Comissão de Ética

A Comissão de Ética da Universidade do Algarve (CEUAlg) é um órgão dotado de independência técnica e científica, colegial, multidisciplinar e de natureza consultiva.

A CEUAlg tem por missão contribuir para a observância de princípios de ética, bioética e deontológicos na atividade da Universidade do Algarve (UAlg), à luz do princípio da dignidade da pessoa humana, como garante do exercício dos seus direitos fundamentais, bem como a integridade, confiança e segurança dos procedimentos em vigor na respetiva instituição.

Membros

  • Doutor José António Carreira Saraiva Monteiro
  • Doutor Vítor Manuel Pacheco Gamboa
  • Doutora Célia Maria Quitério Ramos
  • Doutora Maria Augusta Gomes Alves Ferreira
  • Dr. Pedro Miguel Marreiros Bernardo Martins

Pedido de Pareceres

Todos os pedidos de parecer à CE-UAlg terão como resposta um parecer que será comunicado individualmente a cada proponente.

Posteriormente, a informação sobre a apreciação estará disponível no sítio internet com o número do parecer correspondente, o título do projeto e o estado ou resultado da apreciação ética. 

Todos os projetos apreciados e que receberam parecer «Condicional», com pedido de esclarecimentos e/ou submissão de documentação suplementar e que no prazo de três meses não submetam resposta ou esclarecimento, serão encerrados, com o envio de um email informativo, pelo secretariado da CE-UAlg, ao investigador principal.

Consulte aqui a checklist para orientação prévia à submissão de pedidos de parecer sobre projetos de investigação (UAlg).

Os interessados devem submeter o seu pedido no formulário disponível aqui, juntando os documentos instrutórios necessários.

Para pedidos de parecer sobre assuntos que não envolvam projetos de investigação (UAlg), os interessados devem submeter o seu pedido no formulário disponível aqui, juntando os documentos instrutórios necessários.

Serão levados à reunião ordinária da CE todos os requerimentos submetidos até quinze dias úteis antes da reunião.

Os pareceres serão emitidos por escrito no prazo de trinta dias úteis após a sua primeira análise em reunião ordinária.

Pedidos de Parecer submetidos à CE - UAlg

Todos os pedidos de parecer à CE-UAlg terão como resposta um parecer que será comunicado individualmente a cada proponente. Posteriormente, e em conformidade com o disposto na lei, a informação sobre a apreciação ética da CE-UAlg estará disponível no sítio internet com o número do parecer correspondente, o título do projeto e o resultado da apreciação ética.

Nº Processo Título do Projeto Parecer
01/2020 Avaliar o impacto da quarentena ou isolamento social, durante a “pandemia COVID-19”, na saúde mental dos portugueses.
Positivo com recomendações
02/2020 Estudo a desenvolver em Olhão sobre o Turismo no concelho. Positivo sem recomendações
03/2020 A não implementação do BIM na empresa de projetos em Portugal. Positivo sem recomendações
04/2020 Qualidade de vida da população portuguesa e o seu bem‐estar. Positivo sem recomendações
05/2020 Ansiedade e qualidade vida em quarentena. Positivo sem recomendações
06/2020 Serviços ecossistémicos – percepção dos stakeholders. Positivo sem recomendações
07/2020 Condições pedagógicas de ensino em meio clínico. Positivo sem recomendações
08/2020

Práticas educativas, saúde mental dos pais e qualidade de vida infantil percebida no Curral das Freiras.

