"Operação Montanha Verde": Voltar a Plantar para Voltar a Proteger

No âmbito da 8ª edição da Operação Montanha Verde, dinamizada pelo Zoomarine, serão plantadas várias árvores, nos dias 25 e 27 de novembro, no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve.
Share
 

Esta ação ecológica, inserida no referido programa ambiental e de cidadania do Zoomarine, decorrerá em articulação com o Congresso Nacional de Ecologia, que se realiza na UAlg de 22 a 25 de novembro.

A ALGAR SA, como parceira estratégica desde o primeiro ano, voltará a produzir e oferecer o composto NutriVerde®. Este ano também serão parceiros a Câmara Municipal de Faro, a Junto de Freguesia de Montenegro, o Instituto Português de Desporto e Juventude (Algarve) e o Grupo de Voluntariado UALG V+.

Iniciada em 2016, a Operação Montanha Verde pretende apoiar o equilíbrio ecológico do Algarve e já ofereceu a várias entidades públicas da região, incluindo Câmaras Municipais, Universidade do Algarve e Escolas, mais de 126.400 árvores, de 99 espécies, das quais 79 mil já foram plantadas, em 25 áreas, com o auxílio de 8230 voluntários.

As escolhas das espécies e respetivas quantidades depende sempre de cada parceiro. Paralelamente, o Zoomarine assegura a compra e entrega dos espécimes, um seguro para os voluntários, os instrumentos necessários (luvas, pás, enxadas, baldes), alguma fruta e bebidas. A ALGAR SA, como parceira estratégica desde o primeiro ano, voltará a oferecer o composto NutriVerde®, que ajudará na fase inicial de crescimento das plantas.

Os interessados em ajudar na plantação deverão inscrever-se em dois portais específicos: https://OMV25nov.eventbrite.pt ou https://OMV27nov.eventbrite.pt. As inscrições são gratuitas e destinam-se a grupos de estudantes (idealmente, com 10 ou mais anos de idade), famílias, grupos empresariais e de escoteiros, e discentes e docentes, assim como colaboradores não-docentes.

A inscrição prévia permitirá gerir o número de instrumentos necessários e garantir os seguros e certificados de presença de cada participante.

Os terrenos no Campus de Gambelas estarão preparados de antemão, pelo que a cada voluntário apenas se pedirá, além de roupa confortável e calçado adequado, algum tempo (30 a 120 minutos) e um muito ligeiro esforço físico. As plantações decorrerão entre as 9h00 e as 12h30, em ambos os dias (sábado e segunda-feira).

Através deste esforço coletivo, a Operação Montanha Verde pretende voltar a mostrar que há iniciativas de envolvimento cívico, em prol da proteção coletiva dos valores naturais da Região, que continuam a fazer sentido e a ser urgentes, como é o caso do reforço do coberto vegetal.

Adicionalmente, é importante reforçar a mensagem de esperança e de espírito cooperativo dos Portugueses, enquanto se volta a sublinhar as urgências inerentes às alterações climáticas.

Relacionadas