Centro de Ciência Viva do Algarve

O Centro Ciência Viva do Algarve foi o primeiro centro interativo da rede de Centros Ciência Viva e está em atividade desde 3 de Agosto de 1997, tendo por missão a educação para o conhecimento científico e a divulgação científica e tecnológica.

O Centro Ciência Viva do Algarve, o primeiro centro interativo da rede de Centros Ciência Viva, em atividade desde 3 de Agosto de 1997, tem por missão a educação para o conhecimento científico e a divulgação científica e tecnológica, mediante o desenvolvimento e a promoção de ações que estimulem o interesse pela cultura científica e tecnológica junto da população e, em especial, junto da comunidade juvenil.

Os espaços do Centro Ciência Viva do Algarve compreendem uma exposição permanente dedicada ao mar, salas dedicadas à física e à química da luz e ao cérebro e aos sentidos, um jardim com um conjunto de módulos dedicados ao aproveitamento das energias solar e eólica, uma estufa inteligente e uma açoteia com uma vista magnifica apara a Ria Formosa..

A exposição permanente transporta o visitante numa viagem exploratória através de diferentes facetas da biosfera marinha e costeira, num mergulho da superfície até às profundezas dos oceanos, que ajuda a desvendar os segredos da origem e do futuro da vida no nosso planeta. As temáticas da área expositiva abarcam a evolução dos oceanos, a biodiversidade marinha, a física do mar e da atmosfera, a física e a química da luz e cor, o cérebro e os sentidos, bem como a preservação do ambiente e os aspetos económicos das atividades humanas relacionadas com o mar.

Os módulos interativos ajudam o visitante a esclarecer dúvidas sobre os fenómenos físicos e geológicos associados ao mar e à atmosfera, e à ação das forças da natureza relevantes à atividade humana na biosfera marinha e costeira. São de destacar o apalpário (aquário interativo), as correntes atmosféricas e subaquáticas, a evolução dos oceanos (do Pantalassa aos oceanos atuais), o vulcão, o terramoto (mesa sísmica), as aplicações multimédia dedicadas aos fundos oceânicos (dos caldos quentes aos oceanos atuais) e às marés, o vórtex, o tornado, a tensão superficial, o triângulo das Bermudas, os hemisférios de Magdeburgo, a Ocean Base, a pesca acessória, a luz e a profundidade, e os aquário de águas tropicais e temperadas. E ainda módulos dedicados ao sistema solar, à física e à química da luz e da cor, ao cérebro e aos sentidos.

ccv

ccv2

ccv3

No exterior, o Jardim da Cigarra “Energia Sem Fim” apresenta um conjunto de módulos interativos dedicados às energias renováveis. Neste espaço há “vida artificial” alimentada pela energia elétrica produzida nas estações locais de micro-geração solar e eólica, que reage à presença dos visitantes e capaz de criar “cascatas de energia”.

A estufa inteligente é um espaço dedicados à hidroponia e à aeroponia onde as plantas crescem “sem terra”. Os visitantes podem observar “jardins suspensos”, descobrir alfaces alimentadas por peixes, e ainda conhecer plantas carnívoras devoradoras de insetos, entre muitas outras atividades.

Por fim, os visitantes terão a oportunidade de apreciar a Ria Formosa do terraço, onde encontrarão vários módulos associados ao sol. O terraço do Centro Ciência Viva do Algarve é um local privilegiado para a observação de aves, dado que a Ria Formosa é uma área de paragem importante para inúmeras aves no seu caminho para ou a partir de África.

O Centro Ciência Viva do Algarve também desenvolve programas de apoio ao ensino experimental das ciências, organiza festas-de-aniversário temáticas para os mais novos (dos 4 aos 11 anos), e realizar várias atividades de divulgação da ciência, da tecnologia e da investigação científica e tecnológica, incluindo palestras, oficinas, visitas de estudo, saídas de campo, e sessões de astronomia (observação do Sol e observações noturnas, e sessões de planetário), tanto para os grupos escolares como para o público em geral.

Centro Ciência Viva do Algarve
Rua Comandante Francisco Manuel, s/n