Informática

Compete aos serviços de informática a disponibilização, manutenção e operacionalidade dos recursos informáticos com vista à desmaterialização processual, apoio ao ensino, investigação e transferência de tecnologia, promovendo a inovação e a qualidade tecnológica para uma utilização universal da comunidade.

São conteúdos funcionais dos serviços de informática:

  • Administrar todos os serviços disponibilizados pelos SIUAlg de forma centralizada, na vertente de infraestruturas informáticas, aplicações, bases de dados e sistemas informáticos de uso livre ou condicionado desde que licenciados ou devidamente autorizados, garantindo o regular funcionamento dos mesmos, a sua otimização, atualização, conservação e segurança
  • Gerir todos os serviços informáticos descentralizados sobre a administração dos SIUAlg
  • Administrar os serviços de autenticação de utilizadores no diretório central, federação e certificados digitais, salvaguardando a segurança dos dados e o acesso a informação de caráter reservado e confidencial
  • Gerir e administrar a Infraestrutura dos centros de dados e de comunicações com e sem fios, serviços de Voz sobre IP e voz móvel, desde que geridos pelos SIUAlg
  • Gerir os recursos multimédia para utilização em videoconferências, streaming e gravação nas salas destinadas para o efeito, assim como promover o desenvolvimento destas tecnologias e o apoio ao ensino à distância;
  • Definir e administrar políticas de segurança que salvaguardem a segurança interna e externa dos dados e da rede da UAlg
  • Gerir o parque informático administrado pelos SIUAlg, incluindo o equipamento das salas de aula, terminais virtuais, clouds e outras tecnologias informáticas associadas
  • Garantir o suporte técnico e apoio aos recursos informáticos dos utentes da UAlg no uso exclusivo dos recursos e serviços destinados à atividade da Universidade
  • Assegurar ações de consultoria informática solicitadas pelos serviços, unidades orgânicas e funcionais da UAlg com vista à evolução da arquitetura informática e dos meios tecnológicos ao dispor da Universidade, assegurando a interoperabilidade e níveis adequados de integração entre os diversos sistemas e tecnologias
  • Asseverar os serviços de desenvolvimento aplicacional ou de sistemas de informação e de integração, assim como a gestão e exploração de bases de dados para efeitos de gestão e suporte à tomada de decisão
  • Garantir a implementação dos sistemas de informação e consequentemente a sua manutenção e evolução

Documentos

Regulamento interno dos serviços de informática da UAlg
 
 
 
Contactos

Campus de Gambelas, edificio 1, Sala 1.49

Campus da Penha, edifício principal do ISE, Sala 26

Telefone: +351 289 244450

E-mail: helpmail@ualg.pt

Horário de apoio técnico

Dias úteis das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.