Voluntariado

Cientes da importância da participação individual para o desenvolvimento global da comunidade, a Universidade do Algarve participa na construção de uma cidadania ativa através de diversas ações de voluntariado, promovidas pelo Grupo de Voluntariado da Universidade do Algarve (UAlg V+).

O que é o Grupo UAlg V+?

Grupo de voluntariado da Universidade do Algarve, integrando elementos de toda a comunidade académica, coordenado por representantes de cada Unidade Orgânica e dos Serviços de Ação Social.

Quais são os nossos objetivos?

  • Promover e otimizar as práticas de voluntariado, dentro e fora da Universidade do Algarve (UAlg);
  • Fomentar o bom relacionamento entre as pessoas através do trabalho de voluntariado;
  • Potenciar oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento de capacidades técnicas, científicas e sociais;
  • Cooperar e interagir com comunidades exteriores à Universidade.

Como os atingimos?

  • Estabelecendo parcerias com organizações e serviços para a realização de atividades de voluntariado nas áreas social, educativa, científica, desportiva, cultural, ambiental e de lazer;
  • Através do trabalho de gestão realizado pela comissão coordenadora em tudo o que se refere ao trabalho realizado pelos voluntários do Grupo V+, nomeadamente recolha de inscrições, registo de horas de voluntariado, articulação com os Serviços Académicos, emissão de certificados de voluntariado e interação com as entidades parceiras;
  • Realizando, por Unidade Orgânica/Serviço, reuniões regulares com os voluntários inscritos.
  • Participando em eventos da comunidade, por iniciativa ou convite, para apresentação da prática do voluntariado na Universidade do Algarve.
  • Promovendo atividades pontuais de cooperação com grupos/associações/entidades locais, no sentido de proporcionar experiências positivas, estimuladoras e interessantes a, essencialmente, grupos em situações de vulnerabilidade.

 

Questões Iniciais

Qualquer elemento atual ou antigo da Comunidade Académica pode-se inscrever no grupo UAlg V+ (i.e., estudantes, ex-estudantes, funcionários não docentes, ex-funcionários não docentes, professores, ex-professores, investigadores e ex-investigadores). Em caso de dúvida, contacta o UAlg V+ (gvvmais@ualg.pt) ou o seu representante.

Através da UALGNET -> Aplicações -> Voluntariado

Para mais informações, contactar gvvmail@ualg.pt.

Em qualquer área de atuação das entidades com quem temos parceria, de preferência em áreas relacionadas com as áreas de formação oferecidas pela UAlg. 
Nomeadamente: Saúde, Educação, Social, Ciência, Ambiente e Proteção Civil, Cultura, Desporto, Defesa do Património, entre outras.

Para obter informações acerca do Grupo de Voluntariado UAlg V+ deves consultar os restantes separadores, assim como o Instagram e Facebook onde são disponibilizadas novas informações. Neste espaço encontras todas as informações de que necessitas, quer relativamente ao Grupo (ex., equipa coordenadora, contactos), quer às atividades regulares e pontuais a decorrer. Assim que concluires a tua inscrição, poderás fazer parte do Grupo V+ no Teams também. 

Caso tenhas alguma questão, cuja resposta não se encontre disponível na página, podes enviar e-mail para gvvmais@ualg.pt ou contactar diretamente um membro da equipa (de preferência o da tua unidade orgânica/Serviço/centro). 

Para os devidos efeitos informa-se que o contacto direto com as instituições é realizado pelo Grupo de Voluntariado UAlg V+.

As atividades de voluntariado, desenvolvidas por iniciativa própria e que não sejam mediadas pelo Grupo V+, serão da inteira responsabilidade dos voluntários, pelo que o Grupo não poderá  responsabilizar-se pela gestão dessas atividades nem pela sua  certificação.

Os interessados em participar nos projetos e ações de voluntariado aqui apresentadas podem contactar-nos através do endereço gvvmais@ualg.pt ou efetuar a respetiva inscrição através da plataforma UALGNET, https://ualgnet.ualg.pt/, (Aplicações -> Voluntariado -> Ações de Voluntariado).

 

Exemplos de atividades de voluntariado

 

Designação: Voluntariado Jovem – Projeto We Love YOU

Breve Descrição:  Projeto We Love YOU, um espaço de diálogo e solidariedade intergeracional, promovendo a visita de jovens estudantes em casas de cidadãos seniores residentes na freguesia de Faro/Loulé.

Entidades Promotoras: Juventude Cruz Vermelha - Cruz Vermelha delegação Faro-Loulé Loulé


 

Designação: Café Interior - Café Terapêutico

Breve Descrição: Trabalhar nas áreas: da inclusão social, estimulação de envelhecimento bem sucedido, prevenção da demência, combate ao isolamento social e emocional e promoção da saúde mental da população sénior (65 e +anos). O projeto é desenvolvido nas freguesias do concelho de Loulé (Salir, Alte, Querença, Tôr e Benafim) e é constituído por uma equipa multidisciplinar, dinâmica, divertida e dedicada. O projeto irá desenvolver atividades sócio-ocupacionais, ações de divulgação e sensibilização, atividades de exercício físico e lazer.

Entidades Promotoras: Cruz Vermelha delegação Faro-Loulé


Designação: Apoio em Atividades de Verão

Breve Descrição: Colaboração com os técnicos da Instituição em atividades 

Entidades Promotoras: APATRIS 21


Designação: Férias de verão para TODOS

Breve Descrição: Campo de Férias para TODAS as crianças entre os 6 e os 12 anos de idade em parceria com a Escola Academia do Sporting. O campo de férias inclui várias atividades desenvolvidas indoor : patinagem, trampolins, piscina...e atividades outdoor: Paddle, lançamento de papagaios, futebol.... O projeto visa desenvolver a autonomia, competências sociais, emocionais, motoras, respeito , empatia e acima de tudo DIVERSÃO!!!!

Entidade Promotora: SER Igual, Associação de Serviços Especiais de Reabilitação e Igualdade, Tavira.


Designação: Colaboração com o Espaço Saúde em Diálogo

Breve Descrição: Avaliar o impacto de um conjunto de iniciativas de promoção da literacia em saúde na qualidade de vida de cidadãos idosos em situação económica/social vulnerável.

Entidades Promotora: Plataforma Saúde em Diálogo


Designação: Organização do Banco de Roupa da Cruz Vermelha

Breve Descrição: Apoio para ajudar na estruturação e organização do Banco de Roupa, um recurso da organização destinado ao apoio de vestuário a famílias carenciadas.

