Cursos de Verão

Dirigidos aos estudantes do 9.º ao 12.º anos, estes cursos têm como principal objetivo promover o gosto pelas diversas áreas de ensino e investigação da Universidade do Algarve e ajudar os jovens na sua escolha vocacional no acesso ao ensino superior.

A iniciativa, que nasceu no verão de 2013, possibilita a vivência da realidade académica dos campi e o contacto com alunos e docentes da UAlg, proporcionando-lhes, assim, uma experiência diferente e única.

Datas de Realização

  • De 03 a 07 de julho de 2023 (semana I)
  • De 10 a 14 de julho de 2023 (semana II)

Modalidade de Inscrição 

A edição de 2023 contempla somente 2 modalidades de inscrição: 

  • Curso (só durante o período da manhã) 60 euros
  • Dia completo (inclui curso, atividades desportivas e de lazer e 2 refeições diárias - almoço e lanche) 120 euros
  • Regime residencial (este ano, excecionalmente, não são disponibilizadas vagas para alojamento, uma vez que todas as residências universitárias se encontram em obras de remodelação). 

As atividades letivas (curso) decorrerão durante o período da manhã, estando agendadas para a tarde atividades desportivas e de lazer.

Documentação Necessária

  • Cópia do cartão de cidadão do participante
  • Cópia do cartão de cidadão do encarregado de educação
  • Termo de responsabilidade (download)
  • Ficha Clínica (download)
  • Comprovativo de matrícula da escola atual ou cartão de estudante (para participantes que não residem em Portugal)

    Inscrições

    Formulário online aqui

    As inscrições decorrem de 15 de maio a 18 de junho.

    Regulamento

    Todos os alunos inscritos nos Cursos de Verão 2023 deverão ler atentamente as condições de participação do Regulamento Interno.

     

    Logotipos PRR

     

    Semana 1 – 3 a 7 de julho de 2023

    Biotours

    Data: 03 julho - 07 julho
    Horário:  09h30 – 12h30
    Local: Campus de Gambelas, Faculdade de Ciências e Tecnologia
    Vagas: 16
    Áreas de estudo/cursos de interesse: Biologia/Biotecnologia
    Descrição: Este curso pretende mostrar a Biologia e a Biotecnologia nas suas várias vertentes, de uma forma interativa, através de experiências.

    Conteúdos Programáticos

    Dia 03 julho | À descoberta da cultura celular!

    A cultura celular permite-nos estudar os mecanismos naturais do corpo humano, num ambiente artificial (in vitro), evitando recorrer a ensaios em animais. Ela é utilizada em diversas áreas, desde o estudo de mecanismos de doenças como o cancro até ao fabrico de vacinas, anticorpos, seleção e melhoria de medicamentos, produção de células-estaminais, tecnologia de fertilização in vitro e muito mais!

    Esta atividade tem como objetivo promover um primeiro contacto dos alunos com culturas celulares in vitro de células. Após uma breve introdução teórica sobre a técnica asséptica para manuseamento de material biológico, os alunos terão a possibilidade de participar em experiencias laboratoriais de técnicas de manutenção e propagação de células+ que vão ser realizadas em laboratório de cultura celular equipados com câmaras de fluxo laminar vertical.

    Hora: 9h30-12h30 | Local: Edifício 7, Sala 2.57 e Laboratório 0.31

    Dia 04 julho | Porquê caracterizar algumas propriedades de um enzima da batata?

    O enzima polifenoloxidase (ou tirosinase) está presente em células animais, bem como em células vegetais. Apesar da sua função biológica específica nas plantas não estar bem definida, as reações que lhes estão associadas são facilmente observadas quando certos tubérculos ou frutos (batatas, maçãs ou bananas) escurecem quando são cortadas ou descascadas, e deixadas ao ar. Este escurecimento é devido à formação de difenois e às reações de oxidação que estes sofrem em sequência. Em células de mamíferos, este enzima está envolvido numa via metabólica própria dos melanócitos, nos quais ocorre a sequência de reações que originam as melaninas, que são os pigmentos que conferem a coloração à pele, aos cabelos e aos olhos.

    É a reação de oxidação aeróbia de orto-difenois em orto-quinona que possibilita a realização de uma avaliação qualitativa da reação do enzima polifenoloxidase, pois a orto-quinona tem uma coloração avermelhada. No presente trabalho vamos observar a ação do enzima sobre o catecol (ou orto-difenol) e verificar alguns fatores que influenciam a sua atividade, tal como a temperatura, as concentrações de enzima e de substrato, a presença de inibidores.

    Hora: 9h30-12h30 | Local: Edifício 2,  Laboratório 2.29

    Dia 05 julho | Os microrganismos e a Biotecnologia

    Os alunos visitarão os Laboratórios de Microbiologia e de Engenharia e Biotecnologia Ambiental, onde irão contactar com diferentes microrganismos e práticas em Biotecnologia. Pretende-se que tenham a perceção do conceito de Biotecnologia e do contributo que os microrganismos têm na biotecnologia e na sociedade. Serão desenvolvidas atividades de observação de microrganismos e sistemas biológicos de produção de biocombustível. Terão ainda contacto com sistemas de microalgas para a produção de diferentes produtos de interesse comercial.

    Hora: 9h30-12h30 | Local: Edifício 8, Laboratório 2.43      

    Dia 06 julho | Como é que os animais mudam de cor?

    O padrão de coloração pode ser uma das características mais importantes de algumas espécies e está relacionado com o reconhecimento intra- e interespecífico, e ainda com o mimetismo e a camuflagem.  Nesta atividade, vamos perceber quais os mecanismos fisiológicos subjacentes à mudança de cor em diversos grupos de animais. Os estudantes realizarão também experiências em laboratório (in vitro) que demonstram a influência de alguns parâmetros físicos e químicos na mudança de cor de uma espécie de peixe.

    Hora: 9h30-12h30 | Local: Edifício 7, Laboratório 0.32.2   

    Dia 07 julho | Bactérias amigas do ambiente

    Após uma introdução ao tema os alunos visitarão o Laboratório de Tecnologias Ambientais, onde terão oportunidade de observar e contactar com processos de biorremediação para tratamento de efluentes, nomeadamente águas ácidas de mina, contaminadas com metais. Os alunos procederão à recolha e análise de amostras contaminadas e de efluentes tratados recolhidos dos processos em desenvolvimento no laboratório. Desta forma, terão contacto com algumas técnicas de análise e compreenderão melhor o papel e as potencialidades das bactérias na biotecnologia ambiental.

    Hora: 9h30-12h30 | Local: Edifício 8, Laboratório 2.43

    Química fora de jogo?

    Data: 03 julho - 07 julho
    Horário: 09h30 – 12h30
    Local: Campus de Gambelas, Faculdade de Ciências e Tecnologia
    Vagas: 10
    Áreas de estudo/cursos de interesse: Química / Ciências Farmacêuticas
    Descrição: Estará a Química mesmo fora de jogo (fora do desporto)? Ou estará dentro e fora de jogo (dentro e fora do desporto)?

    Com este curso pretende-se, usando as componentes teórica e laboratorial, levantar uma série de questões relacionadas com as substâncias dopantes no desporto, tais como a sua estrutura química, a sua caracterização estrutural, a bioquímica destas substâncias, como funcionam as análises antidoping e como é que substâncias legais na indústria farmacêutica se podem tornar ilícitas no desporto.

    A Química e as Ciências farmacêuticas tentarão dar uma ajuda nesta viagem pelo conhecimento.

    Conteúdos Programáticos

    Dia 03 julho | "O que são substâncias dopantes e a sua natureza química"

    Palestra (30 mim)

    Prática laboratorial de química de produtos naturais (2 h)

    • Introdução às boas práticas laboratoriais em química;
    • Estratégias para obter moléculas a partir de substâncias naturais;
    • Técnicas de extração e purificação de produtos naturais.

