Silhueta de pessoa indiferenciada

António Manuel da Costa Guedes Branco

Professor associado com agregação
Centro de Investigação em Artes e Comunicação
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Subsistema
Orgãos de Gestão
Unidade ID
Centro de Investigação em Artes e Comunicação
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
António Manuel da Costa Guedes Branco. Integrated PhD member of CIAC (Center for Research in Communication Sciences and Arts, University of Algarve, since 2008). Associate Professor in the University of Algarve. Former rector of this University. Habilitation in Communication, Culture and Arts (2012, University of Algarve); PhD in Literature (1999, University of Algarve); Graduation in Modern Languages and Literature (1989, Lisbon University). Published 39 papers, chapters and/or books. Works in the area(s) of Arts and Humanities, with emphasis on Performing Arts Studies (Musicology, Theater Science, Dramaturgy). Actor and stage director (1979-1984; 2008-since today).

Atividades

Atividades
2018 - Presente. Comissão de avaliação. Coordenador do painel de avaliação do concurso para atribuição de bolsas individuais de doutoramento - Ciências da Educação. Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Membro de associação. Assembleia Estatutária da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.
Membro de associação. Curso de Doutoramento em Comunicação, Cultura e Artes.
Membro de associação. Curso de Mestrado em Comunicação, Cultura e Artes.
Membro de associação. Conselho Científico da Revista Portuguesa de Educação Artística.
Membro de associação. Senado da Universidade do Algarve.
Membro de associação. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.
2009 - Presente. Outro júri / avaliação. Provimento de uma vaga de Professor Associado no grupo de Linguística e Literatura. Universidade do Algarve.
2009 - Presente. Comissão de avaliação. Membro do júri de equivalência ao grau de mestre em Literatura – especialização em Literatura Espanhola, requerida por Maria Jesus Botana Vilar. Universidade do Algarve.
2009 - Presente. Comissão de avaliação. Membro do júri de equivalência ao grau de mestre em Ciências Documentais – especialização em Biblioteca e Documentação, requerida por Maria Rita da Silveira Marçal Grilo Barba de Meneses. Universidade do Algarve.
2009 - Presente. Comissão de avaliação. Membro do júri de equivalência ao grau de mestre em Ciências Documentais – especialização em Biblioteca e Documentação, requerida por Manuel José Monteiro de Sá Correia. Universidade do Algarve.
2009 - Presente. Comissão de avaliação. Membro do júri de equivalência ao grau de mestre em Ciências Documentais – especialização em Biblioteca e Documentação, requerida por José António Videira Saro. Universidade do Algarve.
2009 - Presente. Comissão de avaliação. Membro do júri de equivalência ao grau de mestre em Ciências Documentais – especialização em Biblioteca e Documentação, requerida por Maria da Piedade Gonçalves Lopes Alves. Universidade do Algarve.
2009 - Presente. Comissão de avaliação. Membro do júri de equivalência ao grau de mestre em Ciências Documentais – especialização em Biblioteca e Documentação, requerida por Isabel Maria Vicente Lucas Godinho de Ataíde. Universidade do Algarve.
Membro de associação. Conselho Geral da Universidade do Algarve.
Membro de associação. Conselho Científico da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.
Membro de associação. Assembleia Estatutária da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.
Membro de associação. Curso de Licenciatura em Estudos Artísticos.
2008 - Presente. Comissão de avaliação. Membro do júri para Chefe de Divisão da Biblioteca Municipal de Faro. Câmara Municipal de Faro.
2008 - Presente. Comissão de avaliação. Avaliador, para a área de Línguas e Literaturas, do Programa das Acções Integradas (CRUP/FUP). Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.
Membro de associação. Assembleia Estatutária da Universidade do Algarve.
Consultoria / Parecer. Co-autor da proposta de criação do Mestrado em Comunicação, Cultura e Artes.
Consultoria / Parecer. Co-autor da proposta de adequação a Bolonha das Licenciaturas em Estudos Artísticos e em Ciências Documentais e Editoriais.
Membro de associação. Conselho Editorial da Revista Leitura: Teoria & Prática (ALB, Unicamp).
2004 - Presente. Comissão de avaliação. Membro do Júri do Concurso de Apoio Pontual e do Concurso de Apoio Permanente (Teatro), Ministério da Cultura/Delegação Regional da Cultura do Algarve (2004-2005). Ministério da Cultura.
Consultoria / Parecer. Co-autor das propostas de criação dos cursos de licenciatura em Estudos Artísticos e Culturais e em Ciências Documentais e Editoriais.
Membro de associação. LITTERA - Associação Portuguesa para a Literacia.
2002 - Presente. Comissão de avaliação. Membro do júri de equivalência ao grau de mestre, requerida por Albert Bruce Bird. Universidade do Algarve.
2002 - Presente. Outro júri / avaliação. Provimento de uma vaga de Professor-Coordenador em Filologia Portuguesa, requeridas pelo Doutor João Manuel Sant’Ana de Matos. Instituto Politécnico de Beja.
2002 - Presente. Comissão de avaliação. Membro do Júri das Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica do Assistente Estagiário Joaquim Agostinho de Oliveira Guerra. Arguente do Relatório de Lição para uma aula teórico-prática, intitulado Os dispositivos de ensino da leitura em manuais escolares. Universidade do Algarve.
Consultoria / Parecer. Parecer: Membro do Grupo Ad-Hoc nomeado pelo Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas para a elaboração de um parecer sobre o futuro da Formação de Professores no âmbito da Declaração de Bolonha.
Consultoria / Parecer. Parecer: Publicação de tese de Doutoramento (Rosa Maria Sequeira, Desejo e Poder na Recepção de uma Literatura Estrangeira, Lisboa: Universidade Aberta, 1999).
Membro de associação. Revista Questão, do Departamento de Letras Clássicas e Modernas e do Centro de Estudos Linguísticos e Literários.
Consultoria / Parecer. Parecer: Consultor do Ministério da Educação para o Programa de Literatura Portuguesa do Ensino Secundário (Revisão Curricular), com emissão de parecer..
Membro de associação. Fundação para o Desenvolvimento da Universidade do Algarve.
Membro de associação. Comissão de Acompanhamento e Controlo da versão final dos Estatutos da Universidade do Algarve.
1999 - Presente. Comissão de avaliação. Membro do Júri do ‘Prémio Teixeira Gomes’ (Conto e Novela) - (1999 - 2000). Câmara Municipal de Portimão.
Consultoria / Parecer. Autor de um estudo preparatório da reestruturação dos cursos de licenciatura, a pedido da Presidente da Comissão Científica da Área Departamental de Línguas e Literaturas.
Membro de associação. Comissão de Revisão do Regulamento de Estágios Pedagógicos das Licenciaturas em Ensino.
2017 - 2019. Curso / Disciplina lecionado. Educação pela Arte. Ciências da Educação (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2017/04 - 2017/10. Comissão de avaliação. Membro do painel de avaliação do concurso para atribuição de bolsas individuais de doutoramento da FCT - Ciências da Educação. Fundação para a Ciência e Tecnologia.
2015 - 2015. Orientação. A Renovação Permanente: contributos para uma investigação sobre a arte do Ator no século XXI.Comunicação, Cultura e Artes (Doutoramento). Coorientador.
