Universidade do Algarve oferece curso de Português para refugiados ucranianos

Share
 

A Universidade do Algarve vai lecionar um curso intensivo de Português, a título gratuito, para refugiados ucranianos. As inscrições já se encontram a decorrer.

Este curso, equivalente ao nível de sobrevivência, pretende oferecer noções muito básicas de língua portuguesa, que permitam aos destinatários comunicar e integrar-se na comunidade tão rapidamente quanto possível. Pretende-se desenvolver, sobretudo, a comunicação oral básica do quotidiano e criar uma rede que cubra o maior número possível de localidades, evitando a necessidade de deslocação e permitindo trabalhar com grupos pequenos.

O curso é composto por um módulo de 12 horas e será lecionado duas vezes por semana, em sessões de duas horas.

Podem colaborar neste curso docentes de línguas da UAlg e de outras instituições que manifestem disponibilidade e docentes de outras áreas científicas, técnicos superiores, estudantes e alumni. Estes voluntários acompanharão um docente de línguas durante o período do curso e, posteriormente, serão convidados a dar continuação a este projeto, replicando o modelo com outros voluntários que a ele se associem.

A iniciativa é coordenada pela Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT), pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS)e pela Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC), em colaboração com o Grupo de Voluntariado UAlg V+.

Mais informações e inscrições em: https://www.ualg.pt/ualg-oferece-curso-de-portugues-para-refugiados-ucranianos