Colégio Doutoral

Apresentação

A UAlg Colégio Doutoral tem como missão principal contribuir para a excelência e o reconhecimento regional, nacional e internacional da formação doutoral oferecida pela UAlg, com vista a dar resposta integradora aos diferentes Programas de Doutoramento oferecidos na UAlg, de forma a garantir a sua qualidade, promoção da interdisciplinaridade e internacionalização. Pretende-se também nas áreas adequadas, desenvolver a formação avançada a distância, contribuindo ainda para a prossecução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Nações Unidas.

Considerando que no âmbito da sua missão, as universidades devem promover a formação pós-graduada e contribuir para a produção e difusão do conhecimento científico, assim como garantir que o conhecimento produzido conduz à inovação socialmente relevante, o Colégio Doutoral da UAlg em articulação com as Unidades Orgânicas e com as Unidades de Investigação e de Desenvolvimento, tem como missão, garantir e promover a qualidade da formação dos estudantes e a orientação exercida pelos docentes de 3.º ciclo da UAlg.  

Pretende-se assim valorizar os Programas de Doutoramento existentes na Universidade do Algarve, com a oferta conjunta aos estudantes de uma formação transversal, não apenas nos domínios científico e técnico, mas também na aquisição de competências transversais, nos domínios pessoal, social e profissional, que será transferível quer para o processo do doutoramento em curso, quer para uma atividade profissional inovadora no pós-doutoramento.

O Colégio Doutoral da UAlg insere-se na Unidade de Apoio à Investigação e Formação Pós graduada da UAlg (UAIC)  e tem Regulamento n.º 1037/2020 publicado em Diário da República, 2.ª série PARTE E (N.º 227 20 de novembro de 2020 )- consultar separador Documentos de Apoio.

A UAlg Colégio Doutoral organiza um evento anual com comunicações para publico não científico por todos os doutorandos e orientadores, em regime de rotatividade e parceria com Municípios do Algarve, Instituições e Empresas. Os parceiros estratégicos internacionais do Colégio estarão também presentes no evento, incluindo a Universidade de Maryland Baltimore County (UMBC-US).

 

Coordenação

Diretor: Leonor Cancela

Vice-Reitor que supervisiona o Colégio Doutoral: Alexandra Teodósio

 

Composição

 

Unidade Orgânica/Unidade de I&D Docente Estudante
FCT Debora Mary Power Inês Cristina Carreira Costa
FMCB Clévio Nóbrega Gil Martins
FE Rui Nunes Beatriz Gonçalves
FCHS Cristina Nunes Luana Mello

 

Unidade de I&D Investigador
CCMAR Gareth Anthony Pearson

 

Unidade Assessoria e Apoio técnico- administrativo
UAIC/DIE Maria João Cruz

Cursos Transversais

A identificação e disponibilização de um portefólio integrado de unidades curriculares transversais, nomeadamente escrita científica, comunicação de ciência, empreendedorismo, a oferecer aos estudantes dos diferentes Programas de Doutoramento, quer em regime presencial quer a distância. Os cursos transversais podem ser oferecidos no âmbito dos programas de doutoramento ou de cursos de pós-graduação na área da investigação cientifica UAlg.

Unidades Curriculares Docente Responsável Faculdade Ano Letivo Semestre ECTS
Introdução à Escrita Científica em Ciências da Vida Profª Ester Serrão FMCB 2021/2022 janeiro 3
Escrita Científica em Ciências da Vida Profª Ester Serrão FMCB 2021/2022 janeiro 6
Biologia Computacional Avançada Prof. Clévio Nóbrega FMCB 2021/2022 2º semestre 6

 

 

 Para mais informação, os alunos deverão contactar diretamente com a faculdade e respetivos docentes responsáveis.

Eventos

A UAlg vai organizar no dia 29 de outubro de 2021 o 1º Encontro dos Doutorandos da UAlg, que terá lugar em Loulé. Este encontro irá decorrer em regime misto, presencial e online, e tem como objetivos principais: divulgar os trabalhos realizados pelos estudantes da UAlg no âmbito dos seus doutoramentos, promover a interação com instituições e empresas locais e nacionais e fomentar o estabelecimento de parcerias e colaborações em áreas de mútuo interesse.

O encontro será realizado sob forma de mesas redondas nas quais os doutorandos finalistas poderão participar em conjunto com empresas e outras entidades externas à UAlg interessadas nos temas dos projetos.

Os temas a desenvolver nestas mesas redondas irão focar áreas diversas, incluindo Arqueologia, Economia, Gestão, Turismo, Psicologia, Ciências Biológicas (senso lato), Ciências do Mar, Ambiente, Biotecnologia, Biomedicina, Engenharia Informática ou Engenharia Eletrónica e Comunicações, que esperamos que suscitem interesse por parte dos participantes externos à Ualg, e que possam promover interações entre todos os intervenientes.

As discussões deverão ocorrer maioritariamente em português, mas algumas poderão ser igualmente realizadas em inglês, caso se justifique. Os doutorandos não finalistas poderão igualmente participar a apresentar os seus trabalhos sob forma de posters virtuais. 

Neste contexto, convidam-se todos os estudantes de doutoramento a participar neste evento, para assistir e participar nas sessões que forem do seu interesse. Esta participação poderá ser presencial ou através de plataformas digitais, que oportunamente serão divulgadas e disponibilizadas.

Mais informações e inscrições sobre o evento aqui.