2013/01/22. Júri de grau académico. A dimensão teatral do Auto de Fé. Arguente. Frederico Bruno Martins dos Santos Jara Schiappa (Doutoramento). Universidade de Lisboa.
2013/01/18. Apresentação oral de trabalho. O efeito placebo na arte do ator. Colóquio Internacional Artes e Ciência em Diálogo. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2013/10/15 - 2013/10/15. Orientação. Como é que eu vou descalçar esta bota? (sobre o espetáculo Gogo e Didi, cantata com prelúdio e fugas).Comunicação, Cultura e Artes - Teatro e Intervenção Social e Cultural (Mestrado). Orientador.
2013/07/02 - 2013/07/02. Orientação. À Procura da Terceira Coisa. Experimentação de uma não atriz no processo de criação do espetáculo Tem Dói-Dói?.Comunicação, Cultura e Artes - Teatro e Intervenção Social e Cultural (Mestrado). Orientador.
2013/06/07 - 2013/06/07. Orientação. Le mensonge qui imitait la vérité. Entre une éthique artistique et une éthique de vie.Comunicação, Cultura e Artes - Teatro e Intervenção Social e Cultural (Mestrado). Orientador.
2013/05/06 - 2013/05/06. Orientação. O grau zero.Comunicação, Cultura e Artes - Teatro e Intervenção Social e Cultural (Mestrado). Orientador.
2013/02/14 - 2013/02/14. Orientação. Morder a alma até ao osso dela (sobre o espetáculo Gogo e Didi, cantata com prelúdio e fugas).Comunicação, Cultura e Artes - Especialização em Teatro e Intervenção Social (Mestrado). Orientador.
2013 - 2013. Orientação. Aprender a desaprender (Gogo e Didi, cantata com prelúdio e fugas).Comunicação, Cultura e Artes - Teatro e Intervenção Social e Cultural (Mestrado). Orientador.
2013. Júri de grau académico. Morder a alma até ao osso dela (sobre o espetáculo Gogo e Didi, cantata com prelúdio e fugas). Carmen Sílvia Seixas Pona (Mestrado). Universidade do Algarve.
2013. Júri de grau académico. O grau zero. Alfredo José Rosa Gomes (Mestrado). Universidade do Algarve.
2013. Júri de grau académico. Aprender a desaprender (Gogo e Didi, cantata com prelúdio e fugas). Augusto Leite Sousa (Mestrado). Universidade do Algarve.
2013. Júri de grau académico. Le mensonge qui imitait la vérité. Entre une éthique artistique et une éthique de vie. Priscilia Domingos Gomes (Mestrado). Universidade do Algarve.
2013. Júri de grau académico. À Procura da Terceira Coisa. Experimentação de uma não atriz no processo de criação do espetáculo Tem Dói-Dói?. Anabela Custódio Afonso (Mestrado). Universidade do Algarve.
2013. Júri de grau académico. Ensino da Literatura: Nós e Laços. Regina dos Santos Duarte (Doutoramento). Universidade do Minho.
2013. Júri de grau académico. Como é que eu vou descalçar esta bota? (sobre o espetáculo Gogo e Didi, cantata com prelúdio e fugas). Márcio Hugo Rodrigues Guerra (Mestrado). Universidade do Algarve.
2012 - 2012. Orientação. Há tempo de sobra para nos fecharmos ao mundo e aos outros (sobre o espetáculo Gogo e Didi, cantata com prelúdio e fugas).Comunicação, Cultura e Artes-Especialização em Teatro e Intervenção Social (Mestrado). Orientador.
2012. Júri de grau académico. A literacia da leitura literária no ensino universitário. Rita Salomé Varela Andrade Rodrigues Baleiro (Doutoramento). Universidade Nova de Lisboa.
2012. Júri de grau académico. Contribuições para a leitura da obra poética de Jorge Sousa Braga. Sílvia Fernanda Murta S. Graça Domingos (Mestrado). Universidade do Algarve.
2012 - 2012. Curso / Disciplina lecionado. Leitura e Técnicas de Teatro (2012-2102. Mestrado em Promoção e Mediação da Leitura). Outra (Curso médio).
2012 - 2012. Curso / Disciplina lecionado. Metodologia da Investigação Aplicada às Artes e à Comunicação (2012-2013. Mestrado em Comunicação, Cultura e Artes). Outra (Curso médio).
2012. Júri de grau académico. Há tempo de sobra para nos fecharmos ao mundo e aos outros (sobre o espetáculo Gogo e Didi, cantata com prelúdio e fugas). Abel Luís Ramos (Mestrado). Universidade do Algarve.
2004 - 2012. Arbitragem científica em revista. Revista Portuguesa de Educação (2183-0452). University of Minho.
2011 - 2011. Orientação. Só-Mente.Comunicação, Cultura e Artes-Especialização em Teatro e Intervenção Social (Mestrado). Orientador.
2011 - 2011. Orientação. Da câmara frigorífica à erupção vulcânica.Comunicação, Cultura e Artes-Especialização em Teatro e Intervenção Social (Mestrado). Orientador.
2011 - 2011. Orientação. «Um cheirinho de práticas teatrais» - Uma experiência pedagógica.Educação Artística - Especialização em Teatro e Educação (Mestrado). Orientador.
2011. Júri de grau académico. Só-Mente. Hugo José Diogo Sancho (Mestrado). Universidade do Algarve.
2011. Júri de grau académico. Castelao e a sua época na Coimbra de 1966. Antonio Iglesias Mira (Mestrado). Universidade do Algarve.
2011. Júri de grau académico. Da câmara frigorífica à erupção vulcânica. Sónia Isabel Brito Esteves (Mestrado). Universidade do Algarve.
2011. Júri de grau académico. O Anel de Nibelungo – reinterpretação pictórica da tetralogia de Wagner. Pedro José Leal Filipe (Mestrado). Universidade do Algarve.
Membro de associação. Curso de Mestrado em Comunicação, Cultura e Artes.
Membro de associação. Curso de Doutoramento em Comunicação, Cultura e Artes.
2010. Apresentação oral de trabalho. «Quando faltam os recursos financeiros. Reinvenção literal do ‘teatro pobre’: a experiência d’ A Peste – Associação de Pesquisa Teatral ». III Workshop de Investigação do Projecto Próximo Futuro ("Gestão das Organizações Culturais e Sociais"). Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal).
2010. Júri de grau académico. Chegar com a pedra à montanha sem cume: ensaio sobre encenação. Adriana Carvalho Aboim (Mestrado). Instituto Politécnico de Lisboa.
2010 - 2010. Curso / Disciplina lecionado. Seminário de Trabalho de Projecto (artístico) (2010-2011; 2011-2012. Mestrado em Comunicação, Cultura e Artes, especialização em Teatro e Intervenção Social e Cultural). Outra (Curso médio).
Membro de associação. Curso de Mestrado em Comunicação, Cultura e Artes.
2009 - 2009. Orientação. (Im)possibilidades do teatro na escola. Reflexão sobre uma experiência pedagógica.Educação Artística - Especialização em Teatro e Educação (Mestrado). Orientador.
2009 - 2009. Orientação. Interdito e transgressão no conto maravilhoso (o papel do conto maravilhoso na construção de um sistema de valores).Literatura - Literatura Oral Tradicional (Doutoramento). Coorientador.
