Silhueta de pessoa indiferenciada

Alexandra Isabel Dias Reis

Professor catedrático
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Subsistema
Docentes Universitário
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
Alexandra Reis Full Professor at the UAlg and a Senior Research at Center for Biomedical Research (CBMR). Alexandra Reis has an H-index of 19 & has published 59 peer-reviewed papers in the international scientific literature which have been cited more than 1700 times (www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=7202574376). Her research is focused on cognitive neuroscience & the implications of literacy/illiteracy on the human brain, language processing, reading development & reading disorders. She has worked with all state-of-art methods in cognitive psychology, structural and functional neuroimaging, electrophysiology. and eye-tracking. She conducted the first functional neuroimaging study on illiterate subjects & participated in pioneering orthographic depth & universal predictors of reading. Both highly cited studies. More recently, she has played a central role in five sponsored projects to develop research within the domain of reading development, reading predictors, and reading disorders both in children & adults.

Atividades

Atividades
2020/01/01 - Presente. Orientação. What changes in reading in the aging brain.Psychology (Doutoramento). Coorientador.
Membro de associação. Society for the Cognitive Science of Culture – SCSC . Member.
Membro de associação. Associação Psicologia de Psicologia Experimental.
Membro de associação. International Neuropsychological Society.
2017 - 2019/09/16. Orientação. Aprendizagem Implícita em Crianças com Desordens Específicas de Aprendizagem – DEA.Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (Doutoramento). Coorientador.
2008 - 2013/01/23. Orientação. Caracterização, Avaliação e Intervenção na Dislexia: O estudo de uma população Portuguesa.Psicologia Clínica (Doutoramento). Coorientador.
2006 - 2011/07/11. Orientação. Processamento de Emoções Básicas e Sociais em doentes com lesões traumáticas do córtex pré–frontal.Psicologia Clínica (Doutoramento). Coorientador.
2007 - 2011/05/06. Orientação. O estudo dos processos cognitivos subjacentes à perturbação de leitura e perturbação de nomeação visual na população disléxica.Psicologia Experimental e Cognitiva (Doutoramento). Orientador.
2007 - 2011. Orientação. A Influência de atributos visuais no reconhecimento de objectos: Um estudo de respostas electrofisiológicas e hemodinâmicas no córtex occipito-temporal.Psicologia Experimental e Cognitiva (Doutoramento). Orientador.
2004 - 2007/09/11. Orientação. Adolescência e Delinquência: Estudo de factores de risco psicológico em jovens abrangidos pela lei tutelar educativa.Psicologia Clínica (Doutoramento). Coorientador.
2003 - 2007/09/11. Orientação. Adolescência e Delinquência: Estudo de factores de risco psicológico em jovens abrangidos pela lei tutelar educativa.Psicologia Clínica (Doutoramento). Coorientador.
2007. Júri de grau académico. Adolescência e Delinquência: Estudo de factores de risco psicológico em jovens abrangidos pela lei tutelar educativa. Ida Manuela de Freitas Andrade Timóteo Lemos (Doutoramento). Universidade do Algarve.
2006. Júri de grau académico. Burnout e estilos de vida em profissionais da saúde. José Eusébio Palma Pacheco (Doutoramento). Universidade do Algarve.
2006. Júri de grau académico. Desempenho cognitivo e ajustamento emocional no envelhecimento. Sónia Rute Pérola Ferreira da Silva (Mestrado). Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
2006 - 2006. Orientação. Influência da escolaridade formal no desenvolvimento da memória semântica.Psicologia Clínica (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
2006 - 2006. Orientação. O efeito da cor no reconhecimento visual de objectos.Psicologia Clínica (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
2006 - 2006. Orientação. O efeito da cor na nomeação de objectos.Psicologia Clínica (Mestrado). Orientador.
2005. Júri de grau académico. Emoção e comunicação. A dimensão emocional na interpretação de mensagens publicitárias. Ronaldo Luis Arias Schütz (Doutoramento). Universidade do Algarve.
2005. Júri de grau académico. A aprendizagem da leitura e da escrita e os subsistemas verbal e não verbal da memória de trabalho: O estudo de uma população não letrada. Catarina Gonzalez da Silva (Mestrado). Universidade de Coimbra.
2005 - 2005. Orientação. Memória olfactiva: Categorização de odores.Psicologia Clínica (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
2005 - 2005. Orientação. Efeitos categoriais e diferenciação perceptiva no reconhecimento visual de objectos.Psicologia Clínica (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
2005 - 2005. Orientação. Os efeitos da aquisição de leitura e da escrita nos mecanismos de pesquisa visuo-espacial.Psicologia Clínica (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
2005 - 2005. Orientação. Dominância hemisférica no processamento de emoções: Efeito do sexo.Psicologia Clínica (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
2005 - 2005. Orientação. Consistência temporal dos agrupamentos e alternâncias em provas de fluência verbal semântica.Psicologia Clínica (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
2005 - 2005. Orientação. As competências de leitura e as estratégias de dupla codificação em provas de memória não verbal.Psicologia Clínica (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
2005 - 2005. Orientação. Ligações parentais na toxicodependência factores de risco e factores de protecção.Psicologia Clínica (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
2004. Júri de grau académico. A Construção do significado metafórico: Um contributo para a caracterização dos processos cognitivos subjacentes. Luís Miguel Madeira Faísca (Doutoramento). Universidade do Algarve.
2004. Júri de grau académico. Resilência e auto-conhecimento. Carla Maria Fonseca Tomás Ribeiro (Mestrado). Universidade do Algarve.
2004. Júri de grau académico. Perspectivas de professoras do 1º ciclo do ensino básico sobre o currículo. Maria Susel Pereira Gaspar (Mestrado). Universidade do Algarve.
2004. Júri de grau académico. A transição do pré-escolar para o 1º ciclo. Perspectivas de educadores e professores sobre as estratégias de transição. Ermelinda Oliveira Marques (Mestrado). Universidade do Algarve.
2004 - 2004. Orientação. A influência da literacia nos processos de lateralização inter-hemisféricos da linguagem: escuta dicótica.Psicologia Clínica (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
2004 - 2004. Orientação. Escolaridade e memória não verbal.Psicologia Clínica (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
2004 - 2004. Orientação. Influência da literacia e da escolaridade formal na organização da memória semântica.Psicologia Clínica (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
2003. Júri de grau académico. Desenvolvimento motor infantil em contexto de ensino. Estudo do desenvolvimento da habilidade motora transitiva saltar à corda em crianças entre os 5 e os 9 anos de idade. João Caldeira Romão (Mestrado). Universidade do Algarve.
2003. Júri de grau académico. Aquisição e desenvolvimento da linguagem em crianças em situação de risco, na idade pré-escolar. Maria Manuela Gonçalves Cruz (Mestrado). Universidade do Algarve.
2003. Júri de grau académico. A interacção comunicativa entre a criança com Síndrome de Down e o pai. Características e influência mútua. Ana Maria Araújo Machado Martins Godinho (Mestrado). Universidade do Algarve.
2003 - 2003. Orientação. Atitudes face à gravidez e auto-estima em mulheres grávidas: um estudo exploratório.Psicologia Clínica (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
2003 - 2003. Orientação. Influência da semelhança estrutural e da cor na nomeação de objectos de categorias vivas e não vivas.Psicologia Clínica (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
2003 - 2003. Orientação. A influência da escolaridade, sexo e idade em provas de fluência verbal e memória semântica.Psicologia Clínica (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.

Projetos

Projetos
2021/01/01 - Presente. LEMON, LEtter learning through MOtor training: Neurocognitive specialization for the written code investigated with electrophysiological, eye-tracking, and computational tools, PTDC/PSI-GER. Investigador. Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia.
2018 - 2021. Looking into N170: Exploring how the brain adapts to reading acquisition and expertise?, PTDC/PSI-GER/32602/2017. Investigador. Universidade do Algarve - Campus de Gambelas.
2016/07/01 - 2019/12/31. Developmental dyslexia in adulthood: cognitive profiles, oculomotor behavior and concurrent predictors of reading, PTDC/MHC-PCN/1175/2014. Investigador responsável. Universidade do Algarve - Campus de Gambelas.
2014/01/01 - 2015/03/31. Do reading strategies modulate the word recognition potential (N170) and its hemispheric lateralization?, EXPL/MHC-PCN/0299/2013. Investigador. Universidade do Algarve - Campus de Gambelas.
2010 - 2014. Mechanisms of Implicit Learning: From Artificial Grammars to Dyslexia, PTDC/PSI-PCO/110734/2009. Investigador. Universidade do Algarve - Campus de Gambelas.
2007 - 2010. Assessment and characterization of reading disorders and dyslexia in Portuguese children and adults, 3599-PPCDT. Investigador responsável. Universidade do Algarve - Campus de Gambelas.
