Biotério
O Biotério CBMR/UAlg é um equipamento convencional para alojamento de animais de laboratório da espécie mus musculus em condições livres de patogéneos específicos (SPF).
A experimentação em pequenos roedores é uma ferramenta de enorme contributo no processo científico, de grande importância numa fase pré-clínica em testes de segurança e avaliação da eficácia de fármacos. Atualmente, mesmo com a tecnologia mais avançada, não se consegue reproduzir a complexidade das interações entre as células, tecidos e órgãos que ocorrem no ser humano. No contexto de compreender essas interações e facilitar o desenvolvimento de novas terapias, a metodologia científica elege os animais, na sua maioria roedores, como modelo experimental do Homem. Nomeadamente, a elevada homologia genética com o ser humano, a facilidade na manipulação genética, o breve período de gestação e ciclo de vida curto, fazem dos roedores uma excelente ferramenta de pesquisa.
O progresso na biomedicina está dependente da inovação e tradução de descobertas laboratoriais em prática clínica. Neste processo de investigação biomédica, a experimentação animal é geralmente um pré-requisito para a validação de hipóteses científicas e um mecanismo que permitirá aos pacientes beneficiarem de novas aplicações terapêuticas.
O Biotério do CBMR-UAlg segue as normas no Decreto-Lei Nº 113/2013 e os pareceres do ORBEA, descritos no regulamento Nº 806/2016.
Responsável pela unidade: Clévio Nóbrega
Gestor da unidade: Vítor Fernandes
Tel: (2) 303 444
Técnico da unidade: Regina Peão
Tel: 289 800 056