2009. Júri de grau académico. O teatro e as marionetas como elemento didáctico/pedagógico motivador para a disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Maria de Fátima Coelho dos Mártires (Mestrado). Universidade do Algarve.
2009. Júri de grau académico. De/para uma prática teatral no 1º ciclo do ensino básico: projecto de investigação-acção. Manuel Fernando Gonçalves Neiva (Mestrado). Universidade do Algarve.
2009. Júri de grau académico. Representarte. Júlia Susana Seara Ferreira (Mestrado). Universidade do Algarve.
2009. Júri de grau académico. Um olhar sobre o teatro para crianças no Algarve. Sandra Isabel Vieira Garrochinho Terra (Mestrado). Universidade do Algarve.
2009. Júri de grau académico. (Im)possibilidades do teatro na escola. Reflexão sobre uma experiência pedagógica. Rui Miguel Sanches Linhares de Andrade (Mestrado). Universidade do Algarve.
Membro de associação. Biblioteca e Arquivo Central da Universidade do Algarve.
Membro de associação. Curso de Mestrado em Ciências Documentais.
Membro de associação. Associação de Leitura do Brasil.
Membro de associação. Conselho Científico da Unidade de Ciências Exactas e Humanas/Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.
2008. Júri de grau académico. Contributos da experiência da educação pela arte (1971-1982). Maria Margarita Gomes Câmara (Mestrado). Universidade do Algarve.
Membro de associação. Curso de Mestrado em Educação Artística, especialização em Teatro e Educação.
Membro de associação. International Reading Association.
2007. Júri de grau académico. A literatura na escola: estatuto, funções e formas de legitimação. Paulo Jaime Lampreia Costa (Doutoramento). Universidade de Évora.
2007. Júri de grau académico. Operacionalização do currículo de expressão dramática no 1º ciclo do ensino básico – uma proposta de intervenção pedagógica. Ana Maria Alves Tarroeira (Mestrado). Universidade do Algarve.
2007. Júri de grau académico. Educação de infância, currículo e teatro: um estudo histórico sobre o discurso oficial. Maria Adília da Silva César Lino (Mestrado). Universidade do Algarve.
2007. Júri de grau académico. Estratégias e práticas de educação artística – história de um projecto de artes integradas numa escola do 1º ciclo do ensino básico. Ana Luísa Sampaio Cardoso (Mestrado). Universidade do Algarve.
2007. Júri de grau académico. Educação artística enquanto contributo para a integração social de comunidades isoladas. Laura Maria Correia Valongo (Mestrado). Universidade do Algarve.
2007. Júri de grau académico. Educação artística no currículo do 1º ciclo do ensino básico – essencial ou supérflua?. Maria de Jesus Gomes Neto dos Santos Barracosa (Mestrado). Universidade do Algarve.
2007 - 2007. Curso / Disciplina lecionado. Curso de Iniciação ao Teatro (Abril-Junho). Outra (Curso médio).
2007 - 2007. Curso / Disciplina lecionado. Ciclo das Artes II (2007-2008). Outra (Curso médio).
2007 - 2007. Curso / Disciplina lecionado. Introdução à Análise Dramatúrgica (2007-2008). Outra (Curso médio).
2007 - 2007. Curso / Disciplina lecionado. Introdução à Teoria e Prática Teatrais I e II (2007-2008). Outra (Curso médio).
2007 - 2007. Curso / Disciplina lecionado. Teorias do Drama e do Espectáculo (2007-2008, 2009-2010). Outra (Curso médio).
2007 - 2007. Curso / Disciplina lecionado. Todas as disciplinas da área dos Estudos Artísticos (2007-2010). Outra (Curso médio).
Membro de associação. Departamento de Letras Clássicas e Modernas, actual Departamento de Línguas, Comunicação e Artes.
Consultoria / Parecer. Auditor do Exame Nacional de Língua Portuguesa, do 3º Ciclo. Consultor dos Exames Nacionais de Português e Literatura Portuguesa, do Ensino Secundário..
Membro de associação. Sociedade Portuguesa de Didáctica das Línguas e das Literaturas.
2006 - 2006. Orientação. O jogo dramático na formação e na prática lectiva de professores de línguas estrangeiras – Estudo de um caso.Educação Artística - Especialização em Teatro e Educação (Mestrado). Orientador.
2006 - 2006. Orientação. O reconhecimento de Camões em contexto social.Literatura - especialização em Didáctica da Literatura (Mestrado). Orientador.
2006. Júri de grau académico. A leitura de poesia lírica no manual escolar. Contributos para a compreensão dos modos de ler poesia no ensino secundário. Fernando Teixeira Batista (Mestrado). Universidade do Minho.
2006. Júri de grau académico. A leitura e outras práticas culturais numa comunidade educativa. Maria Isabel Mendes Lima Pita (Mestrado). Universidade do Minho.
2006. Júri de grau académico. Âmbito, funções e efeitos da literatura na escola: discursos e representações de alunos do ensino secundário. Neli Maria Gomes Henriques Rodrigues (Mestrado). Universidade do Algarve.
2006. Júri de grau académico. O teatro na formação de professores. Almerinda da Glória da Silva Fernandes (Mestrado). Universidade do Algarve.
2006. Júri de grau académico. Construção de uma didáctica da filosofia mediante uma estética teatral. Ana Cristina Nabais de Oliveira (Mestrado). Universidade do Algarve.
2006. Júri de grau académico. O jogo dramático na formação e na prática lectiva de professores de línguas estrangeiras – estudo de um caso. Luís Manuel de Almeida Miranda (Mestrado). Universidade do Algarve.
2006. Júri de grau académico. O reconhecimento de Camões em contexto social. Hugo Miguel Matos da Luz (Mestrado). Universidade do Algarve.
2006. Júri de grau académico. As artes na educação: contributo das expressões para o desenvolvimento infanto-juvenil. Suzy Paula de Sousa Soares de Brito (Mestrado). Universidade do Algarve.
2006. Júri de grau académico. O jogo teatral na construção do diálogo filosófico. Maria Teresa dos Santos Henriques (Mestrado). Universidade do Algarve.
Consultoria / Parecer. Consultor do Exame Nacional de Português, do Ensino Secundário..
2005 - 2006. Comissão de avaliação. Coordenador e coautor do Exame Nacional de Língua Portuguesa, do 3º Ciclo.. Gabinete de Avaliação Educacional do Ministério da Educação.
2005 - 2006. Comissão de avaliação. Coautor do Exame Nacional de Literatura Portuguesa, do Ensino Secundário. Gabinete de Avaliação Educacional do Ministério da Educação.
2005 - 2005. Orientação. O discurso regulador da leitura de poesia nos manuais escolares de terceiro ciclo.Didáctica das Línguas e Culturas Modernas - Especialização de Português (Mestrado). Orientador.
2005 - 2005. Orientação. Retrato(s) de D. Paio Peres Correia.Literatura, especialização em Literatura Portuguesa Medieval (Mestrado). Coorientador.