    Dia 04 julho | "Métodos de análise química: técnicas mais utilizadas para a análise e caracterização estrutural de moléculas"

    Palestra (30 min)

    Prática laboratorial em métodos instrumentais de análise (2 h)

    • Identificação de substâncias dopantes por espectrometria de massa acoplada a cromatografia em fase gasosa (GC-MS);
    • Análise por espectroscopia de infravermelho de substâncias consideradas dopantes para determinar quais os principais grupos estruturais e identificação do componente principal;

    Dia 05 julho | "Breve introdução aos métodos de análise para despistagem e quantificação de substâncias dopantes em amostras suspeitas"

    Palestra (30 mim)

    Prática laboratorial em Técnicas Separativas (2 h)

    • Análise do teor de alguns compostos dopantes em formulações farmacêuticas por cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC).

    Dia 06 julho | "Que propriedades algumas substâncias apresentam para serem usadas como doping? Como atuam e quais os seus efeitos no organismo?"

    Palestra (30 min)

    Prática laboratorial em Farmacologia (2 h)

    • Realização de atividades interativas com vista à geração de material didático relativo ao doping: caracterização farmacológica e toxicológica de várias substâncias dopantes.

    Dia 07 julho | "Há substâncias produzidas legalmente que podem ser usadas ilicitamente. O ciclo do medicamento e outros produtos: desde a investigação até à sua utilização"

    Palestra (30 min)

    Prática laboratorial (2h)

    • O papel do farmacêutico comunitário na abordagem de utentes que solicitam este tipo de substâncias;
    • Casos práticos.

    Observações

    Obrigatório o uso de bata branca todos os dias do curso.

    Data: 03 julho - 07 julho
    Horário: 09h30 – 12h30
    Local: Campus da Penha, Escola Superior de Educação e Comunicação
    Vagas: 20
    Áreas de estudo/cursos de interesse: Desporto
    Descrição: Este curso de Verão tem como objetivo estimular os participantes no sentido da promoção de um estilo de vida saudável e ativo, assim como a vivência de experiências práticas de diferentes modalidades desportivas.

    Conteúdos Programáticos

    Dia 03 julho | Módulo 1 - Canoagem

    Abordagem introdutória das seguintes questões: Como pagaiar? Como ensinar?
    Local: Centro Náutico (Praia de Faro)

    Dia 04 julho | Módulo 2 - Futebol

    Abordagem introdutória das seguintes questões: Como jogar? Como ensinar?
    Local: Pavilhão Gimnodesportivo e Campo Polidesportivo ESEC

    Dia 05 julho | Módulo 3 - Rugby

    Abordagem introdutória das seguintes questões: Como jogar? Como ensinar?
    Local: Pavilhão Gimnodesportivo ESEC

    Dia 06 julho | Módulo 4 - Ténis

    Abordagem introdutória das seguintes questões: Como jogar? Como ensinar?
    Local: Centro de Ténis de Faro

    Dia 07 julho | Módulo 5 – Fitness

    Abordagem introdutória ao Fitness: atividades de grupo e treino personalizado.
    Local: Pavilhão Gimnodesportivo ESEC

    Informação aos participantes

    Para todos os dias do curso deverão trazer:

    • Equipamento adequado para a prática desportiva.
    • Roupa para mudar, toalha e produtos de higiene.

    Para o módulo 1 (3 julho) deverão trazer:

    • Roupa desportiva que possam molhar e calçado que possam levar para dentro de água.

    Gestor por uma semana

    Data: 03 julho - 07 julho
    Horário: 09h30 – 12h30
    Local: Campus da Penha, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
    Vagas: 20
    Áreas de estudo/cursos de interesse: Gestão
    Descrição: Este curso tem como objetivo despertar nos jovens o gosto pela gestão de negócios e de empresas.

    Conteúdos Programáticos

    Dia 03 julho

    Sessão de abertura.

    Empreendedorismo e criação da empresa.

    Dia 04 julho

    Descobre como é que as empresas atraem os seus clientes.

    Dia 05 julho

    O papel dos recursos humanos na gestão e atração de talento.

    Dia 06 julho

    A importância da informação financeira na gestão da empresa.

    Dia 07 julho

    Transformar os dados em ideias e tomar decisões com confiança.

    Já pensaste em criar uma loja online e começar a vender os teus produtos na Internet?

    Ser economista por uma semana

    Data: 03 julho - 07 julho
    Horário: 09h30 - 12h30
    Local: Campus de Gambelas, Faculdade de Economia
    Vagas: 20
    Áreas de estudo/cursos de interesse: Economia, Gestão de Empresas, Sociologia e outras áreas afins
    Descrição: Apesar da forte recuperação económica após a crise gerada pela pandemia, as dificuldades não estão ainda totalmente ultrapassadas. Muitos países enfrentam um endividamento crescente, uma inflação elevada e tensões geopolíticas. Este curso destina-se a estudantes interessados em fazer uma licenciatura em Economia ou em áreas relacionadas. O curso utiliza essencialmente uma linguagem não técnica para explicar como a ciência económica nos pode ajudar a pensar sobre vários problemas quotidianos e a propor medidas para, entre outros desafios, o funcionamento eficiente dos mercados, o estímulo ao crescimento económico ou o sucesso das empresas.

     

    Conteúdos Programáticos

    Dia 03 julho

    Sessão de Abertura pela direção da Faculdade de Economia e pelo Núcleo de Estudantes.

    Apresentação: O que faz um Economista?

    Dia 04 julho

    Introdução à Economia: Mercados, Preços e Valor.

    Dia 05 julho

    Teoria dos Jogos: Como Decidem Estrategicamente as Empresas? 

    Dia 06 julho

    Crescimento Económico em Portugal: Passado, Presente e Futuro.

    Dia 07 julho

    Troca de experiências com alunos e diplomados em Economia.

    Vamos lá falar de Gestão: mas só um bocadinho

    Data: 03 julho - 07 julho
    Horário: 09h30 - 12h30
    Local: Campus de Gambelas, Faculdade de Economia
    Vagas: 20
    Áreas de estudo/cursos de interesse: Economia, Gestão de Empresas, Sociologia e outras áreas afins
    Descrição: Este curso pretende introduzir os participantes à importância da Gestão de Empresas. As diferentes sessões fornecem uma visão preliminar de temas e conceitos fundamentais na gestão. Explora os princípios básicos da gestão, apresenta aspetos ligados ao marketing e às finanças empresariais, essenciais ao sucesso das organizações no mundo atual.  Através de um conjunto de sessões, estudos de casos e exercícios interativos, este curso apresenta conhecimentos que serão fundamentais para o sucesso de qualquer futuro Gestor de Empresas.

     

    Conteúdos Programáticos

    Dia 03 julho

    Sessão de Abertura pela direção da Faculdade de Economia e pelo Núcleo de Estudantes.

    Apresentação: O que faz um licenciado em Gestão de Empresas.

    Dia 04 julho

    Marketing: Descoberta através de Design Thinking.

    Dia 05 julho

    Excel e apoio à decisão: a preparação de gráficos dinâmicos.

    Dia 06 julho

    Finanças: Poupança e Investimento.

    Dia 07 julho

    Troca de experiências com alunos e diplomados em Gestão de Empresas.

    Desenho assistido por computador

    Data: 03 julho - 07 julho
    Horário: 09h30 – 12h30
    Local: Campus da Penha – Instituto Superior de Engenharia, Departamento de Engenharia Mecânica, Sala 18
    Vagas: 8
    Áreas de estudo/cursos de interesse: Engenharia Mecânica
    Descrição: Com este curso pretende-se introduzir o aluno às ferramentas de desenho assistido por computador 2D e 3D. O aluno obterá competências para reproduzir e transmitir ideias, conceitos e pequenos projetos utilizando técnicas de desenho assistido por computador nas suas várias vertentes.

    O aluno adquirirá conhecimentos suficientes para organizar e configurar o ambiente de trabalho em AutoCAD.