Entidades Promotoras: Delegação de Faro-Loulé da Cruz Vermelha Portuguesa


Designação: Re-food Faro

Breve Descrição: Projeto de combate ao desperdício alimentar e à fome na nossa comunidade através da recolha e distribuição de alimentos excedentes nas diversas fontes.

Entidades Promotoras: Re-food - Núcleo de Faro


Designação: Colaboração com o Banco Alimentar

Breve Descrição: Participação em campanhas de recolhas de alimentos e nas atividades diárias (armazém, escritório e horta)

Entidades Promotoras: Banco Alimentar do Algarve


Designação: MOBI: Mobilidade sustentável na UAlg - proposta 1

Breve Descrição: Tarefas de ajuda a atividades de ensino informal a crianças e jovens sobre a mobilidade sustentável: ensinar andar de bicicleta; ensinar regras básicas de trânsito; princípios de sustentabilidade ambiental. (Mais informações sobre o projeto aqui)

Entidades Promotoras:  Grupo Eco-escola e Núcleo de Desporto


Designação: MOBI: Mobilidade sustentável na UAlg - Proposta 2

Breve Descrição: Tarefas de ajuda na gestão do sistema de bicicletas partilhadas da UAlg (Mais informações sobre o projeto aqui)

Entidades Promotoras:  Grupo Eco-escola e Núcleo de Desporto


Designação: Colaboração com a Associação Animais de Rua

Breve Descrição: Participação nas campanhas de aplicação do método CED e/ou em atividades de angariação de fundos

Entidades Promotoras: Animais de Rua


Designação: Apoio a atividades educativas, lúdico-pedagógicas e na utilização das novas tecnologias.

Breve Descrição: Colaboração com uma equipa multidisciplinar no apoio no apoio a diversas atividades ao longo do ano letivo (apoio ao estudo/individualizado, expressão plástica, música, desporto, artes performativas, mindfulness, etc) ou nos períodos de férias letivas (desporto, atividades balneares, jornal, rádio, expressão plástica, atividades ao ar livre, workshops, etc.). Promover a inclusão social de crianças e jovens de contextos socioeconómicos vulneráveis, visando a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social.

Entidades Promotoras:  Projeto Mudaki E8G - Programa Escolhas (clicar para mais informações acerca do projeto e programa)


Designação: Apoio aos projetos da AJAT - Associação Juvenil Akredita em Ti (Quarteira)

Descrição dos projetos: Conjunto de projetos que envolvem o âmbito Educacional como o apoio ao estudo por tutoria de pares diariamente, oficina de estímulo cognitivo a partir de atividades lúdicas e divertidas duas vezes por semana e oficina de promoção emocional através de jogos. No âmbito da Cidadania, há o Jornal de Bairro duas vezes por semana, 123 Ação para a realização audiovisual, Oficina de Música diariamente, Oficina de Dança duas vezes por semana, Oficina de Artes Manuais e Oficina de saúde e bem-estar.

Entidades Promotoras: AJAT - Associação Juvenil Akredita em Ti


Designação: Algo+ para o ALGU

Breve Descrição: Tarefas de ajuda à manutenção e organização do Herbário da Universidade do Algarve (ALGU).

Entidades Promotoras: Herbário da Universidade do Algarve


Designação: Plano de Sustentabilidade ambiental para a UAlg

Breve Descrição: Tarefas de ajuda na preparação e implementação do Plano de Sustentabilidade ambiental (económico, social e ambiental) da UAlg (e.g., criação de sistema de troca livros, roupa, e outros bens; pesquisa de opinião, etc.). Informações mais detalhadas aqui.

Entidades Promotoras: Grupo Eco-escola


Designação: Apoio a atividades da AAPACDM

Breve Descrição: Colaboração com os técnicos da Instituição em atividades que incluem: Equitação Terapêutica, Natação e outras.

Entidades Promotoras: AAPACDM - Associação Algarvia de Pais e Amigos das Crianças Diminuídas Mentais


Designação: Apoio no Atelier de Competências

Breve Descrição: Colaboração com os técnicos da Instituição em atividades

Entidades Promotoras: APATRIS 21 (Associação de Portadores de Trissomia 21 do Algarve)


Designação:  RURALidades

Breve Descrição:  Participação e empreendedorismo jovem pelos territórios mais desertificados do Algarve. Inclui sessões com jovens, momentos de diálogo com organizações, entidades e decisores, uma Conferência Nacional, assim como a construção de planos estratégicos de desenvolvimento local. Todas as atividades são dinamizadas através de metodologias com base na Educação Não Formal

Entidades Promotoras:   ECOS - Cooperativa de Educação Cooperação e Desenvolvimento, CRL  


Designação:  Programa Faz Desporto – GDAAUAlg - Aulas de Grupo

Breve Descrição: Controlo do acesso dos participantes às aulas de grupo

Entidades Promotoras:   Gabinete de Desporto da Associação Académica da UAlg.


Designação:  Programa Faz Desporto – GDAAUAlg – Passeios Pedestres

Breve Descrição: Acompanhamento dos participantes, na excursão até ao local do passeio.

Entidades Promotoras:   Gabinete de Desporto da Associação Académica da UAlg e Instituto Português de Desporto e Juventude


Designação:  Programa Faz Desporto – GDAAUAlg – Troféus Reitor Futsal e Futebol 7

Breve Descrição:   Apoio logístico à competição.

Entidades Promotoras:    Gabinete de Desporto da Associação Académica da UAlg


Designação: Projeto Dar +

Breve Descrição: Participação nas ações de voluntariado do MAPS: equipas de rua, atividades psicossociais, campanhas, apoio alimentar e outras.

Entidades Promotoras:  MAPS - Movimento de Apoio à Problemática da SIDA


Designação: Academia V+ 2017/18

Breve Descrição: Um espaço de Voluntários V+ para Voluntários V+! Oferece o teu tempo/ conhecimento/ alegria a todo o UAlgV+ organizando uma atividade/sessão/programa!

Entidades Promotoras: Grupo UAlgV+


Designação: Leva-me ao médico

Breve Descrição: Acompanhamento de pessoas vulneráveis ao médico, ajudando-as na compreensão do seu estado de saúde

Entidades Promotoras: Plataforma Saúde em Diálogo


Designação: Conta-me a tua história

Breve Descrição: Visita a Idosos com o intuito de alargar a sua rede de contactos sociais

Entidades Promotoras: Plataforma Saúde em Diálogo; Câmara Municipal de Faro

 


Designação: Histórias Contadas, Sorrisos Partilhados

Breve Descrição: Leitura de histórias a idosos, participação em atividades culturais com idosos

Entidades Promotoras: Plataforma Saúde em Diálogo; Câmara Municipal de Faro

Para os devidos efeitos informa-se que o contacto direto com as instituições é realizado pelo Grupo de Voluntariado UAlg V+. 