2007 - 2008. Profiling poor readers and their support: PROREAD. Investigador.
2005 - 2008. Desenvolvimento de técnicas eletrofisiológicas no Centro de Sistemas Inteligentes (CSI), REEQ/879/PSI/2005. Investigador responsável. Universidade do Algarve - Campus de Gambelas.
2003 - 2007. Structural and Functional Brain Imaging: Implementation and application of magnetic resonance imaging methods for the study of human cognition, POCTI. Investigador responsável. Universidade do Algarve.
2002 - 2005. The influence of formal education and literacy on the cognitive system and its cerebral substrates, POCTI. Investigador responsável. Universidade do Algarve - Campus de Gambelas.

Produções

Inês Bramão; Alexandra Mendonça; Luís Faísca; Martin Ingvar; Karl Magnus Petersson; Reis, Alexandra. 2007. "The impact of reading and writing skills on a visuo-motor integration task: A comparison between illiterate and literate subjects". Journal of the International Neuropsychological Society , (13): 359-364.
Reis, Alexandra; Manuela Guerreiro; Karl Magnus Petersson. 2003. "A socio-demographic and a neuropsychological characterization of an illiterate population". Applied Neuropsychology, 10 (4): 191-2004.
Reis, Alexandra; Karl Magnus Petersson. 2003. "Educational level, Socioeconomic Status and Aphasia Research: A comment on Connor et al. (2001) - Effect of Socioeconomic Status on Aphasia Severity and Recovery". Brain and Language, (87): 449-452.
Reis, Alexandra; Karl Magnus Petersson; Alexandre Castro Caldas; Martin Ingvar. 2001. "The modulatory influence of formal schooling on visual naming skills". Brain and Cognition, (47): 394-411.
Karl Magnus Petersson; Reis, Alexandra; Martin Ingvar; Petersson, K.M.; Reis, A.; Ingvar, M.. 2001. "Cognitive processing in literate and illiterate subjects: some recent behavioral and functional neuroimaging data". Scandinavian Journal of Psychology, 42 (42): 251-257.
Alexandre Castro Caldas; Reis, Alexandra. 1998. "O analfabetismo no contexto dos modelos de estudo em Neuropsicologia". Neuropsycologia Latina, 4 (2): 62-65.
Reis, Alexandra; Alexandre Castro Caldas. 1998. "Implicações funcionais e biológicas do conhecimento da leitura e da escrita". Neuropsycologia Latina, 4 (2): 62-65.
Inês Bramão; Luís Faísca; Reis, Alexandra. 2005. "Influência dos atributos visuais na nomeação de objectos biológicos e não biológicos". Psychologica, (40): 231-245.
Alexandre Castro Caldas; Reis, Alexandra. 1999. "A adaptação bio-funcional do cérebro ao conhecimento da leitura e da escrita". Jornal das Ciências Médicas, (163): 69-86.
Reis, Alexandra. 1998. "Avaliação Neuropsicológica de diferentes estratégias cognitivas: estudo de uma população de analfabetos". Revista da Faculdade de Medicina de Lisboa, 3 (4): 261-266.
Reis, Alexandra; Alexandre Castro Caldas; Manuela Guerreiro; Carlos Garcia; Guerreiro, Manuela; Castro-Caldas, Alexandre; Reis, Alexandra Isabel Dias; Garcia, Carlos. 1996. "O cérebro Analfabeto: A questão da demência". Análise Psicológica, 2 (3): 341-351. http://hdl.handle.net/10400.12/3856
Karl Magnus Petersson; Reis, Alexandra. 2006. "Characteristics of illiterate and literate cognitive processing: Implications of brain-behavior co-constructivism". Em Lifespan Development and the Brain: The Perspective of Biocultural Co-constructivism , 279-305. New York, Estados Unidos: Cambridge University Press.
Alexandre Castro Caldas; Reis, Alexandra; Pedro Cavaleiro Miranda; Eduardo Ducla-Soares. 2003. "Learning to read and write shapes de anatomy and function of the corpus callosum". Em The Parallel Brain: The Cognitive Neuroscience of the Corpus Callosum , 473-477. Cambridge, Estados Unidos: The MIT Press.
Alexandre Castro Caldas; Reis, Alexandra. 2000. "Neuropsicologia do analfabetismo: considerações a propósito de um projecto em desenvolvimento". Em Literacia e Sociedade – Contribuições pluridisciplinares, 155-183. Lisboa, Portugal: Caminho, Colecção Universitária.
Vasco Salgado; Reis, Alexandra; José Manuel Ferro; Manuela Guerreiro. 1993. "Avaliação neuropsicológica de doentes com AVC lacunar". Trabalho apresentado em Reunião de Primavera da Sociedade Portuguesa de Neurologia, Coimbra, Portugal, 40-40.
Manuela Guerreiro; José Manuel Ferro; Reis, Alexandra; Vasco Salgado. 1993. "Estudo prospectivo neuropsicológico de uma coorte de AVC lacunares". Trabalho apresentado em Reunião de Primavera da Sociedade Portuguesa de Neurologia, Coimbra, Portugal, 33-33.
Reis, Alexandra; João Ribeiro; Alexandre Castro Caldas; Manuela Guerreiro. 1993. "Nomeação visual por sujeitos analfabetos". Trabalho apresentado em Sociedade Portuguesa de Neurologia, Reunião de Primavera, Coimbra, Portugal, 23-23.
Reis, Alexandra; Elsa Parreira; Alexandre Castro Caldas. 1994. "Repetição de palavras por analfabetos afásicos: Importância da consciência fonológica". Trabalho apresentado em Reunião de Primavera da Sociedade Portuguesa de Neurologia, Coimbra, Portugal, 28-29.
Manuela Guerreiro; Vasco Salgado; Reis, Alexandra; José Manuel Ferro. 1994. "Neuropsychological study of a cohort of lacunar infarctions". Trabalho apresentado em II Congresso Nacional de Neurociências, Coimbra, Portugal, 98-98.
Alexandre Castro Caldas; Reis, Alexandra; Elsa Parreira; Manuela Guerreiro. 1994. "Processing of oral language by illiterate subjects". Trabalho apresentado em II Congresso Nacional de Neurociências, Coimbra, Portugal, 88-88.
Alexandre Castro Caldas; Pedro Cavaleiro Miranda; Isabel Carmo; Reis, Alexandra; Constança Ribeiro; Eduardo Ducla-Soares. 1996. "The illiterate brain: does learning to write shape the corpus callosum?". Trabalho apresentado em Joint meeting of the Austrian and Portuguese Neurological Societies, Porto, Portugal, 65-66.
Reis, Alexandra; Manuela Guerreiro; Alexandre Castro Caldas. 1996. "The illiterate brain: the influence of an untrained phonological input buffer in oral repetition and digit span of transcortical aphasics". Trabalho apresentado em Joint meeting of the Austrian and Portuguese Neurological Societies, Porto, Portugal, 2 (3), 187-187.
Reis, Alexandra; Alexandre Castro Caldas; Gérard Deloche. 1996. "The illiterate brain: the influence of analog magnitude on a digit span task". Trabalho apresentado em Joint meeting of the Austrian and Portuguese Neurological Societies, Porto, Portugal, 67-68.
Alexandre Castro Caldas; Martin Ingvar; Reis, Alexandra; Karl Magnus Petersson; Sharon Stone-Elander. 1996. "The illiterate brain: Positron Emission Tomography studies reveal differences in strategy of language processing". Trabalho apresentado em Joint meeting of the Austrian and Portuguese Neurological Societies, Porto, Portugal, 69-70.
Karl Magnus Petersson; Reis, Alexandra; Martin Ingvar; Alexandre Castro Caldas. 1998. "Enconding and retrieving information: Evidence by PET". Trabalho apresentado em 4ª Reunião da Sociedade Portuguesa de Neurociências, Coimbra, Portugal, 37-37.
Alexandre Castro Caldas; Karl Magnus Petersson; Reis, Alexandra; Simon Askelöf; Martin Ingvar. 1998. "Right/Left hemispheric contribution for word repetition: A PET activation study". Trabalho apresentado em 4ª Reunião da Sociedade Portuguesa de Neurociências, Coimbra, Portugal, 37-37.
Alexandre Castro Caldas; Karl Magnus Petersson; Reis, Alexandra; Simon Askelöf; Martin Ingvar. 1998. "A influência da escolaridade no processamento inter-hemisférico de informação verbal demonstrado por Tomografia de Emissão de Positrões". Trabalho apresentado em Reunião da Sociedade Portuguesa de Neurologia, Aveiro, Portugal, 10-10.
