Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo

Se és empresário e pretendes colaborar com a UAlg em projetos de investigação e transferência de tecnologia, a UAlg tem uma divisão que facilita e acompanha a criação de parcerias de investigação e a gestão da propriedade intelectual daí resultante.

A Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo é uma das grandes prioridades da Universidade do Algarve. Gerir e valorizar o conhecimento produzido dentro da academia, e dinamizar as relações empresariais daí resultantes, são uma realidade num mundo global e competitivo.

Neste sentido, a Universidade do Algarve assume uma política de proteção da propriedade intelectual, que potencia o conhecimento e gera valor para a sociedade e para o mercado de trabalho.

A UAlg fomenta uma política que privilegia a ligação entre universidade e empresas, apostando na investigação, na inovação e no empreendedorismo enquanto catalisadores da transferência de conhecimento, impulsionando a competitividade regional e o crescimento económico de Portugal.

A tua ideia, a nossa missão

O CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve, assume como principal missão a validação e valorização do conhecimento gerado nos centros de investigação, centros de estudos e demais unidades de I&DT (Investigação e Desenvolvimento Tecnológico), promovendo uma efetiva interação entre a Universidade e setor empresarial, facilitando a sua transferência para o mercado. A transferência de conhecimento e a interação Universidade-Empresa assumem múltiplos formatos agregando, entre outros, a formação dos recursos humanos, publicações, consultoria científica, e projetos de colaboração entre entidades do sistema científico, tecnológico e industrial.

Principais linhas de atuação

• Apoio aos investigadores e comunidade académica na valorização económica de patentes e dos modelos de utilidade, promovendo o uso generalizado dos mecanismos de propriedade industrial;
  • Promoção da interação Universidade-Empresa, assente em projetos de copromoção, núcleos de IDT, e prestação de serviços de cariz científico;
  • Apoio e fomento de linhas de investigação com aplicação empresarial, assessorando o respetivo quadro jurídico, comercial e associativo, protegendo os interesses dos investigadores e Universidade;
  • Apoio no desenvolvimento, valorização e comercialização de novos ou melhorados produtos/serviços de cariz inovador;
  • Promoção dos serviços laboratoriais em áreas especializadas como são as análises técnicas, os ensaios laboratoriais e a consultadoria técnico-científica;
  • Apoio nos processos de licenciamento tecnológico;
  • Criação e/ou integração em redes de cooperação, à escala regional, nacional e internacional;
  • Divulgação das linhas de financiamento e apoio na elaboração de candidaturas a essas eventuais fontes de financiamento.

E-mail: cria@ualg.pt
Web: http://www.cria.pt