As atividades de voluntariado, desenvolvidas por iniciativa própria e que não sejam mediadas pelo Grupo V+, serão da inteira responsabilidade dos voluntários, pelo que o Grupo não poderá  responsabilizar-se pela gestão dessas atividades nem pela sua  certificação. 

Os interessados em participar nos projetos e ações de voluntariado aqui apresentadas podem contactar-nos através do endereço gvvmais@ualg.pt ou efetuar a respetiva inscrição através da plataforma UALGNET, https://ualgnet.ualg.pt/, (Aplicações -> Voluntariado -> Ações de Voluntariado). 

 

Exemplos de atividades de voluntariado

 

Designação: Lar no Lar 

Breve Descrição: Apoio na área da gestão de Redes Sociais para um novo projeto que estão a lançar, “Lar no Lar”. O voluntariado será totalmente digital (online), 

População Alvo: Jovens e idosos da comunidade local. 

Horário: Conforme disponibilidade do voluntário 

Entidades Promotoras: Associação Guardiões D’Inverno, https://www.larnolar.org 

Estado: Inscrições ao longo de todo o ano, contactar Presidente da Associação: Dr.ª Joyce Craveiro - joyce@larnolar.org 


Designação:  Transferência de tartarugas exóticas do Jardim das Comunidades em Almancil para o Zoo de Lagos 

Breve Descrição: O Município de Loulé em colaboração com o Grupo de Voluntariado da Universidade do Algarve levará a cabo uma Ação de Voluntariado para se retirarem tartarugas exóticas que foram indevidamente libertadas no lago do Jardim das Comunidades em Almancil, e que estão a destabilizar o funcionamento deste ecossistema aquático. 

Nesta iniciativa, para além do Município de Loulé e da Universidade do Algarve, estarão envolvidos CIMA, CCMAR, ICNF e APA, bem como o Zoo de Lagos, para onde serão encaminhadas as tartarugas retiradas. 

Esta ação vem na continuidade da colaboração da Universidade do Algarve com o Município de Loulé para concretização de ações de Mitigação do Impacte das Alterações Climáticas. 

O Jardim de Almancil tem sido alvo de várias intervenções para melhorar a gestão da água, da energia e potenciar os seus serviços ecossistémicos, nomeadamente a sua capacidade de sequestro de carbono. Pretende-se que o Jardim das Comunidades passe a ser um espaço verde urbano de referência, contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas a partir de Soluções Baseadas na Natureza. 

Participantes:  Comunidade Académica (estudantes, investigadores, funcionários docentes e não docentes) 

Data: 16 de junho de 2021 

Área: Ambiental 

Entidade Promotora:  Município de Loulé, Universidade do Algarve, CIMA, CCMAR, ICNF, APA e Zoo de Lagos 


Designação:  Colocação de placas botânicas - Campus de Gambelas 

Breve Descrição: Identificação de plantas no campus de Gambelas 

População Alvo:  Comunidade Académica (estudantes, investigadores, funcionários docentes e não docentes) 

Data: 2 de junho de 2021 

Área: Ambiental 

Entidade Promotora:  Universidade do Algarve 


Designação:  Atividade de Voluntariado no Banco Alimentar em Faro 

Breve Descrição: Como maio é o mês do coração, esta oportunidade de voluntariado é exatamente no coração do Banco Alimentar, que é o seu Armazém. 

População Alvo:  Comunidade Académica (estudantes, investigadores, funcionários docentes e não docentes) 

Data: durante o mês de maio 

Área: Social 

Entidade Promotora:  Banco Alimentar do Algarve (Urbanização St.º António do Alto, R. Raul de Matos, Lt. 72, C/v 8000-536 FARO) 


Designação:  #UAlgEstamosJuntos 

Breve Descrição: Apoio à comunidade académica UAlg em situação de confinamento/isolamento por COVID19 

População Alvo:  Comunidade Académica (estudantes, investigadores, funcionários docentes e não docentes) 

Data: durante o período de pandemia por COVID19 

Área: Social 

Entidade Promotora:  Parceria UAlg - Reitoria, Associação Académica, Serviços de Ação Social e UAlg V+ 

Os interessados poderão consultar a página online aqui ou contactar ualgestamosjuntos@ualg.pt


Designação: Algarve Mini Basketball Cup 2020 

Breve Descrição: Apoio logístico à competição. 

Entidades Promotoras: Gabinete de Desporto da Associação Académica da UAlg, Associação Escola Futebol Faro, CMFaro, Forum Algarve. 


Designação: Apoio ao evento "A sexualidade na doença" 

Breve Descrição: 26 de outubro, evento "A Sexualidade na Doença", suporte nas seguintes funções: 

-Um voluntário para apoiar nas questões informáticas (ligação do computador ao projetor e alinhamento por ordem das apresentações dos oradores) e ainda dar suporte aquando do momento das perguntas e respostas entre o público e os oradores (distribuição do microfone); 

-Três voluntários para assegurar o acolhimento, esclarecimento de dúvidas, entrega de flyers e fichas de inscrição para associados e encaminhamento dos inscritos ao auditório e ainda para apoio no momento do coffee break. 

Entidade Promotora: Associação Partilhas e Cuidados 


Designação: Colaboração com a associação Animais de Rua 

Breve Descrição: Campanha de recolha de ração da Animalife no Continente Modelo de Faro nos próximos dias 5 (sábado) e 6 (domingo) de Outubro. 

Entidades Promotora: Associação Animais de Rua 


Designação: FARO INTERNATIONAL CUP 2019 

Breve Descrição: Torneio Internacional Futebol 7 com jovens entre os 10/11 anos. 16 Equipas,10 Estrangeiras e 6 portuguesas, cada equipa 12 Atletas e 4 Staff. Funções a desempenhar pelos voluntários: acompanhamentos das equipas , apoio aos campos etc... 

Entidades Promotoras: Gabinete de Desporto da Associação Académica da UAlg, Associação Escola Futebol Faro, CMFaro, Forum Algarve 


Designação: Atividades de verão Mudaki 

Breve Descrição: O Projeto MUDAKI (Almancil) acolhe crianças e jovens em situação de exclusão social. No verão dinamizam-se muitas atividades de modo a proporcionar experiências diferentes, positivas e significativas aos destinatários do projeto. Colaboração nas saídas e nas atividades. 