Karl Magnus Petersson; Reis, Alexandra; Martin Ingvar; Alexandre Castro Caldas. 1998. "Processos de codificação e recuperação de pares associados de palavras – Um estudo de PET". Trabalho apresentado em Reunião da Sociedade Portuguesa de Neurologia, Aveiro, Portugal, 39-39.
Reis, Alexandra; Karl Magnus Petersson; Martin Ingvar; Alexandre Castro Caldas. 1998. "Diferenças de activação funcional nos processos de codificação e de recuperação de informação verbal relacionadas com o analfabetismo". Trabalho apresentado em Reunião da Sociedade Portuguesa de Neurologia, Aveiro, Portugal, 2-2.
Luís Faísca; Reis, Alexandra; Catarina Silva; Martin Ingvar; Karl Magnus Petersson. 2003. "O efeito da escolaridade na organização das redes semânticas: Utilização de técnicas de escalonamento no estudo da categoria semântica “animais”". Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Lisboa, Portugal, 208-208.
Reis, Alexandra; Luís Faísca; Catarina Silva; Lisandra Fernandes; Martin Ingvar; Karl Magnus Petersson. 2003. "A influência da escolaridade na nomeação visual de objectos: O estudo do efeito da cor versus o efeito da forma". Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Lisboa, Portugal, 216-216.
Susana Mendonça; Catarina Silva; Luís Faísca; Reis, Alexandra; Martin Ingvar; Karl Magnus Petersson. 2003. "Aprendizagem da leitura e da escrita e a sua relação com as competências fonológicas". Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Lisboa, Portugal, 211-211.
Inês Bramão; Luís Faísca; Reis, Alexandra. 2003. "Influência da semelhança estrutural e da cor na nomeação de objectos de categorias vivas e não vivas". Trabalho apresentado em Congresso em Neurociências Cognitivas, Évora, Portugal, 58-58.
Catarina Silva; Luís Faísca; Susana Mendonça; Martin Ingvar; Reis, Alexandra; Karl Magnus Petersson. 2003. "Literacia, processamento fonológico e memória de trabalho: Que relação? ". Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Lisboa, Portugal, 312-312.
Alexandra Mendonça; Susana Mendonça; Reis, Alexandra; Luís Faísca; Martin Ingvar; Karl Magnus Petersson. 2003. "O Reconhecimento de unidades lexicais em contexto frásico: O efeito da literacia. ". Trabalho apresentado em Congresso em Neurociências Cognitivas, Évora, Portugal, 68-68.
Reis, Alexandra; Luís Faísca; Ricardo SIlva; Martin Ingvar; Karl Magnus Petersson. 2004. "Os efeitos da escolaridade nas estratégias cognitivas subjacentes a provas de fluência verbal com diferentes critérios semânticos". Trabalho apresentado em 2º Congresso Hispano - Português de Psicologia, Lisboa, Portugal, 116-116.
Luís Faísca; Marta Bernardo; Martin Ingvar; Karl Magnus Petersson; Reis, Alexandra. 2004. "Em que medida a produção em provas de fluência verbal permite caracterizar a organização do conhecimento semântico? Estudo comparativo de metodologias de análise". Trabalho apresentado em 2º Congresso Hispano - Português de Psicologia, Lisboa, Portugal, 116-116.
Reis, Alexandra; João Ribeiro; Alexandre Castro Caldas; Manuela Guerreiro. 1993. "Visual naming by illiterate subjects. Journal of Clinical and Experimental Neuropsychology". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Fifteenth European Conference, Funchal, Portugal, 15 (3), 412-413.
Reis, Alexandra; Alexandre Castro Caldas. 1994. "Lexical Processing in Illiterates". Trabalho apresentado em Seventeenth Annual European Conference of the International Neuropsychological Society, Angers, França, 1 (2), 206-206.
Reis, Alexandra; Manuela Guerreiro; Carlos Garcia; Alexandre Castro Caldas. 1994. "How does an Illiterate subject process the lexical component of arithmetics?". Trabalho apresentado em Seventeenth Annual European Conference of the International Neuropsychological Society, Angers, França, 1 (2), 205-206.
Alexandre Castro Caldas; Karl Magnus Petersson; Reis, Alexandra; Sharon Stone-Elander; Martin Ingvar. 1996. "PET Studies for cortical function - The Illiterate Brain". Trabalho apresentado em European Federation of Neurological Societies, Roma, Itália, 3 (5), 257-257.
Reis, Alexandra; Alexandre Castro Caldas; Karl Magnus Petersson; Sharon Stone-Elander; Martin Ingvar. 1997. "Learning in childhood determines the functional organization of the adult brain". Trabalho apresentado em Third International Conference on Functional Mapping of the Human Brain, Copenhagen, Dinamarca, 5 (4), 574-574.
Reis, Alexandra; Alexandre Castro Caldas. 1997. "Learning to read and write increases the efficacy of reaching a target in two dimensional space". Trabalho apresentado em Twentieth Annual Meeting, International Neuropsycological Society, Bergen, Dinamarca, 3 (3), 213-213.
Manuela Guerreiro; Alexandre Castro Caldas; Reis, Alexandra; Carlos Garcia. 1997. "The magnitude component of digits (semantics). Evidence from Alzheimer’s Dementia in illiterate subjects". Trabalho apresentado em Twentieth Annual Meeting, International Neuropsycological Society, Bergen, Dinamarca, 3 (3), 222-222.
Alexandre Castro Caldas; Reis, Alexandra; Manuela Guerreiro; Gabriela Leal; Luísa Farrajota. 1997. "Illiteracy and aphasia revisited". Trabalho apresentado em Seventh Meeting of the European Neurological Society, Rhodes, Grécia, 244 (3), 47-47.
Reis, Alexandra; Manuela Guerreiro; Gérard Deloche; Alexandre Castro Caldas. 1997. "A importância do referencial semântico em provas de digit span numa população analfabeta". Trabalho apresentado em V Congresso Latino Americano de Neuropsicologia, Guadalajara, México, 3 (2), 78-78.
Karl Magnus Petersson; Simon Askelöf; Reis, Alexandra; Alexandre Castro Caldas; Martin Ingvar. 1998. "Differences in verbal repetition in literate and illiterate subjects: A network analysis". Trabalho apresentado em The 4th International Conference on Functional Mapping of the Human Brain, Montreal, Canadá, 7, 218-218.
Karl Magnus Petersson; Reis, Alexandra; Alexandre Castro Caldas; Martin Ingvar. 1998. "Activation of the medial temporal lobe during encoding of word-pairs in older middle-aged women". Trabalho apresentado em The 4th International Conference on Functional Mapping of the Human Brain, Montreal, Canadá, 7, 844-844.
Karl Magnus Petersson; Reis, Alexandra; Simon Askelöf; Alexandra Mendonça; Martin Ingvar. 1998. "Differences in inter-hemispheric interactions between literate and illiterate subjects during verbal repetition". Trabalho apresentado em The 4th International Conference on Functional Mapping of the Human Brain, Montreal, Canadá, 7, 217-217.
Reis, Alexandra; Karl Magnus Petersson; M Rosenlund; Alexandre Castro Caldas; Martin Ingvar. 1999. "The modulatory influence of literacy on the activation pattern during encoding and retrieval of auditory-verbal information". Trabalho apresentado em 5th Human Brain Mapping Meeting, Dusseldorf, Alemanha, 9 (6), 1086-1086.
Karl Magnus Petersson; Reis, Alexandra; Alexandre Castro Caldas; Martin Ingvar. 1999. "Illiterate subjects activate de left prefrontal and the medial temporal lobes during effective auditory-verbal encoding". Trabalho apresentado em 5th Human Brain Mapping Meeting, Dusseldorf, Alemanha, 9 (6), 968-968.
Cornelius Weiller; Stefan Kiebel; Alexandre Castro Caldas; Martin Ingvar; Reis, Alexandra; Michel Rijntjes; Christian Gaser. 1999. "The effect of literacy on human brain anatomy". Trabalho apresentado em 5th Human Brain Mapping Meeting, Dusseldorf, Alemanha, 9 (6), 1013-1013.
Reis, Alexandra; Karl Magnus Petersson; Alexandre Castro Caldas; Martin Ingvar. 1999. "The modulatory influence of formal schooling on visual naming skills". Trabalho apresentado em 4th Congress of the European Federation of Neurological Societies, Lisbon, Portugal, 6 (3).
Reis, Alexandra; Karl Magnus Petersson; Alexandre Castro Caldas; Martin Ingvar. 2000. "Illiteracy influences 2D but not 3D visual object naming". Trabalho apresentado em XXVII International Congress of Psychology, Stockholm, Suécia, 35 (3-4), 211-211.
