Iniciativas sobre Saúde marcam celebrações do Dia da Europa no Algarve

O Dia da Europa assinala-se a 9 de maio, mas no Algarve vai ser antecipado para dia 7 de maio sob a forma de um Diálogo com os cidadãos, tendo como mote “O que a Europa faz pela saúde dos europeus”. Trata-se de uma iniciativa conjunta da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) da Região do Algarve, da Universidade do Algarve (UAlg) e do centro de informação europeia Europe Direct Algarve.

Agendado para as 16h30, o evento decorrerá num formato misto, com uma mesa presencial no Centro de Simulação Clínica, na Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve, em Faro, e contará com diversas participações via streaming, sendo transmitido em direto nos canais de Youtube e Facebook da UAlg, no Facebook da CCDR Algarve e Europe Direct Algarve.

Pretende-se abrir um espaço de reflexão sobre o futuro próximo, no que respeita aos investimentos promovidos por vários parceiros da região e da política de saúde da União Europeia e esclarecer e divulgar as respostas, tanto na crise pandémica quanto na pós-pandemia, alinhando o evento, em simultâneo, com os objetivos da Conferência sobre o Futuro da Europa.

Para além dos representantes dos promotores, destacamos as presenças da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e do secretário-geral para a Ação Externa da Junta da Andaluzia, José Enrique Millo Rocher.

Ao longo dos três painéis previstos, nos termos do programa anexo, serão abordadas as respostas da União Europeia na área da Saúde e o Novo Programa “UE pela Saúde”, o plano de ação do Algarve Biomedical Center (uma parceria da UAlg e Centro Hospitalar Universitário do Algarve- CHUA -) e as respostas no Algarve e na Eurorregião Alentejo – Algarve – Andaluzia (EuroAAA) à pandemia COVID-19.

O Europe Direct Algarve comemora, a 9 de maio, o Dia da Europa, há 25 anos na região, assinalando a paz e a unidade do continente europeu em parceria com a CCDR Algarve, Programa Operacional do Algarve e outras instituições, promovendo este ano um programa mais amplo denominado “Maio, mês da Europa” que constituirá também um contributo para a dinamização da cidadania da Região do Algarve em torno da Conferência sobre o Futuro da Europa.

No domingo, dia 9 de maio, pelas 10h00, convidam-se todos os cidadãos a assistir ao hastear da Bandeira da Europa, nas instalações da CCDR Algarve, na Praça da Liberdade, em Faro, celebrando esta data e o 25º aniversário do Europe Direct Algarve.

O Grupo Coral Ossónoba associar-se-á à comemoração com a realização de um pequeno concerto e o Europe Direct Algarve estará presente com um ponto de informação apresentando a nova rede 21-25. Na mesma ocasião, será anunciada a 2ª edição do concurso de fotografia AlgarveIsEU 2.1, este ano sob o tema da saúde, numa parceria do CHUA e da UAlg, através do Centro de Documentação Europeia.