    O aluno adquirirá capacidades para desenvolver e criar desenhos de componentes, peças, mecanismos em ambiente CAD através da utilização de comandos avançados de edição, construção.

    Conteúdos Programáticos

    • Arquitetura do Programa – menus existentes.
    • Comandos avançados de: desenho, cotagem e modificação.
    • Comandos de organização, configuração e métodos de trabalho.
    • Comandos de visualização e impressão do desenho.
    • Personalização básica, gestão de ficheiros e comandos avançados de edição e construção.
    • Introdução ao desenho a três dimensões.
    • Execução de desenhos no domínio do curso.
    • Desenvolvimento de projetos (desenho) 2D, 3D.

    Introdução aos autómatos programáveis

    Data: 03 julho - 07 julho
    Horário: 09h30 – 12h30
    Local: Campus da Penha – Instituto Superior de Engenharia, Departamento de Engenharia Eletrotécnica, Sala 116
    Vagas: 12
    Áreas de estudo/cursos de interesse: Automação, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
    Descrição: Este curso tem como objetivo abordar conceitos relativos à estrutura e funcionamento dos autómatos programáveis (PLCs) e suas linguagens de programação (IEC 61131-3); Programação e diagnóstico de PLCs em ambiente PC Worx; Desenvolvimento de interfaces de visualização WEB em ambiente WebVisit.

    Conteúdos Programáticos

    Dia 3 julho

    • Introdução aos Autómatos Programáveis e às linguagens de programação IEC 61131-3.
    • Introdução ao software de programação PC Worx e ao Starter Kit ILC 131 da Phoenix Contact.
    • Programação na linguagem FBD: Funções booleanas e funções biestáveis.
    • Resolução de exercícios em PC Worx.
    • Controlo de instalações virtuais no software Factory I/O.

    Dia 04 julho

    • Programação na linguagem FBD: Temporizadores e funções Trigger.
    • Resolução de exercícios em PC Worx.
    • Controlo de instalações virtuais no software Factory I/O.

    Dia 05 julho

    • Programação na linguagem FBD: Contadores e blocos de funções analógicos.
    • Resolução de exercícios em PC Worx.
    • Controlo de instalações virtuais no software Factory I/O.

    Dia 06 julho

    • Programação na linguagem LD.
    • Introdução ao software de programação WebVisit da Phoenix Contact.
    • Resolução de exercícios em PC Worx e WebVisit.
    • Controlo de instalações virtuais no software Factory I/O.

    Dia 07 julho

    • Programação na linguagem SFC.
    • Resolução de exercícios em PC Worx e WebVisit.
    • Controlo de instalações virtuais no software Factory I/O.

    Data: 03 julho - 07 julho
    Horário: 09h30 – 12h30
    Local: Campus da Penha, Instituto Superior de Engenharia, Departamento de Engenharia Eletrotécnica, Sala 115
    Vagas: 16
    Áreas de estudo/cursos de interesse: Informática / Linguagens de programação / Análise e programação / Sistemas de comunicação / Programação de dispositivos
    Descrição: Com este curso pretende-se que o aluno tenha uma visão simplificada das plataformas de software para poder entender e ser capaz de criar aplicativos para implementação de serviços que permitam a gestão de uma variedade de dispositivos ligados em rede. Ao longo do curso, é objetivo que o aluno adquira as seguintes competências:

    • Saber como funciona a arquitetura cliente/ servidor.
    • Entender a função da WEB.
    • Entender a linguagem de construção de páginas HTML.
    • Entender a linguagem de programação JavaScript.
    • Integrar código JavaScript em páginas WEB.
    • Construir e difundir conteúdos na Web.
    • Conhecer as funções básicas de um Arduíno.
    • Saber usar o Arduíno.
    • Saber identificar alguns sensores típicos.
    • Saber consultar dados recebidos de sensores.
    • Ser capaz de estender o uso do Arduíno para o ambiente WEB.

    Conteúdos Programáticos

    Dia 03 julho

    • Desenvolvimento de conteúdos para Web - Parte 1

    Dia 04 julho

    • Introdução ao Arduíno

    Dia 05 julho

    • Extensão de funcionalidades do Arduíno

    Dia 06 julho

    • Desenvolvimento de conteúdos para Web - Parte 2

    Dia 07 julho

    • Integração de servidor Web em Arduíno

    Ficção Científica e Histórias Fantásticas na Literatura

    Data: 03 julho - 07 julho
    Horário: 10h00 – 11h30
    Local: Campus de Gambelas, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
    Vagas: 15
    Descrição: Para muitos, Jules Verne foi o pai da literatura de ficção científica. Revisitaremos, na primeira parte do curso, algumas obras do autor francês (em particular, Cinco Semanas em Balão, Da Terra à Lua, Vinte mil Léguas Submarinas) interrogando a atualidade da Literatura Francesa e a ligação entre Arte e Ciência. Durante as duas últimas sessões, veremos como a ideia de “fantástico” atravessa a História da Literatura Inglesa – por exemplo, em algumas peças teatrais de William Shakespeare, na narrativa de Mary Shelley, Frankenstein, ou no poema “The Rhyme of the Ancient Mariner”, de Samuel Taylor Coleridge.

    Conteúdos Programáticos

    Dia 03 julho

    • Arte e Ciência.
    • Literatura e ficção científica.
    • Jules Verne.

    Dia 04 julho

    • Atualidade da literatura francesa: Jules Verne e outros escritores.
    • Prémio Jules Verne e exposições.
    • Como ler Jules Verne hoje?

    Dia 05 julho

    • Leituras cruzadas.
    • Adaptações cinematográficas.

    Dia 06 julho

    • O Fantástico na Literatura inglesa: do teatro à poesia.

    Dia 07 julho

    • O exemplo de Frankenstein.
    • Balanço do curso.

    Conhece-te por dentro - uma viagem ao interior do corpo humano

    Data: 03 julho - 07 julho
    Horário: 09h30 – 12h30
    Local: Campus de Gambelas, Complexo Pedagógico - Sala 3.17 | Laboratórios de Imagiologia- F2, F3 e F4 | Edifício 7 - 3.29 – Sala de Informática
    Vagas: 30
    Áreas de estudo/cursos de interesse: Radiologia/ Imagem Médica e Radioterapia
    Descrição: Este curso de carácter predominantemente prático e com participação ativa do público-alvo, é destinado a estudantes do Ensino Básico e Secundário, com o objetivo de dar a conhecer e permitir um primeiro contacto com a área da Imagiologia Médica e Radioterapia de modo a auxiliar no processo de escolha vocacional.

    Conteúdos Programáticos

    Dia 03 julho | Descobre o que te move

    Noções de anatomia humana com recurso a modelos anatómicos (introdução à anatomia humana, visualização de vídeos/animações sobre anatomia, utilização prática de modelos anatómicos e aplicação de Quiz de curiosidades do corpo humano).

    Dia 04 julho | Os bastidores da Imagiologia Médica e Radioterapia

    Noções gerias sobre as diferentes áreas de intervenção do Técnico Superior de Imagem Médica e Radioterapia. Conceitos básicos das diferentes áreas de Radiologia, Medicina Nuclear e Radioterapia, demonstração dos seus contributos e benefícios nas vertentes de diagnóstico e terapêutica. Visualização de imagens e vídeos alusivos às diversas técnicas (através de uma seleção prévia de casos interessantes).

    Dia 05 julho | A manipulação da Imagem Médica através do computador

    Manipulação de imagens médicas selecionadas das modalidades imagiológicas de Tomografia Computorizada (TC), Ressonância Magnética (RM) e técnicas híbridas com recurso a aplicações informáticas.

    Dia 06 julho | Reflexo do corpo humano pela ecografia

    Visita guiada aos Laboratórios de Imagiologia da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve. Visualização dos equipamentos e exames de Radiologia Digital Direta, Densitometria Óssea e Ultrassonografia.

