

No entanto, se estiver interessado em frequentar um semestre e/ou um ano letivo na UAlg, já não é elegível no âmbito do Programa Erasmus e não existe Protocolo Geral de Cooperação, pode candidatar-se para fazer unidades curriculares isoladas como estudante Free Mover.

 

Ao abrigo do Programa Erasmus+ / Protocolo Geral de Cooperação

Fases de Candidatura

  • 1.º semestre (setembro – fevereiro) / ano: até 15 de abril 
  • 2.º semestre (fevereiro – junho): até 15 de outubro

Processo de Candidatura

  • Nomeação da Universidade de origem (obrigatório)
  • Após nomeação, o Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade (GRIM) disponibiliza o formulário online para poder efetuar a candidatura. Deverá selecionar no campo INSTITUIÇÃO: Universidade do Algarve.

Documentação Necessária

  • Boletim de registo académico (Transcript of Records)
  • Contrato de estudos (Learning Agreement) - Erasmus / Contrato de estudos (Learning Agreement) - Protocolos (ver caixa de documentos abaixo)
  • Documento de identificação (válido)
  • Curriculum vitae
  • 1 fotografia

Ao abrigo do Programa Erasmus+ / Protocolo Geral de Cooperação

Se tem interesse em realizar um estágio na Universidade do Algarve, deverá enviar um email com os seguintes dados:

  • Curriculum vitae
  • Área de trabalho
  • Período em que deseja realizar o estágio
  • Tipo de programa de financiamento (se aplicável)

Posteriormente, o pedido de estágio será encaminhado pelo GRIM para o Centro de Investigação mais apropriado. Caso seja aprovado, será novamente contactado para a formalização da candidatura 

Se é um estudante inscrito numa Universidade e/ou Instituto Politécnico português e deseja efetuar um período de mobilidade para frequência de um semestre e/ou um ano letivo na UAlg, poderá candidatar-se através dos Programas Almeida Garret e Vasco da Gama, respetivamente.

Fases de Candidatura

  • 1.º semestre (setembro – fevereiro) / ano: até 15 de abril
  • 2.º semestre (fevereiro – junho): até 15 de outubro

Processo de Candidatura

  • Nomeação da Universidade de origem (obrigatório)
  • Após nomeação, o Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade (GRIM) entrará em contacto para formalização da candidatura

Documentação Necessária

  • Documento de identificação (válido)
  • 1 Fotografia
  • Ficha de candidatura - Almeida Garrett / ficha de candidatura - Vasco da Gama (ver caixa de documentos abaixo)
  • Contrato de estudos - Almeida Garrett / Contrato de estudos - Vasco da Gama (ver caixa de documentos abaixo)

Informação útil

O calendário académico está organizado em dois semestres:

  • 1.º semestre - de setembro a janeiro
  • 2.º semestre - de fevereiro a junho

As unidades curriculares (disciplinas) podem ser semestrais ou anuais e os exames realizam-se no final de cada semestre (janeiro e junho).

A Universidade do Algarve, através do GRIM, organiza no início de cada semestre uma semana de acolhimento (Orientation Week), que normalmente decorre uma semana antes do início das aulas. Durante esse período, os estudantes terão a oportunidade de conhecer a UAlg e os seus procedimentos, a cidade de Faro, a cultura e o país, de forma a facilitar a integração na academia algarvia.

A Universidade do Algarve disponibiliza nove residências universitárias, que estão distribuídas por Faro, Gambelas e Portimão, estando organizadas por edifícios tipo residencial ou apartamentos, num total de cerca de 600 camas.

Pensadas para dar aos estudantes todas as condições necessárias para o seu bem-estar e localizadas junto aos vários campi da UAlg, as residências dispõem de quartos, com roupa de cama e atoalhados, cozinha equipada, sala de convívio/estudo, TV e acesso à Internet. Todas as residências dispõem de máquina de lavar roupa para utilização gratuita dos residentes.

As vagas nas residências universitárias são bastante limitadas e não há garantia de disponibilidade. Contudo, os estudantes de intercâmbio podem candidatar-se ao alojamento preenchendo essa opção na candidatura online.

Fases de candidatura

  • 1.º semestre (setembro – fevereiro) / ano: até 15 de abril
  • 2.º semestre (fevereiro – junho): até 15 de outubro
     

Nota: Faro é uma cidade universitária e maioria dos estudantes de mobilidade/intercâmbio prefere procurar alojamento privado.

Em média o custo de um quarto varia entre 200 e 350 Euros.

Informação sobre alojamento privado:


Se precisar de reservar alojamento durante os primeiros dias da chegada à UAlg, contactar:


Poderá também contactar os grupos de estudantes que, em colaboração com o GRIM, o ajudarão no acolhimento e integração, nomeadamente:

Os estudantes que sejam admitidos para fazer um período de mobilidade/intercâmbio na UAlg, quer ao abrigo do Programa Erasmus+ e Protocolo Geral de Cooperação, quer ao abrigo dos Programas Nacionais, devem, obrigatoriamente, apresentar um seguro de saúde.


