Euraxess

Incentiva e apoia a mobilidade internacional dos investigadores, dentro e fora da Europa

O centro EURAXESS da Universidade do Algarve tem como responsável o Gabinete de Relações Internacionais, e seu objetivo é prestar assistência a todos os investigadores nacionais e estrangeiros que pretendam desenvolver atividades científicas nas Unidades ou Pólos de Investigação adstritos à UAlg. O centro está disponível, também, para providenciar um extenso apoio aos seus investigadores que pretendam desenvolver a sua atividade de investigação no estrangeiro, estabelecendo o contacto com as suas congéneres europeias ou diversas redes de contactos europeias.

 

Sobre o EURAXESS

A Comissão Europeia tem como objetivo intensificar esforços para promover a mobilidade e desenvolvimento de carreira dos investigadores consolidando a Europa como um líder na excelência da investigação científica.

O EURAXESS– Researchers in Motion foi criado para incentivar e apoiar a mobilidade internacional dos investigadores, dentro e fora da Europa. Uma porta de acesso a carreiras de investigação atrativas, na Europa, que inclui grandes nomes da investigação, a nível mundial.

portal EURAXESS  disponibiliza um único ponto de acesso à informação, e aos serviços que prestam apoio aos investigadores e às suas famílias quando se deslocam, no âmbito da sua carreira, para, fora ou dentro da Europa.

A missão é apoiar a mobilidade internacional de investigadores de e para Portugal, passando a ser uma parte da rede europeia de portais nacionais Euraxess que suplementam com informação local o portal Europeu, operado pela Comissão Europeia. O portal EURAXESS Portugal pretende substituir, gradualmente, o portal ERACareers.

O portal EURAXESS Portugal é operado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a agência do Governo português cuja missão é a avaliação e financiamento do sector de Ciência e Tecnologia.

Para quaisquer esclarecimentos deves contactar para euraxess@fct.pt

O EURAXESS engloba, em suas variadas vertentes, designadamente:

  • EURAXESS Jobs Um instrumento de recrutamento sem custos Atualmente, o Portal Eracareers apresenta todas as oportunidades de bolsas e/ou empregos científicos disponíveis em Portugal  
  • EURAXESS Rights Disponibiliza todas as informações relativas com a Carta Europeia do Investigador e com o Código de Conduta para o Recrutamento de Investigadores  
  • EURAXESS Links Um dispositivo, onde se cria serviços eletrónicos interativos para os investigadores europeus que estão a trabalhar no exterior, de modo a mantê-los em contacto.  
  • EURAXESS Services O EURAXESS Services constitui uma rede de mais de 200 centros, distribuídos por 38 países em toda a Europa. Como investigador, poderá obter junto destes centros apoio ao planeamento e organização da sua estadia e da estadia da sua família. A assistência estende-se a todas as áreas relacionadas com a sua atividade pessoal e profissional, incluindo informações sobre questões legais, segurança social, serviço de saúde e finanças, bem como oportunidades de formação linguística e apoio familiar na sua vida quotidiana. O objetivo é facilitar a integração social e profissional destes investigadores, bem como das suas famílias (caso o acompanhem na sua estadia), permitindo-lhes minimizar os recursos despendidos em questões burocráticas e processuais.
 

HORIZON 2020 – Programa de investigação e inovação da União Europeia, 2014 - 2020

Horizon 2020 é o programa de financiamento para investigação e inovação da União Europeia, com aproximadamente 80 mil milhões de euros disponíveis para executar entre 2014 e 2020. O programa, para além de atrair investimento privado, pretende desenvolver as melhores descobertas e inovações mundiais, levando grandes ideias do laboratório para o mercado.

Com regras simplificadas e as ferramentas de gestão para o envio e concessão prevê facilitar as tarefas dos participantes. Para orientações mais práticas, por favor, consulte o manual online do H2020.

O H2020 oferece suporte às PME com um instrumento que abrange vários campos de investigação e inovações com financiamento, colocando a disposição das PME excelentes oportunidades.

O programa visa também melhorar a cooperação internacional em investigação da UE, produzindo mais oportunidades para a participação de países terceiros.

O H2020 foi criado no âmbito dos principais desafios do nosso dia à dia, desde as mudanças sociais, passando pelo envelhecimento da população, pela segurança alimentar, a eficiência energética, a UE atribui grande importância à incorporação de ciências socioeconômicas e humanidades no programa de trabalho. Para além destas, outra grande prioridade da Comissão Europeia (CE) passa por garantir que o gênero seja incorporado na construção das propostas de projetos do Horizon 2020.

Consultar mais sobre o Horizon 2020 em: https://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/

 
 
Contactos

Balcão do Estudante

Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade

Campus de Gambelas, edifício 5

Telefone: +351 289 244 455

Email: international@ualg.pt