Positivo sem recomendações
09/2020 Efeito da atividade física na saúde física e mental da população sénior. Desfavorável
02/2021 A análise da relação entre engagement, meaning, decent work e satisfação com a vida no teletrabalho na época do COVID-19. Positivo sem recomendações
03/2021 What changes in reading in the aging brain? Positivo sem recomendações
04/2021 Sleep disorders as predictors of dementia in individuals with Mild Cognitive Impairment. Positivo sem recomendações
05/2021 O bem-estar ocupacional na área dos serviços humanos - Perspetiva do modelo Job Demands-Resources (JD-R). Positivo sem recomendações
06/2021 Estudo de base populacional sobre os efeitos da sarcopenia no estado geral de saúde e qualidade de vida de seniores. Positivo com recomendações
07/2021 Conhecimento, práticas e atitudes sexuais dos estudantes universitários portugueses e espanhóis. Positivo sem recomendações
08/2021 Sucesso na carreira e bem-estar subjetivo na transição do ensino superior para o mercado de trabalho nas áreas da Psicologia e da Enfermagem: o papel mediador do sucesso académico. Positivo sem recomendações
09/2021 Contributos para a compreensão da coadjuvação de Expressão e Educação Musical, no 1º Ciclo, num Agrupamento de Escolas do Algarve Positivo com recomendações
10/2021 Encarregados de educação em contexto de pandemia – COVID 19: práticas e desafios. Positivo sem recomendações
11/2021 Conceções dos docentes de uma equipa local de intervenção face à inclusão de crianças com necessidades educativas específicas. Positivo com recomendações
12/2021 Hipoterapia e a Tetraplegia parcial. Positivo com recomendações
13/2021 Menstruação e higiene menstrual: desafios das mulheres com deficiência intelectual. Positivo sem recomendações
14/2021 As perceções dos educadores de infância face à educação sexual com crianças com necessidades educativas específicas.

Positivo sem recomendações

15/2021 A relação entre os intervenientes em intervenção precoce - O olhar dos profissionais e da família.

Positivo sem recomendações

16/2021 Aplicação de medidas seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão na modalidade de ensino à distância durante a pandemia: desafios e oportunidades.

Positivo sem recomendações

17/2021 Serviço de Apoio Domiciliário em crianças com necessidades específicas - O papel dos Cuidadores Formais.

Positivo sem recomendações

18/2021 Intervenções assistidas por animais em crianças com défice cognitivo: a perceção dos técnicos, no Algarve. Positivo com recomendações
19/2021 A inclusão de jovens adultos com perturbações do desenvolvimento no mercado laboral através do processo de transição para a vida pós-escolar. Positivo com recomendações
20/2021 Estudo comparativo de jovens adultos com e sem história de acolhimento institucional: divergências e desafios inerentes à vida adulta.

Positivo sem recomendações

21/2021 Estudo sobre a marcha e equilíbrio em grávidas entre os 25 e 35 anos. Condicional
22/2021 Estudo sobre a obesidade em mulheres entre os 25 e 35 anos: análise comparativa da força isocinética e da biomecânica da marcha. Condicional
23/2021 A Indisciplina e a liderança do professor, no 3.º ciclo, num Agrupamento de Escolas. Positivo sem recomendações
24/2021 Práticas desportivas inclusivas: um estudo em São Brás de Alportel. Positivo sem recomendações
25/2021 Efeito da atividade física na saúde física e mental da população sénior. Positivo com recomendações
26/2021 Interações comunicativas com uma criança autista: estudo de caso. Condicional
27/2021 Estudo "SIM ou Não" (destinado a alunos e ex-alunos de medicina que tenham, ao longo da sua formação, participado em competições de simulação médica). Positivo sem recomendações
28/2021 A inclusão educativa de crianças de etnia cigana com perturbação do desenvolvimento intelectual. Positivo sem recomendações
29/2021 Evolução das competências do brincar numa criança com necessidades educativas específicas: estudo de caso.

Positivo sem recomendações

30/2021 Contributos da deteção precoce no desenvolvimento comunicativo de uma criança com perda auditiva.

Positivo sem recomendações

31/2021 Educação inclusiva no Brasil e em Portugal: perspetivas de docentes de educação inclusiva.

Positivo com recomendações

32/2021 Estudo da saúde mental numa amostra de utentes na Farmácia Comunitária.

Positivo sem recomendações

33/2021 A perceção da família sobre a aplicação do Regime Jurídico da Educação Inclusiva no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Positivo sem recomendações
34/2021 Perceções dos professores e educadores de infância sobre a aprendizagem de crianças com perturbação do espetro do autismo na ilha do Faial.