    Workshop de demonstração das potencialidades da imagem na modalidade imagiológica de Ultrassonografia/ Ecografia enquanto meio complementar de diagnóstico e manipulação prática dos equipamentos disponíveis.

    Dia 07 julho | Dia interativo com visita de estudo ao Serviço de Radiologia do Centro Hospitalar Universitário do Algarve

    Workshop – Perguntas e Respostas. Inclui uma visita guiada ao serviço de Imagiologia do Centro Hospitalar Universitário do Algarve – Unidade de Faro.

    Descobre-te ao microscópio!

    Data: 03 julho - 07 julho
    Horário: 9h30 – 12h30
    Local: Campus de Gambelas, Laboratório D1
    Vagas: 15
    Áreas de estudo/cursos de interesse: Ciências Biomédicas Laboratoriais
    Descrição: O Curso de Verão “Descobre-te ao Microscópio!” permite transmitir conhecimentos relacionados com o Curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais aos jovens estudantes, através de um curso de curta duração onde a microscopia ótica será o foco, com aplicação nas áreas de Histologia, Citologia, Hematologia, Microbiologia, Parasitologia e Química Clínica.

    Conteúdos Programáticos

    Dia 03 julho | Introdução à microscopia ótica

    • Principais conceitos teóricos.
    • Componentes do microscópio.
    • Descrição da correta utilização do microscópio ótico composto.
    • Exercícios práticos para compreensão dos conceitos teóricos.

    Dia 04 julho | Histologia

    • Apresentação teórica e observação ao microscópio dos principais tipos de tecidos histológicos e de órgãos dos vários sistemas/aparelhos do organismo.

    Dia 05 julho | Hematologia/Parasitologia

    • Introdução teórica à hematologia e aos constituintes do sangue.
    • Realização de esfregaços sanguíneos.
    • Realização de coloração e observação ao microscópio.
    • Breve introdução teórica à parasitologia, observação ao microscópio de parasitas do sangue e intestinais.

    Dia 06 julho | Citologia

    • Coloração de esfregaços pela coloração de Papanicolau.
    • Observação microscópica de citologia ginecológica.

    Dia 07 julho | Microbiologia/Química Clínica

    • Breve introdução teórica à microbiologia.
    • Realização da coloração de Gram de esfregaços da mucosa oral.
    • Observação ao microscópio de preparações definitivas de bactérias.
    • Preparação de um sedimento urinário e sua observação microscópica.

    Observações

    Trazer bata branca, calçado fechado e cabelo apanhado.

    Medicamentos: a alta costura da saúde

    Data: 03 julho - 07 julho
    Horário: 09h30 – 12h30
    Local: Campus de Gambelas, F8
    Vagas: 15
    Áreas de estudo/cursos de interesse: Farmácia / Ciências Farmacêuticas
    Descrição: O objetivo do curso é a transmissão de conhecimentos na área do medicamento, nomeadamente na química farmacêutica e tecnologia farmacêutica com aplicação prática no isolamento de compostos e produção de medicamentos manipulados.  

    Conteúdos Programáticos

    Dia 03 julho | Ciências Farmacêuticas: O que têm os comprimidos que usamos para gripe, constipação COVID-19?

    É isso que iremos saber nesta experiência de laboratório, com o isolamento de princípios ativos deste tipo de compostos.

    Dia 04 julho | Ciências Farmacêuticas: Quiralidade nos fármacos 

    Vamos verificar a existência de quiralidade nos fármacos, bem como a relevante importância na sua identificação. A atividade experimental tem como objetivo a determinação da atividade ótica destes tipos de compostos.

    Dia 05 julho | Farmácia

    Preparação em laboratório de medicamentos manipulados: Xarope para a tosse seca e supositórios de paracetamol.

    Dia 06 julho | Farmácia

    Preparação em laboratório de medicamentos manipulados: Cápsulas de carbonato de cálcio e creme hidratante.

    Dia 07 julho | Ciências Farmacêuticas: O jogo da farmácia... 

    Nesta atividade vamos jogar com os conhecimentos adquiridos! Boa sorte!!!

    Observações

    Trazer bata branca, calçado fechado e cabelo apanhado.

    (Re)Habilitar o corpo humano para a Funcionalidade

    Data: 04 julho - 08 julho
    Horário: 9h30 – 12h30
    Local: Campus de Gambelas, Ginásio de Fisioterapia J26
    Vagas: 15
    Áreas de estudo/cursos de interesse: Fisioterapia
    Descrição: A Fisioterapia é uma profissão de saúde incluída na área da Reabilitação, e atualmente assume um papel fundamental na recuperação motora e funcional do doente, promovendo uma melhoria da qualidade de vida após uma situação de doença ou lesão. No curso de verão, o nosso objetivo é proporcionar aos alunos do Ensino Básico e Secundário uma experiência essencialmente prática no mundo da Reabilitação, demonstrando a importância da Fisioterapia ao longo do ciclo de vida (desde a grávida ao idoso), dando ênfase às principais áreas da Fisioterapia (Fisioterapia em Condições Neurológicas, Músculo-esqueléticas e Cárdio-respiratórias), de modo a facilitar o processo de escolha vocacional.

    Conteúdos Programáticos

    Dia 3 julho | Fisioterapia na prevenção de doenças crónicas não transmissíveis

    As doenças crônicas não transmissíveis, como a diabetes, a hipertensão, a obesidade, o

    cancro, o enfarte e a doença respiratória crónica são responsáveis por elevadas taxas de morbilidade e mortalidade nas sociedades desenvolvidas.

    Níveis reduzidos de atividade física, aliados ao sedentarismo cada vez mais prolongado, parecem ser fatores nucleares nas complicações e agravamento destas condições.

    Estratégias que visam a monitorização da atividade física, a força dos músculos e a tolerância ao exercício são avaliações fundamentais para a manutenção da qualidade e a implementação de intervenções que previnam agravamento da condição de doença.

    Apresentação de alguns instrumentos de avaliação da tolerância ao exercício, da aptidão física e da força dos músculos respiratórios e periféricos.

    Sensibilização da responsabilidade individual na condição de saúde. Promoção da literacia em saúde no âmbito da atividade física e exercício na doença.

    Dia 04 julho | Fisioterapia em Condições Neurológicas

    • Fisioterapia ao longo do ciclo de vida: a sua importância na grávida, no bebé, no adolescente, no adulto e no idoso.
    • Fisioterapia em condições neurológicas: definição e objetivo desta intervenção; condições clínicas mais frequentes na reabilitação neurológica (Acidente Vascular Encefálico, lesão vértebro-medular e traumatismo crâneo-encefálico); simulação de algumas limitações funcionais nestes doentes.
    • Aplicação prática de estratégias de reabilitação neurológica (transferência do doente neurológico, treino de equilíbrio na marquesa e numa bola de Bobath, treino funcional no colchão).

    Dia 05 julho | Fisioterapia nas condições músculo-esqueléticas

    • Conhecimentos sobre as principais condições neuro-músculo-esqueléticas em termos de incidência e prevalência e os contextos de prática desde o Desporto (lesões traumáticas), passando por clínicas (lesões não-traumáticas) até ao âmbito hospitalar (fraturas, próteses).
    • Apresentação e prática de produtos de apoio à mobilidade.
    • Apresentação dos aparelhos de eletroterapia e sua aplicabilidade.
    • Prática de exercícios terapêuticos.

    Dia 06 julho | Fisioterapia no Envelhecimento Ativo e Prevenção do Risco de Queda

    Alterações funcionais decorrentes do envelhecimento: alterações das estruturas, das funções e das atividades/participação.

    • Promoção de estilos de vida saudável e vigilância da saúde.
    • Criação de ambientes físicos que garantam a segurança.
    • Identificação de fatores de risco e estratégias de intervenção para a prevenção do risco de quedas.

