Prémio Investigador UAlg

Visa distinguir e reconhecer publicamente o Investigador da Universidade do Algarve que pelo trabalho desenvolvido na área da investigação científica se destacou a nível nacional e internacional.

Requisitos

• Ser detentor de vínculo jurídico-laboral com a UAlg, como docente ou investigador com a duração de pelo menos 3 (três) anos ininterruptos, reportados a 31 de dezembro do ano anterior ao da edição do concurso
  • Não ter recebido o Prémio Investigador UAlg nos 5 (cinco) anos anteriores ao da apresentação da candidatura

Funcionamento do Prémio

• Aceitam-se candidaturas individuais que devem ser submetidas em formulário online devidamente preenchido
  • O formulário deverá conter cinco artigos e/ou outros trabalhos relevantes da autoria do candidato, ou resultados de investigação que evidenciem o trabalho desenvolvido na UAlg, nos 3 (três) anos anteriores ao da edição do concurso.
  • O júri reserva-se o direito de solicitar esclarecimentos complementares para aferir a elegibilidade das informações fornecidas, bem como para clarificar aspetos necessários a uma avaliação correta da candidatura
  • Cada candidato só poderá apresentar uma candidatura
  • Apenas serão admitidas as candidaturas que integramente cumpram as condições e requisitos estabelecidos no Regulamento

Prémio

O Prémio materializa-se na entrega de diploma e de uma dotação no valor de € 5.000 (cinco mil) euros.

Candidatura

Decorre, excecionalmente, de 1 a 31 de julho de 2023.

As candidaturas são formalizadas exclusivamente em formulário online

Júri do Prémio (edição 2023)

Doutor Alfonso Vargas Sánchez, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Ciências Empresariais e Turismo, Universidad de Huelva

Doutor Luis Oosterbeek, Professor Coordenador Principal, Instituto Politécnico de Tomar

Doutor Rui Guerra, Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, e Coordenador do Centro de Eletrónica, Optoeletrónica e Telecomunicações (CEOT)

Doutora Sara Raposo, Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, e Coordenadora do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA)

Doutor Ricardo Neves, Investigador Auxiliar do Centro de Neurociências e Biologia Celular, Universidade de Coimbra

Atribuição do Prémio

O prémio será entregue em dezembro, de cada ano civil, na cerimónia pública do Dia da Universidade.

Premiados

Ana Grenha

Ana Grenha é líder do Drug Delivery Laboratory do CCMAR-UAlg, que se dedica ao desenvolvimento de sistemas de veiculação (transportadores) de fármacos, com foco particular na via inalatória (pulmonar), tendo também interesse em explorar o potencial dos materiais de origem natural, nomeadamente polissacáridos, em busca de novas aplicações terapêuticas. O grupo trabalha numa área de elevado impacto na sociedade, tendo proposto aplicações terapêuticas na área das infeções respiratórias, de que é exemplo a tuberculose, e recentemente iniciou uma linha relacionada com a vacinação por via pulmonar.

Para Ana Grenha “é com grande honra que o grupo recebe este prémio, que considera um reconhecimento pelo trabalho que tem vindo a realizar na UAlg e no CCMAR, sempre com os olhos postos na inovação e na melhoria das soluções terapêuticas, afinal, o lema maior da área farmacêutica”.

Jorge Assis - Prémio Investigador 2023

Jorge Assis é ecologista marinho, cientista de dados e analista de alterações climáticas, líder do novo grupo de investigação Biodiversity Data Science (www.biodiversitydatascience.com; CCMAR, Universidade do Algarve). Tem uma sólida experiência em modelação estatística e um interesse em padrões e fatores de biodiversidade, biogeografia e evolução, com aplicações globais em avaliações de impacto das alterações climáticas (e.g., IPCC). Durante os últimos anos, tem-se concentrado em duas questões principais: como é que as mudanças de distribuição provocadas pelo clima e a conetividade oceanográfica estruturam a biodiversidade marinha global, dos genes aos ecossistemas, e quais são as principais consequências das alterações climáticas e das pressões seletivas locais para a biodiversidade marinha.

Para Jorge Assis "este prémio é o reconhecimento do meu trabalho e empenho, mas também uma forma de agradecer à minha família e à própria Instituição, que apoiaram e moldaram o meu percurso académico, desde a Licenciatura até ao dia de hoje."

Regulamento Prémio Investigador UAlg