Karl Magnus Petersson; Reis, Alexandra; Simon Askelöf; Alexandre Castro Caldas; Martin Ingvar. 2000. "Learning to read and write modulates the functional architecture of language processing". Trabalho apresentado em XXVII International Congress of Psychology, Stockholm, Suécia, 35 (3-4).
Reis, Alexandra; Manuela Guerreiro; Karl Magnus Petersson. 2001. "The influence of educational level on a neuropsychological battery". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society, 24th meeting, Brasilia, Brasil, 7 (4), 422-423.
Karl Magnus Petersson; Catarina Silva; Francisco Lacerda; Reis, Alexandra. 2001. "Immediate serial recognition: Literacy effects on a phonological loop task". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society, 24th meeting, Brasilia, Brasil, 7 (4), 423-423.
Catarina Silva; Karl Magnus Petersson; Martin Ingvar; Reis, Alexandra. 2001. "The effects of formal education on the qualitative aspects of a verbal fluency task". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society, 24th meeting, Brasilia, Brasil, 7 (4), 419-420.
Alexandre Castro Caldas; Karl Magnus Petersson; Reis, Alexandra; Martin Ingvar. 1998. "Learning to read and to write in childhood determines the functional organization of the adult brain". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society, 21st meeting, Budapest, Hungria, 4 (3), 211-211.
Karl Magnus Petersson; Reis, Alexandra; Martin Ingvar; Alexandre Castro Caldas. 1998. "A PET-study of memory processes in older women during encoding and retrieval of associated word-pairs". Em Journal of the International Neuropsychological Society. Hungria.
Marta Nunes; Manuela Guerreiro; Reis, Alexandra; Isabel Pavão Martins. 2000. "Naming and literacy: The influence of age". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society, 23rd meeting, Belgium, Bélgica, 6 (4), 400-400.
Catarina Silva; Luís Faísca; Susana Mendonça; Martin Ingvar; Karl Magnus Petersson; Reis, Alexandra. 2002. "Awareness of words as phonological entities in an illiterate population". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society, 25th meeting, Stockholm, Suécia, 8 (4), 483-483.
Susana Mendonça; Luís Faísca; Catarina Silva; Martin Ingvar; Reis, Alexandra; Karl Magnus Petersson. 2002. "The role of literacy in the awareness of words as independent lexical units". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society, 25th meeting, Stockholm, Suécia, 8 (4), 483-483.
Karl Magnus Petersson; Reis, Alexandra; Martin Ingvar. 2002. "Cognitive processing in literate and illiterate subjects: Some recent behavioral and functional neuroimaging data". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society, 25th meeting, Stockholm, Suécia, 8 (4), 507-507.
Luís Faísca; Reis, Alexandra; Catarina Silva; Martin Ingvar; Karl Magnus Petersson. 2003. "A organização das redes semânticas e a sua relação com a escolaridade: O estudo da categoria semântica animais". Trabalho apresentado em VIII Congresso Bienal da Sociedade Latino Americana de Psicologia, Montreal, Canadá, 33-33.
Reis, Alexandra; Luís Faísca; Catarina Silva; Martin Ingvar; Karl Magnus Petersson. 2003. "O efeito da cor versus o efeito da forma na nomeação de representações bi-dimensionais de objectos numa população analfabeta". Trabalho apresentado em VIII Congresso Bienal da Sociedade Latino Americana de Psicologia., Montreal, Canadá.
Susana Mendonça; Luís Faísca; Catarina Silva; Martin Ingvar; Reis, Alexandra; Karl Magnus Petersson. 2003. "Literacia e sensibilidade fonológica: Que relação?". Trabalho apresentado em VIII Congresso Bienal da Sociedade Latino Americana de Psicologia, Montreal, Portugal, 48-48.
Catarina Silva; Luís Faísca; Susana Mendonça; Martin Ingvar; Reis, Alexandra; Karl Magnus Petersson. 2003. "Os efeitos da escolaridade nos diferentes sub-sistemas da memória de trabalho". Trabalho apresentado em VIII Congresso Bienal da Sociedade Latino Americana de Psicologia, Montreal, Canadá, 61-61.
Reis, Alexandra; Martin Ingvar; Alexandre Castro Caldas; Karl Magnus Petersson. 2005. "Literacy: A cultural influence on the hemispheric balance in the inferior parietal region". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Meeting, Dublin, Irlanda, 6-7.
Inês Bramão; Alexandra Mendonça; Luís Faísca; Karl Magnus Petersson; Reis, Alexandra. 2005. "Schooling and hemispheric specialization: A dichotic listening study". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Meeting, Dublin, Irlanda, 6-6.
Alexandra Mendonça; Inês Bramão; Luís Faísca; Karl Magnus Petersson; Reis, Alexandra. 2005. "The effects of literacy on errors in a dichotic listening task". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Meeting, Dublin, Irlanda, 6-6.
Luís Faísca; Inês Bramão; Alexandra Mendonça; Karl Magnus Petersson; Reis, Alexandra. 2005. "A dynamic analysis of clustering and switching strategies in semantic verbal fluency". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Meeting. Dublin, Dublin, Irlanda, 10-10.
Reis, Alexandra; Carla Silva; Luís Faísca; Inês Bramão; Alexandra Mendonça; Pedro Cavaleiro Miranda; Alexandre Andrade; et al. 2007. "The impact of reading and writing skills on brain morphometry: A voxel-based morphometry study". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Mid-year Meeting, Bilbao, Espanha, 83-83.
Luís Faísca; Inês Bramão; Christian Forkstam; Reis, Alexandra; Karl Magnus Petersson. 2007. "Implicit learning of structured auditory sequences: An advantage for verbal stimulus". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Mid-year Meeting, Bilbao, Espanha, 48-48.
Inês Bramão; Luís Faísca; Reis, Alexandra; Manuela Guerreiro. 2007. "Semantic Memory Organization: Differential Weighting of Perceptual and Functional Features". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Mid-year Meeting, Bilbao, Espanha, 42-42.
Inês Bramão; Luís Faísca; Christian Forkstam; Reis, Alexandra; Karl Magnus Petersson; Bramão, Inês; Faísca, Luís; Forkstam, Christian; Petersson, Karl Magnus. 2010. "Cortical brain regions associated with color processing: An FMRI study". The Open Neuroimaging Journal, (4): 164-173. http://hdl.handle.net/10400.1/4874
Elena Ise; Daisy Bertrand; Luís Faísca; Anne Puolakanaho; Nina Saine; Zsuzsanna Surányi; Anniek Vaessen; et al. 2011. "Support systems for poor readers: Empirical data from six EU member states". Journal of Learning Disabilities, 44 (3): 228-245. https://doi.org/10.1177/0022219410374235
Susana Araújo; Luís Faísca; Inês Bramão; Filomena Inácio; Karl Magnus Petersson; Reis, Alexandra. 2011. "Picture and object visual naming in dyslexic children: More than a phonological deficit". The General Journal of Psychology, 138 (3): 215-228.
Reis, Alexandra; Karl Magnus Petersson; Luís Faísca. 2009. "Neuroplasticidade: Os efeitos de aprendizagens específicas no cérebro humano". Em Temas actuais em Psicologia, 11-26. Faro, Portugal: Universidade do Algarve .
Araújo, Susana; Faísca, Luís; Bramão, Inês; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. 2014. "Lexical and Phonological Processes in Dyslexic Readers: Evidence from a Visual Lexical Decision Task". Dyslexia, 20 (1): 38-53. https://doi.org/10.1002/dys.1461
Martins, A.T.; Faísca, L.; Esteves, F.; Muresan, A.; Justo, M.G.; Simão, C.; Reis, A.; et al. 2011. "Traumatic brain injury patients: Does frontal brain lesion influence basic emotion recognition?". Psychology and Neuroscience, 4 (3): 377-384. https://doi.org/10.3922/j.psns.2011.3.011
Gonzalez Da Silva, C.; Petersson, K.M.; Faísca, L.; Ingvar, M.; Reis, A.; Catarina Silva; Karl Magnus Petersson; et al. 2004. "The effects of literacy and education on the quantitative and qualitative aspects of semantic verbal fluency". Journal of Clinical and Experimental Neuropsychology, 26 (2): 266-277.
Reis, A.; Petersson, K.M.; Reis, Alexandra; Magnus Petersson, Karl. 2003. "Educational level, socioeconomic status and aphasia research: A comment on Connor et al. (2001) - Effect of socioeconomic status on aphasia severity and recovery". Brain and Language, 87 (3): 449-452. https://doi.org/10.1016/S0093-934X(03)00140-8
Reis, A.; Petersson, K.M.; Castro-Caldas, A.; Ingvar, M.. 2001. "Formal schooling influences two- but not three-dimensional naming skills". Brain and Cognition, 47 (3): 397-411.