2005. Apresentação oral de trabalho. «Avaliação Aferida no Ensino Básico Português: Sistema e Resultados». Participação a convite, no Seminário Letramento e Alfabetização do 15º Congresso de Leitura do Brasil (COLE). CEALE (Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, Faculdade de Educação da Universidade de Minas Gerais — Belo Horizonte) (Campinas, Brasil).
2005. Apresentação oral de trabalho. «A ‘leitura literária’ e ‘a outra’ nas vozes do currículo e dos programas». Participação a convite, no 15º Congresso de Leitura do Brasil (COLE). Associação Brasileira de Leitura (Campinas, Brasil).
2005. Apresentação oral de trabalho. Apresentação de Relatório Final de Projecto (conjuntamente com Maria de Lourdes Dionísio). Conferência Internacional Literacies. Contexts, Practices, Discourses. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2005. Júri de grau académico. Entrecruzamentos de gêneros discursivos na universidade: esferas do político, do científico e do ensino. Nilsa Brito Ribeiro (Doutoramento). Universidade Estadual de Campinas.
2005. Júri de grau académico. Os objectivos na educação literária. Isabel Maria Travessa Gregório (Mestrado). Universidade Aberta.
2005. Júri de grau académico. O discurso regulador da leitura de poesia nos manuais escolares de terceiro ciclo. Sofia Gonçalves Vicente da Cruz (Mestrado). Universidade do Algarve.
2005. Júri de grau académico. Retrato(s) de D. Paio Peres Correia. Isabel Cristina Sebastião (Mestrado). Universidade do Algarve.
2005 - 2005. Curso / Disciplina lecionado. Análise e Prática Dramatúrgica (2005-2006, 2006-2007. Mestrado em Educação Artística/Especialização em Teatro e Educação). Outra (Curso médio).
2005 - 2005. Curso / Disciplina lecionado. Oficina de Teatro/Oficina de Teatro I e II (2005-2006 – conjuntamente com Manuela de Freitas, 2006-2007, 2008-2009, 2010-2011. Mestrado em Educação Artística/Especialização em Teatro e Educação. Mestrado em Comunicação, Cultura e Artes, especialização em Teatro e Intervenção Social e Cultural). Outra (Curso médio).
2005 - 2005. Curso / Disciplina lecionado. Escolarização da Literatura, (20 de Junho a 1 de Julho, alunos de mestrado e doutoramento). Outra (Curso médio).
2005 - 2005. Curso / Disciplina lecionado. Oficina de Teatro (2005-2006, 2006-2007). Outra (Curso médio).
Consultoria / Parecer. Consultor do Exame Nacional de Língua Portuguesa, do 3º Ciclo.
2004 - 2005. Comissão de avaliação. Coordenador e coautor da Informação-Exame (e «Enunciados-Modelo») do Exame Nacional de Português, do Ensino Secundário. Gabinete de Avaliação Educacional do Ministério da Educação.
Membro de associação. Curso de Especialização (pós-graduada) em Ciências Documentais (Biblioteca, Documentação e Arquivo).
Membro de associação. Comissão Coordenadora do Mestrado em Educação Artística, especialização em Teatro e Educação.
2004 - 2004. Orientação. Imagens do rei. Sobre a Crónica de D. Pedro, de Fernão Lopes.Literatura Portuguesa - Especialização de Literatura Portuguesa Medieval (Mestrado). Orientador.
2004 - 2004. Orientação. A apropriação da figura de Nuno Álvares Pereira em momentos críticos da história da cultura portuguesa.Literatura, especialização em Literatura Portuguesa Medieval (Mestrado). Orientador.
2004 - 2004. Organização de evento. II Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Didácticas das Línguas e das Literaturas ().
2004 - 2004. Organização de evento. Seminário Para onde is? Os novos programas de Literatura do Ensino Secundário (). Centro de Estudos Linguísticos e Literários e pelo Projecto Literacias. Contextos, Práticas, Discursos.
2004. Apresentação oral de trabalho. Participação no Seminário Para onde is? Os novos programas de Literatura do Ensino Secundário . Seminário Para onde is? Os novos programas de Literatura do Ensino Secundário. Centro de Estudos Linguísticos e Literários e o Projecto Literacias. Contextos, Práticas, Discursos (Faro, Portugal).
2004. Apresentação oral de trabalho. «O novo lugar da Literatura no Ensino Secundário: dos argumentos centrífugos a uma legitimação centrípeta». Participação a convite, no Seminário A Reforma Curricular na área de Português do Ensino Secundário. Programas, Manuais e Práticas . Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho (Braga, Portugal).
2004. Apresentação oral de trabalho. «Leitura escolar e leitura especializada: dissonâncias». Participação a convite, na Jornada Ensino do Português para o Século XXI. Faculdade de Letras de Lisboa (Lisboa, Portugal).
2004. Apresentação oral de trabalho. «Juliette ou de quando o cinzento também é cor: retratos de leitores na pintura, na fotografia e no desenho». V Encontro sobre Literatura Infanto-Juvenil, No Branco do Sul as Cores dos Livros. Escola Superior de Educação de Beja (Beja, Portugal).
2004. Júri de grau académico. A memória da descrição: a morte incessante da pré-história na narrativa da pós-modernidade. José Paulo de Lemos e Melo Cruz Pereira (Doutoramento). Universidade do Algarve.
2004. Júri de grau académico. Nuno Álvares Pereira e a Casa de Bragança: o poder e o herói. Eunice Maria Lopes Esteves (Mestrado). Universidade de Lisboa.
2004. Júri de grau académico. Imagens do rei. Sobre a Crónica de D. Pedro, de Fernão Lopes. Dora de Jesus Luís (Mestrado). Universidade do Algarve.
2004 - 2004. Curso / Disciplina lecionado. Literacias: Discurso e Conhecimento (2004-2005. Mestrado em Didáctica das Línguas e das Culturas/Especializações de Didáctica do Inglês e de Didáctica do Português-Língua Segunda). Outra (Curso médio).
2004 - 2004. Curso / Disciplina lecionado. Ensino da Língua e das Literaturas Lusófonas a Estrangeiros, Curso de Verão, (5 a 31 de Julho). Outra (Curso médio).
2004 - 2004. Curso / Disciplina lecionado. Estudos Literários e Didáctica da Literatura, no Mestrado em Supervisão Pedagógica, Especialização de Português, (Abril-Junho). Outra (Curso médio).
2004 - 2004. Curso / Disciplina lecionado. Didáctica do Português I e II (2004-2005). Outra (Curso médio).
Membro de associação. Grupo para a Reestruturação das Licenciaturas do Departamento de Letras Clássicas e Modernas.
Membro de associação. Comissão Coordenadora do Mestrado em Literatura.
2002 - 2004. Comissão de avaliação. Coautor das Provas de Aferição de Língua Portuguesa do 3º Ciclo. Gabinete de Avaliação Educacional do Ministério da Educação.
Membro de associação. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2003 - 2003. Orientação. Percursos de leitura da poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen nas disciplinas de Português A e B do 12º Ano.Didáctica das Línguas e Culturas Modernas - Especialização de Português (Mestrado). Orientador.
2003. Júri de grau académico. A génese do Romanceiro do Algarve, de Estácio da Veiga. José Joaquim Dias Marques (Doutoramento). Universidade do Algarve.
2003. Júri de grau académico. Culto e memória textual de S. Vicente. Maria Isabel Rosa Barriga Dias (Doutoramento). Universidade do Algarve.
