UAlg produz bioetanol de 2ª geração através de polpa de alfarroba

No passado mês de dezembro foram apresentados, na Universidade do Algarve, os principais resultados do projeto de investigação “Alfaetílico”. Trata-se de um projeto pioneiro no nosso país, no desenvolvimento de investigação de tecnologia de fermentação para produção de bioetanol de 2ª geração (usualmente chamado álcool etílico), a partir de resíduos de polpa de alfarroba, provenientes da indústria de transformação da região do Algarve.

De salientar que o bioetanol é utilizado em combinação com a gasolina, sendo obrigatória, na União Europeia, até 2020, a inserção de 20% deste combustível. Atualmente não existe qualquer unidade de produção de bioetanol em Portugal e para cumprir esta diretiva comunitária será necessário importar o biocombustível. Com este estudo pretende-se a valorização integral desta matéria-prima, muito rica em açúcares, com vista à satisfação do mercado nacional de biocombustíveis, utilizando tecnologias de 2ª geração, numa abordagem de biorrefinaria.

No Laboratório de Engenharia e Biotecnologia Ambiental do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da UAlg foram realizados ensaios em fermentadores agitados mecanicamente, e na estação-piloto de fermentação foi operacionalizado e monitorizado com êxito o processo de produção de bioetanol em diversos sistemas de produção, já na perspetiva de produção semi-industrial.

A fermentação alcoólica é realizada por uma estirpe autóctone da levedura, Saccharomyces cerevisiae, que é isolada pela equipa de investigação da Universidade do Algarve. Apresenta condições únicas de tolerância à toxicidade do álcool e ao elevado teor em açúcares utilizados na fermentação, o que permitiu atingir rendimentos etanólicos próximos do máximo teórico (0,51 g/g) a partir do resíduo de alfarroba.

A polpa de alfarroba revelou-se, assim, uma matéria-prima excelente e de baixo custo para a produção de bioetanol de 2ª geração, com potencial tecnológico e económico para uma biorrefinaria. A equipa de investigação, coordenada pela Professora Emília Costa, investigadora do CIMA, conseguiu desenvolver tecnologia para a obtenção de valores de produtividade e teores de bioetanol competitivos durante o processo de produção do álcool.

A transferência de tecnologia desenvolvida no “Alfaetílico” permite simplificar, otimizar e viabilizar economicamente o processo fermentativo. Outros aspetos cruciais desta investigação são a inovação no campo do input energético necessário à implementação da biorrefinaria, o sistema integrado de produção com aproveitamento e a valorização dos subprodutos.

O “Alfaetílico” é um projeto de I&DT, financiado pelo Programa QREN/PO Algarve 21, um consórcio entre a Universidade do Algarve (UAlg) e indústrias de transformação de alfarroba do Algarve - Agrupamento de Alfarroba e Amêndoa CRL.