Entidades Promotora: Projeto Mud@ki - DOINA -  Associação de Imigrantes Romenos e Moldavos do Algarve 

 


Designação:  Dia V+ Ciência 

Breve Descrição: Esta atividade, que já vai na sua 3ª edição, destina-se a proporcionar à comunidade envolvente experiências académicas que dão a conhecer algumas áreas de investigação de docentes, estudantes e investigadores da Universidade do Algarve. No dia 6 de junho estamos a contar com 120 seniores de Universidades/Academias de diferentes cidades da nossa região. Neste sentido, gostaríamos de contar com a vossa colaboração para receber e acompanhar os grupos nas respetivas atividades. Esta é uma atividade que se revela sempre uma preciosa experiência para quem nela participa! 

População Alvo:  Comunidade sénior 

Área: Social 

Entidades Promotora: Grupo de Voluntariado V+ 


Designação: Colaboração com o Espaço Saúde em Diálogo 

Breve Descrição: Apoiar na inserção, numa base de dados, de dados de investigação científica acerca de cuidadores com demência 

População Alvo: geral 

Horário: De acordo com a disponibilidade dos voluntários 

Área: Social 

Entidades Promotora:  Espaço Saúde em Diálogo  


Designação: Colaboração com a associação Animais de Rua 

Breve Descrição: A Associação Animais de Rua está a precisar do apoio de 1 voluntário para colaborar na atividade que irá decorrer no próximo dia 8 de junho (Sábado), no Mercado Municipal de Faro, das 9h às 13h 

População Alvo: Comunidade sénior 

Entidades Promotora: Associação Animais de Rua 


Designação:  Campanha de recolha de ração para animais 

Breve Descrição: Campanha de recolha de ração no Continente Modelo de Faro, destinada aos animais protegidos pela Associação Animais de Rua 

População Alvo: geral 

Área: Social 

Entidades Promotoras: Associação Animais de Rua. 


Designação: Programa Faz Desporto – GDAAUAlg – Competições Nacionais Universitárias 

Breve Descrição: Apoio médico (primeiros-socorros) ou logístico à competição 

População Alvo: Estudantes 

Área: Desporto 

Entidades Promotoras: Gabinete de Desporto da Associação Académica da UAlg e Federação Académica de Desporto Universitário 


Designação: Ficlo19 - Festival de Cinema e Literatura de Olhão  

Breve Descrição:  Festival Internacional de Cinema e Literatura de Olhão | 2019 - 4 a 13 de abril 

A organização do FICLO 19 procura voluntários que possam apoiar em diversas tarefas tais como: 

- Assistência de projeção 

- Livraria no Sul Sol Sal 

- Info e catálogos 

- Instalações e performance (assistência sala) 

- Masterclasses (assistência sala) 

- Coordenação de voluntários durante o festival 

- Bilheteira 

População Alvo: geral 

Área: Cultural 

Entidades Promotoras: Cineclube de Tavira e  Câmara Municipal de Olhão (com o apoio do programa cultural 365 Algarve.Forma 


Designação: Partilhar sorrisos  

Descrição: Dinamizar atividades e colaborar na ação “Partilhar Sorrisos + Encontro Intergeracional” organizada entre o Grupo de Voluntariado UAlg V+ e a Associação Académica da UAlg que contará com a presença de 70 crianças e 50 idosos num momento de convívio e boa disposição! 

População Alvo: Idosos e crianças  

Área: Social 

Entidades Promotoras: Grupo de Voluntariado UAlg V+ e a Associação Académica da UAlg 


Designação:  Operação Praia Limpa   

Descrição:  No dia 12 de maio de 2019, nas praias dos Concelhos de Silves, Albufeira e Lagoa, irá decorrer mais uma sessão da Operação Praia Limpa. Tem como objetivo a educação para a responsabilidade social e para a sustentabilidade e o grande parceiro é o Zoomarine! É uma atividade de voluntariado ambiental aberta a toda a comunidade, pelo que contamos com a presença de todos!​ 

População Alvo: Toda a comunidade 

Área: Ambiental 

Entidades Promotoras: Zoomarine 


Designação: Atividades de Páscoa do projeto Mud@ki 

Descrição: Colaborar nas atividades de Páscoa para as crianças e jovens do projeto, durante as férias de Páscoa. Este projeto funciona em Almancil e é coordenado pela DOINA - Associação de Imigrantes Romenos e Moldavos do Algarve. 

Torneio de Futebol de Rua, a decorrer no próximo dia 6 de Abril em Olhão. Estão previstas irem duas equipas a representar o projeto no torneio distrital de Futebol de Rua da Associação Cais. 

Férias da Páscoa: De 8 a 19 de abril os jovens estarão em férias letivas. Precisam de ajuda (mesmo MUITA AJUDA!) para apoiar na dinamização de atividades e também proporem ideias! 

Intercâmbio Desportivo: irá decorrer no dia 12 de abril, estando previstos dois turnos -  um para de manhã e outro para a tarde 

População Alvo:  Jovens em risco de exclusão social 

Área: Social 

Entidades Promotoras:   Projeto Mud@ki - DOINA -  Associação de Imigrantes Romenos e Moldavos do Algarve 


Designação: Campanha de recolha de alimentos - Cruz Vermelha Portuguesa 

Breve Descrição: A Cruz Vermelha Portuguesa, à semelhança dos anos anteriores, irá realizar uma nova Ação Nacional de Recolha de Alimentos em colaboração com as Lojas Continente-Modelo, nos dias 06 e 07 de Abril de 2019. A Delegação Faro-Loulé da CVP vai estar presente nas seguintes lojas: Loja Modelo-Continente de Faro; Loja Continente Bom Dia do Montenegro.  

Os alimentos angariados destinam-se ao apoio mensal das famílias e valências apoiadas pelo Setor da Ação Social, residentes nos Concelhos de Faro e Loulé, cujas situações são devidamente avaliadas e acompanhadas pela Equipa Técnica. 

Será necessário o apoio de voluntários para as Equipas de Recolha direta nas Lojas bem como para toda a logística de transporte/armazenamento dos produtos. 

