Comissão de Ética

A Comissão de Ética da Universidade do Algarve (CEUAlg) é um órgão dotado de independência técnica e científica, colegial, multidisciplinar e de natureza consultiva.

A CEUAlg tem por missão contribuir para a observância de princípios de ética, bioética e deontológicos na atividade da Universidade do Algarve (UAlg), à luz do princípio da dignidade da pessoa humana, como garante do exercício dos seus direitos fundamentais, bem como a integridade, confiança e segurança dos procedimentos em vigor na respetiva instituição.

Membros

  • Doutor José Monteiro
  • Doutora Célia Ramos
  • Doutor Vitor Gamboa
  • Doutor João Furtado
  • Doutora Adriana Guerreiro
  • Dr. Fernando Pessoa
  • Dr.ª Anabela Afonso
  • Dr. Pedro Martins
  • Rita Tavares

Pedido de Pareceres

Todos os pedidos de parecer à CE-UAlg terão como resposta um parecer que será comunicado individualmente a cada proponente.

Posteriormente, a informação sobre a apreciação estará disponível no sítio internet com o número do parecer correspondente, o título do projeto e o estado ou resultado da apreciação ética. 

Todos os projetos apreciados e que receberam parecer «Condicional», com pedido de esclarecimentos e/ou submissão de documentação suplementar e que no prazo de três meses não submetam resposta ou esclarecimento, serão encerrados, com o envio de um email informativo, pelo secretariado da CE-UAlg, ao investigador principal.

Consulte aqui a checklist para orientação prévia à submissão de pedidos de parecer sobre projetos de investigação (UAlg).

Os interessados devem submeter o seu pedido no formulário disponível aqui, juntando os documentos instrutórios necessários.

Para pedidos de parecer sobre assuntos que não envolvam projetos de investigação (UAlg), os interessados devem submeter o seu pedido no formulário disponível aqui, juntando os documentos instrutórios necessários.

Serão levados à reunião ordinária da CE todos os requerimentos submetidos até quinze dias úteis antes da reunião.

Os pareceres serão emitidos por escrito no prazo de trinta dias úteis após a sua primeira análise em reunião ordinária.

Pedidos de Parecer submetidos à CE - UAlg

Nº Processo

Título do Projeto

Parecer
FEUALG_011 /2023

The Role of Creative Tourism in Addressing Social Exclusion among Elderly Artisans: The Case of Loulé Criativo

Positivo sem recomendações
FEUAlg  013 /2023

Exploring Motivations, Challenges, and Performance of Self Initiated Expatriate Management in Transnational Higher Education (TNEs) from the views of Self-Initiated

Positivo sem recomendações
FEUAlg 015 /2023

Observação e monitorização do destino turístico Algarve: Contribuições para o seu desenvolvimento sustentável

Positivo sem recomendações
65/2023

On the track of good spellers: the acquisition, maintenance and use of high-quality orthographic représentations

Positivo sem recomendações
68/2023

And now what? Language teaching: What do we learn and what remains after the lockdowns?

Positivo sem recomendações
70/2023

Estigma internalizado do peso e efeitos negativos da focalização excessiva na muscularidade: efeito moderador da fusão cognitiva e da comparação social.

Condicional
72/2023

“How can I help you?”: Testing change mechanisms in psychodynamic psychotherapy for emotional disorders

Positivo sem recomendações
73/2023

A influência da interação humano-animal no controlo inibitório: um estudo de EEG

Positivo sem recomendações
75/2023

A influência da frequência do Ensino Superior na vida de graduados da Universidade do Algarve

Positivo sem recomendações
77/2023

Adult Dyslexia: A contribution to the compensation framework

Positivo sem recomendações
78/2023

Preditores das atitudes policiais numa amostra de militares da Guarda Nacional Republicana

Positivo sem recomendações
82/2023

O Impacto do Stress nas Funções Executivas - Sistemas Frio e Quente

Condicional
91/2023

O direito a ser ouvida: a criança na justiça

Positivo com recomendações
97/2023

Formação contínua: uma perspetiva de mudança no contexto profissional dos professores.