Petersson, Karl Magnus; Ingvar, M.; Reis, A.. 2009. "Language and literacy from a cognitive neuroscience perspective". Em Cambridge Handbook of Literacy , 152-182. Cambridge, UK, Reino Unido: Cambridge University Press.
Bramão, Inês; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra; Faísca, L.; Petersson, K.M.; Reis, A.. 2012. "The contribution of color to object recognition". Em Advances in Object Recognition Systems , 73-78. Rijeka, Croatia, Croácia: InTech. http://hdl.handle.net/10400.1/4906
Bramão, Inês; Inácio, Filomena; Faísca, Luís; Reis, Alexandra; Petersson, Karl Magnus. 2011. The influence of color information on the recognition of color diagnostic and noncolor diagnostic objects. In the present study, the authors explore in detail the level of visual object recognition at which perceptual color information improves the recognition of color diagnostic and noncolor diagnostic objects. To address this issue, 3 object recognition tasks with different cognitive demands were designed: (a) an object verification task; (b) a category verification task; and (c) a name verification . https://doi.org/10.1080/00221309.2010.533718
Bramão, Inês; Petersson, Karl Magnus; Faísca, Luís; Ingvar, Martin; Mendonça, Alexandra; Reis, Alexandra. 2007. The impact of reading and writing skills on a visual-motor integration task: a comparison between illiterate and literate subjects. Previous studies have shown a significant association between reading skills and the performance on visuo-motor tasks. In order to clarify whether reading and writing skills modulate non-linguistic domains, we investigated the performance of two literacy groups on a visuo-motor integration task with non-linguistic stimuli. Twenty-one illiterate participants and twenty matched literate controls wer. https://doi.org/10.10170S1355617707070440
Pacheco, Andreia Sofia Ramos; Araújo, Susana; Faísca, Luís; Castro, S. L.; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. 2009. Cognitive profiles in portuguese children with dyslexia. Individuals with reading disorders like dyslexia seem not be a homogeneous group, neither with respect to the underlying causes nor the resulting cognitive profile. Our purpose was to analyze the cognitive profile, using a hierarchical cluster analysis, in an attempt to isolate the main cognitive profiles present in a sample of dyslexic Portuguese children.. https://doi.org/10.1017/S1355617709
Araújo, Susana; Faísca, Luís; Bramão, Inês; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. 2013. Lexical and phonological processes in dyslexic readers: evidence from a visual lexical decision task. The aim of the present study was to investigate whether reading failure in the context of an orthography of intermediate consistency is linked to inefficient use of the lexical orthographic reading procedure. The performance of typically developing and dyslexic Portuguese-speaking children was examined in a lexical decision task, where the stimulus lexicality, word frequency and length were manipu. https://doi.org/10.1002/dys.1461
Inácio, Filomena; Faísca, Luís; Forkstam, Christian; Araújo, Susana; Bramão, Inês; Reis, Alexandra; Petersson, Karl Magnus. 2018. "Implicit sequence learning is preserved in dyslexic children". Annals of Dyslexia, 68 (1): 1-14. https://doi.org/10.1007/s11881-018-0158-x
Bramão, Inês; Reis, Alexandra; Petersson, Karl Magnus; Faísca, Luís. 2011. The role of color information on object recognition: a review and meta-analysis. In this study, we systematically review the scientific literature on the effect of color on object recognition. Thirty-five independent experiments, comprising 1535 participants, were included in a meta-analysis. We found a moderate effect of color on object recognition (d=0.28). Specific effects of moderator variables were analyzed and we found that color diagnosticity is the factor with the grea. https://doi.org/10.1016/j.actpsy.2011.06.010
Silva, Susana; Reis, Alexandra; Casaca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Faísca, Luís; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. 2016. When the eyes no longer lead: familiarity and length effects on eye-voice span. During oral reading, the eyes tend to be ahead of the voice (eye-voice span, EVS). It has been hypothesized that the extent to which this happens depends on the automaticity of reading processes, namely on the speed of print-to-sound conversion. We tested whether EVS is affected by another automaticity component - immunity from interference. To that end, we manipulated word familiarity (high-frequ. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2016.01720
Araújo, Susana; Pacheco, Andreia Sofia Ramos; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra; Araújo, S.; Pacheco, A.; et al. 2010. Visual rapid naming and phonological abilities: different subtypes in dyslexic children. One implication of the double-deficit hypothesis for dyslexia is that there should be subtypes of dyslexic readers that exhibit rapid naming deficits with or without concomitant phonological processing problems. In the current study, we investigated the validity of this hypothesis for Portuguese orthography, which is more consistent than English orthography, by exploring different cognitive profil. http://hdl.handle.net/10400.1/4883
Bramão, Inês; Reis, Alexandra; Petersson, Karl Magnus; Faísca, Luís. 2016. Knowing that strawberries are red and seeing red strawberries: the interaction between surface colour and colour knowledge information. This study investigates the interaction between surface and colour knowledge information during object recognition. In two different experiments, participants were instructed to decide whether two presented stimuli belonged to the same object identity. On the non-matching trials, we manipulated the shape and colour knowledge information activated by the two stimuli by creating four different stimu. https://doi.org/10.1080/20445911.2016.1182171
Araújo, Susana; Bramão, Inês; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. 2012. Electrophysiological correlates of impaired reading in dyslexic pre-adolescent children. In this study, event related potentials (ERPs) were used to investigate the extent to which dyslexics (aged 9–13 years) differ from normally reading controls in early ERPs, which reflect prelexical orthographic processing, and in late ERPs, which reflect implicit phonological processing. The participants performed an implicit reading task, which was manipulated in terms of letter-specific processi. https://doi.org/10.1016/j.bandc.2012.02.010
Mendonça, Alexandra; Bramão, Inês; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. 2004. The effects of literacy and education on the quantitative and qualitative aspects of semantic verbal fluency. Semantic verbal fluency tasks are commonly used in neuropsychological assessment. Investigations of the influence of level of literacy have not yielded consistent results in the literature. This prompted us to investigate the ecological relevance of task specifics, in particular, the choice of semantic criteria used. Two groups of literate and illiterate subjects were compared on two verbal fluenc. http://hdl.handle.net/10400.1/4889
Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Ingvar, Martin; Petersson, Karl Magnus. 2006. Color makes a difference: two-dimensional object naming in literate and illiterate subjects. Previous work has shown that illiterate subjects are better at naming two-dimensional representations of real objects when presented as colored photos as compared to black and white drawings. This raises the question if color or textural details selectively improve object recognition and naming in illiterate compared to literate subjects. In this study, we investigated whether the surface texture . https://doi.org/10.1016/j.bandc.2005.09.012
Araújo, Susana; Faísca, Luís; Bramão, Inês; Inácio, Filomena; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. 2011. Object naming in dyslexic children: more than a phonological deficit. In the present study, the authors investigate how some visual factors related to early stages of visual-object naming modulate naming performance in dyslexia. The performance of dyslexic children was compared with 2 control groups—normal readers matched for age and normal readersmatched for reading level—while performing a discrete naming task in which color and dimensionality of the visually pres. https://doi.org/10.1080/00221309.2011.582525
Bramão, Inês; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. 2011. The influence of surface color information and color knowledge information in object recognition. In order to clarify whether the influence of color knowledge information in object recognition depends on the presence of the appropriate surface color, we designed a name-object verification task. The relationship between color and shape information provided by the name and by the object photo was manipulated in order to assess color interference independently of shape interference. We tested thr. https://doi.org/10.5406/amerjpsyc.123.4.0437
