Mentoria por Pares

Frequentar o Ensino Superior pode trazer vários desafios, principalmente quando te encontras no 1.º ano e conheces novos colegas e professores, novas formas de ensino e de avaliação, novos ritmos de aprendizagem e, inclusive, novos desafios a nível pessoal, como estar numa cidade diferente e estar longe da família ou de amigos . Neste contexto, surge o Programa de Mentoria por Pares da UAlg para responder a estas e outras necessidades.
Universidade do Algarve

Quem Somos

Dinamizado pelo Gabinete de Apoio à Inovação Pedagógica (GAIP) da UAlg, este Programa conta com uma vasta equipa que é constituída, essencialmente, por estudantes (Mentores) e por docentes (coordenadores nomeados das Unidades Orgânicas).

O GAIP é o órgão responsável pela organização e supervisão do Programa, bem como pela dinamização de eventos e outras atividades relacionadas com a mentoria por pares (por exemplo, o Curso de Mentoria por Pares).

Os coordenadores das Unidades Orgânicas (UO) são os presidentes do Conselho Pedagógico de cada UO ou outro docente nomeado. Cada coordenador, em articulação com o GAIP, supervisiona e acompanha os Mentores e Mentorandos da sua UO. Ao mesmo tempo, juntamente com os diretores de Curso e com a Associação Académica, os coordenadores e o GAIP colaboram no processo de seleção e organização dos grupos Mentor - Mentorandos.

Objetivos

Com o principal objetivo de promover a integração e o sucesso académicos, este Programa pretende formalizar relações de apoio em que um estudante mais experiente na UAlg, o Mentor, se compromete a acompanhar estudantes menos experientes neste contexto. Para além de:

  • Aumentar o envolvimento dos estudantes no processo de aprendizagem, promovendo o sucesso académico;
  • Capacitar os estudantes para se tornarem mais ativos e autónomos, capazes de se adaptar a diferentes ambientes de aprendizagem;
  • Promover a integração dos estudantes no meio académico;
  • Desenvolver as competências transversais (soft skills) dos estudantes.
     

Queremos que te sintas integrado na UAlg e nos desafios do teu percurso académico. Para isso, nada melhor do que a ajuda de um colega que já passou por algo semelhante. O que te parece?

Programa de Mentoria por Pares

Duração

O Programa de Mentoria por Pares decorre no 1.º semestre, entre setembro e fevereiro.

Etapas

  • Recrutamento e seleção de Mentores
  • Curso de Mentoria por Pares
  • Recrutamento e seleção de Mentorandos
  • Organização dos grupos de Mentor - Mentorandos
  • Eventos de lançamento e assinatura do acordo de mentoria
  • Atividades de mentoria

O Programa de Mentoria começa a ser preparado no ano letivo anterior, através do recrutamento de Mentores e da sua participação num curso de mentoria por pares. Este curso, criado e dinamizado pelo GAIP, decorre nas quatro semanas de julho, em formato online e tem como objetivo treinar o papel do mentor e desenvolver as suas competências transversais, como a gestão das emoções, as habilidades sociais e a resolução de problemas.

Em setembro, na fase de matrículas dos estudantes, dá-se o período de inscrições de Mentorandos, seguindo-se a seleção e organização dos grupos de mentoria, que podem variar entre 1 e 4 Mentorandos por Mentor. Cada Mentorando será acompanhado por um Mentor da sua Unidade Orgânica (por exemplo, um Mentorando da Faculdade de Economia será acompanhado por um Mentor dessa faculdade).

Depois deste processo, o princípio das atividades de mentoria é formalizado através de um evento de lançamento no início do semestre, onde são apresentados os objetivos, o funcionamento e a equipa do Programa. Após esta etapa, cada coordenador organiza, na sua própria Faculdade/Escola/Instituto, uma sessão de boas-vindas onde é assinado o Acordo de Mentoria (ver caixa de Documentos). O apoio de mentoria começa após a assinatura deste acordo.

Findo o ano letivo, a atividade do Mentor é mencionada no suplemento ao diploma e o Mentorando receberá um certificado de participação.

O Mentor de pares é um estudante que já frequenta a UAlg e que se disponibiliza a acompanhar entre 1 a 4 alunos do 1.º ano da UAlg (Mentorandos), através da partilha das suas experiências e da utilização das suas competências transversais.

O Mentor apresenta duas funções principais: psicossociais e de carreira. As primeiras podem incluir apoiar na resolução de problemas, motivar e apresentar elementos da UAlg (por exemplo: atividades extracurriculares, colegas, professores, serviços administrativos). Já as funções de carreira, estão relacionadas com atividades como a partilha de estratégias de estudo e de gestão do tempo.

Ao longo do programa, cada Mentor é acompanhado pelo coordenador da Unidade Orgânica a que pertence. 

No final de cada ciclo de mentoria, deverá preencher um formulário próprio para avaliar o desenvolvimento do programa. A atividade de Mentor constará no suplemento ao diploma.

Para te tornares Mentor precisas de:

  • Frequentar, no mínimo, o 2.º ano de licenciatura ou de um Curso Técnico Superior Profissional da UAlg;
  • Ter vontade de ajudar altruisticamente estudantes que ingressam num novo ciclo de estudos, bem como de partilhar conhecimentos e aprender em conjunto com eles;
  • Disponibilizar, pelo menos, 3 horas por mês para a mentoria;
  • Participar no Curso de Mentoria por Pares da UAlg  (Novidade: Na 3.ª edição do programa irão realizar-se duas edições deste Curso de Mentoria, uma em julho e outra em setembro. As inscrições são limitadas);
  • Concordar com o Acordo de Mentoria por Pares.