População Alvo:  geral 

Área: Social 

Entidades Promotoras: Cruz Vermelha Portuguesa 


Designação: Tratamento de material Arqueológico 

Breve Descrição: Colaboração em atividades esporádicas no laboratório (é necessário falar inglês, pois será para colaborar com um americano)   

População Alvo: Estudantes 

Área: Laboratório da Arqueologia, UAlg 

Entidades Promotoras: ICAREB (Interdisciplinary Center for Archaeology and Evolution of Human Behaviour) 


Designação:  MOVE.FARO - 2 de Fevereiro 

Breve Descrição: A  Associação Oncológica do Algarve(AOA), encontra-se a organizar o evento MOVE.FARO que se realizará no dia 2 de Fevereiro, no Forum Algarve em Faro, para assinalar o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.  Tal como em edições anteriores, trata-se de um evento em parceria com o Grupo de BTT Leões de Olhão, os Temivels da Atalaia e o Grupo Pegadas à 4ªFeira e, irá integrar duas variantes principais: uma Marcha/Corrida de 5Kms e de 9,5Kms e um Passeio Guiado de Bicicleta de 21Kms. Durante todo o dia de Sábado, os visitantes do Forum Algarve podem participar em atividades desportivas dinamizadas no âmbito deste evento, seja na parte da manhã ou da tarde irá ser praticado desporto e, haverá ainda muita animação que se prolongará até ao anoitecer, onde irá culminar num concerto da banda "The Black Teddys". 

População Alvo: geral 

Área: Social 

Entidades Promotora:  Associação Oncológica do Algarve 

​​​​


Designação:  Arranque e remoção de chorão  

Descrição:  Plantas invasoras são plantas não nativas que causam impactes ambientais e económicos negativos. O Chorão é um destes casos. Esta é uma planta exótica, porque foi trazida da África do Sul e introduzida em vários países por motivos ornamentais e medicinais, mas também para conter o movimento de dunas e controlar a erosão do solo. No entanto, a impressionante capacidade de propagação vegetativa (i.e. de se reproduzir sem semente), e de produção e propagação de sementes, levou a que o chorão rapidamente colonizasse grandes áreas, tornando-se uma planta invasora, nos locais onde foi introduzido. Esta atividade pretende lutar contra esta invasora, removendo-a da praia do Ancão, com o intuito de ajudar a recuperar o ecossistema nativo. 

População Alvo: Toda a comunidade educativa  

Local: Praia do Ancão 

Área: Voluntariado Ambiental 

Entidades Promotoras: LIFE Volunteers Escapes e ESN Alg - Social Inclusion Days, APA e Câmara Municipal de Loulé 


Designação: Campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar 

Descrição: Colaboração na numa das 140 lojas em todo o Algarve, num dos 2 armazéns (Faro e Portimão) ou numa das 100 viaturas 

População Alvo: População em geral 

Área: Social 

Entidades Promotoras: Banco Alimentar do Algarve 


Designação: smileyPARTILHAR SORRISOSsmiley 

Descrição: O Grupo de Voluntariado UAlg V+, na continuação de edições anteriores, vai Partilhar Sorrisos, desta vez na Santa Casa da Misericórdia de Loulé! Vai haver Bingo Solidário, Tuna Feminina, visitas aos pisos e muita animação e depois lanchar com um grupo muito especial de idosos. Assim, aproveitamos da melhor forma para comemorar o Dia Internacional do Voluntário! Para participar basta boa disposição. 

População Alvo: Utentes da Santa Casa da Misericórdia de Loulé 

Área: Social  

Entidades Promotoras: Grupo UAlg V+ 


Designação: Recolha de alimentos 

Breve Descrição: Campanha de recolha de alimentos dinamizada pela Cruz Vermelha Portuguesa, Delegação de Faro-Loulé 

População Alvo: População em geral  

Área: Supermercados Modelo e Continente de Faro e do Montenegro 

Entidades Promotoras: Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Faro-Loulé  


Designação: Operação Montanha Verde 2018 

Breve Descrição: Reflorestação da Serra de Monchique 

População Alvo: Toda a comunidade educativa  

Datas e horários: 23 de Novembro 2018  

Área: Monchique, Silves, Portimão e Loulé 

Entidades Promotoras: Zoomarine e Erasmus Student Network 

Estado: ​​​​​​​Finalizado 


Designação: Ação de Voluntariado Jovem “Namorar com Fair Play” 

Descrição: A Ação de Voluntariado Jovem “Namorar com Fair Play” aposta na prevenção da vitimização de jovens e da violência, procurando combater a violência no namoro que afeta os elementos mais permeáveis da nossa sociedade. Esta ação decorre em todo o país e destina-se a jovens que tenham disponibilidade e gosto em comunicar com os outros; e que sejam sensíveis às temáticas igualdade de género e prevenção da violência do namoro. 

Os/as jovens voluntários/as, que integrarem a Bolsa Local de Animadores/as, podem, em equipas de dois, desenvolver e dinamizar projetos com jovens integrados no sistema de ensino e/ou entidades parceiras.  

População Alvo: Jovens entre os 16 e os 30 anos 

Área: Social 

Entidades Promotoras: Direção Regional do Algarve do IPDJ (Contactos: Isabel Frade e Rosário Correia,  através do telefone 289 891820 ou do email: faro@ipdj.pt.) 


Designação: Atividades de Natal do projeto Mud@ki 

Descrição: Colaborar nas atividades de Natal para as crianças e jovens do projeto, durante as férias do Natal. Este projeto funciona em Almancil e é coordenado pela DOINA - Associação de Imigrantes Romenos e Moldavos do Algarve. 

População Alvo: Crianças e jovens 

Área: Social 

Entidades Promotoras: Projeto Mud@ki - DOINA -  Associação de Imigrantes Romenos e Moldavos do Algarve 

Unidade Orgânica 1ª Reunião 2ª Reunião Responsável
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais      
Faculdade de Economia      
Faculdade de Ciências e Tecnologia      
Escola Superior de Saúde      
Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo      
Escola Superior de Educação e Comunicação      
Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina      
Instituto Superior de Engenharia      

 

Ficha de Registo de Horas de Voluntariado (para descarregar e imprimir).

Lei 71/98, de 3 de Novembro - Bases do enquadramento jurídico do voluntariado.

Decreto-lei 389/99, de 30 de setembro - regulamentação da Lei n.o 71/98, de 3 de Novembro, criando as condições que permitam promover e apoiar o voluntariado tendo em conta a relevância da sua acção na construção de uma sociedade mais solidária e preocupada com os seus membros.

