Identidade visual

Saiba mais sobre a Identidade Visual da Universidade do Algarve

Apresentação

As instituições são constituídas por um sistema de mensagens e de recursos significantes complexos (logótipos, símbolos, tipografia, cores, grafismo complementar, signos acústicos, arquitetura, comunicações internas e externas, etc.), manifestadas em todas e em cada uma das partes, promovendo uma determinada imagem.

Além disso, o atual paradigma da comunicação institucional baseia-se na sociedade de informação, na economia do conhecimento, na expansão e na internacionalização. Neste contexto, as marcas gráficas são elementos fundamentais na identificação, diferenciação, reconhecimento e valorização institucional.

Dada a importância estratégica e instrumental destes recursos, a Identidade Visual da Universidade do Algarve assenta nos objetivos de comunicação e valores da instituição: “Afirmar a Universidade como instituição de Ensino Superior inovadora, apostada no avanço do conhecimento e no desenvolvimento da sociedade, favorecendo projetos temáticos transversais, privilegiando o reforço da internacionalização e das ligações em consórcio, e respondendo às necessidades dos atuais e novos públicos, através de atividades de ensino e de investigação.”

Toda a estrutura verbal e visual (nomes, tipografia, logótipos, símbolo e cores), foi desenhada de modo a possibilitar uma correta orientação e aplicação em todos os produtos de comunicação. É utilizada uma única linguagem gráfica, independentemente dos diferentes serviços ou estruturas da Universidade, veiculadas por todos os canais de comunicação, consolidando a sua imagem junto dos seus públicos específicos, criando uma maior notoriedade e reconhecimento. Qualquer comunicação ou promoção da marca é suportada por estes mesmos princípios.


Manual de Normas

O Manual de Normas Gráfico estabelece os princípios e as normas básicas para a utilização da marca da Universidade do Algarve nas suas aplicações mais comuns. Define e ilustra algumas aplicações d a marca e representa o conjunto dos seus elementos (tipografia, logótipo. símbolo, cor, etc.) de modo a garantir a sua correta aplicabilidade. Estes princípios devem ser respeitados por quem utiliza estes elementos gráficos, e o seu entendimento é um ponto de partida para a construção de uma imagem forte, integra e unificada da instituição.

Download do manual em formato PDF 

Visualização on-line do manual


Marcas Gráficas

Através dos seguintes links, poderá efetuar o download de das marcas gráficas da Universidade do Algarve e respetivas Unidades Orgânicas nos formatos (jpeg e ai). Deste modo e de acordo com o manual de normas disponibilizado, existe uma orientação específica para uma correta utilização ou aplicação dos elementos gráficos.
 

ualg Universidade do Algarve
FMBC Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas
esec Escola Superior de Educação e Comunicação
esght Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
ess Escola Superior de Saúde
fchs Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
fct Faculdade de Ciências e Tecnologia
fe Faculdade de Economia
ise Instituto Superior de Engenharia