Com trabalho desenvolvido nas áreas das Ciências do Mar, da Saúde, das Artes, Comunicação e Humanidades, da Engenharia Eletrónica e de computadores, das Ciências da Educação, da História e do Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar, a Instituição tem contribuído com diversos projetos para o desenvolvimento da sociedade, através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para 2030.

Com 213 projetos em execução os fundamentos científicos da Universidade do Algarve são desenvolvidos em torno de quatro áreas principais (Mar, Saúde, Alimentação e Bem-Estar, Artes e Património e Turismo) que agregam todo o trabalho de pesquisa com o objetivo de transformar ideias inovadoras em produtos e serviços que contribuam para a excelência da Universidade do Algarve.

A Universidade do Algarve possui centros de investigação bem estabelecidos em várias áreas, como a das ciências marinhas, biomedicina, eletrónica, química, artes e comunicação e ciências sociais.

Grandes quantidades de algas nas praias, tanto no mar como na areia, podem ser um sinal de desequilíbrios nos ecossistemas marinhos. Ajude os nossos investigadores a identificar este tipo de situações.

Conheça o projeto que constitui um plano de ação para a recuperação e conservação das populações de cavalos marinhos na Ria Formosa.

Conheça o projeto que procura avaliar a extensão do impacto de microplásticos na Costa Portuguesa, monotorizando "pontos quentes" de contaminação.

Conheça o projeto que pretende reforçar o papel da Dieta Mediterrânica como uma oportunidade de responder às necessidades socioeconómicas das comunidades locais.

Conheça o programa psicoeducativo e comunitário, desenhado para ser dinamizado com pais, permitindo-lhes a otimização do desempenho da sua parentalidade.

Descubra o projeto que pretende desenvolver uma terapia genética inovadora para doenças do sistema nervoso central.

Conheça o projeto que visa enaltecer a governança do Mediterrâneo através do turismo sustentável.

Conheça o projeto que tem o objetivo de fomentar a criação e o alojamento de filmes interativos, contribuindo para a evolução da linguagem audiovisual.

Conheça o projeto que pretende recorrer à ciência participativa para monitorizar a Ria Formosa.

Conheça o projeto que estuda o controlo temporal da diferenciação celular no desenvolvimento embrionário, tendo impacto em áreas como a da fertilidade ou doenças como o cancro.

Conheça o projeto que visa dinamizar o espaço INVITRO, através de um programa anual de residências artísticas, workshops e exposições.

Conheça todos os projetos de I&D a decorrer na Universidade do Algarve.

Conheça algumas oportunidades de trabalho no âmbito dos projetos de investigação a decorrer na UAlg.

Conheça alguns dados sobre os projetos em desenvolvimento na Universidade do Algarve.