Acessibilidade para Todos no Turismo

O projeto ACCES4ALL, coordenado por Manuela Rosa, investigadora do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-estar (CinTurs) da Universidade do Algarve, reforça a dimensão social da sustentabilidade, ao considerar a igualdade de oportunidades no acesso a bens e serviços, para garantir o direito à participação ativa de todos os cidadãos.

Cidades e comunidades sustentáveisCidades e comunidades sustentáveis

O projeto ACCES4ALL, coordenado por Manuela Rosa, investigadora do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-estar (CinTurs) da Universidade do Algarve, reforça a dimensão social da sustentabilidade, ao considerar a igualdade de oportunidades no acesso a bens e serviços, para garantir o direito à participação ativa de todos os cidadãos.

Este projeto é cofinanciado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, CRESC Algarve 2020, Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e tem como objetivo principal desenvolver um estudo-piloto de uma paragem de autocarros acessível, inteligente e sustentável, a localizar no Aeroporto Internacional de Faro.

Segundo a investigadora, “deu-se ênfase ao Design Universal, o ato de projetar espaços e infraestruturas, para serem utilizáveis pelo maior número possível de pessoas”.  

Pretende-se simplificar a vida de todos, qualquer que seja a idade, estatura ou capacidade, tornando os produtos, a comunicação e o meio edificado utilizáveis pelo maior número de pessoas possível, a baixo custo ou sem custos extras, para que todas, e não só as que têm necessidades especiais, mesmo que temporárias, possam integrar-se totalmente na sociedade inclusiva.

De acordo com a investigadora, “a acessibilidade inclusiva nas paragens de autocarro considera aspetos urbanísticos, tais como altura adequada da plataforma de espera próxima da entrada  do veículo, espaços canais sem obstáculos físicos, materiais específicos nos pavimentos (piso antitrepidante e antiderrapante), mobiliário urbano adaptado (bancos com braços e costas) e informação acessível para todos potenciada com painéis com informação da chegada de autocarros em tempo real,  códigos QuickResponse - QR, tecnologia Near Field Communication (NFC) e painéis interativos que garantem informação dos horários, restauração, eventos, etc". Idealmente, explica Manuela Rosa, "os autocarros deverão ter pisos rebaixados e sistema de ajoelhamento (kneeling) para permitir que a entrada do veículo seja próxima da plataforma da paragem”.

Segundo a investigadora, “não existindo kneeling as paragens deverão ser sobre-elevadas, para possibilitar que as pessoas em cadeiras de rodas consigam entrar no autocarro de forma autónoma, bem como os pais com carrinhos de bebé e os turistas com trolleys”. Em relação aos abrigos, “também devem ter diferenciação cromática para serem visíveis pelas pessoas com baixa visão e devem ser iluminados, recorrendo-se aos painéis fotovoltaicos”. Já no seu interior e envolvente “deverão ainda existir espaços canais livres de obstáculos”.

Com a colaboração dos alunos das licenciaturas em Engenharia Civil e em Turismo, “a implementação deste projeto poderá desencadear uma maior utilização dos transportes coletivos por parte dos turistas, contribuindo para um turismo sustentável e para uma mobilidade inclusiva”, conclui a investigadora.

Este projeto está alinhado com o Objetivo 11 da Agenda 2030, ao contribuir para cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, que atendem ao acesso a sistemas de transporte e a espaços públicos, com especial atenção para as mulheres, crianças, pessoas com deficiência e idosos. E enquadra-se ainda no Objetivo 10, "Reduzir as desigualdades", ao garantir igualdade de oportunidades no acesso ao transporte.

Manuela Rosa

Manuela Rosa é Licenciada em Engenharia Civil, Mestre em recuperação do Património Arquitetónico e Paisagístico, Doutorada em Ordenamento do Território e Estratégias Ambientais e investigadora do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-estar (CinTurs)