Condicional
102/2023

Sono, Cronotipo e Criatividade: Impacto no Desempenho Cognitivo

Positivo sem recomendações
105/2023

Peritos Independentes: O fenómeno em Portugal e as virtudes do acesso à justiça fiscal com e sem recurso aos tribunais

Positivo sem recomendações
106/2023

“Mindfulness adapted to Tourism: Promoting tourists’ positive psychological outcomes and well-being”

Positivo sem recomendações
108/2023

Engaging Young People in the Development of Innovative Nature-Inspired Technologies for Carbon Sequestration in Cities: Case Studies from Portugal

Positivo sem recomendações
109/2023

Socioeconomic artificial reef monitoring: fisheries interaction with tourism (acrónimo SEARM-FIT)

Positivo sem recomendações
110/2023

Determinantes do Ajustamento Psicológico de Adolescentes Institucionalizados: a influência de fatores individuais, sociais e ambientais

Positivo sem recomendações
112/2023

Avaliação do tendão tibial posterior por Ultrassonografia em praticantes de Equitação

Positivo sem recomendações
113/2023

Avaliação da DMO e a Influência da Atividade Física em Jovens Intolerantes e Não Intolerantes à Lactose - Estudo por DEXA

Positivo com recomendações
114/2023

Avaliação da morfologia do tendão do músculo supra espinhoso por ultrassonografia convencional e por elastografia ultrassonográfica

Positivo sem recomendações
115/2023

A atractividade da Marca Tivoli Hotels & Resorts do grupo Minor Hotels da Região do Algarve

Positivo sem recomendações
116/2023

A influência dos estilos de liderança no engagement dos colaboradores de uma unidade hoteleira

Positivo sem recomendações
117/2023

Abstenção Eleitoral nos Jovens: Uma Abordagem Sociocognitiva

Positivo sem recomendações
118/2023

As múltiplas formas de racismo no ensino superior em Portugal: um estudo de caso na Universidade do Algarve

Positivo sem recomendações
119/2023

Mentor Formal por Pares no Ensino Superior – Comparação entre os Formatos de Mentoria Individual e de Mentoria em Grupo

Positivo sem recomendações
121/2023

Avaliação por ultrassonografia do tendão distal do bíceps em praticantes e não praticantes de ginásio

Condicional
123/2023

Avaliação da Composição Corporal e Densidade Mineral Óssea. Um Estudo Comparativo entre Jogadores de Voleibol e não praticantes.

Positivo sem recomendações
124/2023

A Relação entre a Qualidade de Vida e o Síndrome de Burnout nos Estudantes de Imagem Médica e Radioterapia

Positivo sem recomendações
125/2023

Perceção e Conhecimento da População Portuguesa acerca de Tratamentos de Radioterapia: um Estudo Nacional

Aguarda documentos
126/2023

National strategies to apply the Marine Protected Area target of the EU biodiversity strategy under the PhD thesis named: Towards effective protection of European Marine Protected Areas: Investigating barriers to reach the EU’s 2030 Biodiversity Targets.

Positivo sem recomendações
127/2023

A Disponibilidade Emocional, as Práticas Parentais e a Síndrome do Impostor: o papel mediador da autoestima e da regulação emocional em estudantes do ensino superior

Positivo sem recomendações
129/2023

Literacia em alimentação e nutrição: influência no estado nutricional e nos hábitos alimentares de estudantes de Dietética e Nutrição

Positivo sem recomendações
132/2023

The New Era of Tourism: Security and Well-being in Tourism Destinations”

Positivo sem recomendações
133/2023

Contributos da Fisioterapia em contexto domiciliar para a qualidade de vida do idoso

Positivo sem recomendações
134/2023

RESTUR - Atitudes e Comportamentos dos Residentes: Contributos para o Desenvolvimento de uma Estratégia de Turismo Sustentável no Algarve

Positivo com recomendações
135/2023

Management Of Drive Routes: The Case Of National Road N2 (Portugal)

Positivo com recomendações
136/2023

Focus Group sobre a Abstenção Eleitoral

Positivo com recomendações
137/2023

Efeitos de uma experiência comportamental na redução de crenças de avaliação negativa na Perturbação de Ansiedade Social

