Pessoal Docente e Não Docente OUT

O Programa Erasmus+ promove a mobilidade ao nível do pessoal docente e não docente.

Ao nível da mobilidade de docentes, é possível que a mesma decorra em instituições de ensino superior europeias com o objetivo de lecionação, contribuindo para a internacionalização das instituições de ensino superior. Podem ainda os docentes, candidatar-se também para fazer uma mobilidade numa instituição parceira com o objetivo de obter formação, troca de boas práticas (é o chamado training).

Ao nível da mobilidade do pessoal não docente, existe a possibilidade de fazerem uma mobilidade numa instituição parceira com o objetivo de obter formação, troca de boas práticas (training), à semelhança do que acontece com o pessoal docente.

Poderá encontrar informação sobre oportunidades de staff weeks em: http://staffmobility.eu

Fases de candidatura

Todos os interessados deverão verificar junto do GRIM o período de candidaturas.

Processo de candidatura

Para realizar um período de mobilidade de staff (docente ou não docente) é necessário que as partes envolvidas no processo de mobilidade (o interessado, a UAlg/UO/serviço e a instituição de acolhimento), concordem com a realização da mobilidade, e que o plano de trabalho esteja ajustado às necessidades inerentes ao desempenho das suas funções na UAlg.

Mais informações sobre as candidaturas, os interessados deverão consultar UALGNET

Para o próximo ano letivo de 2021/2022, as candidaturas estarão abertas nos meses de fevereiro e março.

Documentação necessária

  • Mobilidade para efeitos de lecionação: deve existir um staff mobility for teaching, devidamente preenchido e assinado pela instituição de acolhimento
  • Mobilidade para efeitos de formação, boas práticas: deve existir um staff mobility for training, devidamente preenchido e assinado pela instituição de acolhimento
  • Carta de apoio a mobilidade emitida pela UO/serviço
  • Carta convite/aceitação por parte da instituição de acolhimento
  • Documentos de identificação
  • Número fiscal português
  • Comprovativo bancário

Duração e Financiamento

Este tipo de mobilidades tem a duração mínima de dois dias e máxima de dois meses. As candidaturas selecionadas receberão financiamento através de uma bolsa constituída por um valor para a deslocação (de acordo com o pais/cidade de destino) e um per diem. O financiamento per diem não ultrapassará os 5 dias de mobilidade, mesmo que a duração efetiva seja superior.

 
 
 
Contactos

Balcão do Estudante

Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade

Campus de Gambelas, edifício 5

Telefone: +351 289 244 455

Email: international@ualg.pt