Suporte Informático

Dificuldades em aceder ao wireless? Dúvidas com o portal académico ou como consultar o email da UAlg? Os Serviços Informáticos estão à disposição para apoio técnico e para ajudar com as questões mais frequentes.

A Universidade do Algarve dispõe de acesso à internet através da rede eduroam, uma rede que pode ser utilizada por todos os docentes, estudantes e funcionários que possuam uma conta de correio eletrónico da UAlg (xxxxx@ualg.pt) ou em qualquer outra instituição que tenha aderido à rede eduroam. Do mesmo modo os utilizadores da UAlg, quando em visita a instituições Eduroam, em Portugal ou no estrangeiro, poderão ter acesso às respetivas redes sem fios sem qualquer alteração na configuração dos seus equipamentos.

A utilização da rede sem fios da UAlg é regulamentada pelas regras de utilização da rede da UAlg, da RCTS e pela legislação aplicável.

Para aceder ao Wireless na UAlg deves seguir os seguintes passos:

1- Acede ao site http://wireless.ualg.pt

2- Seleciona o teu sistema operativo

3- Clica na ligação "Instalar", que irá configurar a tua rede eduroam. Deverás responder afirmativamente a todas as perguntas e instalar o certificado apresentado. 

4 - Liga-te à rede "eduroam", removendo a rede "eduroam-install" da lista de redes disponíveis.

5- Introduz o teu utilizador (xxxx@ualg.pt) e a tua password do domínio UAlg para conseguir entrar na rede eduroam.

 

Os campi de Gambelas, da Penha e de Portimão, bem como o Ramalhete, estão abrangidos pela rede sem fios.

O Portal Académico é um espaço de informação, comunicação e partilha interna entre alunos, docentes e comunidade académica. Neste espaço virtual podes encontrar serviços de áreas tão variadas como o apoio à atividade académica, a secretaria ou a tesouraria, para alunos e docentes, todos em regime de 'self-service', proporcionando facilidade de uso e alta disponibilidade em qualquer altura e em qualquer local.

Neste espaço podes consultar as classificações, inscrição nas unidades curriculares, os valores e as datas das prestações das propinas, imprimir as referências multibanco para o pagamento das mesmas, apresentar requerimentos, certidões, exames, alteração dos dados pessoais, entre outras necessidades.

Para aceder ao Portal Académico deverás seguir os seguintes passos:

1- Acede ao website https://academico.ualg.pt

2- No canto superior direito clica em "Entrar"

3- No campo "Autenticação" introduz o utilizador UAlg (número de aluno - sem a menção @ualg.pt) e respectiva password de acesso

4- Navega no teu Portal Académico.  

A Universidade do Algarve dispõe de um serviço de Tutoria Eletrónica que funciona como uma extensão da sala de aula, oferecendo aos alunos e docentes um conjunto de ferramentas que permitem o acesso a recursos pedagógicos variados e possibilita uma interação intensa entre todos os agentes educativos.

 

1- Acede a Tutoria Eletrónica

2- Clica no botão 'Entrar'

3- Introduz o utilizador UAlg (login@ualg.pt) e a respectiva password

4- Navega pela tua Tutoria Eletrónica

 

*Anos letivos disponíveis - A tutoria eletrónica tem atualmente 4 instâncias ativas, sendo que a utilização direta do endereço de base http://tutoria.ualg.pt provoca um reencaminhamento para a instância do ano letivo atual. As instâncias acedem-se diretamente acrescentando os primeiros 4 dígitos do ano letivo pretendido ao endereço de base. Por exemplo, o acesso à instância do ano letivo de 2017/2018 consegue-se acrescentando “2017” ao endereço de base, resultando http://tutoria.ualg.pt/2017.

O email da UAlg é um serviço institucional que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrónicos de comunicação.

Para aceder ao email da UAlg segue os seguintes passos:

1 - Acede à UALGNET.
2 - No dashboard, na área de acesso rápido, clica no ícone do correio eletrónico.
3 - Insere o email da UAlg (xxxxxx@ualg.pt) e a respetiva password.
4 - Depois de entrar no portal do Outlook, clica no símbolo do Office 365 para aceder ao menu principal de aplicações.
 

Todas as indicações necessárias para a configuração da VPN estão no Manual Acesso remoto - Serviço VPN  - acessível mediante autenticação com a sua conta UAlg.

Realização de aulas por videoconferência

A organização de aulas por videoconferência está disponível a todos os docentes da UAlg através da plataforma Colibri-Zoom, mantida pela FCCN. O Colibri, baseado no sistema de videoconferência Zoom, suporta até 300 participantes em cada sessão e pode ser usado a partir de qualquer computador pessoal, não sendo necessário o uso de VPN fora dos Campi da UAlg, tanto por parte dos docentes como por parte dos alunos. Esta tecnologia funciona nos sistemas operativos Windows, Mac e Linux.

Para além de canais de vídeo e áudio bidirecionais para todos os participantes, o Colibri-Zoom inclui um sistema de “chat” para troca de mensagens e oferece aos utilizadores a possibilidade de partilha do ambiente de trabalho, permitindo assim a transmissão simultânea de slides ou PDF.

Estudante

Como assistir a uma aula por videoconferência?

  • Para assistir a uma aula / sessão não deverá fazer login no sistema Colibri. O login só é necessário por parte do docente / organizador da sessão;
  • Para assistir uma aula ou sessão por videoconferência, deverá receber do docente que leciona a aula, (por email ou na tutoria eletrónica) um link com o início de uma sessão. Bastará carregar no link e seguir as instruções;
  • Deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo da primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom;
  • Surgirá a opção de fazer um teste do sistema de áudio (permite confirmar que o microfone e o áudio estão a funcionar corretamente);
  • Após estes passos, ser-lhe-á apresentado o ecrã principal do Zoom, já com a sessão / aula ativa. Relativamente a este ecrã, a maioria das opções são intuitivas. Na barra inferior deverá garantir que tem o vídeo e o áudio desligados, de modo a garantir o sucesso de uma aula com um número elevado de participantes. O vídeo e/ou áudio só deverá ser ligado se houver uma indicação do moderador / docente para este efeito;
  • Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials.

Docente

Como preparar uma aula/sessão?

Devido a um número muito elevado de utilizações simultâneas do sistema Colibri - Zoom a nível nacional, que excede o número máximo de licenças subscritas pela FCCN, algumas das sessões Colibri não estão a ser criadas com a versão profissional, ficando por isso temporariamente limitadas a quarenta minutos (até esta limitação ser levantada pela FCCN). Enquanto esta limitação se mantiver poderá ser criada mais do que uma sessão por cada reunião/aula.

A organização e agendamento de cada reunião/aula deve ser feita pelo docente responsável, seguindo as diretivas da Reitoria e Conselhos Pedagógicos de cada Unidade Orgânica.

Para este efeito, deverão ser seguidos os passos disponíveis no manual de utilização (ver caixa de documentos) e mais informações em:​​​​ www.ualg.pt/suporte-informatico e em ualgnet.ualg.pt 

 

 

 

 

 
 

Serviços Disponíveis

 
Contactos

Serviços de Informática

Campus de Gambelas
(9h às 12h30 e 14h às 17h30)
sala 1.49, edifício 1

Campus da Penha
(9h às 12h30 e 14h às 17h30)
sala 26, edifício principal do Instituto Superior de Engenharia

Email: helpmail@ualg.pt