    Dia 07 julho | Importâncias das ajudas técnicas na reabilitação

    • Dispositivos ortoprotésicos: introdução, enquadramento geral de dispositivos ortoprotésicos, classificação, materiais e condições de confeção e aplicação.
    • Avaliação prática dos conteúdos programáticos anteriores.

    Neste dia final pretende-se realizar uma avaliação prática dos conteúdos programáticos dos dias anteriores, através de uma vertente lúdica (gincana de atividades, quizz com questões práticas, entre outros).

    Observações

    Trazer roupa confortável (incluindo t-shirt, calções) e calçado confortável.

    Saúde em ação, o teu curso de verão!

    Data: 03 julho - 07 julho
    Horário: 9h30 – 12h30
    Local: Campus de Gambelas, Laboratórios J21 e D1
    Vagas: 15 (esgotadas)
    Áreas de estudo/cursos de interesse: Ciências Biomédicas Laboratoriais, Dietética e Nutrição, Enfermagem, Farmácia, Imagem Médica e Radioterapia.
    Descrição: Este curso de verão pretende realizar uma introdução às diferentes áreas de saúde, fomentar o conhecimento sobre os procedimentos de saúde, trabalho em equipa e desenvolvimento de técnicas de trabalho. O curso irá envolver as áreas de Ciências Biomédicas Laboratoriais, Dietética e Nutrição, Enfermagem, Farmácia, e Imagem Médica e Radioterapia. Os participantes são convidados a conhecer a abordagem dos diversos profissionais de saúde a um caso de traumatismo crânio-encefálico.

    Conteúdos Programáticos

    Dia 3 julho | Enfermagem                      

    Esta atividade tem como objetivo o desenvolvimento de competências básicas de prevenção, avaliação e atuação em pessoas com traumatismo crânio-encefálico. Para tal, apresenta como objetivos específicos a identificação de medidas de prevenção de TCE, reconhecer alguns sinais e sintomas de TCE, identificar condições de segurança para o socorrista e para a pessoa com TCE, reconhecer situação de paragem cardiorrespiratória (PCR), compreender o conceito de Suporte Básico de Vida (SBV) e desenvolver competências de Suporte Básico de Vida.

    Nas atividades serão abordadas medidas de prevenção de traumatismo crânio-encefálico, sinais e sintomas de traumatismo crânio-encefálico, medidas de segurança quer para o socorrista quer para a pessoa vítima de traumatismo crânio-encefálico, definição do conceito de paragem cardiorrespiratória, sinais e sintomas de paragem cardiorrespiratória e suporte básico de vida – definição e treino de Suporte Básico de Vida.

    Local: Sala de Simulação, Edifício 2 - Sala 1.30  

    Dia 04 julho | Radiologia/Imagem Médica e Radioterapia

    A imagiologia médica apresenta um papel primordial e surge na primeira linha de atuação no diagnóstico e respetiva decisão sobre quais os procedimentos terapêuticos a serem adotados. Assim, nesta atividade, os participantes terão a oportunidade de conhecer os diversos meios de diagnóstico por imagem que são utilizados. Nesta atividade terão oportunidade de visualizar os equipamentos de Radiologia Digital Direta, Densitometria Óssea e Ultrassonografia existentes nos laboratórios de Imagiologia da ESSUAlg. Serão observados exames das diversas técnicas imagiológicas com observação de vídeos, manipulação dos equipamentos de Ultrassonografia/ Ecografia e aquisição de imagens desta técnica com demonstração das suas potencialidades.

    Local: Laboratórios de Imagiologia - F2, F3 e F4

    Dia 05 julho | Ciências Biomédicas Laboratoriais

    Nesta atividade será realizada a coloração de cortes de vários órgãos (pele, fígado, intestino, língua, rim); coloração de Gram de bactérias da mucosa oral; coloração de esfregaços sanguíneos. Observação ao microscópio dos resultados das colorações.

    Local: Laboratórios J21 / D1

    Dia 06 julho | Dietética e Nutrição

    Neste dia, pretende-se que o aluno conheça as diferentes áreas de atividade do Nutricionista. Como tal, são objetivos deste dia dar a conhecer o trabalho que pode ser desenvolvido a nível da nutrição clínica, da nutrição comunitária, da alimentação coletiva e restauração e da nutrição no desporto. Para além do referido, pretende-se desenvolver algumas atividades relacionadas com as áreas descritas, permitindo ao aluno ter contacto direto com a avaliação antropométrica e da composição corporal, com a segurança e qualidade alimentar e com a nutrição artificial.

    Local: J23

    Dia 07 julho | Farmácia

    Nesta atividade os participantes terão oportunidade de colaborar na preparação de medicamentos manipulados, tal como acontece na prática nos serviços farmacêuticos de um hospital, com vista à sua administração em pacientes do internamento. É também objetivo neste dia conhecer o trabalho que pode ser desenvolvido pelo Técnico de Farmácia a nível hospitalar.

    Local:  F8

    Observações

    Trazer bata branca, calçado fechado e cabelo apanhado.

    Um Olhar para compreender a Sociedade

    Data: 03 julho - 07 julho
    Horário: 09h30 - 12h30
    Local: Campus de Gambelas, Faculdade de Economia
    Vagas: 20
    Áreas de estudo/cursos de interesse: Economia, Gestão de Empresas, Sociologia e outras áreas afins
    Descrição: Vivemos num mundo em constante mudança. Os desafios são inúmeros em diferentes domínios (científico-tecnológico, económico, político, ambiental, social), escalas (global e local) e níveis (organizacional, coletivo e individual). Torna-se, portanto, fundamental compreender as dinâmicas e as regras do jogo social que impulsionam o desenvolvimento. Este curso pretende introduzir os estudantes à importância da Sociologia, introduzindo temas cruciais para o mundo contemporâneo, da sustentabilidade às questões de género, e apresentando ferramentas como a análise de redes sociais ou a prospetiva.

    Conteúdos Programáticos

    Dia 03 julho

    Sessão de Abertura pela direção da Faculdade de Economia e pelo Núcleo de Estudantes.

    Apresentação: Ser Sociólogo no Século XXI.

    Dia 04 julho

    O que sabes tu sobre sexualidade e género? Verdades e mitos à luz da Sociologia.

    Dia 05 julho

    Vamos descodificar as interações sociais? Uma abordagem através da análise de redes.

    Dia 06 julho

    Antecipar para melhor gerir a mudança. 

    Dia 07 julho

    Os sociólogos em ação - visitas a instituições.

    Semana 2 – 10 a 14 de julho de 2023

    Algumas Aplicações da Matemática no Mundo Real dos Jovens

    Data: 10 julho - 14 julho
    Horário: 09h30 – 12h30
    Local: Campus de Gambelas, FCT - Edifício 2
    Vagas: 30
    Áreas de estudo/cursos de interesse: Matemática
    Descrição: A matemática pode nos ajudar a realizar muitas tarefas na nossa vida quotidiana, não só porque nos ajuda a entender padrões de comportamento e a estabelecer relações entre diversas quantidades, como também nos permite prever o futuro. Mais importante ainda, é que a matemática nos ajuda a entender o mundo, assim como o mundo nos ajuda a entender a matemática. A matemática é, por isso, a forma mais fácil de compreendermos o mundo que nos rodeia, mesmo que, por vezes, a façamos de um bicho de sete cabeças. Neste curso, pretende-se abordar vários tópicos de aplicação prática onde a utilização da matemática é fundamental. Não se pretende elaborar conceitos abstratos matemáticos, mas antes permitir que os alunos possam aplicar em situações reais, e de um modo simples, os conhecimentos já adquiridos. A totalidade dos tópicos ensinados neste curso são já abordados, embora sem o devido enquadramento matemático, por jovens que pertencem a associações de educação não formal, quer sejam os clubes vários das escolas, grupos de radioamadores, clubes desportivos de orientação, escalada e vela, ou grupos de escu(o)teiros.

