Colégio Doutoral

Apresentação

A UAlg Colégio Doutoral tem como missão principal contribuir para a excelência e o reconhecimento regional, nacional e internacional da formação doutoral oferecida pela UAlg, com vista a dar resposta integradora aos diferentes Programas de Doutoramento oferecidos na UAlg, de forma a garantir a sua qualidade, promoção da interdisciplinaridade e internacionalização. Pretende-se também nas áreas adequadas, desenvolver a formação avançada a distância, contribuindo ainda para a prossecução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Nações Unidas.

Considerando que no âmbito da sua missão, as universidades devem promover a formação pós-graduada e contribuir para a produção e difusão do conhecimento científico, assim como garantir que o conhecimento produzido conduz à inovação socialmente relevante, o Colégio Doutoral da UAlg em articulação com as Unidades Orgânicas e com as Unidades de Investigação e de Desenvolvimento, tem como missão, garantir e promover a qualidade da formação dos estudantes e a orientação exercida pelos docentes de 3.º ciclo da UAlg.  

Pretende-se assim valorizar os Programas de Doutoramento existentes na Universidade do Algarve, com a oferta conjunta aos estudantes de uma formação transversal, não apenas nos domínios científico e técnico, mas também na aquisição de competências transversais, nos domínios pessoal, social e profissional, que será transferível quer para o processo do doutoramento em curso, quer para uma atividade profissional inovadora no pós-doutoramento.

O Colégio Doutoral da UAlg insere-se na Unidade de Apoio à Investigação e Formação Pós graduada da UAlg (UAIC)  e tem Regulamento n.º 1037/2020 publicado em Diário da República, 2.ª série PARTE E (N.º 227 20 de novembro de 2020) - consultar separador Documentos de Apoio.

A UAlg Colégio Doutoral organiza um evento anual com comunicações para publico não científico por todos os doutorandos e orientadores, em regime de rotatividade e parceria com Municípios do Algarve, Instituições e Empresas. Os parceiros estratégicos internacionais do Colégio estarão também presentes no evento, incluindo a Universidade de Maryland Baltimore County (UMBC-US).

 

Coordenação

Diretora: Leonor Cancela

Vice-Reitora que supervisiona o Colégio Doutoral: Alexandra Teodósio

 

Composição

Unidade Orgânica/Unidade de I&D Docente Estudante
FCT Debora Mary Power Inês Cristina Carreira Costa
FMCB Clévio Nóbrega Gil Martins
FE Rui Nunes Beatriz Gonçalves
FCHS Cristina Nunes Luana Mello

 

Unidade de I&D Investigador
CCMAR Gareth Anthony Pearson

 

Unidade Assessoria e Apoio técnico- administrativo
UAIC/DIE Maria João Cruz

Cursos Transversais

A identificação e disponibilização de um portefólio integrado de unidades curriculares transversais, nomeadamente escrita científica, comunicação de ciência, empreendedorismo, a oferecer aos estudantes dos diferentes Programas de Doutoramento, quer em regime presencial quer a distância. Os cursos transversais podem ser oferecidos no âmbito dos programas de doutoramento ou de cursos de pós-graduação na área da investigação cientifica UAlg.

Unidades Curriculares Docente Responsável Faculdade Ano Letivo Semestre ECTS
Introdução à Escrita Científica em Ciências da Vida Profª Ester Serrão FCT 2021/2022 janeiro 3
Escrita Científica em Ciências da Vida Profª Ester Serrão FCT 2021/2022 janeiro 6
Biologia Computacional Avançada Prof. Clévio Nóbrega FMCB 2021/2022 2º semestre 6

 

 

 Para mais informação, os alunos deverão contactar diretamente com a faculdade e respetivos docentes responsáveis.

6ª edição | Conversas Doutorais

Para esta sessão estão convidados Rita Dias (Arqueologia), Nuno Jorge (Saúde), Raul Guerreiro (Análises de Dados), Gonçalo Victorino (Agricultura), Vasco Trigo (Comunicação) e James Rhodes Design).

Pode aceder à sessão online, via zoom-colibri.

Data

1 de março, pelas 14h30, na sala de seminários da reitoria do Campus de Gambelas

Inscrição

A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória aqui.

Eventos Externos

Groningen, Países Baixos

A 6th European Summer School on Industrial Biotechnology irá realizar-se, de 8 a 12 de abril de 2024, em Groningen, Países Baixos.

A ESSIB é um curso de formação avançada nos domínios da biotecnologia, bioquímica, biologia molecular, engenharia bioquímica e bioinformática, que reúne estudantes de diferentes áreas das ciências da vida de modo a introduzi-los no domínio da biotecnologia industrial.

O prazo de inscrição termina a 1 de março de 2024.

Mais informação em http://www.essib.eu/

Bolsas Externas

  • Programa de Bolsas de Doutoramento FCT
     
  • Posição de doutoramento em Praga (fevereiro de 2024)
    Estão disponíveis vagas para pós-doutoramento e estudantes de doutoramento no recém-criado Laboratório de Arquitetura Celular do Cancro no Instituto de Bioquímica e Oncologia Experimental da Primeira Faculdade de Medicina da Universidade Charles, em Praga, República Checa. A nossa investigação visa compreender os mecanismos moleculares subjacentes às alterações fisiopatológicas da arquitetura celular durante a oncogénese (https://ubeo.lf1.cuni.cz/en/locca). O laboratório é generosamente apoiado pelo projeto de rede colaborativa do Instituto Nacional de Investigação do Cancro (https://www.nuvr.cz/en/).

    Oferecem a oportunidade de trabalhar num grupo de investigação júnior entusiasta e um salário competitivo. Para além do salário, os estudos de doutoramento gratuitos na República Checa são apoiados por uma bolsa governamental. A posição de pós-doutoramento é financiada por 36 meses com a possibilidade de prorrogação e é adequada para recém-licenciados em doutoramento.

    Procuram membros da equipa com formação em biologia celular, bioquímica, biologia molecular ou áreas afins. Os candidatos criativos, independentes e altamente motivados com um forte empenho na ciência, experiência em laboratório húmido e inglês fluente são encorajados a candidatar-se.

    Para mais informações, contactar Martin Sztacho em sztacho@img.cas.cz
 
 

De interesse

Relacionadas