Concurso Três Minutos de Tese

O Concurso 3MT-UAlg destina-se a desenvolver competências de comunicação e disseminação dos estudantes de doutoramento, através da exposição de ideias complexas de forma simples, eficiente e com criatividade para públicos diversos.

Critérios

• São elegíveis para este concurso todos os estudantes inscritos num ciclo de estudos de doutoramento da Universidade do Algarve.
  • O prazo para apresentação de candidatura individual ao concurso é definido e anunciado na página web da Universidade do Algarve, em cada edição anual do concurso, e divulgado através de correio eletrónico institucional.
  • Os/as candidatos/as não podem apresentar candidatura a mais do que uma área científica na mesma edição do concurso.
  • Os vencedores de cada edição não podem voltar a concorrer a outra edição do concurso.
  • Apenas serão admitidas as candidaturas que integral e cumulativamente satisfaçam as condições de elegibilidade fixadas para cada edição e no presente Regulamento

As candidaturas ao concurso são submetidas nas seguintes áreas:

• Ciências Sociais
  • Artes e Humanidades
  • Ciências Médicas e da Saúde
  • Engenharias e Tecnologias
  • Ciências Naturais

Funcionamento do Concurso

A participação no concurso concretiza-se através de uma apresentação oral com a duração máxima de três minutos, sobre a importância e o impacto da investigação do candidato, com recurso a um único diapositivo.

O concurso compreende duas fases:

• Fase 1 (seleção): os candidatos submetem dois ficheiros: um vídeo da sua comunicação com a duração máxima de três minutos e um pdf. de um único diapositivo. O júri seleciona os cinco finalistas de cada área, com base nos critérios definidos no artigo 8.º do Regulamento.
  • Fase 2 (final): os candidatos apurados na fase anterior participam na fase final, com uma apresentação oral perante o júri e o público, na qual é selecionado(a) o(a) vencedor(a), bem como o segundo classificado.

Prémio

São atribuídos prémios pecuniários, de valor a definir em cada edição, que poderão ser responsabilidade de parceiros externos à UAlg, para os candidatos premiados em 1.º e 2.º lugar. O vencedor deste ano do 3MT-UAlg irá receber um prémio pecuniário no valor de 4000 euros e o candidato que conquistar o segundo lugar receberá 2000 euros.

Caso o júri considere atribuir prémios ex aequo, não podendo ser atribuídos mais do que dois prémios em cada classificação.

Aos finalistas e premiados são ainda atribuídos diplomas de reconhecimento de mérito.

São entregues certificados de participação a todos os candidatos.

Candidatura

Decorre de 15 de fevereiro a 22 de março de 2024.

As candidaturas são formalizadas exclusivamente em formulário online

Júri do Concurso (edição 2024)

Bruno Silva, Professor Coordenador da ESEC

Jorge Semião, Professor Coordenador do ISE

Leonor Cancela, Professora Catedrática da FMCB

Margarida Castro, Professora Associada com Agregação da FCT

Marisol Correia, Professora Coordenadora da ESGHT

Vera Novais, Jornalista do Observador

Atribuição do Prémio

O prémio será entregue em cerimónia pública em data a definir.

Regulamento do Concurso Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)

Email: 3mt@ualg.pt