    Todos nós usamos hoje-em-dia aplicações de geolocalização, como o Google Maps ou Waze. No entanto, poucos estão familiarizados com técnicas de geolocalização usando cartas (vulgo mapas). Por carta, entende-se uma aplicação (de parte) da superfície terrestre no plano. Vamos ver como estas cartas são obtidas e como devem ser lidas, usando conhecimentos de matemática simples. O problema de determinação da latitude e longitude, é um dos problemas que mais tem sido estudado ao longo dos tempos. Neste curso, vamos aprender como podemos determinar a latitude e longitude do local onde nos encontramos, usando técnicas simples da trigonometria. A comunicação em linguagem codificada sempre foi, e ainda é, muito importante para a segurança dos estados. Com o advento das comunicações a grandes distâncias, a transmissão de mensagens em códigos simples, e fáceis de usar, foi bastante facilitada com a introdução do Código Morse. Neste curso vamos aprender, não só como funciona o Código Morse, mas também entender alguma da matemática que está por trás da sua utilização. No seguimento, vamos também aprender alguns outros códigos e cifras, como os sistemas de contagem binário e sexagesimal, e o código de transmissão semafórico, também conhecido por homógrafo. Em muitas áreas de lazer, como a marinharia ou escalada, é importante a realização de nós (com cabos, vulgo cordas) que, não só consigam aguentar o esforço a que estão sujeitos, mas também que sejam fáceis de realizar. Vamos, neste curso, aprender a realizar alguns destes nós, assim como entender a matemática que está por trás.

    Conteúdos Programáticos

    Dia 10 julho

    Como ler localizações usando mapas.

    Dia 11 julho

    Como determinar a latitude e longitude.

    Dia 12 julho

    A matemática do Código Morse.

    Dia 13 julho

    Outros códigos e cifras.

    Dia 14 julho

    A matemática dos nós.

    Encontros com o mar

    Data: 10 julho - 14 julho
    Horário: 09h30 – 12h30
    Local: Campus de Gambelas, Faculdade de Ciências e Tecnologia
    Vagas: 15
    Áreas de estudo/cursos de interesse: Biologia Marinha | Gestão Marinha e Costeira
    Descrição: Neste curso serão apresentados vários temas relacionados com o Mar, através de experiências laboratoriais e visitas de campo.

    Conteúdos Programáticos

    Dia 10 julho| As correntes e as propriedades físico-químicas da Ria Formosa

    Observação das correntes e das características físico-químicas da água da Ria Formosa através da utilização de instrumentos de medição no local, como um correntómetro, para medir a velocidade das correntes, e uma sonda multi-paramétrica, para medir algumas propriedades físico-químicas da água dentro da Ria Formosa.

    Local: Praia de Faro; Edifício 7, Laboratório 0.12

    Dia 11 julho | O mundo numa gota de água do mar

    Observação de amostras vivas de fitoplâncton e zooplâncton recolhido na Ria Formosa e praia de Faro, usando microscópio e lupa binocular.

    Local: Edifício 7, Laboratório 0.41

    Dia 12 julho | A circulação oceânica global

    As massas de água nos oceanos encontram-se em constante movimento no planeta Terra, principalmente em resultado dos movimentos gravitacionais do nosso planeta e das diferenças de densidade da água que ocorrem nos vários locais das bacias oceânicas. Para identificar e perceber os principais padrões da circulação oceânica no nosso planeta, vamos realizar um trabalho experimental que vai permitir perceber como as forças gravitacionais e os gradientes longitudinais de pressão gerados pelos gradientes baroclínicos e barotrópicos promovem a circulação das massas de água oceânicas.

    Local: Edifício 7, Laboratório 0.11

    Dia 13 julho | Por dentro de um peixe

    Atividade laboratorial de observação da anatomia externa e interna de um peixe, com o objetivo de compreender o que nos podem dizer sobre o seu modo de vida.

    Local: LEOA   

    Dia 14 julho | A dinâmica e a ecologia da Ria Formosa

    Visita de estudo com o objetivo de:

    • Observar e descrever sistemas de transição, em particular o sistema lagunar “Ria Formosa”;
    • Identificar a zonação ecológica na área abrangida pela visita de estudo;
    • Relacionar a zonação ecológica com os parâmetros físico-químicos.

    Local: Ludo – Quinta do Lago

    Truques e adivinhas com números

    Data: 10 julho - 14 julho
    Horário: 09h30 – 12h30
    Local: Campus de Gambelas, Faculdade de Ciências e Tecnologia
    Vagas: 20
    Áreas de estudo/cursos de interesse: Matemática
    Descrição: Neste curso pretende-se que os alunos se familiarizem com sistemas de numeração em bases b não decimais. Daremos particular destaque à representação binária. Pretende-se que os alunos aprendam a converter números da representação habitual decimal para uma base arbitrária b e vice-versa. Analisaremos algumas aplicações como, por exemplo, a das adivinhas com números.

    Conteúdos Programáticos

    Dia 10 julho

    Apresentação de várias advinhas com números.

    A adivinha inicial baseia-se na exposição de números num intervalo I escritos em vários cartões.

    Os alunos irão analisar a advinha em si com detalhe e tentar perceber como funciona o método que permite obter o número que foi escolhido.

    Dia 11 julho

    O método que permite adivinhar o número dentro do intervalo I baseia-se na representação em binário dos números (com base 2) em I.

    Os alunos irão recordar o significado da representação de um número no sistema decimal habitual e depois aprender a fazer conversões de qualquer número natural para a base 2 e vice-versa.

    Dia 12 julho

    Os alunos irão analisar uma adivinha semelhante à inicial onde os números escritos nos cartões apresentam cores distintas.

    Neste terceiro dia, os alunos serão capazes de entender como se estende o método da adivinha inicial de uma cor para o caso de várias cores.

    Dia 13 julho

    O método que permite adivinhar o número dentro do intervalo I com várias cores baseia-se na representação dos números em I numa base b, sendo b maior que 2.

    Vão generalizar-se os conceitos adquiridos anteriormente para qualquer base b, maior ou igual a 2.

    Dia 14 julho

    O último dia é dedicado a algumas aplicações dos conceitos adquiridos neste curso.

    Observações

    Os alunos deverão trazer material de escrito habitual, canetas ou lápis de cor e calculadora.

    Marketing da A a Z, da estratégia ao TikTok - Estuda marketing onde é bom Viver!

    Data: 10 julho - 14 julho
    Horário: 09h30 – 12h30
    Local: Campus da Penha, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
    Vagas: 20
    Áreas de estudo/cursos de interesse: Marketing
    Descrição: Bem-vindo ao mundo do marketing!

    Este verão tira cinco dias para mergulhar no fascinante mundo do Marketing.

    Aprende como as marcas seduzem os consumidores nesta visita aos bastidores do Marketing que te apresenta conceitos, estratégias, e algumas das ações utilizadas.

    Para que saibas os segredos do Marketing, tradicional e online!  

    Objetivos: Sensibilizar os participantes para a importância do marketing para o sucesso das organizações numa economia crescentemente digitalizada.

    Conteúdos Programáticos

    Dia 10 julho | Marketing para que te quero? 

    • Introdução ao marketing 
    • Teoria e prática do marketing 

    Dia 11 julho | Explorando a mente do consumidor  

    • Estudos de mercado 
    • Comportamento do consumidor 

    Dia 12 julho | O poder dos sentidos 

    • Neuromarketing 
    • Marketing sensorial 

    Dia 13 julho | A onda da experiência 

    • Marketing de experiências 
    • Marketing de eventos 

    Dia 14 julho | Marketing digital ao teu dispor 

    • Marketing digital 
    • Marketing Pessoal 

    Introdução à programação C e aos microcontroladores

    Data: 10 julho - 14 julho
    Horário: 09h30 – 12h30
    Local: Campus da Penha – Instituto Superior de Engenharia, Departamento de Engenharia Eletrotécnica, Sala 139
    Vagas: 10
    Áreas de estudo/cursos de interesse: Informática, Eletrónica
    Descrição: A linguagem C é uma das mais usadas e lecionadas no ensino superior. Neste curso de verão pretende-se inicialmente fornecer uma breve visão geral das caraterísticas do C, que será depois aplicado na parte dos microcontroladores. Para a implementação prática será utilizada a popular plataforma Arduíno.