Positivo sem recomendações
138/2023

A Qualidade de vida na velhice a solo em contexto rural

Positivo sem recomendações
139/2023

O Impacto da Fusão Cognitiva e da Desumanização e Meta-desumanização associada ao Estigma da Velhice na Saúde Mental de Indivíduos de Terceira Idade em contexto de Institucionalização em Residência Geriátrica

Condicional
140/2023

Pesquisa sobre refugiados para a (pós-)Covid-19 Medidas Nacionais e Ações Locais no Algarve: Um roteiro digital para o acesso a uma habitação e a condições de vida adequadas. 

Positivo com recomendações
141/2023

Cocriação da experiência em eventos de turismo desportivo 

Positivo sem recomendações
142/2023

O Potencial Ergogénico da Suplementação Aguda combinada de Maltodextrina e Nitratos na Potência dos membros inferiores medida através do teste do Salto em Contramovimento 

Positivo com recomendações
143/2023

Avaliação por ultrassonografia do tendão distal do bíceps em praticantes e não praticantes de ginásio 

Positivo sem recomendações
144/2023

A relação Humano-Robô: identificação dos preditores psicossociais do uso e do tipo de relacionamento com os robôs sociais no período de antecipação 

Positivo sem recomendações
145/2023

Ajustamento ao Trabalho Pós-Férias: Perspetiva dos Gestores 

Positivo sem recomendações
146/2023

A Disponibilidade Emocional Parental, a Produtividade Académica e a Adição e Hiperconectividade à internet: o papel mediador da Autoestima e da Regulação Emocional em estudantes universitários  

Positivo sem recomendações
147/2023

A Síndrome do Impostor e a sua relação com a autoestima, a procrastinação, a intenção de abandono académico e a saúde mental: o papel moderador da sobrecarga e do clima de competição académico 

Positivo sem recomendações
148/2023

O impacto da eliminação das taxas moderadoras no Serviço de Radiologia no Centro Hospitalar e Universitário do Algarve E.P.E.: Um estudo exploratório 

Positivo sem recomendações
Nº Processo

Título do Projeto

Parecer
01/2022

Projeto IC&DT - ALG-45-2020-41 – NutriSafe - TAREFA 6

Positivo com recomendações
02/2022

Literacia em saúde e práticas em saúde oral dos estudantes da Universidade do Algarve.

Positivo sem recomendações
03/2022

O Impacto do uso de máscaras no reconhecimento emocional em jovens adultos.

Positivo sem recomendações
04/2022

O impacto da pandemia COVID-19 nos relacionamentos íntimos e satisfação com a vida em adultos portugueses.

Positivo sem recomendações
05/2022

Burnout, Qualidade de Vida e Resiliência em Profissionais de Ajuda.

Positivo sem recomendações
06/2022

A Resiliência e o Bem-estar subjetivo em Profissionais de Ajuda: o papel protetor da Esperança em situação de Burnout.

Positivo sem recomendações
07/2022

Sexualidade e disfunções sexuais na população universitária feminina.

Positivo sem recomendações
08/2022

Untangling the impact of small-scale fisheries on sea turtles in Gulf of Guinea: Socio-economic, cultural and ecological implications of sea turtle consumptive use and conservation.

Positivo sem recomendações
09/2022

Questionário de tese de mestrado

Encerrado
10/2022

Ensino Profissional: Estudo multicasos sobre expetativas e motivações de alunos da região do Algarve.

Positivo sem recomendações
11/2022

Homofobia internalizada e saúde mental geral: o efeito moderador da fusão cognitiva, do self-conceito e da vergonha de si.

Positivo sem recomendações
12/2022

Validação e aplicação exploratória da Workplace Age Discrimination Scale (VAL-IDADE).

Positivo sem recomendações
13/2022

Inquérito para avaliação dos potenciais públicos da criação em Faro de um Museu da Imprensa.

Positivo com recomendações
14/2022

CLIMAPESCA

Positivo sem recomendações
15/2022

Exploring the meaning of the N170 ERP component.