Representantes em cada Unidade Orgânica, Serviços de Ação Social e Biblioteca:

Coordenadora: Cátia Martins, csmartins@ualg.pt, Gabinete 1.39 B (Edifício 1 - Gambelas)

Escola Superior de Saúde: Adriana Cavaco, aicavaco@ualg.pt, Gabinete 2.20 (Edifício 1 - Gambelas)

Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo: Cidália Viegas, ccarrus@ualg.pt, Gabinete 219 (Edifício ESGHT - Penha)

Escola Superior de Educação e Comunicação: Paulo Alves, pjaalves@ualg.pt, Gabinete 89 (Edifício ESEC - Penha)

Instituto Superior de Engenharia: Conceição Ribeiro, cribeiro@ualg.pt,  Gabinete 0.34 (Edifício de Eng. Civil - Penha).

Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas: Joana Xavier, jgxavier@ualg.pt,  Gabinete 3.18 (Edifício 8 - Gambelas)

Faculdade de Ciências Humanas e Sociais: Hugo Oliveira, hroliveira@ualg.pt, (J24 - Gambelas)

Faculdade de Ciências e Tecnologia: Maria da Graça Marques, gmarques@ualg.pt, Gabinete 2.9 (Edifício 2 - Gambelas)

Faculdade de Economia: Carla Nogueira, cfnogueira@ualg.pt, Gabinete 2.51 (Edifício 9 - Gambelas)

Serviços de Ação Social: Maria da Graça Rafael, mgrafael@ualg.pt

Biblioteca: Maria João Barradas, mjbarra@ualg.pt 

Para obter informações acerca do Grupo de Voluntariado UAlg V+ deves consultar a Página de Internet da UAlg.

Neste espaço encontras todas as informações de que necessitas, quer relativamente ao Grupo (ex., equipa coordenador, contactos), quer às atividades regulares e pontuais a decorrer.

Caso tenhas alguma questão, cuja resposta não se encontre disponível na página, podes enviar email para gvvmais@ualg.pt ou contactar diretamente um membro da equipa (de preferência o da tua unidade orgânica/Serviço/centro).

Qualquer elemento atual (ou passado) da Comunidade Académica pode-se inscrever no grupo UAlg V+ (i.e., estudantes, ex-estudantes, funcionários não docentes, ex-funcionários não docentes, professores, ex-professores, investigadores e ex-investigadores). Em caso de dúvida, contacta o UAlg V+ (gvvmais@ualg.pt) ou o seu representante.

A inscrição no Grupo UAlg V+ é realizada sempre no formulário online que se encontra disponível no separador “Participação/inscrição”.

Se pretendes inscrever-te clica aqui.

As informações solicitadas destinam-se exclusivamente à Universidade do Algarve. Deves ter em atenção os contactos email e telefone, pois são a forma de contacto entre o UAlg V+ e o voluntário. Caso verifiques que não recebes emails, vai à tua caixa de SPAM. Se não tiveres recebido nenhum email, contacta a coordenação enviando email para gvvmais@ualg.pt.

Apenas serão fornecidos dados pessoais às entidades parceiras caso o voluntário se inscreva numa atividade dessa instituição. Nessa situação, a responsabilidade da gestão dos dados pessoais é inteiramente da entidade em questão.

Após submeter a inscrição, irás receber um email do Grupo UAlg V+ indicando a tua aceitação e informando acerca do funcionamento inicial (i.e., reuniões, inscrição em atividades, formação geral do voluntariado). No email inicial receberás também um documento “Registo de Atividades de Voluntariado”, que deves utilizar quando realizares atividades de voluntariado (informa-te junto do teu representante acerca do funcionamento deste documento).

Caso tenhas alguma dúvida relativa a qualquer procedimento do UAlg V+ deves entrar em contacto com o teu representante do grupo (contactos disponíveis na Página Online do V+) ou envie email para gvvmais@ualg.pt.

Podes inscrever-te em qualquer atividade pontual ou regular de voluntariado disponível na página online, a partir do momento em que recebes o email de confirmação da tua inscrição.

É fundamental teres em conta que o Grupo de Voluntariado UAlg V+ apenas se responsabiliza (ex., para efeitos de certificação) por atividades mediadas pelo grupo, ou seja, publicitadas e/ou acompanhadas por um membro do grupo. Assim, o Grupo de Voluntariado UAlg V+ é apenas responsável pelas atividades noticiadas via email ou Página pelo Grupo UAlg V+, com entidades parceiras.

A entrevista inicial é agendada pelo membro da equipa responsável pela tua unidade orgânica (vê em contactos quem é o teu representante) aquando da realização de uma das reuniões semestrais (consulta o separador “Gestão de Voluntário”).

Caso não possas comparecer, é sempre importante que avises o teu representante, pois a não comparência nas reuniões pode colocar-te como Inativo no UAlg V+ (estão disponíveis mais informações a seguir). Se tiveres alguma dúvida relativamente à entrevista contacta o teu representante.

Para te inscreveres numa atividade regular de voluntariado UAlg V+ deves SEMPRE fazê-lo através da página da UAlg.

No separador “Ações Regulares” encontras um quadro com as diversas entidades parceiras e respetivas atividades regulares disponíveis. Para otimizar a tua potencial inscrição nas atividades, estão disponíveis informações essenciais da entidade, das atividades e respetivos horários. No final, encontras uma mensagem com um link para proceder à tua inscrição.

Em caso NENHUM deves dirigir-te diretamente à entidade para te inscrever. Nestas situações podes incorrer na penalização da certificação das tuas horas, pois apenas podemos declarar as atividades que são geridas pelo Grupo V+. Na eventualidade de ocorrer uma situação semelhante, alerta de imediato a coordenação do UAlg V+ via email: gvvmais@ualg.pt ou entra em contacto com o teu representante V+.

MUITO IMPORTANTE: caso te inscrevas numa (ou mais) atividades, não te esqueças que a entidade e os seus beneficiários contam com a tua participação. Assim, caso pretendas desistir ou tenhas de te ausentar deves contactá-los o MAIS RAPIDAMENTE possível, enviando o email TAMBÉM para a coordenação do UAlg V+.

Quando frequentares a atividade regular de voluntariado, não te esqueças que deves ter um comprovativo das horas realizadas. Aquando da inscrição na atividade recebes instruções via email de como proceder relativamente ao registo das tuas horas. Cumpre sempre o procedimento. Em caso de dúvida, contacta o UAlg V+ (gvvmais@ualg.pt) ou o teu representante.

A informação sobre a maioria das atividades pontuais é enviada para o teu email. No entanto, também te podes inscrever diretamente na Página do UAlg.