2003. Júri de grau académico. Modos de ler Camões lírico no ensino secundário. Maria da Conceição Mateus Pires (Mestrado). Universidade do Algarve.
2003. Júri de grau académico. Português no ensino profissional: uma abordagem lexical e terminodidáctica. Norberta Maria Gregório do Carmo Sousa (Mestrado). Universidade do Algarve.
2003. Júri de grau académico. A apropriação da figura de Nuno Álvares Pereira em momentos críticos da História da Cultura Portuguesa. Ana Margarida Casimiro (Mestrado). Universidade do Algarve.
2003. Júri de grau académico. Percursos de leitura da poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen nas disciplinas de português A e B do 12º ano. Ana Cristina Simão Matias (Mestrado). Universidade do Algarve.
2003. Júri de grau académico. Valorização social da leitura literária. Eulália Maria Romão Mendes Duarte (Mestrado). Universidade do Algarve.
2003 - 2003. Curso / Disciplina lecionado. Didáctica do Português I (2003-2004; 2004-2005. Pós-Graduação em Ensino). Outra (Curso médio).
2003 - 2003. Curso / Disciplina lecionado. História da Leitura (2003-2004. Curso de Especialização (pós-graduada) em Ciências Documentais/Especialidade de Biblioteca e Documentação). Outra (Curso médio).
2003 - 2003. Curso / Disciplina lecionado. Literacias: Práticas e Discursos (2003-2004. Mestrado em Linguística/Especialização de Terminologia). Outra (Curso médio).
2003 - 2003. Curso / Disciplina lecionado. Tópicos do Teatro Português (2003-2004. Mestrado em Teatro e Educação). Outra (Curso médio).
2003 - 2003. Curso / Disciplina lecionado. Metodologia da Investigação em Ciências Humanas, no Mestrado de Comunicação Educativa (2003-2004). Outra (Curso médio).
2003 - 2003. Curso / Disciplina lecionado. Literatura Portuguesa Medieval (2003-2004). Outra (Curso médio).
2003 - 2003. Curso / Disciplina lecionado. Didáctica do Português I e II (2003-2004).. Outra (Curso médio).
2003 - 2003. Curso / Disciplina lecionado. Literacias: Práticas e Discursos (2003-2004). Outra (Curso médio).
2003 - 2003. Orientação. Valorização social da leitura literária.Didáctica das Línguas e Culturas Modernas - Especialização de Português (Mestrado). Orientador.
Membro de associação. Comissão de Estágios de Português da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
Membro de associação. Senado da Universidade do Algarve.
Membro de associação. Assembleia da Universidade do Algarve.
2002 - 2002. Orientação. O ensino da poesia no segundo ciclo: uma experiência com a poesia de Mário Beirão.Literaturas Românicas (Mestrado). Coorientador.
2002 - 2002. Orientação. Educar para a cultura: o caso da literatura e do teatro.Gestão do Património Cultural (Mestrado). Coorientador.
2002 - 2002. Organização de evento. Curso Livre O Canto de Intervenção Português. Ouvir Ler Pensar ().
2002. Apresentação oral de trabalho. «A investigação em Didáctica da Literatura e os caminhos do andarilho». I Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Didácticas das Línguas e das Literaturas . Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal).
2002. Júri de grau académico. O lugar da literatura na interculturalidade. As literaturas de língua portuguesa nos programas do ensino secundário português. Maria João de Oliveira e Sousa Pereira (Mestrado). Universidade Aberta.
2002. Júri de grau académico. O ensino da poesia no segundo ciclo: uma experiência com a poesia de Mário Beirão. Elisabete de Jesus da Conceição Teixeira (Mestrado). Universidade Nova de Lisboa.
2002. Júri de grau académico. Educar para a cultura: o caso da literatura e do teatro. Célia Maria de Jesus Martins (Mestrado). Universidade do Algarve.
2002 - 2002. Curso / Disciplina lecionado. Lição subordinada ao tema «José Mário Branco, encenador de canções», integrada no Curso Livre O Canto de Intervenção Português. Ouvir Ler Pensar (Abril ). Outra (Curso médio).
2002 - 2002. Curso / Disciplina lecionado. Sessão de formação intitulada «A avaliação do estagiário de Português: exactidão, leveza, rapidez, visibilidade e multiplicidade» (Janeiro). Outra (Curso médio).
2002 - 2002. Participação em evento. Música e poesia dos trovadores do 25 de Abril: José Afonso e José Mário Branco, com Carina Infante do Carmo. Conferência. No âmbito do Curso ‘Un puente entre dos culturas. Aproximación a la lengua y cultura hispanolusa’. Departamento de Filología Española y sus Didácticas.
2002 - 2002. Curso / Disciplina lecionado. Didáctica da Literatura (2002-2003. Mestrado em Literatura/Especialização de Didáctica da Literatura). Outra (Curso médio).
2002 - 2002. Curso / Disciplina lecionado. Literatura Portuguesa Medieval (2002-2003). Outra (Curso médio).
2002 - 2002. Curso / Disciplina lecionado. Didáctica do Português I e II (2002-2003). Outra (Curso médio).
Membro de associação. Conselho Geral da Fundação para o Desenvolvimento da Universidade do Algarve.
Membro de associação. Comissão Coordenadora do Mestrado em Literatura Portuguesa.
2001. Apresentação oral de trabalho. «A Poesia na aula de Português (2º e 3º ciclos do Ensino Básico): interrogações». II Encontro sobre Literatura Infanto-Juvenil, No Branco do Sul as Cores dos Livros. Escola Superior de Educação de Beja (Beja, Portugal).
2001. Júri de grau académico. A filosofia do poder. Nomos e physis e a lei do mais forte em Tucídides. Adriana Manuela de Mendonça Freire Nogueira (Doutoramento). Universidade do Algarve.
2001. Júri de grau académico. O jogo do desejo. Retórica e comunicação amorosas na obra de Claude Crébillon. Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade de Carvalho (Doutoramento). Universidade do Algarve.
2001 - 2001. Curso / Disciplina lecionado. Sessão de seminário subordinada ao tema «A Crónica do Condestável e a matéria da Bretanha», no Mestrado em Literatura Portuguesa do Departamento de Literaturas Românicas (Junho). Outra (Curso médio).
2001 - 2001. Participação em evento. Apresentação dos poetas Fernando Guimarães, Anni Sumari (Finlândia) e José Ramón Ripoll (Espanha). Outro. No âmbito da ‘Bienal de Poesia’ da Câmara Municipal de Faro. Câmara Municipal de Faro.
2001 - 2001. Participação em evento. Apresentação do livro A constituição escolar de comunidades de leitores. Leituras do manual de Português, de Maria de Lourdes Dionísio. Outro.
2001 - 2001. Curso / Disciplina lecionado. Didáctica da Língua Portuguesa (2001-2002). Outra (Curso médio).
2001 - 2001. Curso / Disciplina lecionado. Literatura Portuguesa Medieval (2001-2002). Outra (Curso médio).
2001 - 2001. Curso / Disciplina lecionado. Análise Gramatical (co-coordenação) (2001-2002). Outra (Curso médio).