Positivo com recomendações

35/2021 Covid-19: Práticas de RH no Turismo do Algarve. Encerrado
36/2021 Caracterização Imunohistoquímica dos subtipos moleculares de cancro da mama no HESE. Positivo com recomendações
37/2021 A autoavaliação como um processo de melhoria da eficácia das escolas. Positivo com recomendações
38/2021 (ROMA)ria para a inclusão escolar: contributos para a inclusão escolar nas comunidades ciganas.

Positivo sem recomendações

39/2021 Praias acessíveis para todos em Quarteira. Avaliação da satisfação dos utentes com deficiência motora. Positivo com recomendações
40/2021 Cuidadores informais de pessoas com demência: a realidade do concelho de Castro Marim.

Positivo sem recomendações

41/2021 Crianças e jovens entre o risco e o perigo: as dinâmicas processuais interpeladas desde a Educação Social.

Positivo sem recomendações

42/2021 O Cuidador Informal de Idosos- contribuições para o estudo das suas necessidades, sobrecarga, resiliência e otimismo. Positivo sem recomendações
43/2021 Impacto da COVID-19 no bem-estar e qualidade de vida da população portuguesa. Positivo sem recomendações
44/2021 Formação contínua de professores no âmbito da Educação Inclusiva: um estudo de caso na Escola da Ponte. Positivo com recomendações
45/2021 Avaliação ergonómica dos postos de trabalho dos funcionários administrativos da Universidade do Algarve: identificação das LMERT e Avaliação da Perceção de Risco. Positivo sem recomendações
46/2021 Influência do calçado no ballet: desenvolvimento de um dispositivo personalizado para a prática de pontas. Positivo sem recomendações
47/2021 Validação cultural para a População Portuguesa do Questionário Stakeholder Perspectives on Exoskeleton Technology. Positivo sem recomendações
48/2021 Causas do abandono de idosos pelos seus familiares em contexto hospitalar- um olhar desde a Educação Social. Positivo sem recomendações
49/2021 A importância da gestão da cultura de segurança na prestação dos cuidados: estudo de caso de uma Unidade de Cuidados Continuados Integrados. Positivo sem recomendações
50/2021 Abrindo Portas para a Inclusão: Perceções sobre Educação Inclusiva dos Docentes da Universidade do Algarve. Positivo sem recomendações
51/2021 Programa de Educação pelos Pares de prevenção e ou redução do consumo de álcool na Universidade. Positivo sem recomendações
52/2021 Trail-related tourism and sustainable territorial development. Positivo sem recomendações
53/2021 Escala de Resiliência para Crianças e Jovens. Positivo sem recomendações
54/2021 GREEN-skills for a sustainable Development (GREENLAND). Positivo sem recomendações
55/2021 Lideranças em contexto escolar e promoção do sucesso educativo. A aguardar documentos
56/2021 A autoavaliação como forma de promover o sucesso escolar dos alunos na disciplina de Educação Visual do 3º CEB. Positivo sem recomendações
57/2021 PRIMEVOTOOL Positivo sem recomendações
58/2021 Mental Health impact of Covid-19 on Nursing Students of three European countries. Anxiety, Depression and Post-traumatic stress disorder. Positivo sem recomendações
59/2021 A Promoção do Bem-Estar Ocupacional em Trabalhadores com Vínculos Precários: Uma Proposta de Modelo. Positivo sem recomendações
60/2021 O impacto da pandemia COVID-19 nos relacionamentos íntimos e na satisfação com a vida em adultos portugueses: estudo qualitativo. Positivo sem recomendações
61/2021 Psychological, social and economic burden of Covid-19: a comparison of Polish and Portuguese young adults. Positivo sem recomendações
62/2021 Dark Tetrad e a Perceção do Consentimento na Coerção Sexual: Um Estudo com Metodologia de Vinhetas. Positivo sem recomendações
63/2021 Sobrecarga, Qualidade de Vida, Coping e Resiliência – Contribuições para o estudo de Famílias com filhos com Paralisia Cerebral. Positivo sem recomendações
64/2021 A Relação Emocional com os pais: Disponibilidade Emocional e Vinculação - Estudo de validação da LEAP. Condicional
65/2021 Disponibilidade Emocional Parental na perceção dos filhos: Um estudo de validação da LEAP em jovens adultos portugueses. Positivo sem recomendações