Tens diversas entidades parceiras e respetivas atividades pontuais disponíveis. Para te ajudar na sua seleção, estão disponíveis algumas informações essenciais acerca das atividades e respetivos horários. No final, encontras uma mensagem com um link para proceder à tua inscrição ou orientações de contacto com a equipa promotora das atividades (neste caso, da entidade parceira).

Em caso NENHUM deves dirigir-te diretamente à entidade. Nestas situações podes incorrer na penalização da certificação das tuas horas, pois apenas podemos declarar as atividades que são geridas pelo Grupo V+. Na eventualidade de ocorrer uma situação semelhante, alerta de imediato a coordenação do UAlg V+ via email: gvvmais@ualg.pt ou entre em contacto com o teu representante V+.

Quando frequentares a atividade pontual de voluntariado, lembra-te que tens de ter um comprovativo das horas realizadas. Aquando da inscrição na atividade receberás instruções via email de como proceder relativamente ao registo das tuas horas. Caso não tenhas nenhuma informação disponível, a regra é sempre a mesma: preencher o ficheiro “Registo de Atividades de Voluntariado”, pedir à organização da atividade que assine e carimbe, e entregar cópia ao Grupo UAlg V+ (preferencialmente por email: gvvmais@ualg.pt). Cumpre sempre o procedimento. Em caso de dúvida, contacta o UAlg V+ (gvvmais@ualg.pt) ou o teu representante.

Caso tenhas interesse numa atividade que se encontra a ser dinamizada por uma entidade que não é parceira do UAlg V+ (confirma no separador "Parcerias"), entra em contacto com o teu representante do UAlg V+ ou com a coordenação. O objetivo do Grupo UAlg V+ é, entre outros aspetos, promover uma cultura de voluntariado, indo ao encontro dos interesses da comunidade académica e da comunidade alargada. Assim, a não oferta não significa impossibilidade, apenas um “caminho” diferente.

Para facilitar os futuros contactos, podes indicar o nome de um elemento da entidade com quem se pretende colaborar no futuro e respetivo contacto.

ATENÇÃO: O Grupo UAlg V+ não se responsabiliza nem certifica nenhuma atividade realizada numa entidade que não seja parceira nem sem mediação do Grupo UAlg V+.

Em caso de dúvida, contacta o UAlg V+ (gvvmais@ualg.pt) ou o seu representante.

Por semestre são agendadas, pelo menos, duas reuniões com os voluntários por Unidade Orgânica. A sua calendarização está disponível na Página online do UAlg V+ separador “Gestão dos Voluntários” .

Estas reuniões servem para promover um contacto mais pessoalizado entre o representante do Grupo UAlg V+ e os seus voluntários, bem como entre voluntários V+. Normalmente, nestes momentos, o representante procura trabalhar aspetos como novas atividades disponíveis, novas parcerias realizadas, marcação/realização de entrevistas, apresentação de experiências por parte de voluntários, recolha de interesses dos voluntários, agilização de formas de funcionamento, entre outros.

Caso não possas comparecer numa reunião, é fundamental que avises o teu representante, pois faltar às reuniões poderá colocar-te como Inativo no UAlg V+ (estão disponíveis mais informações a seguir). Se tiveres alguma dúvida relativamente à entrevista contacta o teu representante.

Quando te inscreves numa atividade pontual ou regular de voluntariado, à partida, receberás informações relativamente ao registo das horas realizadas.

O funcionamento normal previsto é sempre o mesmo: preencher o ficheiro “Registo de Atividades de Voluntariado”, pedir à organização da atividade que assine e carimbe, e entregar cópia ao Grupo UAlg V+ (preferencialmente por email: gvvmais@ualg.pt). Cumpre sempre o procedimento.

Mas existem instituições parceiras com quem o Grupo UAlg V+ tem procedimentos paralelos de registo de horas, de modo a ajudar e facilitar. Nestes casos o voluntário é sempre notificado aquando da sua inscrição nessa atividade. Em caso de dúvida, contacta o UAlg V+ (gvvmais@ualg.pt) ou o teu representante.

Os registos preenchidos, assinados e carimbados relativos à participação em atividades devem ser digitalizados e enviados para a coordenação do UAlg V+ (gvvmais@ualg.pt). Contudo, tal como referido anteriormente, existem situações em que as instituições parceiras têm procedimentos paralelos de registo de horas, pelo que enviam ao Grupo UAlg V+ o número de horas efetuados pelos voluntários V+. Nestes casos, o voluntário é sempre notificado aquando da sua inscrição nessa atividade. Em caso de dúvida, contacte o UAlg V+ (gvvmais@ualg.pt) ou o teu representante.

De modo a sistematizar o processo de emissão dos certificados, tem em atenção as indicações que se seguem relativamente à solicitação e entrega dos certificados finais:

  1. No final de cada ano letivo, os voluntários V+ devem enviar os seus registos de atividades digitalizados para o endereço de correio eletrónico do Grupo de Voluntariado (gvvmais@ualg.pt), para atualização dos registos de atividades realizadas. Em alternativa, podem entregar em papel ao representante da Unidade Orgânica a que pertencem ou à coordenação do Grupo.
  2. No caso dos estudantes, os certificados só serão emitidos para os alunos finalistas no ano letivo em curso (salvo alguma situação devidamente fundamentada) e incluirão todas as atividades em que os estudantes participaram desde a data de inscrição no Grupo de Voluntariado até à data de solicitação do certificado. No caso dos restantes membros (docentes, funcionários não docentes e investigadores), o pedido de emissão pode ser feito anualmente (no mesmo prazo estabelecido), se for do interesse do voluntário.
  3. Os interessados em receber o certificado devem solicitar a sua emissão enviando mensagem, por correio eletrónico, para o endereço do Grupo (gvvmais@ualg.pt), no período estipulado para o efeito em cada ano letivo (entre 1 e 15 de junho, salvo indicação em contrário). Este período será atempadamente divulgado a todos os membros do Grupo.
  4. O certificado será entregue em papel pelo representante da Unidade Orgânica a que pertence o voluntário ou pela Coordenadora do Grupo, durante o mês de julho (ou em data a agendar entre o voluntário e o representante da Unidade Orgânica). Excecionalmente, caso esta entrega não seja possível por algum motivo devidamente apresentado ao Grupo, o certificado poderá ser digitalizado e enviado por mail.

Independentemente dos certificados emitidos, a participação dos estudantes em atividades de voluntariado no âmbito do Grupo de Voluntariado UAlg V+ será registada e comunicada aos Serviços Académicos para efeitos de inclusão no Suplemento ao Diploma.