2001 - 2001. Curso / Disciplina lecionado. Didáctica do Inglês (2001-2002). Outra (Curso médio).
2001 - 2001. Curso / Disciplina lecionado. Didáctica do Francês (2001-2002). Outra (Curso médio).
2001 - 2001. Curso / Disciplina lecionado. Didáctica da Literatura Portuguesa (2001-2002). Outra (Curso médio).
Membro de associação. Comissão Coordenadora do Mestrado em Didácticas das Línguas e Culturas Modernas.
2000. Apresentação oral de trabalho. «A casa da retórica somos nós. Problemas de metodologia do ensino e da aprendizagem das figuras de retórica nos Ensinos Básico (Terceiro Ciclo) e Secundário». II Encontro Regional da Associação de Professores de Português . Unidade de Ciências Humanas da Universidade do Algarve (faro, Portugal).
2000. Júri de grau académico. Ciência e alteridade na literatura de viagens. Estudo de processos retóricos e hermenêuticos. João Carlos Firmino Andrade de Carvalho (Doutoramento). Universidade do Algarve.
2000. Júri de grau académico. Modos de existência do manual escolar de língua portuguesa: da produção à recepção. Maria da Conceição Reis Lima Bento (Mestrado). Universidade do Minho.
2000 - 2000. Curso / Disciplina lecionado. «Caminhos da aula: leitura didáctica de um poema de Sophia de Mello Breyner Andresen», sessão de formação organizada no âmbito do estágio de Português-Inglês (Março). Outra (Curso médio).
2000 - 2000. Curso / Disciplina lecionado. «Sombra, luz e claridade: possibilidades da Crónica do Condestável», sessão de formação organizada no âmbito do estágio de Português (Maio). Outra (Curso médio).
2000 - 2000. Participação em evento. Quem fez a conta? Reflexão sobre o conto ‘O Tesouro’, de Eça de Queirós. Conferência. Universidade da Extremadura.
2000 - 2000. Participação em evento. Apresentação dos livros A Viagem, de Maria do Vale Cartaxo, e Um destes dias, de Jorge Eusébio, vencedores, respectivamente, do Primeiro Prémio Teixeira Gomes e do Prémio Especial Teixeira Gomes. Outro. Câmara Municipal de Portimão.
2000 - 2000. Curso / Disciplina lecionado. Seminário de Licenciatura (2000-2001; 2002-2003). Outra (Curso médio).
2000 - 2000. Curso / Disciplina lecionado. Discurso da Narrativa (2000-2001. Mestrado em Literatura Portuguesa/Especialização de Literatura Portuguesa Medieval). Outra (Curso médio).
2000 - 2000. Curso / Disciplina lecionado. Literatura Portuguesa Medieval I e II (2000-2001. Mestrado em Literatura Portuguesa/Especialização de Literatura Portuguesa Medieval). Outra (Curso médio).
2000 - 2000. Curso / Disciplina lecionado. Introdução aos Estudos Literários, Teoria da Literatura, Didáctica da Literatura Portuguesa (2000-2001). Outra (Curso médio).
Membro de associação. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.
Membro de associação. Assembleia de Representantes da Universidade do Algarve.
1999. Apresentação oral de trabalho. Intervenção de abertura intitulada «Duas Perguntas para os Próximos Dias (já que não me sinto capaz de, imitando Calvino, propor duas perguntas para o próximo milénio)».. I Jornadas Pedagógicas da Área Departamental de Línguas e Literaturas. Unidade de Ciências Exactas e Humanas da Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
1999 - 1999. Curso / Disciplina lecionado. «Ler, escrever, contar e ouvir com Fernão Lopes: perspectivas didácticas», sessão de formação organizada no âmbito do estágio de Português-Francês (Maio). Outra (Curso médio).
1999 - 1999. Curso / Disciplina lecionado. Didáctica da Língua e da Literatura Portuguesa I (1999-2000. Mestrado em Didácticas das Línguas e Culturas Modernas/Especialização de Português). Outra (Curso médio).
Membro de associação. Comissão de Estágios de Português da Unidade de Ciências Exactas e Humanas.
1998 - 1998. Organização de evento. II Colóquio da Secção Portuguesa da Associação Hispânica de Literatura Medieval ().
1998. Apresentação oral de trabalho. «Quando o corpo é figura: estratégias de representação de Nuno Álvares na Crónica do Condestável». II Colóquio da Secção Portuguesa da Associação Hispânica de Literatura Medieval . Unidade de Ciências Exactas e Humanas da Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
1998 - 1998. Participação em evento. Participação, por convite, no ‘III Encontro Internacional de Poetas’. Encontro. Grupo de Estudos Anglo-Americanos da Faculdade de Letras de Coimbra.
1997 - 1997. Curso / Disciplina lecionado. «No espaço entre (sobre a ambiguidade genológica de cantigas galego- portuguesas)», sessão de formação organizada no âmbito do estágio de Português (Março). Outra (Curso médio).
1997 - 1997. Curso / Disciplina lecionado. «No espaço entre (sobre a ambiguidade genológica de cantigas galego- portuguesas)», sessão de formação organizada no âmbito do estágio de Português-Inglês (Maio). Outra (Curso médio).
1996 - 1996. Curso / Disciplina lecionado. Sessão de formação intitulada «Teoria Literária e Didáctica da Literatura: relações e distorções» (Setembro). Outra (Curso médio).
1996 - 1996. Curso / Disciplina lecionado. «Contra os lugares-comuns relativos às cantigas de amigo», sessão de formação organizada no âmbito do estágio de Português-Inglês (Maio). Outra (Curso médio).
1995. Apresentação oral de trabalho. «O lugar do mestre Paio Correia na história – 1. A Crónica de 1419 e a Crónica da Conquista do Algarve». VI Congreso Internacional de la Asociación Hispânica de Literatura Medieval. Universidade de Alcalá (Alcalá de Henares, Madrid, Espanha).
1995 - 1995. Participação em evento. Palestra intitulada «O Amante, o Cirurgião, O Detective e o Viajante — metáforas do Leitor?». Outro.
1995 - 1995. Curso / Disciplina lecionado. Planificação e Avaliação da Prática Educativa/Português (1995-1996, 1996-1997). Outra (Curso médio).
1995 - 1995. Curso / Disciplina lecionado. Supervisão científico-pedagógica de estagiários de Português (1995-1996; 1996-1997; 1997-1998; 1998-1999; 1999-2000). Outra (Curso médio).
Membro de associação. Comissão de Horários da Unidade de Ciências Exactas e Humanas.
Membro de associação. Conselho Directivo da Unidade de Ciências Exactas e Humanas da Universidade do Algarve.
1994 - 1994. Curso / Disciplina lecionado. «Blue Roses ou a impossibilidade do azul: sobre a tradução literária», sessão de formação organizada no âmbito do estágio de Inglês-Alemão (Maio). Outra (Curso médio).
1994 - 1994. Curso / Disciplina lecionado. Didáctica da Literatura Portuguesa (1994-1995, 1996-1997, 1997-1998, 1998-1999, 1999-2000, 2001-2002). Outra (Curso médio).
1994 - 1994. Curso / Disciplina lecionado. Didáctica da Literatura Portuguesa (licenciatura) (1994-1995). Outra (Curso médio).