Positivo sem recomendações
16/2022

Impacto do mergulho recreativo sobre os ecossistemas marinhos, contributos para uma gestão sustentável.

Positivo com recomendações
17/2022

O uso de ortótese lombo-sagrada em trabalhadores da área da construção civil.

Positivo sem recomendações
18/2022

Percursos de graduados não tradicionais: Desigualdades na transição para o mercado de trabalho (TRANSSUC).

Positivo sem recomendações
19/2022

O Teletrabalho nas instituições de ensino superior em Portugal durante a pandemia da Covid-19.

Positivo sem recomendações
20/2022

Análise da origem e custo da fruta em superfícies comerciais na cidade de Faro.

Positivo sem recomendações
21/2022

Influência da Rotulagem Alimentar na escolha alimentar dos consumidores Portugueses.

Positivo sem recomendações
22/2022

A alimentação no período da pré-conceção das mulheres portuguesas.

Positivo sem recomendações
23/2022

"Mur de paroles" – ou tentative d’essai de promotion de l'expression orale en langue française.

Positivo sem recomendações
24/2022

Fatores socioeconómicos e comportamentais na alimentação de crianças em idade escolar.

Condicional
25/2022

Relação entre a ansiedade e as escolhas alimentares em estudantes da Universidade do Algarve.

Positivo com recomendações
26/2022

Hábitos Alimentares e Estilo de Vida em praticantes de Jejum Intermitente.

Positivo sem recomendações
27/2022

Nature-based solutions for carbon-neutral cities, improving air quality, human health and well-being, a new approach supporting the SDG in three European cities.

Positivo sem recomendações
28/2022

Project XpertCom - Views of Coastal Experts about Science Communication.

Positivo sem recomendações
29/2022

Histórias de Sucesso Universitário de Diplomados com deficiência: Uma Análise Ecológica de Fatores Pessoais e Contextuais.

Positivo sem recomendações
30/2022

CRUSTAPANHA

Positivo sem recomendações
Nº Processo

Título do Projeto

Parecer
02/2021

A análise da relação entre engagement, meaning, decent work e satisfação com a vida no teletrabalho na época do COVID-19.

Positivo sem recomendações
03/2021

What changes in reading in the aging brain?

Positivo sem recomendações
04/2021

Sleep disorders as predictors of dementia in individuals with Mild Cognitive Impairment.

Positivo sem recomendações
05/2021

O bem-estar ocupacional na área dos serviços humanos - Perspetiva do modelo Job Demands-Resources (JD-R).

Positivo sem recomendações
06/2021

Estudo de base populacional sobre os efeitos da sarcopenia no estado geral de saúde e qualidade de vida de seniores.

Positivo com recomendações
07/2021

Conhecimento, práticas e atitudes sexuais dos estudantes universitários portugueses e espanhóis.

Positivo sem recomendações
08/2021

Sucesso na carreira e bem-estar subjetivo na transição do ensino superior para o mercado de trabalho nas áreas da Psicologia e da Enfermagem: o papel mediador do sucesso académico.

Positivo sem recomendações
09/2021

Contributos para a compreensão da coadjuvação de Expressão e Educação Musical, no 1º Ciclo, num Agrupamento de Escolas do Algarve

Positivo com recomendações
10/2021

Encarregados de educação em contexto de pandemia – COVID 19: práticas e desafios.

Positivo sem recomendações
11/2021

Conceções dos docentes de uma equipa local de intervenção face à inclusão de crianças com necessidades educativas específicas.

Positivo com recomendações
12/2021

Hipoterapia e a Tetraplegia parcial.

Positivo com recomendações
13/2021

Menstruação e higiene menstrual: desafios das mulheres com deficiência intelectual.

Positivo sem recomendações
14/2021

As perceções dos educadores de infância face à educação sexual com crianças com necessidades educativas específicas.

Positivo sem recomendações
15/2021

A relação entre os intervenientes em intervenção precoce - O olhar dos profissionais e da família.

Positivo sem recomendações
16/2021

Aplicação de medidas seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão na modalidade de ensino à distância durante a pandemia: desafios e oportunidades.