Situações não previstas neste documento, serão avaliadas, caso a caso, pela Comissão Coordenadora do Grupo de Voluntariado UAlg V+. Em caso de dúvida, contacte o UAlg V+ (gvvmais@ualg.pt) ou o seu representante.

Para que o teu total de horas de voluntariado realizadas no Grupo UAlg V+ (ou seja, com entidades parceiras, sempre com a mediação do Grupo UAlg V+ e com entrega atempada dos registos de horas realizadas), conste no Suplemento ao Diploma, este deverá SEMPRE ser SUPERIOR a 30 HORAS no TOTAL. Caso cumpras com esta regra, o Grupo UAlg V+ comunicará aos Serviços Académicos (normalmente no mês de abril, antes da conclusão do ano de finalista) o número total de horas efetuado. Paralelamente, poderás solicitar o certificado discriminado com as atividades e as horas realizadas à coordenação do UAlg V+, no prazo previsto (normalmente entre 1 e 15 de junho, pelo que aconselhamentos que esteja atento ao seu email).

Caso não cumpras o requisito das 30 horas de mínimo, deverás solicitar o certificado à coordenação do UAlg V+, no prazo previsto (normalmente entre 1 e 15 de junho, pelo que aconselhamentos que esteja atento ao seu email) com a discriminação das atividades e horas realizadas.

Em caso de dúvida, contacta o UAlg V+ (gvvmais@ualg.pt) ou o teu representante.

A tua pertença ao Grupo UAlg V+ terminará quando assim o pretenderes. Para tal, apenas terás de enviar email para a coordenação, com conhecimento ao teu representante da Unidade Orgânica, informando da tua intenção de saída. Caso pretendas permanecer, não precisas de informar, apenas terás de participar nas reuniões (ou informar o teu representante da tua impossibilidade em estar presente) e realizar atividades de voluntariado.

Contudo, caso não participes em nenhuma reunião de voluntários nem colabores em nenhuma atividade de voluntariado durante um semestre, a tua inscrição transitará de ativa para inativa. Em caso de dúvida, contacta o UAlg V+ (gvvmais@ualg.pt) ou o teu representante.

 

O estado inativo acontece quando não participas em nenhuma reunião de voluntários, nem colaboras em nenhuma atividade de voluntariado durante um semestre, a tua inscrição transitará de ativa para inativa. Nesta situação, deixas de receber emails e de ser convocado para as atividades do V+.

Em qualquer momento podes solicitar à coordenação do UAlg V+, a alteração do teu estado, sendo apenas necessário que envies email para gvvmais@ualg.pt com esse pedido. Em caso de dúvida, contacta o teu representante do UAlg V+.

Podes solicitar a tua saída do V+ em qualquer momento, sendo apenas necessário enviar email com a sua intenção de saída para a coordenação do V+ (gvvmais@ualg.pt), com conhecimento ao seu representante da Unidade Orgânica. Em caso de dúvida, contacta o teu representante do UAlg V+.

Consulta os projetos disponíveis em “Ações Regulares” e em “Ações Pontuais”. Cada ano letivo tem uma variedade de ações regulares que ocorrem durante todo o ano, e outras que são projetos pontuais. 

Data Denominação Formador(es) Destinatários Link da Inscrição
12 de maio Experiência de Voluntariado no meu CV Cátia Martins, Cidália Carrusca e Maria João Barradas Comunidade em Geral Inscrição aqui
21 de maio Voluntariado Internacional Carlos Reis e Hugo Oliveira Comunidade em Geral Inscrição aqui
21 de abril Formação Voluntariado Digital Ana Paula Lopes, Cátia Martins, Carlos Reis, Conceição Ribeiro e Sofia Martins Comunidade em geral Concluída
16 de abril Ferramentas Online para Educação Não Formal Eliana Calixto e Sofia Justino da Associação Sê Mais Sê Melhor Comunidade Educativa Concluída
13 e 14 de abril (17h30-19h30) Formação Geral do Voluntariado Grupo UAlg V+ Voluntários UAlg V+ Concluída

 

Grupo de Voluntariado UAlg V+ tem já estabelecidas parcerias com diversas instituições, visando a implementação e dinamização de atividades de voluntariado e está disponível para alargar a sua rede de colaborações com instituições com quem possam ser estabelecidos protocolos de cooperação que permitam reforçar a intervenção na comunidade, através de atividades de voluntariado.

A.A.P.A.C.D.M - Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais

AEDMADA - Associação para o Estudo da Diabetes Mellitus e Apoio ao Diabético do Algarve

Associação Animais de Rua

Associação Cultural e Social da Tôr

Associação Doina Algarve

Associação  Liláz

Associação Partilhas e Cuidados

APATRIS 21- Associação de Portadores de Trissomia 21 do Algarve

APAV- Apoio à Vítima

APF - Associação para o Planeamento da Família

APPC - Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral

Banco Alimentar

Centro de Apoio a Idosos de Portimão

Centro de Ciência Viva do Algarve

Centro Hospitalar Universitário do Algarve

Cruz Vermelha Portuguesa - Núcleo de Faro

ECOS - Cooperativa de Educação, Cooperação e Desenvolvimento, CRL

Erasmus Student Network Algarve

Existir- Associação para a intervenção e reabilitação de populações deficientes e desfavorecidas

​​​​​​​IPDJ Faro - Instituto Português do Desporto e Juventude (Delagação Regional de Faro)​​​​​​​

ISU - Instituto para a Solidariedade e Cooperação Universitária

MAPS - Movimento de Apoio à Problemática da SIDA

MOJU- Associação Movimento Juvenil em Olhão​​​​​​​

MUNDO A SORRIR

Obra Nossa Senhora das Candeias (Luzinhas)

Projeto G.I.R.O - Grace, Intervir, Recuperar e Organizar

Real Amizade Farense

Re-food - Núcleo de Faro

Refúgio Aboim Ascensão

Reviver Juntos Associação

ROSTO - Associação de Doentes do Algarve 

Ser Igual - Associação de Serviços Especiais de Reabilitação e Igualdade

SUESTE - Associação Humanitária de Nadadores Salvadores de Faro

Zoomarine

Projeto de solidariedade e voluntariado, a favor da comunidade Portuguesa, dinamizado por um grupo de estudantes do 5º ano do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve, com formação prévia em outras áreas da Saúde. 

Apresentação do projeto: aqui
Site: www.Qlinic.pt

qlinic

Documentos

Ficha de Registo de Horas de Voluntariado
Lei 71/98, de 3 de Novembro
Decreto-lei 389/99, de 30 de setembro​​​​​​​
Requisição e emissão de certificados