1993. Apresentação oral de trabalho. «A representação das mulheres na Coronica do Condestabre». V Congreso de la Asociación Hispânica de Literatura Medieval. Universidade de Granada (Granada, Espanha).
1993 - 1993. Curso / Disciplina lecionado. Literatura Portuguesa I (Medieval) (1993-1994, 1994-1995, 1995-1996). Outra (Curso médio).
1993 - 1993. Curso / Disciplina lecionado. Técnicas de Expressão de Português (1993-1994). Outra (Curso médio).
Membro de associação. Comissão de Horários da Unidade de Ciências Exactas e Humanas.
1992 - 1992. Curso / Disciplina lecionado. Língua Portuguesa para o Jornalismo Radiofónico (10 sessões do Curso de Sensibilização ao Jornalismo). Outra (Curso médio).
1992 - 1992. Curso / Disciplina lecionado. Língua Portuguesa para o Jornalismo Radiofónico (5 sessões do Curso de Actualização de Jornalistas). Outra (Curso médio).
1992 - 1992. Participação em evento. Palestra intitulada «O(s) livro(s). A leitura. O(s) leitore(s)». Outro.
Membro de associação. Comissão de Horários da Unidade de Ciências Exactas e Humanas.
1991. Apresentação oral de trabalho. «A visão do Homem e da Mulher na poesia obscena de Afonso X». IV Congresso da Associação Hispânica de Literatura Medieval . Faculdade de Letras de Lisboa (Lisboa, Portugal).
1991 - 1991. Curso / Disciplina lecionado. Introdução aos Estudos Literários (1991-1992, 1992-1993, 1999-2000). Outra (Curso médio).
1990 - 1991. Curso / Disciplina lecionado. História da Literatura Portuguesa. Estudos Portugueses (Licenciatura). City University of Macau.
1990 - 1991. Curso / Disciplina lecionado. Língua Portuguesa. Vários (Licenciatura). City University of Macau.
1990 - 1990. Curso / Disciplina lecionado. Técnicas de Expressão do Português Aplicadas ao Jornalismo Radiofónico (10 sessões do Curso de Formação de Jornalistas de Rádio). Outra (Curso médio).
1990 - 1990. Curso / Disciplina lecionado. Técnicas de Expressão Teatral (10 sessões do Curso de Formação de Jornalistas de Rádio). Outra (Curso médio).
1987 - 1987. Participação em evento. Participação nos espectáculos de José Mário Branco, Fim da Noite (1987, Teatro Villaret). Outro.
1985 - 1985. Participação em evento. Participação nos espectáculos de José Mário Branco, A Noite (1985, Coliseu dos Recreios). Outro.
1980 - 1980. Participação em evento. Participação nos espectáculos de José Mário Branco, Ser Solidário (1980, Teatro Aberto). Outro.
1971 - 1971. Curso / Disciplina lecionado. Formação em Solfejo e Piano, no Conservatório de Villeneuve-la-Garenne (1971 - 1974). Outra (Curso médio).

Projetos

Projetos
2000 - 2006. LITERACIAS - Contextos. Práticas. Discursos (FCT- POCTI/33888/ CED/2000). Investigador. Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação.

Produções

Branco, António. Religação (Poesia de Sophia de Mello Breyner) / Religation (Poetry of Sophia de Mello Breyner). 2005.
Branco, António. 1990. "O «obsceno» em Afonso X: espaço privilegiado do exercício literário". Colóquio/Letras, (115-116): 65-72.
Amado, Teresa. 1994. "Recensão a Estoria de Dom Nuno Alvrez Pereyra". Românica, (3): 213-215.
Branco, António. 1994. "A pulsão biográfica no Prólogo da Coronica do Condestabre". Românica, (3): 31-39.
Branco, António. 1997. "Verdade factual e verdade simbólica na Crónica da Conquista do Algarve". Colóquio/Letras, (142): 111-119.
Branco, António. 2001. "A casa da retórica somos nós". Seminários de Linguística, (5): 47-63.
Branco, António. 2001. "O Programa de Literatura Portuguesa do Ensino Secundário: o último reduto?". Revista Portuguesa de Educação, (14(2)): 95-109.
Branco, António. Nós. 2006.
Branco, António. Páscoa / Easter, de August Strindberg - encenação, dramaturgia, direção de atores, interpretação da personagem Lindqvist. 2008.
António Branco. 2006. "Juliette ou de quando o cinzento também é cor: leituras de leitores". Em No Branco do Sul as Cores dos Livros. Lisboa, Portugal: Caminho.
António Branco. 2006. "Leitura escolar e leitura especializada: dissonâncias". Em Ensino do Português para o Século XXI., editado por Inês Duarte e Paula Morão (Org.), 43-51. Lisboa, Portugal: Colibri/Departamento de Linguística Geral e Românica e Departamento de Literaturas Românicas.
António Branco. 2006. "Representações da literatura em alunos de L.L.M.: da voz da escola à surdez dos deuses. ". In Quaestio. Revista de Estudos de Educação, 7 (2): 9-30.
António Branco. 2005. "A «leitura literária» e a outra nas vozes do currículo e dos programas. ". In Leitura: Teoria & Prática, (45): 5-15.
António Branco. 2005. A Poesia na aula de Português (2º e 3º ciclos do Ensino Básico): interrogações. In AA.VV. No Branco do Sul as Cores dos Livros. Beja, 2001 e 2002 (Actas).
António Branco. 2005. "Da «leitura literária escolar» à «leitura escolar de/da literatura»: poder e participação". Em Leituras Literárias: discursos transitivos, editado por Aparecida Paiva et alii, 85-110. Belo Horizonte, Portugal: Autêntica/Ceale.
António Branco. 2005. "O novo lugar da Literatura no Ensino Secundário: dos argumentos centrífugos a uma legitimação centrípeta". Em O Português nas Escolas. Ensaios Sobre a Língua e a Literatura no Ensino Secundário, editado por Maria de Lourdes Dionísio e Rui Vieira de Castro (orgs.) , 79-92. Coimbra, Portugal: Almedina.
António Branco. 2003. "A investigação em Didáctica da Literatura e os caminhos do andarilho.". Em In Didáctica das Línguas e das Literaturas em Portugal: contextos de emergência, condições de existência e modos de desenvolvimento. Actas do I Encontro Nacional da SSPDLL, 27-32. Coimbra, Portugal: Pé de Página Editores/S.P.D.L.L.
António Branco. 2003. "Pedagogia do cânone literário escolar: adequação e violência, rejeição e desejo.". In Anais Universitários, Série de Ciências Sociais e Humanas, (11 e 12): 75-87.
António Branco. 2001. (coordenação): Figura. Actas do II Colóquio da Secção Portuguesa da Associação Hispânica de Literatura Medieval.
António Branco. 2001. "(Recensão) Maria de Lourdes Dionísio, A constituição escolar de comunidades de leitores. Leituras do manual de Português, Coimbra: Almedina, 2001.". In Questão, (0): 174-181.
António Branco. 2001. "Duas perguntas para os próximos dias (já que não me sinto capaz de, imitando Calvino, propor duas perguntas para o próximo milénio). ". In Questão, (0): 140-155.