    Conteúdos Programáticos

    Parte I (dias 10 e 11 de julho)

    • Breve introdução às técnicas algorítmicas de resolução de problemas de programação usando a linguagem C.
    • Mecanismos de controlo (sequências, seleções e iterações); Funções; Tabelas; Cadeias de Caracteres; Apontadores; Estruturas e Ficheiros.

    Parte II (dias 12, 13 e 14 de julho)

    • Introdução aos microprocessadores e microcontroladores.
    • Apresentação da plataforma Arduíno.
    • Inicialização à programação Arduíno.
    • Projeto com entradas e saídas: Semáforo simples.
    • Projeto com sensores: Temperatura, luminosidade, humidade.
    • Projeto IoT: Internet das Coisas.

    Multifoods

    Data: 10 julho - 14 julho
    Horário: 09h30 – 12h30
    Local: Campus da Penha, Instituto Superior de Engenharia, Laboratórios de Processamento de Alimentos, Enologia e Microbiologia
    Vagas: 15
    Áreas de estudo/cursos de interesse: Engenharia Alimentar, Processamento de Alimentos e Microbiologia de Alimentos
    Descrição: Dar a conhecer os processos de produção de alguns alimentos tradicionais do Algarve como o pão e os enchidos, assim como de alguns alimentos industriais como um snack desidratado e um caviar de frutos. Mostrar como se avalia as condições de higiene das mãos dos manipuladores e dos ambientes industriais.

    Conteúdos Programáticos

    Dia 10 julho

    Processo de produção de um enchido curado seco.

    Mãos limpas, alimentos seguros.

    Dia 11 julho

    Produção de um snack desidratado.

    Dia 12 julho

    Caviar colorido.

    Dia 13 julho

    Mãos limpas, alimentos seguros (observação dos resultados).

    Dia 14 julho

    Produção de pãezinhos e degustação dos mesmos com o enchido produzido anteriormente.

    O sol na engenharia

    Data: 10 julho - 14 julho
    Horário: 09h30 – 12h30
    Local: Campus da Penha, Instituto Superior de Engenharia
    Vagas: 15
    Áreas de estudo/cursos de interesse: Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Alimentar e Engenharia Civil
    Descrição: Apresentação da aplicação da energia solar em várias vertentes da engenharia, desde o aquecimento, produção de energia elétrica, cozedura de alimentos e dimensionamento de edifícios que, com o aproveitamento da radiação solar, melhoram o conforto térmico.

    Conteúdos Programáticos

    Dia 10 julho | Sistemas solar térmicos

    • Introdução à energia solar.
    • Caracterização da energia solar, energia solar direta, difusa e refletida.
    • Coletores solares térmicos, depósitos de acumulação e sistemas de circulação.

    Dia 11 julho | Sistemas fotovoltaicos

    • O efeito fotovoltaico. Células e módulos fotovoltaicos.
    • Tipos de sistemas FV: autónomos e ligados à rede. Autoconsumo em Portugal.
    • Componentes e exemplo prático de um sistema FV de autoconsumo.
    • Visita a uma instalação FV no Campus da Penha.

    Dia 12 julho | Vamos poupar energia nos edifícios

    • Enquadramento e legislação.
    • Caracterização do edificado.
    • Como reabilitar energeticamente.

    Dia 13 julho | Cocção solar

    • Tipos de fornos solares.
    • Preparação de massa de um bolo de alfarroba.
    • Cozedura do bolo em forno solar e forno convencional.

    Dia 14 julho | Análise sensorial

    • O que é Análise Sensorial? Conceito atual da Análise Sensorial. Análise sensorial vs. provas organoléticas. Importância e aplicações.
    • Sentidos, testes sensoriais. Planeamento e realização de provas sensoriais: objetivos, condições e instruções.
    • Análise e interpretação de resultados.

    O outro lado da cosmética

    Data: 10 julho - 14 julho
    Horário: 9h30 – 12h30
    Local: Campus de Gambelas, Laboratório F8 + Sala
    Vagas: 15
    Áreas de estudo/cursos de interesse: Farmácia
    Descrição: Ao longo desta semana passaremos pelo laboratório de Tecnologia Farmacêutica para descobrirem como são preparados os produtos cosméticos e também pela sala de aula para poderem colocar em prática a limpeza, hidratação e maquilhagem corretiva.

    Conteúdos Programáticos

    Dia 10 julho

    Limpeza e Hidratação: Os Segredos de uma Pele Saudável

    Dia 11 julho

    Limpeza e Hidratação

    Dia 12 julho

    Cuidados Capilares

    Dia 13 julho

    Prevenção ao envelhecimento

    Dia 14 julho

    Imperfeições, como camuflar?

    Observações

    Trazer bata branca, calçado fechado e cabelo apanhado.

    Saber para socorrer

    Data: 10 julho - 14 julho
    Horário: 09h30 – 12h30
    Local: Campus de Gambelas, Edifício 2 - Sala de Simulação de Enfermagem, Sala 1.30
    Vagas: 15
    Áreas de estudo/cursos de interesse: Enfermagem
    Descrição: Os acidentes e a doença súbita são imprevisíveis. Todos os dias, nos mais variados contextos, as pessoas podem ser surpreendidas por qualquer uma destas situações. Neste sentido, é necessário adotar medidas iniciais e imediatas realizadas por pessoa basicamente treinada, de forma a garantir a vida, proporcionar bem-estar e evitar o agravamento das lesões existentes. A formação básica em Primeiros Socorros tem inerente um dever moral de cidadania, uma vez que possibilita o aumento da segurança e da qualidade de vida da pessoa que sofre de acidente ou doença súbita. 

    O enfermeiro reúne as competências necessárias para educar para a saúde e para prestar um primeiro atendimento adequado e em tempo útil à vítima, de forma a garantir a sua sobrevivência e qualidade na sobrevida. Este curso permite apresentar aos participantes algumas das potencialidades na realização de procedimentos e técnicas básicas de primeiro socorro que visam a estabilização da situação de uma vítima até à chegada de recursos mais diferenciados.

    Conteúdos Programáticos

    Dia 10 julho

    Primeiro Socorro e papel do socorrista: conceitos e limites. 

    Aplicação das etapas gerais de primeiro socorro: avaliação primária e secundária da vítima. 

    Dia 11 julho

    Aplicação de medidas de atuação à vítima em Paragem Cardiorrespiratória:

    • Abordagem da via aérea 
    • Suporte Básico de Vida 
    • Posição Lateral de Segurança 

    Dia 12 julho

    Aplicação de medidas de atuação à vítima de emergências médicas: 

    • Convulsões 
    • Diminuição dos níveis de açúcar no sangue (hipoglicemia) 
    • Desmaio 
    • Intoxicação/envenenamento, de acordo com as vias de absorção do tóxico/veneno: ingestão, cutânea, aspiração e injeção 

    Dia 13 julho

    Aplicação de medidas de atuação à vítima de emergências com lesões:

    • Feridas superficiais: incisões, escoriações e hematomas 
    • Hemorragias externas: nariz, ouvido, boca e extremidades (superior e inferior) 
    • Traumatismos

    Dia 14 julho

    Revisão final dos conteúdos abordados.

    Vídeo – entrevista a um enfermeiro que intervém em situações de emergência e urgência.

    Saúde em ação, o teu curso de verão!