Huettig, Falk; Lachmann, Thomas; Reis, Alexandra; Petersson, Karl Magnus. 2018. Distinguishing cause from effect - many deficits associated with developmental dyslexia may be a consequence of reduced and suboptimal reading experience. The cause of developmental dyslexia is still unknown despite decades of intense research. Many causal explanations have been proposed, based on the range of impairments displayed by affected individuals. Here we draw attention to the fact that many of these impairments are also shown by illiterate individuals who have not received any or very little reading instruction. We suggest that this fact m. https://doi.org/10.1080/23273798.2017.1348528
Martins, Ana Teresa; Faísca, Luís; Esteves, Francisco; Muresan, A.; Reis, Alexandra. 2012. Atypical moral judgment following traumatic brain injury. Previous research has shown an association between emotions, particularly social emotions, and moral judgments. Some studies suggested an association between blunted emotion and the utilitarian moral judgments observed in patients with prefrontal lesions. In order to investigate how prefrontal brain damage affects moral judgment, we asked a sample of 29 TBI patients (12 females and 17 males) and 4. http://hdl.handle.net/10400.1/4878
Reis, Alexandra; Petersson, K. M.; Castro-Caldas, A.; Ingvar, M.. 2001. Formal schooling influences two- but not three-dimensional naming skills. The modulatory influence of literacy on the cognitive system of the human brain has been indicated in behavioral, neuroanatomic, and functional neuroimaging studies. In this study we explored the functional consequences of formal education and the acquisition of an alphabetic written language on two- and three-dimensional visual naming. The results show that illiterate subjects perform significant. https://doi.org/10.1006/brcg.2001.1316
Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Mendonca, Susana; Ingvar, Martin; Petersson, Karl Magnus. 2007. Semantic interference on a phonological task in illiterate subjects. Scandinavian Journal of Psychology, 2007, 48, 69–74 DOI: 10.1111/j.1467-9450.2006.00544.x © 2007 The Authors. Journal compilation © 2007 The Scandinavian Psychological Associations. Published by Blackwell Publishing L td., 9600 Garsington Road, Oxford OX4 2DQ, UK and 350 Main Street, Malden, MA 02148, USA. ISSN 0036-5564. Blackwell Publishing Ltd Health and Disability Semantic interference on a ph. https://doi.org/10.1111/j.1467-9450.2006.00544.x
Araújo, Susana; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. 2011. What does rapid naming tell us about dyslexia?. This article summarizes some of the important fin - dings from research evaluating the relationship between poor rapid naming and impaired reading performance. Substantial evidence shows that dyslexic readers have problems with rapid naming of visual items. Early re - search assumed that this was a consequence of phono - logical processing deficits, but recent findings suggest that non-phonologica. http://hdl.handle.net/10400.1/4873
Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Castro, S. L.; Petersson, Karl Magnus. 2010. Preditores da leitura ao longo da escolaridade: alterações dinâmicas no papel da consciência fonológica e da nomeação rápida. A aquisição da leitura envolve múltiplas aprendizagens, desde o contacto inicial com o alfabeto até ao momento em que a criança se torna apta a ler correcta e fluentemente. Reportamos aqui os principais resultados de um estudo transversal com alunos do primeiro ciclo (N = 568) em que avaliámos a relação entre a exactidão e velocidade da leitura com capacidades de processamento fonológico, nomeação. http://hdl.handle.net/10400.1/4879
Araújo, Susana; Faisca, Luis; Bramao, Ines; Reis, Alexandra; Petersson, Karl Magnus. 2015. Lexical and sublexical orthographic processing: An ERP study with skilled and dyslexic adult readers. This ERP study investigated the cognitive nature of the P1-N1 components during orthographic processing. We used an implicit reading task with various types of stimuli involving different amounts of sublexical or lexical orthographic processing (words, pseudohomophones, pseudowords, nonwords, and symbols), and tested average and dyslexic readers. An orthographic regularity effect (pseudo-words-non. https://doi.org/10.1016/j.bandl.2014.11.007
Inácio, Filomena; Bramão, Inês; Faísca, Luís; Reis, Alexandra. 2011. A influência das competências de leitura nas estratégias de dupla codificação. Recentemente, alguns autores demonstraram que o desempenho em provas de memória não verbal pode envolver o recurso simultâneo a estratégias verbais e visuo-espaciais para codificar a informação. A leitura tem sido apontada como um factor que pode contribuir para o desenvolvimento destas estratégias de dupla codificação. Neste estudo, fomos investigar se a capacidade de leitura interfere de algum m. http://hdl.handle.net/10400.1/4902
Faísca, Luís; Reis, Alexandra; Araújo, Susana. 2019. "Early Brain Sensitivity to Word Frequency and Lexicality During Reading Aloud and Implicit Reading". Frontiers in Psychology, 10. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.00830
Martins, Ana Teresa; Faísca, Luís; Esteves, Francisco; Simão, Cláudia; Justo, M. G.; Muresan, A.; Reis, Alexandra. 2012. Changes in social emotion recognition following traumatic frontal lobe injury. Changes in social and emotional behaviour have been consistently observed in patients with traumatic brain injury. These changes are associated with emotion recognition deficits which represent one of the major barriers to a successful familiar and social reintegration. In the present study, 32 patients with traumatic brain injury, involving the frontal lobe, and 41 age- and education-matched heal. https://doi.org/10.3969/j.issn.1673-5374.2012.02.004
Bramão, Inês; Reis, Alexandra; Petersson, Karl Magnus; Faísca, Luís. 2016. "Knowing that strawberries are red and seeing red strawberries: the interaction between surface colour and colour knowledge information". Journal of Cognitive Psychology, 28 (6): 641-657. https://doi.org/10.1080/20445911.2016.1182171
Jacinto, Gonçalo; Marques, Daniela; Ferreira, Naide; Horácio, Góis; Reis, Alexandra; Góis, Horácio. 2012. Perfil Neuropsicológico em doentes com Epilepsia do Lobo Temporal. Introdução A epilepsia do lobo temporal (ELT) é o tipo de epilepsia refractária mais comum, sendo a Esclerose Mesial Temporal (EMT) a que apresenta maior indicação cirúrgica. Neste contexto, a avaliação neuropsicológica reveste-se de importância crucial uma vez que, não só permite obter informação sobre a lateralização do foco epiléptico, complementando a informa- ção obtida pelos outros meios, co. http://hdl.handle.net/10174/5056
Bramão, Inês; Faísca, Luís; Forkstam, Christian; Inácio, Filomena; Araújo, Susana; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. 2012. The interaction between surface color and color knowledge: behavioral and electrophysiological evidence. In this study, we used event-related potentials (ERPs) to evaluate the contribution of surface color and color knowledge information in object identification. We constructed two color-object verification tasks – a surface and a knowledge verification task – using high color diagnostic objects; both typical and atypical color versions of the same object were presented. Continuous electroencephalogr. https://doi.org/10.1016/j.bandc.2011.10.004
Cruz, Ana Lúcia; Santos, Maria Emília; Faísca, Luís; Reis, Alexandra. 2014. Validação portuguesa de um teste breve para rastreio da afasia (Bedside de Lenguaje). Os instrumentos utilizados para avaliar pessoas com afasia tendem a ser extensos e exaustivos, de forma a permitir um diagnóstico e a obtenção de dados detalhados. Contudo, estas provas nem sempre são o melhor instrumento de avaliação para doentes que se encontram em fase aguda/subaguda e que não apresentam condições para colaborar numa prova demorada e complexa. Neste caso devem ser usadas provas. http://hdl.handle.net/10400.1/4907
Reis, Alexandra; Guerreiro, M.; Petersson, Karl Magnus. 2003. A sociodemographic and neuropsychological characterization of an illiterate population. The objectives of this article are to characterize the performance and to discuss the performance differences between literate and illiterate participants in a well-defined study population. We describe the participant-selection procedure used to investigate this population. Three groups with similar sociocultural backgrounds living in a relatively homogeneous fishing community in southern Portuga. https://doi.org/10.1207/s15324826an1004_1
Bramão, Inês; Francisco, Ana; Inácio, Filomena; Faísca, Luís; Reis, Alexandra; Petersson, Karl Magnus. 2012. Electrophysiological evidence for colour effects on the naming of colour diagnostic and noncolour diagnostic objects. In this study, we investigated the level of visual processing at which surface colour information improves the naming of colour diagnostic and noncolour diagnostic objects. Continuous electroencephalograms were recorded while participants performed a visual object naming task in which coloured and black-and-white versions of both types of objects were presented. The black-and-white and the colour . https://doi.org/10.1080/13506285.2012.739215