António Branco. 2001. "Quando o corpo é figura: estratégias de representação de Nuno Álvares na Crónica do Condestável.". Em In Branco, António (coordenação), Figura. Actas do II Colóquio da Secção Portuguesa da Associação Hispânica de Literatura Medieval., 125-132. Faro, Portugal: Universidade do Algarve.
António Branco. 1997. "(Recensão) Sobre a sátira medieval (Graça Videira Lopes, A sátira nos Cancioneiros medievais galego-portugueses, Lisboa: Estampa, 1993). ". In Colóquio/Letras, (142): 195-198.
António Branco. 1997. "O lugar do mestre Paio Correia na história – 1. A Crónica de 1419 e a Crónica da Conquista do Algarve. ". Em In Lucía, José Manuel (ed.), Actas del VI Congreso Internacional de la Asociación Hispánica de Literatura Medieval, 2 vols., 357-364. Vol. 10. Alcalá de Henares, Espanha: Universidade de Alcalá.
António Branco. 1996. "A representação das mulheres na Coronica do Condestabre.". Em In Paredes, Juan (ed.), Medioevo y Literatura. Actas del V Congreso de la Asociación Hispánica de Literatura Medieval, 4 vols., 401-414. Vol. 1. Granada, Espanha: Universidade de Granada.
António Branco. 1994. "Institutorum Rei Militaris, de Vegécio: Livros I e II.". Em In Amado, Teresa (coord.), A Guerra (1350-1450), 51-70. Lisboa, Portugal: Quimera.
António Branco. 1994. "O Outro: travesti do Igual (sobre a Coronica do Condestabre).". Em In Amado, Teresa (coord.), A Guerra (1350-1450), 427-442. Lisboa, Portugal: Quimera.
António Branco. 1993. "A Mulher e o Homem na poesia obscena de Afonso X. ". Em In Actas do IV Congresso da Associação Hispânica de Literatura Medieval, 4 vols., 151-154. Vol. 2. Lisboa, Portugal: Cosmos.
António Branco. 1993. "Álvaro Barreto.". Em In Lanciani, Giulia e Giuseppe Tavani (org. e coord.), Dicionário da Literatura Medieval Galega e Portuguesa, 44-45. Lisboa, Portugal: Caminho.
António Branco. 1993. "Álvaro de Abranches (aliás, Álvaro de Almada). ". Em In Lanciani, Giulia e Giuseppe Tavani (org. e coord.), Dicionário da Literatura Medieval Galega e Portuguesa, 45-45. Lisboa, Portugal: Caminho.
António Branco. 1993. "Álvaro Fernandes de Almeida.". Em In Lanciani, Giulia e Giuseppe Tavani (org. e coord.), Dicionário da Literatura Medieval Galega e Portuguesa, 46-47. Lisboa, Portugal: Caminho.
António Branco. 1993. "Anrique de Almeida, o Pássaro. ". Em In Lanciani, Giulia e Giuseppe Tavani (org. e coord.), Dicionário da Literatura Medieval Galega e Portuguesa, 55-55. Lisboa, Portugal: Caminho.
António Branco. 1993. "Rui Gonçalves Reixa. ". Em In Lanciani, Giulia e Giuseppe Tavani (org. e coord.), Dicionário da Literatura Medieval Galega e Portuguesa, 598-599. Lisboa, Portugal: Caminho.
Chão Quente / Hot Ground - encenação, dramaturgia e direção de atores do Exercício Final dos alunos do Curso de Iniciação Teatral do Sin-Cera, Grupo de Teatro Universitário da Ualg. A partir do Auto da Alma, de Gil Vicente. 2007.
António Branco. 2006. Coordenação artística do Exercício Final dos alunos do Mestrado em Teatro e Educação (Nós).
António Branco. 2005. Encenação e Dramaturgia do espectáculo Religação (Poesia de Sophia de Mello Breyner), com interpretação de Manuela de Freitas e Luís Lucas, concepção musical de José Mário Branco, cenário/figurinos de Rita Azevedo Gomes, assistência de encenação e de dramaturgia de Gabriela Morais.
António Branco. 1987. Direcção e encenação do espectáculo de teatro A Nossa Castro, a partir de uma adaptação sua da tragédia Castro, de António Ferreira, com alunos e professores da Escola Secundária nº2 dos Olivais..
António Branco. 1979. Fundador e actor do grupo profissional Teatro do Mundo (Lisboa), juntamente com Manuela da Freitas, José Mário Branco e Jean-Pierre Tailhade, entre outros, tendo participado em 6 espectáculos (1979 - 1983) .
António Branco. Participação no ‘Festival RTP da Canção’, com a canção "Esta Página em Branco" (1980, co-autor e compositor) . 1980.
António Branco. Participação no ‘Festival RTP da Canção’, com as canção "Tanto e Tão Pouco" (1981, autor e compositor). 1981.
António Branco. 2007. Membro do Grupo de Investigação em Teatro e Estudos da Performance do Centro de Investigação em Artes e Comunicação.
António Branco. 2007. Supervisão do projecto de pós-doutoramento de Norma Sandra de Almeida Ferreira, docente da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/ Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte da Faculdade de Educação).
António Branco. 2007. Coordenador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (UALG/ESTC de Lisboa) (2007-2009).
António Branco. 2004. Coordenador do Centro de Estudos Linguísticos e Literários (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve) (2004-2006).
António Branco. 2001. Responsável pela coordenação da equipa da Universidade do Algarve, no projecto conjunto da Universidade do Minho e da Universidade do Algarve (2001-2005).
António Branco. 2004. Membro da Linha de Investigação do Centro de Estudos Linguísticos e Literários (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve) (2004-2006).
António Branco. 1989. L'Allemagne entre père et fils.
António Branco. 1996. Fugidia Comunhão (poesia). 0ª ed. lisboa, Portugal: Edição do Autor.
Branco, António. 2019. "O processo de criação de Fando e Lis, de Fernando Arrabal: uma memória cartográfica". Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, 3 (36): 357-375. https://doi.org/10.5965/1414573103362019357
Branco, António. 2019. "A DEMANDA DA INVESTIGAÇÃO ARTÍSTICA: sobre um espetáculo teatral criado em contexto académico". Revista Europeia de Estudos Artisticos, 10 (1): 1-27. https://doi.org/10.37334/eras.v10i1.189
Branco, António. 2019. "O exercício final enquanto lugar de aprendizagem: uma experiência teatral que envolveu alunos não-atores e público". REPERTÓRIO, (33): 120-136. https://portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/32001
Branco, António. 2015. Visita guiada ao ofício do ator: um método. Editado por Grácio Editor. Coimbra, Portugal: Grácio Editor.
Branco, António. 2014. "Para uma ideia de pedagogia teatral: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade". Revista Portuguesa de Educação, 27 (1): 55-77. https://doi.org/10.21814/rpe.4297
Branco, António. 2013. "A criação da «terceira coisa»: um exemplo do efeito placebo na arte do ator". Em Artes e ciências em diálogo, 401-409. Coimbra: Grácio Editor.
Andrade, Ricardo; Branco, António; Castro, José Hugo Pires. 2021. "Do lado da gente que vive de frente: José Mário Branco por terras de França". Portuguese Journal of Musicology, 8 (2): 211-262. http://rpm-ns.pt
 

Contacto