    Data: 10 julho - 14 julho
    Horário: 9h30 – 12h30
    Local: Campus de Gambelas
    Vagas: 15 (esgotadas)
    Áreas de estudo/cursos de interesse: Ciências Biomédicas Laboratoriais, Dietética e Nutrição, Enfermagem, Farmácia, Imagem Médica e Radioterapia.
    Descrição: Este curso de verão pretende realizar uma introdução às diferentes áreas de saúde, fomentar o conhecimento sobre os procedimentos de saúde, trabalho em equipa e desenvolvimento de técnicas de trabalho. O curso irá envolver as áreas de Ciências Biomédicas Laboratoriais, Dietética e Nutrição, Enfermagem, Farmácia, e Imagem Médica e Radioterapia.

    Conteúdos Programáticos

    Dia 10 julho | Enfermagem                      

    Esta atividade tem como objetivo o desenvolvimento de competências básicas de prevenção, avaliação e atuação em pessoas com traumatismo crânio-encefálico. Para tal, apresenta como objetivos específicos a identificação de medidas de prevenção de TCE, reconhecer alguns sinais e sintomas de TCE, identificar condições de segurança para o socorrista e para a pessoa com TCE, reconhecer situação de paragem cardiorrespiratória (PCR), compreender o conceito de Suporte Básico de Vida (SBV) e desenvolver competências de Suporte Básico de Vida.

    Nas atividades serão abordadas medidas de prevenção de traumatismo crânio-encefálico, sinais e sintomas de traumatismo crânio-encefálico, medidas de segurança quer para o socorrista quer para a pessoa vítima de traumatismo crânio-encefálico, definição do conceito de paragem cardiorrespiratória, sinais e sintomas de paragem cardiorrespiratória e suporte básico de vida – definição e treino de Suporte Básico de Vida.

    Local: Sala de Simulação, Edifício 2 - Sala 1.30 

    Dia 11 julho | Radiologia/Imagem Médica e Radioterapia

    A imagiologia médica apresenta um papel primordial e surge na primeira linha de atuação no diagnóstico e respetiva decisão sobre quais os procedimentos terapêuticos a serem adotados. Assim, nesta atividade, os participantes terão a oportunidade de conhecer os diversos meios de diagnóstico por imagem que são utilizados. Nesta atividade terão oportunidade de visualizar os equipamentos de Radiologia Digital Direta, Densitometria Óssea e Ultrassonografia existentes nos laboratórios de Imagiologia da ESSUAlg. Serão observados exames das diversas técnicas imagiológicas com observação de vídeos, manipulação dos equipamentos de Ultrassonografia/ Ecografia e aquisição de imagens desta técnica com demonstração das suas potencialidades.

    Local: Laboratórios de Imagiologia - F2, F3 e F4

    Dia 12 julho | Ciências Biomédicas Laboratoriais

    Nesta atividade será realizada a coloração de cortes de vários órgãos (pele, fígado, intestino, língua, rim); coloração de Gram de bactérias da mucosa oral; coloração de esfregaços sanguíneos. Observação ao microscópio dos resultados das colorações.

    Local: Laboratórios J21 / D1

    Dia 13 julho | Dietética e Nutrição e Farmácia

    Neste dia, pretende-se que o aluno conheça parte do conteúdo funcional do Nutricionista e do Técnico de Farmácia, no âmbito hospitalar. No que respeita à profissão de Nutricionista, serão também dadas a conhecer as diferentes áreas de atividade, para além da clínica, como a nutrição comunitária, a alimentação coletiva e restauração e a nutrição no desporto. Como tal, são objetivos deste dia conhecer o trabalho que pode ser desenvolvido pelo nutricionista a nível hospital, passando pela avaliação do estado nutricional e pela nutrição artificial; conhecer o trabalho que pode ser desenvolvido pelo Técnico de Farmácia a nível hospitalar, nomeadamente na manipulação assética de alimentação parentérica; mostrar as diferentes dietas que podem ser adaptadas/adequadas à condição de um paciente; e simular a produção de bolsas de alimentação parentérica.

    Local: J23 e Laboratório F13

    Dia 14 julho | Fisioterapia & Radiologia

    A Fisioterapia sendo uma profissão de saúde com uma importante componente prática, utiliza como ferramenta essencial no seu exercício clínico, os Meios Complementares de Diagnóstico (MCD’s), mais especificamente exames da área da Imagem Médica e Radioterapia na vertente da Radiologia. Neste sentido, pretende-se, neste dia, enfatizar a importância da relação entre estes dois profissionais de saúde (Técnicos Superiores de Radiologia e Fisioterapeutas), e fornecer informação acerca da relevância dos MCD’s na avaliação e intervenção no doente nas diferentes áreas da Fisioterapia, nomeadamente a Cardiorespiratória, Ortopedia e Neurologia.

    Local: Ginásio de Fisioterapia J26 e F2, F3 e F4

    Observações

    Trazer bata branca, calçado fechado e cabelo apanhado.

    Atividades Desportivas e de Lazer (14h00 às 18h00/18h30)

    Segunda-feira, 03 de julho

    • Canoagem /Stand Up Padle (Praia de Faro - grupo I)
    • Futebol + (Campo Municipal da Penha – grupo II)
    • Batismo de Vela (Praia de Faro – grupo III)
    • Bootcamp (Campus de Gambelas - grupo IV)

    Terça-feira, 04 de julho

    • Futebol + (Campo Municipal da Penha – grupo I)
    • Batismo de Vela (Praia de Faro – grupo II)
    • Bootcamp (Campus de Gambelas - grupo III)
    • Canoagem /Stand Up Padlle (Praia de Faro - grupo IV)

    Quarta-feira, 05 de julho

    • Batismo de Vela (Praia de Faro – grupo I)
    • Bootcamp (Campus de Gambelas - grupo II)
    • Canoagem /Stand Up Padlle (Praia de Faro - grupo III)
    • Futebol + (Campo Municipal da Penha – grupo IV)

    Quinta-feira, 06 de julho             

    • Bootcamp (Campus de Gambelas - grupo I)
    • Canoagem /Stand Up Padlle (Praia de Faro - grupo II)
    • Futebol + (Campo Municipal da Penha – grupo III)
    • Batismo de Vela (Praia de Faro – grupo IV)

    Sexta-feira, 07 de julho

    • Laser Tag / Paintball (todos os participantes - Campus de Gambelas)

    Segunda-feira, 10 de julho

    • Batismo de Bodyboard (Praia de Faro - grupo I)
    • Treino Funcional (Campus de Gambelas - grupo II)
    • Batismo de Surf (Praia de Faro – grupo III)
    • Futebol + (Campo Municipal da Penha – grupo IV)

    Terça-feira, 11 de julho

    • Treino Funcional (Campus de Gambelas - grupo I)
    • Batismo de Surf (Praia de Faro – grupo II)
    • Futebol + (Campo Municipal da Penha – grupo III)
    • Batismo de Bodyboard (Praia de Faro - grupo IV)

    Quarta-feira, 12 de julho

    • Batismo de Surf (Praia de Faro – grupo I)
    • Futebol + (Campo Municipal da Penha – grupo II)
    • Batismo de Bodyboard (Praia de Faro - grupo III)
    • Treino Funcional (Campus de Gambelas - grupo IV)

    Quinta-feira, 13 de julho             

    • Futebol + (Campo Municipal da Penha – grupo I)
    • Batismo de Bodyboard (Praia de Faro - grupo II)
    • Treino Funcional (Campus de Gambelas - grupo III)
    • Batismo de Surf (Praia de Faro – grupo IV)

    Sexta-feira, 14 de julho

    • Praia Bootcamp (todos os participantes - Praia de Faro)

    Documentos

    Regulamento dos Cursos de Verão 2023
    Termo de Responsabilidade dos Cursos de Verão 2023
    Ficha Clínica dos Cursos de Verão 2023
     

    Edição de 2022 dos Cursos de Verão

     

     

    Outras iniciativas

    Relacionadas
     
    Contactos

    Gabinete de Comunicação

    Campus de Gambelas, edifício 2

    Telefone: +351 289 800 073 | Telemóvel: +351 918 208 882

    Email: cursosdeverao@ualg.pt