01/2022 Projeto IC&DT - ALG-45-2020-41 – NutriSafe - TAREFA 6 Positivo com recomendações
02/2022 Literacia em saúde e práticas em saúde oral dos estudantes da Universidade do Algarve. Positivo sem recomendações
03/2022 O Impacto do uso de máscaras no reconhecimento emocional em jovens adultos. Positivo sem recomendações
04/2022 O impacto da pandemia COVID-19 nos relacionamentos íntimos e satisfação com a vida em adultos portugueses. Positivo sem recomendações
05/2022 Burnout, Qualidade de Vida e Resiliência em Profissionais de Ajuda. Positivo sem recomendações
06/2022 A Resiliência e o Bem-estar subjetivo em Profissionais de Ajuda: o papel protetor da Esperança em situação de Burnout. Positivo sem recomendações
07/2022 Sexualidade e disfunções sexuais na população universitária feminina. Positivo sem recomendações
08/2022 Untangling the impact of small-scale fisheries on sea turtles in Gulf of Guinea: Socio-economic, cultural and ecological implications of sea turtle consumptive use and conservation. Positivo sem recomendações
09/2022 Questionário de tese de mestrado Encerrado
10/2022 Ensino Profissional: Estudo multicasos sobre expetativas e motivações de alunos da região do Algarve. Positivo sem recomendações
11/2022 Homofobia internalizada e saúde mental geral: o efeito moderador da fusão cognitiva, do self-conceito e da vergonha de si. Positivo sem recomendações
12/2022 Validação e aplicação exploratória da Workplace Age Discrimination Scale (VAL-IDADE). Positivo sem recomendações
13/2022 Inquérito para avaliação dos potenciais públicos da criação em Faro de um Museu da Imprensa. Positivo com recomendações
14/2022 CLIMAPESCA Positivo sem recomendações
15/2022 Exploring the meaning of the N170 ERP component. Positivo sem recomendações
16/2022 Impacto do mergulho recreativo sobre os ecossistemas marinhos, contributos para uma gestão sustentável. Positivo com recomendações
17/2022 O uso de ortótese lombo-sagrada em trabalhadores da área da construção civil. Positivo sem recomendações
18/2022 Percursos de graduados não tradicionais: Desigualdades na transição para o mercado de trabalho (TRANSSUC). Positivo sem recomendações
19/2022 O Teletrabalho nas instituições de ensino superior em Portugal durante a pandemia da Covid-19. Positivo sem recomendações
20/2022 Análise da origem e custo da fruta em superfícies comerciais na cidade de Faro. Positivo sem recomendações
21/2022 Influência da Rotulagem Alimentar na escolha alimentar dos consumidores Portugueses. Positivo sem recomendações
22/2022 A alimentação no período da pré-conceção das mulheres portuguesas. Positivo sem recomendações
23/2022 "Mur de paroles" – ou tentative d’essai de promotion de l'expression orale en langue française. Positivo sem recomendações
24/2022 Fatores socioeconómicos e comportamentais na alimentação de crianças em idade escolar. Condicional
25/2022 Relação entre a ansiedade e as escolhas alimentares em estudantes da Universidade do Algarve. Positivo com recomendações
26/2022 Hábitos Alimentares e Estilo de Vida em praticantes de Jejum Intermitente. Positivo sem recomendações
27/2022 Nature-based solutions for carbon-neutral cities, improving air quality, human health and well-being, a new approach supporting the SDG in three European cities. Positivo sem recomendações
28/2022 Project XpertCom - Views of Coastal Experts about Science Communication. Positivo sem recomendações
29/2022 Histórias de Sucesso Universitário de Diplomados com deficiência: Uma Análise Ecológica de Fatores Pessoais e Contextuais. Positivo sem recomendações
30/2022 CRUSTAPANHA Positivo sem recomendações

Reuniões da Comissão de Ética

Documentos

Regimento interno de funcionamento da comissão de ética da UAlg
Código de Ética da Universidade do Algarve
Declaração de conformidade com o Código de Ética da UAlg
Termo Responsabilidade Orientador
Consentimento informado (orientações)
 
 
 
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