Bolsas de Estudo de Ação Social

Têm como objetivo dar resposta às necessidades reais dos estudantes e garantir a equidade na atribuição de benefícios sociais, promovendo uma ação social que favoreça o acesso ao ensino superior e incremente o sucesso académico.

Requisitos

Para ter acesso a este apoio, o estudante deverá apresentar as condições de elegibilidade definidas pela Lei e candidatar-se no período definido para o efeito (de 25 de junho a 30 de setembro).

Na Universidade do Algarve os estudantes têm ao seu dispor Bolsas de Estudo da Direção-Geral do Ensino Superior.

Critérios

Documentos necessários para preencher formulário online de candidatura a bolsa de estudo:

• Bilhete de Identidade/Cartão do Cidadão*
  • N.º de Contribuinte (NIF)*
  • N.º Segurança Social (NISS)*
  • IRS (caso tenha entregue a declaração)*
  • Número Internacional de Conta Bancária (IBAN)
  • Lista de Imóveis ou Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) ou Caderneta Predial*

*De todos os elementos do agregado familiar

Candidatura de bolsa de estudo pela 1ª vez

As candidaturas a Bolsa de Estudo dos Serviços de Ação Social da Universidade do Algarve são realizadas através da plataforma informática da Direção-Geral do Ensino Superior.

Quem se candidata a uma Bolsa pela primeira vez pode fazer o seu pré-registo aqui:

• No ato de candidatura de acesso ao ensino superior. Neste caso, ao ser questionado se pretende candidatar-se a Bolsa de Estudo deverá responder SIM e indicar o seu número de telemóvel através do qual lhe serão enviadas as credenciais de acesso (Código de Utilizador e Palavra-passe) para proceder à candidatura online.
  • Caso não faça o seu pré-registo nesta fase, poderá dirigir-se aos Serviços de Ação Social (com Cartão de Cidadão e NISS do Aluno) e requisitar as credenciais de acesso à plataforma online.
  1. Aceder ao Site www.dges.gov.pt/
  2. Área Estudantes > Bolsas de Estudo www.dges.gov.pt/wwwBeOn/
  3. Inserir o código de utilizador, a palavra-passe e “entrar”
  4. Selecionar o ano letivo (ler o manual do utilizador)
  5. Preencher todos os campos relativos aos dados pessoais; dados do agregado familiar; dados de rendimentos e dados de Património
  6. Digitalizar e carregar os documentos solicitados enviando-os pela área “documentos a entregar”
  7. “Submeter” a candidatura para o ano letivo - Só após submeter a candidatura é que estudante está registado como candidato.

Recandidatura a bolsa de estudo

1. Aceder ao Site www.dges.gov.pt
  2. Área: Estudantes > Bolsas de Estudo www.dges.gov.pt/wwwBeOn/
  3. Inserir o código de utilizador, a palavra-passe e “Entrar”
  4. Selecionar candidatura do ano letivo > Iniciar nova candidatura
  5. Preencher todos os campos relativos a dados pessoais; dados do agregado familiar; dados de rendimentos e dados de património
  6. Digitalizar e carregar os documentos solicitados enviando-os pela área “Documentos a Entregar”
  7. “Submeter” a candidatura para o ano letivo corrente -  Só após submeter a Candidatura é que estudante está registado como candidato

Em atualização

Regulamento de atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior

Bolsa

A Bolsa de Estudo é uma prestação pecuniária anual, de valor variável e atribuída a fundo perdido, para comparticipação nos encargos com a frequência de um curso superior ou de um estágio profissional de carácter obrigatório.

Atribuição da Bolsa

A sua atribuição é feita por ano letivo e de acordo com o Regulamento de atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior - Despacho n.º 5404/2017, de 21 de junho.

Legislação

Consultar toda a legislação no site da Direção-Geral do Ensino Superior em https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/informacoes

Atendimento mediante marcação prévia obrigatória

• atendimento presencial para os Serviços Administrativos do Departamento de Bolsas, deverá ser solicitado para: sasbolsas@ualg.pt