Os estudantes poderão aceder ao Serviço Nacional de Saúde desde que apresentem algum dos seguintes documentos:

  • Cartão Europeu de Saúde (European Health Insurance Card – EHIC)
  • PB4
  • Seguro privado de saúde


Nota: é importante que o documento de saúde esteja válido pelo período de mobilidade/intercâmbio.

Todos os cursos de licenciatura (1.º ciclo) são lecionados em português. O inglês é usado como língua de ensino em alguns programas de mestrado (2.º ciclo) e doutoramento (3.º ciclo). No entanto, sendo a UAlg uma universidade focada na internacionalização, a maioria dos seus docentes fala inglês, assim como outras línguas (por exemplo, espanhol e francês), o que facilita a comunicação.

A Universidade do Algarve disponibiliza aos estudantes internacionais, especialmente aos de mobilidade/intercâmbio, alguns cursos de língua portuguesa:

Língua Portuguesa Estrangeira (PLE) / semestral / 5 ECTS: (a disponibilizar brevemente)

Para os estudantes de mobilidade/intercâmbio a frequência do PLE é gratuita desde que faça parte do plano de estudos (Learning Agrement).

Consultar mais informações em www.ualg.pt/centro-de-linguas

Para entrar e/ou sair de Portugal, deverá ser portador dos seguintes documentos:

  • Documento de identificação do país de origem
  • Passaporte (obrigatório para cidadãos que residam fora da União Europeia)


Nota: O documento de identificação deve estar válido por toda a estadia em Portugal.

 

Vistos

Para estudantes oriundos de países fora da União Europeia que pretendam realizar um período de mobilidade ou um grau completo em Portugal, é exigido um visto de estudos. O processo de visto demora cerca de 90 dias (período indicativo) e deve ser feito num Consulado Geral de Portugal e/ou em Embaixadas Portuguesas no país de origem (https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/rede-consular/).

Os estudantes admitidos para realizar um período de mobilidade na UAlg serão contactados previamente pelo GRIM e informados sobre como deverão proceder em relação ao processo de visto.


Para mais informações, contactar: international@ualg.pt

Check-list

Certificar-se que tem todos os seguintes documentos:

  • Contrato de estudos (Learning Agreement) devidamente assinado e aprovado pela Universidade de origem
  • Carta de aceitação da Universidade do Algarve
  • Documento de identificação ou Passaporte (válido para todo o período de estudos)
  • Cartão Europeu de Saúde, PB4 ou Seguro privado de saúde
  • Visto de estudos ou investigação (se aplicável)
  • Comprovativo da morada oficial no país de origem (se aplicável)


Para além desses documentos, recomenda-se ainda:

  • Cópia de todos os documentos importantes (em caso de extravio): passaporte, diplomas, seguro, etc.
  • Carta de condução internacional (se aplicável), se permanecer em Portugal por mais de 3 meses

Assegurar que tem alojamento e meios de subsistência financeiros durante o período de mobilidade/intercambio.

  • Fazer o registo no Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade (GRIM)
  • Caso tenha vaga numa residência universitário, deverá dirigir-se aos Serviços de Ação Social para fazer o registo e pagamento do alojamento
  • Contactar o respetivo Coordenador de Mobilidade
  • Abrir uma conta bancária (se necessário)
  • Caso seja cidadão europeu deverá fazer o registo na Câmara Municipal (facultativo)
  • Caso seja um cidadão não europeu, deverá solicitar junto do SEF o visto de residência
  • Fazer o registo no Centro de Saúde (se necessário), somente depois de regularizar a situação perante o SEF
  • Solicitar o número de identificação fiscal (NIF) português (se necessário)
  • Verificar se a lista das disciplinas aprovadas corresponde às disciplinas em que foi inscrito
  • Verificar o Learning Agreement e Changes
  • Solicitar o certificado de frequência
  • Devolver todos os livros à biblioteca e pagar qualquer multa que possa existir
  • Caso tenha tido vaga numa residência universitária, verificar se efetuou todos os pagamentos
  • Caso tenha aberto uma conta bancária, proceder ao seu encerramento
  • Informar as autoridades competentes sobre o regresso ao seu país (se necessário)

Preencher, no Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade, o questionário de satisfação da mobilidade na UAlg.

Documentos

Erasmus - Learning Agreement
Protocolos - Learning Agreement
Almeida Garrett - Ficha de candidatura
Almeida Garrett - Contrato de estudos
Vasco da Gama - Ficha de candidatura
Vasco da Gama - Contrato de estudos
 

 

 

 
 
Contactos

Balcão do Estudante

Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade

Campus de Gambelas, edifício 5

Telefone: +351 289 244 455

Email: international@ualg.pt