Positivo sem recomendações
17/2021

Serviço de Apoio Domiciliário em crianças com necessidades específicas - O papel dos Cuidadores Formais.

Positivo sem recomendações
18/2021

Intervenções assistidas por animais em crianças com défice cognitivo: a perceção dos técnicos, no Algarve.

Positivo com recomendações
19/2021

A inclusão de jovens adultos com perturbações do desenvolvimento no mercado laboral através do processo de transição para a vida pós-escolar.

Positivo com recomendações
20/2021

Estudo comparativo de jovens adultos com e sem história de acolhimento institucional: divergências e desafios inerentes à vida adulta.

Positivo sem recomendações
21/2021

Estudo sobre a marcha e equilíbrio em grávidas entre os 25 e 35 anos.

Condicional
22/2021

Estudo sobre a obesidade em mulheres entre os 25 e 35 anos: análise comparativa da força isocinética e da biomecânica da marcha.

Condicional
23/2021

A Indisciplina e a liderança do professor, no 3.º ciclo, num Agrupamento de Escolas.

Positivo sem recomendações
24/2021

Práticas desportivas inclusivas: um estudo em São Brás de Alportel.

Positivo sem recomendações
25/2021

Efeito da atividade física na saúde física e mental da população sénior.

Positivo com recomendações
26/2021

Interações comunicativas com uma criança autista: estudo de caso.

Condicional
27/2021

Estudo "SIM ou Não" (destinado a alunos e ex-alunos de medicina que tenham, ao longo da sua formação, participado em competições de simulação médica).

Positivo sem recomendações
28/2021

A inclusão educativa de crianças de etnia cigana com perturbação do desenvolvimento intelectual.

Positivo sem recomendações
29/2021

Evolução das competências do brincar numa criança com necessidades educativas específicas: estudo de caso.

Positivo sem recomendações
30/2021

Contributos da deteção precoce no desenvolvimento comunicativo de uma criança com perda auditiva.

Positivo sem recomendações
31/2021

Educação inclusiva no Brasil e em Portugal: perspetivas de docentes de educação inclusiva.

Positivo com recomendações
32/2021

Estudo da saúde mental numa amostra de utentes na Farmácia Comunitária.

Positivo sem recomendações
33/2021

A perceção da família sobre a aplicação do Regime Jurídico da Educação Inclusiva no 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Positivo sem recomendações
34/2021

Perceções dos professores e educadores de infância sobre a aprendizagem de crianças com perturbação do espetro do autismo na ilha do Faial.

Positivo com recomendações
35/2021

Covid-19: Práticas de RH no Turismo do Algarve.

Encerrado
36/2021

Caracterização Imunohistoquímica dos subtipos moleculares de cancro da mama no HESE.

Positivo com recomendações
37/2021

A autoavaliação como um processo de melhoria da eficácia das escolas.

Positivo com recomendações
38/2021

(ROMA)ria para a inclusão escolar: contributos para a inclusão escolar nas comunidades ciganas.

Positivo sem recomendações
39/2021

Praias acessíveis para todos em Quarteira. Avaliação da satisfação dos utentes com deficiência motora.

Positivo com recomendações
40/2021

Cuidadores informais de pessoas com demência: a realidade do concelho de Castro Marim.

Positivo sem recomendações
41/2021

Crianças e jovens entre o risco e o perigo: as dinâmicas processuais interpeladas desde a Educação Social.

Positivo sem recomendações
42/2021

O Cuidador Informal de Idosos- contribuições para o estudo das suas necessidades, sobrecarga, resiliência e otimismo.

Positivo sem recomendações
43/2021

Impacto da COVID-19 no bem-estar e qualidade de vida da população portuguesa.

Positivo sem recomendações
44/2021

Formação contínua de professores no âmbito da Educação Inclusiva: um estudo de caso na Escola da Ponte.

Positivo com recomendações
45/2021

Avaliação ergonómica dos postos de trabalho dos funcionários administrativos da Universidade do Algarve: identificação das LMERT e Avaliação da Perceção de Risco.

Positivo sem recomendações
46/2021

Influência do calçado no ballet: desenvolvimento de um dispositivo personalizado para a prática de pontas.

