Campus de Gambelas

A Comissão Instaladora da Universidade do Algarve criou, em 1982, o Serviço de Documentação e Informação, que se localizava na Praça da Liberdade em Faro (no atual edifício da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve). Com a construção em Gambelas de instalações provisórias destinadas ao ensino universitário em 1987, o fundo documental e os serviços foram transferidos.

No ano 2000, foi concluída a construção de um edifício de raiz para a biblioteca e, em Março desse ano, foram aí instalados novos equipamentos, os serviços e o fundo documental. As características e condições deste edifício abriram à Biblioteca uma perspectiva de desenvolvimento e melhoria dos serviços oferecidos à comunidade académica.

Aqui encontramos áreas de estudo individual ou em grupo, adequado acondicionamento do fundo documental, nos seus vários suportes, consulta local, empréstimo domiciliário e interbibliotecas, salas para trabalho em grupo, computadores para a elaboração de trabalhos e para pesquisas na Internet, facilidades de impressão, fotocópias e scanner em regime de livre acesso, um ponto acesso às publicações do INE e à RIIBES - Rede da Informação estatística em Bibliotecas do Ensino Superior, e o Centro de documentação Europeia, tudo isto numa ampla sala de leitura.

A variedade dos recursos electrónicos adquiridos pela Universidade possibilita, à comunidade académica, novas estratégias de pesquisa e acesso a documentos das diversas áreas do conhecimento. Destacamos a Biblioteca do Conhecimento Online, as bases de dados bibliográficos e os livros electrónicos.