“Inovação azul e sustentabilidade no Estuário do Guadiana”

A Universidade do Algarve, no âmbito das atividades desenvolvidas no projeto Impulso da Aliança Litoral Atlântica para o Crescimento Azul, vai promover um evento intitulado “Inovação azul e sustentabilidade no Estuário do Guadiana”, entre os dias 15 e 16 de outubro, no Edifício da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António.
Share
 

A Universidade do Algarve, no âmbito das atividades desenvolvidas no projeto Impulso da Aliança Litoral Atlântica para o Crescimento Azul, vai promover um evento intitulado “Inovação azul  e sustentabilidade no Estuário do Guadiana”, entre os dias 15 e 16 de outubro, no Edifício da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António.

O evento inclui atividades diversas como uma breve apresentação do conhecimento atualmente existente sobre o estuário do Guadiana; exercício físico com caminhadas pela reserva; degustação de produtos tradicionais locais e provas de petiscos com novas espécies do Guadiana; visitas a empresas locais sustentáveis; identificação de Ideias de Negócio na área do crescimento azul na zona transfronteiriça do Baixo Estuário, entre outras.

Além do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) e do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) associaram-se ainda a esta iniciativa o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a AMAL (Comunidade Intermunicipal do Algarve), os municípios de Castro Marim e Vila Real de Santo António, empresas como a Terras de Sal, SEIVA, AtlantikFish, l, Nautiber, entre outros.

Esta iniciativa insere-se numa das atividades do projeto ATLAZUL, financiado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP), desenvolvido em parceria com entidades portuguesas e espanholas, e coordenado pela Junta de Andaluzia.

Todas as atividades são gratuitas de mas inscrição obrigatória até 12 de outubro.

Consultar programa aqui.
 

Chamada de Identificação de Ideias de Negócio “Inovação Atlazul no Guadiana”

Como atividade prévia ao evento foi lançado um Procedimento para Identificação de Ideias de Negócio “Inovação Atlazul no Guadiana”, que consiste em promover potenciais projetos empresariais dos setores turístico, pesqueiro ou aquícola de carácter intersectorial, que suportem o início de desenvolvimento de novas empresas na área da economia azul sustentável ou gerar impulsos de inovação nas empresas existentes. O formulário para a candidatura está disponível em Ideias de Negócio “Inovação Atlazul no Guadiana”. O formulário preenchido em pdf, em português ou espanhol, e os documentos indicados devem ser enviados para o email cria@ualg.pt, com Assunto: ATLAZUL IDEIAS até ao dia 9 de outubro de 2022, às 23h59.

Relacionadas