Costa, Catarina Luísa Raposo da. 2012. "Processamento de emoções em traumatismos crânio-encefálicos frontais". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/5346
Rodrigues, Susana Isabel Contreiras. 2013. "O papel da ansiedade traço no reconhecimento de expressões faciais emocionais e prosódia emocional". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/6059
Nascimento, Vanessa Vinagre. 2016. "Adaptação da Florida Affect Battery à população portuguesa". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/8635
Pacheco, Andreia Sofia Ramos. 2012. "Caracterização cognitiva de perfis de leitores: o estudo da ortografia portuguesa". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10400.1/6076
Marques, André Alexandre de Jesus. 2013. "Relação entre memória e qualidade de vida em vítimas de AVC". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/6764
Vicente, Vanessa Maria Rocheta Pires Bota. 2015. "Memórias não atendidas e supressão: uma adaptação do Paradigma Think/No-Think para a população portuguesa". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/7638
Silva, José Mário Gaio Nunes da. 2018. "Memória prospetiva: o efeito de interferência em diferentes grupos etários". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/12567
Araújo, Susana. 2011. "Cognitive processes underlying reading and naming deficits in dyslexic readers". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10400.1/5580
Rosa, Nádia Patrícia da Silva. 2013. "Estudo das características da memória autobiográfica em idosos com e sem sintomatologia depressiva". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/6092
Bastos, Laura Rodrigues Pinto de. 2016. "Nível de confiança nas próprias memórias em estados emocionais negativos induzidos". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/8661
Martins, Liliana Sofia Meneses. 2013. "Défices no reconhecimento de expressões faciais emocionais e prosódia emocional nos traumatismos crânio encefálicos". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/5916
Rita, Helder de Jesus Pinto. 2012. "Dissociação da memória explícita e implícita na doença de Parkinson". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/3412
Mestre, Susana Isabel Martins. 2013. "Efeito de variáveis linguísticas e demográficas na capacidade de decisão lexical, repetição de palavras e de pseudo-palavras". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/3360
Gonçalves, Rita Alexandra Mendes. 2014. "Study of the correlation between working memory and discourse processing". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/8067
Freitas, Ana Rita Vicêncio. 2017. "Aprendizagem de pseudopalavras em leitores normativos". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/10053
Cruz, Ana Lúcia Bento da. 2012. "Adaptação de uma bateria curta para avaliação de pessoas com afasia (Bedside de lenguaje, Sabe et al., 2008)". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/10857
Ferreira, Margarida Brites. 2018. "Poderá o processamento emocional comprometer a relação empática com os outros na doença de Parkinson?". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/12174
Fernandes, Nicola Teixeira. 2016. "Alterações emocionais no AVC isquémico em diferentes períodos de evolução". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/9906
Vieira, Andreia Isabel da Silva. 2012. "A tomada de decisão e o envolvimento no jogo em doentes com Parkinson". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/5340
Pereira, Joana da Cruz Macedo. 2014. "Processos executivos e emocionais envolvidos na tomada de decisão em doentes com rutura de aneurisma na artéria comunicante anterior". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/7728
Teixeira, Marta Filipa Matias. 2014. "Teoria da mente afetiva e cognitiva na doença de Parkinson". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/8102
Rocha, Mónica Filipa Soares. 2015. "Análise das competências fonológicas das crianças em idade pré-escolar com e sem gaguez". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/7760
Marques, Daniela Filipa da Silva. 2012. "Perfil neuropsicológico em doentes com epilepsia do lobo temporal". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/5164
Martins, Ana Teresa. 2010. "Processamento de emoções realizado por sujeitos com traumatismo crânio-encefálico". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10400.1/2150
Morais, Inês Salomé Pestana. 2014. "Memória prospetiva e o controlo executivo: comparação entre grupos etários". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/7926
Silva, Daniela Isabel Guerreiro da. 2011. "Perfil cognitivo das crianças e jovens com epilepsia de ausências". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/3784
Paulino, José. 2013. "Dissociação entre memória prospectiva e memória retrospectiva numa população idosa: contributo para a validação do PRMQ". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/5825
Fernandes, Catarina; Silva, Susana; Pires, Joana; Reis, Alexandra; Ros, Antonia Jimenez; Janeiro, Luis; Faisca, Luis; Martins, Ana Teresa. 2017. "Eye-Tracking Evidence of a Maintenance Bias in Social Anxiety.". Behavioural and cognitive psychotherapy, 1-18. https://doi.org/10.1017/S1352465817000418
Fernandes, Tania; Araujo, Susana; Sucena, Ana; Reis, Alexandra; Castro, Sao Luis. 2017. "The 1-min Screening Test for Reading Problems in College Students: Psychometric Properties of the 1-min TIL". Dyslexia, 23 (1): 66-87. https://doi.org/10.1002/dys.1548
Araujo, Susana; Reis, Alexandra; Petersson, Karl Magnus; Faisca, Luis. 2015. "Rapid Automatized Naming and Reading Performance: A Meta-Analysis". Journal of Educational Psychology, 107 (3): 868-883. https://doi.org/10.1037/edu0000006
Pacheco, Andreia; Reis, Alexandra; Araujo, Susana; Inacio, Filomena; Petersson, Karl Magnus; Faisca, Luis. 2014. "Dyslexia heterogeneity: cognitive profiling of Portuguese children with dyslexia". Reading and Writing, 27 (9): 1529-1545. https://doi.org/10.1007/s11145-014-9504-5
Silva, C.; Faísca, L.; Ingvar, M.; Petersson, K.M.; Reis, A.; Silva, Catarina; Faísca, Luís; et al. 2012. "Literacy: Exploring working memory systems". Journal of Clinical and Experimental Neuropsychology, 34 (4): 369-377. https://doi.org/10.1080/13803395.2011.645017
Araújo, S.; Bramão, I.; Faísca, L.; Petersson, K.M.; Reis, A.. 2012. "Electrophysiological correlates of impaired reading in dyslexic pre-adolescent children". Brain and Cognition, 79 (2): 79-88. https://doi.org/10.1016/j.bandc.2012.02.010
MARQUES, DANIELA; FERREIRA, NAIDE; HORÁCIO, GÓIS; REIS, ALEXANDRA; JACINTO, GONÇALO. 2013. "Perfil neuropsicológico em doentes com epilepsia do lobo temporal". Avances en Psicología Latinoamericana, 31 (1): 97-109. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=SCIELO&KeyUT=SCIELO:S1794-47242013000100008&KeyUID=SCIELO:S1794-47242013000100008
Martins, A.T.; Faísca, L.; Esteves, F.; Simão, C.; Justo, M.G.; Muresan, A.; Reis, A.. 2012. "Changes in social emotion recognition following traumatic frontal lobe injury". Neural Regeneration Research, 7 (2): 101-108. https://doi.org/10.3969/j.issn.1673-5374.2012.02.004
Martins, A. T.; Faisca, L. M.; Esteves, F.; Muresan, A.; Reis, A.; Martins, A.T.; Faísca, L.M.. 2012. "Atypical moral judgment following traumatic brain injury". Judgment and Decision Making, 7 (4): 478-487. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000307071900011&KeyUID=WOS:000307071900011
Bramão, I.; Francisco, A.; Inácio, F.; Faísca, L.; Reis, A.; Petersson, K.M.. 2012. "Electrophysiological evidence for colour effects on the naming of colour diagnostic and noncolour diagnostic objects". Visual Cognition, 20 (10): 1164-1185. https://doi.org/10.1080/13506285.2012.739215
Bramão, I.; Faísca, L.; Forkstam, C.; Inácio, F.; Araújo, S.; Petersson, K.M.; Reis, A.. 2012. "The interaction between surface color and color knowledge: Behavioral and electrophysiological evidence". Brain and Cognition, 78 (1): 28-37. https://doi.org/10.1016/j.bandc.2011.10.004
Bramão, I.; Inacio, F.; Faísca, L.; Reis, A.; Petersson, K.M.. 2011. "The influence of color information on the recognition of color diagnostic and noncolor diagnostic objects". Journal of General Psychology, 138 (1): 49-65. https://doi.org/10.1080/00221309.2010.533718
Bramão, I.; Reis, A.; Petersson, K.M.; Faísca, L.; Inês Bramão; Reis, Alexandra; Karl Magnus Petersson; Luís Faísca. 2011. "The role of color information on object recognition: A review and meta-analysis". Acta Psychologica, 138 (1): 244-253. https://doi.org/10.1016/j.actpsy.2011.06.010
Araújo, S.; Inácio, F.; Francisco, A.; Faísca, L.; Petersson, K.M.; Reis, A.; Araújo, Susana; et al. 2011. "Component processes subserving rapid automatized naming in dyslexic and non-dyslexic readers". Dyslexia, 17 (3): 242-255. https://doi.org/10.1002/dys.433