Positivo sem recomendações
47/2021

Validação cultural para a População Portuguesa do Questionário Stakeholder Perspectives on Exoskeleton Technology.

Positivo sem recomendações
48/2021

Causas do abandono de idosos pelos seus familiares em contexto hospitalar- um olhar desde a Educação Social.

Positivo sem recomendações
49/2021

A importância da gestão da cultura de segurança na prestação dos cuidados: estudo de caso de uma Unidade de Cuidados Continuados Integrados.

Positivo sem recomendações
50/2021

Abrindo Portas para a Inclusão: Perceções sobre Educação Inclusiva dos Docentes da Universidade do Algarve.

Positivo sem recomendações
51/2021

Programa de Educação pelos Pares de prevenção e ou redução do consumo de álcool na Universidade.

Positivo sem recomendações
52/2021

Trail-related tourism and sustainable territorial development.

Positivo sem recomendações
53/2021

Escala de Resiliência para Crianças e Jovens.

Positivo sem recomendações
54/2021

GREEN-skills for a sustainable Development (GREENLAND).

Positivo sem recomendações
55/2021

Lideranças em contexto escolar e promoção do sucesso educativo.

A aguardar documentos
56/2021

A autoavaliação como forma de promover o sucesso escolar dos alunos na disciplina de Educação Visual do 3º CEB.

Positivo sem recomendações
57/2021

PRIMEVOTOOL

Positivo sem recomendações
58/2021

Mental Health impact of Covid-19 on Nursing Students of three European countries. Anxiety, Depression and Post-traumatic stress disorder.

Positivo sem recomendações
59/2021

A Promoção do Bem-Estar Ocupacional em Trabalhadores com Vínculos Precários: Uma Proposta de Modelo.

Positivo sem recomendações
60/2021

O impacto da pandemia COVID-19 nos relacionamentos íntimos e na satisfação com a vida em adultos portugueses: estudo qualitativo.

Positivo sem recomendações
61/2021

Psychological, social and economic burden of Covid-19: a comparison of Polish and Portuguese young adults.

Positivo sem recomendações
62/2021

Dark Tetrad e a Perceção do Consentimento na Coerção Sexual: Um Estudo com Metodologia de Vinhetas.

Positivo sem recomendações
63/2021

Sobrecarga, Qualidade de Vida, Coping e Resiliência – Contribuições para o estudo de Famílias com filhos com Paralisia Cerebral.

Positivo sem recomendações
64/2021

A Relação Emocional com os pais: Disponibilidade Emocional e Vinculação - Estudo de validação da LEAP.

Condicional
65/2021

Disponibilidade Emocional Parental na perceção dos filhos: Um estudo de validação da LEAP em jovens adultos portugueses.

Positivo sem recomendações
Nº Processo

Título do Projeto

Parecer
01/2020

Avaliar o impacto da quarentena ou isolamento social, durante a “pandemia COVID-19”, na saúde mental dos portugueses.

Positivo com recomendações
02/2020

Estudo a desenvolver em Olhão sobre o Turismo no concelho.

Positivo sem recomendações
03/2020

A não implementação do BIM na empresa de projetos em Portugal.

Positivo sem recomendações
04/2020

Qualidade de vida da população portuguesa e o seu bem‐estar.

Positivo sem recomendações
05/2020

Ansiedade e qualidade vida em quarentena.

Positivo sem recomendações
06/2020

Serviços ecossistémicos – percepção dos stakeholders.

Positivo sem recomendações
07/2020

Condições pedagógicas de ensino em meio clínico.

Positivo sem recomendações
08/2020

Práticas educativas, saúde mental dos pais e qualidade de vida infantil percebida no Curral das Freiras.

Positivo sem recomendações
09/2020

Efeito da atividade física na saúde física e mental da população sénior.

Desfavorável

Reuniões da Comissão de Ética

  • 19 de março de 2024

Documentos

Regimento interno de funcionamento da comissão de ética da UAlg
Código de Ética da Universidade do Algarve
Declaração de conformidade com o Código de Ética da UAlg
Termo Responsabilidade Orientador
Consentimento informado (orientações)
 
 
 
Contacto