O Mentorando é um estudante da UAlg que se encontra no 1.º ano de qualquer ciclo de estudos (Licenciatura, Mestrado, Doutoramento ou Curso Técnico Superior Profissional) e que deseja ser acompanhado por um Mentor da UAlg.

Se gostavas de ser Mentorando do Programa de Mentoria por Pares da UAlg, terás direito ao apoio de um Mentor ao longo do 1.º semestre, bem como do coordenador da Unidade Orgânica a que pertences. 

No final de cada ciclo de mentoria, deverás preencher um formulário próprio para avaliar o desenvolvimento do programa. Terás um certificado no final da tua participação no programa.

Para te tornares Mentorando precisas de:

  • Frequentar o 1.º ano (preferencialmente) de qualquer curso e ciclo de estudos da UAlg;
  • Ter vontade de aprender em contexto relacional sobre a UAlg e competências transversais;
  • Procurar disponibilizar, pelo menos, 2 horas por mês para reunir com o Mentor;
  • Preencher um formulário inicial, para avaliarmos a eficácia do programa;
  • Concordar com o Acordo de Mentoria por Pares.

Encontros entre Mentor e Mentorandos

Os encontros entre Mentor e Mentorandos são a essência deste Programa. Neles, Mentor e Mentorandos partilham a responsabilidade de contribuir para a qualidade da relação de mentoria. Por isso, o grupo de mentoria começa por preencher o Plano de Mentoria (ver caixa de Documentos), onde definem os principais objetivos que querem atingir.

Sugerimos que os encontros de mentoria sejam semanais ou quinzenais. A duração e os locais onde estes se realizam são definidos entre o Mentor e os Mentorandos. Em relação ao seu formato, podem ser presenciais (o mais aconselhado), por videoconferência ou por telemóvel.

Contactos com o coordenador da Unidade Orgânica

Ao longo do programa, cada grupo de mentoria é acompanhado pelo coordenador da Unidade Orgânica a que pertence. Assim, Mentores e Mentorandos podem solicitar o seu apoio e orientação sempre que precisarem.

Eventos Sociais

Os eventos sociais são atividades opcionais, dinamizadas pelo Gabinete de Apoio à Inovação Pedagógica (GAIP) e destinadas a todos os participantes do Programa. Pretendem proporcionar espaços para socializar, aprender e desenvolver competências transversais. As atividades serão divulgadas ao longo do ano letivo.

Frequentar o Ensino Superior pode trazer vários desafios, principalmente no teu 1.º ano.

O Programa de Mentoria por Pares pretende promover a tua integração. E se aceitasses a ajuda de um colega mais experiente na UAlg, com quem pudesses partilhar as tuas dúvidas e preocupações?

Alinhas? Se a tua resposta é sim, então este programa é para ti!

Inscrição aqui

Documentos

Princípios orientadores do Programa de Mentoria por pares da Universidade do Algarve
Acordo de mentoria por pares da Universidade do Algarve
Plano de Mentoria
 

 

Logotipos PRR

 

 

Já é o 2º ano consecutivo que participo no programa mentoria por pares e digo que é uma experiência bastante enriquecedora e marcante. Proporciona-me a oportunidade de poder guiar, apoiar e fazer parte das vidas tanto académicas como pessoais dos meus mentorandos. Hoje posso dizer com toda a certeza que crescemos juntos. 

Ana Carolina Lourenço

Licenciatura em Gestão

Tenho total consciência de que minha trajetória acadêmica teria sido muito diferente com um mentor para me orientar. Foi por causa desse pensamento que me inscrevi para ser mentora. Além de guiar meus mentorandos a planejarem e conquistarem objetivos acadêmicos, também desenvolvi soft skills, como a habilidade de ensinar e escutar. Esse programa é um grande privilégio para todos os envolvidos.

Aline Mega

Doutoramento em Ciências do Mar da Terra e do Ambiente

Tive a feliz experiência de participar como mentorando e como mentor. Como mentorando, tive uma mentora espetacular que me deu os melhores passos, ferramentas e dicas para me integrar na universidade. Enquanto mentor, tive a oportunidade de "trabalhar" com quatro pessoas fantásticas de diferentes países, que em menos de nada se integraram por completo.

Alexandre Barros

Licenciatura em Gestão de Empresas

Conheci três pessoas excelentes a quem posso hoje chamar de amigos e foi um prazer para mim poder orientá-los na adaptação daquilo que é suposto ser “o melhor tempo das vossas vidas”. Programas como este são necessários e podem acrescentar muito a uma pessoa. Estou verdadeiramente entusiasmado para participar de uma próxima edição.

Ricardo Santos

Licenciatura em Ciências Biomédicas
 
Contactos

Gabinete de Apoio à Inovação Pedagógica 
Universidade do Algarve
Pavilhões de Alvenaria – Gab. F16
Campus de Gambelas
8005-139 Faro
Telefone: +351 289 800 900, Ext: 7086
Email: mentoriaporpares@ualg.pt

Supervisão e Coordenação Científica do Programa: Saúl Neves de Jesus

Coordenação funcional: Mariana Guerreiro