Centro de Ciência Viva de Lagos

O Centro de Ciência Viva de Lagos é dedicado principalmente à temática dos Descobrimentos Portugueses, expondo as várias ciências e artes ligadas à navegação nos Séculos XV e XVI, como a cartografia, construção naval e a astronomia, através de várias atividades.

A Ciência e a Tecnologia cruzam-se de modo divertido e educativo num local repleto de atividades para visitantes de todas as idades.

A divulgação científica e tecnológica junto do grande público é o grande lema do Centro, bem como a formação de animadores e professores, o apoio às escolas, a colaboração entre instituições científicas, empresas, autarquias e instituições educativas.

Para além dos espaços expositivos interiores, o Centro Ciência Viva de Lagos (CCVL) tem quase 2000m2 de espaços exteriores dedicados à Ciência, e que incluem o Jardim do Farol e o Jardim das Descobertas ambos com uma excelente vista para a baía de Lagos.

O CCVL dispõe também de um espaço polivalente, capacitado para palestras, exposições e atividades várias, e de um jardim de Ciência com uma excelente vista para a baía e com um pequeno auditório ao ar livre. Nestes espaços dinamizam-se atividades diversificadas que estimulem em todos o gosto pela aventura do saber.

A programação inclui palestras para divulgar e debater ideias, observações astronómicas ou oficinas experimentais, planeadas de acordo com o nível etário dos participantes. Aqui, mexer é obrigatório!

Outro dos pontos fortes do CCVL são as saídas de campo, dirigidas quer às escolas, quer às famílias e turistas, e que vão das visitas às pegadas de dinossauro, à Geologia da Praia da Luz, a Geologia em contexto urbano ou a Biologia das poças de maré.

O CCVL localizado por cima do Mercado Municipal de Lagos continua a ser uma oportunidade para o fim de semana em família.

Centro Ciência Viva de Lagos
Rua Dr. Faria e Silva 34