XIII Simpósio de Maturação e Pós-colheita
XIII Simpósio Ibérico de Maturação e Pós-colheita (POST26)
O XIII Simpósio Ibérico de Maturação e Pós-colheita (POST26) decorrerá de 1 a 3 de junho de 2026, na Universidade do Algarve – Campus da Penha, em Faro.
Este evento é organizado pela Universidade do Algarve, pela Associação Portuguesa de Horticultura e pela Sociedade Portuguesa de Biologia de Plantas, em colaboração com as congéneres espanholas, a Sociedade Espanhola de Ciências Hortícolas e a Sociedade Espanhola de Biologia de Plantas.
A pós-colheita de produtos frescos, como frutas, hortaliças, plantas aromáticas e flores, tem vindo a assumir um papel central nas estratégias nacionais e internacionais de redução do desperdício alimentar. Neste contexto, o simpósio reúne investigadores e profissionais dedicados a responder aos principais desafios do sistema agroalimentar, promovendo a partilha de conhecimento científico e o avanço nas áreas da maturação e pós-colheita.
O programa inclui palestras, mesas-redondas e sessões interativas, com enfoque na investigação e no desenvolvimento de soluções tecnológicas sustentáveis para a conservação de produtos vegetais, abordando temas como processos de maturação e senescência, análise nutricional e sistemas de defesa contra patógenos.
Áreas temáticas
- Biologia e fisiologia da maturação e pós-colheita
- Inovação na avaliação e gestão da maturação e qualidade nas cadeias de abastecimento
- Abordagens inovadoras para a gestão de doenças e desordens fisiológicas na pós-colheita
- Tecnologias de conservação e embalagens sustentáveis
- Exigências dos consumidores e desafios emergentes no setor
- Minimização da perda e desperdício alimentar e promoção da economia circular
Com a participação de oradores nacionais e internacionais de reconhecido mérito, o evento constitui também uma oportunidade para empresas do setor promoverem a sua atividade e produtos junto de um público diversificado. Espera-se a presença de produtores, técnicos, investigadores e outros agentes da fileira, provenientes da Península Ibérica e da América Latina.
Datas importantes
- 31 de março de 2026 – Data-limite para submissão de resumos
- 31 de março de 2026 – Comunicação de aceitação e início da submissão de artigos completos
- 20 de maio de 2026 – Data-limite de inscrição
- 30 de junho de 2026 – Data-limite para entrega do artigo completo
Para mais informações sobre o programa, inscrições e outros detalhes, consulte o site oficial do evento:
https://aphorticultura.pt/eventos/POST26/