Araujo, S.; Faisca, L.; Bramao, I.; Inacio, F.; Petersson, K.M.; Reis, A.. 2011. "Object naming in dyslexic children: More than a phonological deficit". Journal of General Psychology, 138 (3): 215-228. https://doi.org/10.1080/00221309.2011.582525
Araújo, S.; Faísca, L.; Petersson, K.M.; Reis, A.. 2011. "What does rapid naming tell us about dyslexia? | ¿Qué nos cuenta el nombramiento rápido sobre la dislexia?". Avances en Psicologia Latinoamericana, 29 (2): 199-213. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84864712124&partnerID=MN8TOARS
Ziegler, J.C.; Bertrand, D.; Tóth, D.; Csépe, V.; Reis, A.; Faísca, L.; Saine, N.; et al. 2010. "Orthographic depth and its impact on universal predictors of reading: A cross-language investigation". Psychological Science, 21 (4): 551-559. https://doi.org/10.1177/0956797610363406
Bramão, I.; Faísca, L.; Petersson, K.M.; Reis, A.; Inês Bramão; Luís Faísca; Karl Magnus Petersson; Reis, Alexandra. 2010. "The influence of surface color information and color knowledge information in object recognition". American Journal of Psychology, 123 (4): 437-446. https://doi.org/10.5406/amerjpsyc.124.4.0437
Vaessen, A.; Bertrand, D.; Tóth, D.; Csépe, V.; Faísca, L.; Reis, A.; Blomert, L.. 2010. "Cognitive Development of Fluent Word Reading Does Not Qualitatively Differ Between Transparent and Opaque Orthographies". Journal of Educational Psychology, 102 (4): 827-842. https://doi.org/10.1037/a0019465
Reis, A.; Faísca, L.; Ingvar, M.; Petersson, K.M.; Reis, Alexandra; Luís Faísca; Martin Ingvar; Karl Magnus Petersson. 2006. "Color makes a difference: Two-dimensional object naming in literate and illiterate subjects". Brain and Cognition, 60 (1): 49-54. https://doi.org/10.1016/j.bandc.2005.09.012
Reis, A.; Faísca, L.; Mendonça, S.; Ingvar, M.; Petersson, K.M.; Reis, Alexandra; Luís Faísca; et al. 2007. "Semantic interference on a phonological task in illiterate subjects". Scandinavian Journal of Psychology, 48 (1): 69-74. https://doi.org/10.1111/j.1467-9450.2006.00544.x
Petersson, K.M.; Silva, C.; Castro-Caldas, A.; Ingvar, M.; Reis, A.. 2007. "Literacy: A cultural influence on functional left-right differences in the inferior parietal cortex". European Journal of Neuroscience, 26 (3): 791-799. https://doi.org/10.1111/j.1460-9568.2007.05701.x
Castro-Caldas, A.; Reis, A.; Reis, Alexandra; Alexandre Castro Caldas. 2003. "The knowledge of orthography is a revolution in the brain". Reading and Writing, 16 (1-2): 81-97. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-3943058186&partnerID=MN8TOARS
Petersson, K.M.; Reis, A.; Askelöf, S.; Castro-Caldas, A.; Ingvar, M.. 2000. "Language processing modulated by literacy: A network analysis of verbal repetition in literate and illiterate subjects". Journal of Cognitive Neuroscience, 12 (3): 364-382. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0034086764&partnerID=MN8TOARS
Castro-Caldas, A.; Reis, A.; Alexandre Castro Caldas; Reis, Alexandra. 2000. "Neurobiological substrates of illiteracy". Neuroscientist, 6 (6): 475-482. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0033731282&partnerID=MN8TOARS
Reis, A.; Petersson, K.M.; Rosenlund, M.; Castro-Caldas, A.; Ingvar, M.. 1999. "The modulatory influence of literacy on the activation pattern during encoding and retrieval of auditory-verbal information". NeuroImage, 9 (6 PART II). http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-4243338059&partnerID=MN8TOARS
Petersson, K.M.; Reis, A.; Castro-Caldas, A.; Ingvar, M.. 1999. "Illiterate subjects activate the left prefrontal and the medial temporal lobes during effective auditory-verbal encoding". NeuroImage, 9 (6 PART II): 45-54. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-21544446993&partnerID=MN8TOARS
Petersson, K.M.; Reis, A.; Castro-Caldas, A.; Ingvar, M.. 1999. "Auditory-verbal cued recall success correlates negatively with the left medial temporal lobe activity". NeuroImage, 9 (6 PART II). http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-21544437154&partnerID=MN8TOARS
Castro-Caldas, A.; Cavaleiro Miranda, P.; Carmo, I.; Reis, A.; Leote, F.; Ribeiro, C.; Ducla-Soares, E.. 1999. "Influence of learning to read and write on the morphology of the corpus callosum". European Journal of Neurology, 6 (1): 23-28. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0033041883&partnerID=MN8TOARS
Weiller, C.; Kiebel, S.; Castro-Caldas, A.; Ingvar, M.; Reis, A.; Rijntjes, M.; Gaser, C.. 1999. "The effect of literacy on human brain anatomy". NeuroImage, 9 (6 PART II). http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-21544433254&partnerID=MN8TOARS
Petersson, K.M.; Reis, A.; Castro-Caldas, A.; Ingvar, M.; Karl Magnus Petersson; Reis, Alexandra; Alexandre Castro Caldas; Martin Ingvar. 1999. "Effective auditory-verbal encoding activates the left prefrontal and the medial temporal lobes: A generalization to illiterate subjects". NeuroImage, 10 (1): 45-54. https://doi.org/10.1006/nimg.1999.0446
Petersson, K.M.; Reis, A.; Askelöf, S.; Castro-Caldas, A.; Ingvar, M.. 1998. "Differences in inter-hemispheric interactions between literate and illiterate subjects during verbal repetition". NeuroImage, 7 (4 PART II). http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0000186803&partnerID=MN8TOARS
Petersson, K.M.; Reis, A.; Castro-Caldas, A.; Ingvar, M.. 1998. "Activation of the medial temporal lobe during encoding of word-pairs in older middle-aged women". NeuroImage, 7 (4 PART II). http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0344740445&partnerID=MN8TOARS
Castro-Caldas, A.; Petersson, K.M.; Reis, A.; Stone-Elander, S.; Ingvar, M.; Alexandre Castro Caldas; Karl Magnus Petersson; et al. 1998. "The illiterate brain. Learning to read and write during childhood influences the functional organization of the adult brain". Brain, 121 (6): 1053-1063. https://doi.org/10.1093/brain/121.6.1053
Petersson, K.M.; Askelöf, S.; Reis, A.; Castro-Caldas, A.; Ingvar, M.; Karl Magnus Petersson; Reis, Alexandra; et al. 1998. "Differences in verbal repetition in literate and illiterate subjects: A network analysis". NeuroImage, 7 (4 PART II): 364-382. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0344308090&partnerID=MN8TOARS
Castro-Caldas, A.; Reis, A.; Guerreiro, M.; Alexandre Castro Caldas; Reis, Alexandra; Manuela Guerreiro. 1997. "Neuropsychological aspects of illiteracy". Neuropsychological Rehabilitation, 7 (4): 327-338. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0030708688&partnerID=MN8TOARS
Reis, A.; Castro-Caldas, A.; Reis, Alexandra; Alexandre Castro Caldas. 1997. "Illiteracy: A cause for biased cognitive development". Journal of the International Neuropsychological Society, 3 (5): 444-450. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0030884543&partnerID=MN8TOARS
Castro-Caldas, A.; Petersson, K.M.; Reis, A.; Stone-Elander, S.; Ingvar, M.. 1997. "Learning in childhood determines the functional organization of the adult brain". NeuroImage, 5 (4 PART II). http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-21544479116&partnerID=MN8TOARS
Reis, A.; Guerreiro, M.; Castro-Caldas, A.. 1994. "Influence of educational level of non brain-damaged subjects on visual naming capacities". Journal of Clinical and Experimental Neuropsychology, 16 (6): 939-942. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0028114058&partnerID=MN8TOARS
Reis, Alexandra. 2016. "Brain sensitivity to words and the “word recognition potential”". Em Neuroscience to Neuropsychology: The study of the human brain, 137-162. Vol. II. Colômbia: Ediciones Corporación Universitaria Reformada.
Reis, Alexandra. 2008. "O contributo da Nomeação Rápida Automatizada na predição do desempenho na leitura e na sua perturbação". Em Teoria delle Equazioni e Teoria di Galois, 97-117. Lisboa, Portugal: Pactor.
Reis, Alexandra. 2015. "Preditores das competências de escrita nos primeiros anos da escolaridade". Em Aprendizado da Leitura e da escrita: a ciência em interface , 197-236. Natal: EDUFRN.
Silva, Fabiana Soares da; Reis, Alexandra; Faísca, L.; Petersson, K.M.. 2019. "Literacia: Modelo para o estudo dos efeitos de uma aprendizagem específica na cognição e nas suas bases cerebrais. ". Em Alfabeltização e Cognição , 18-33. Porto Alegre, Brasil: Edipucrs. https://doi.org/10.22533/at.ed.2891902043
Silva, Susana; Reis, Alexandra; Casaca, Luís; Petersson, Karl M.; Faísca, Luís. 2016. "When the Eyes No Longer Lead: Familiarity and Length Effects on Eye-Voice Span". Frontiers in Psychology, 7. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2016.01720
Araújo, Susana; Faísca, Luís; Reis, Alexandra; Marques, J. Frederico; Petersson, Karl Magnus; Frederico Marques, J.; AUT: FA00717; KMP02316; AIR01687;. 2016. "Visual naming deficits in dyslexia: An ERP investigation of different processing domains". Neuropsychologia, 91: 61-76. https://doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2016.07.007
Huettig, Falk; Lachmann, Thomas; Reis, Alexandra; Petersson, Karl Magnus. 2017. "Distinguishing cause from effect – many deficits associated with developmental dyslexia may be a consequence of reduced and suboptimal reading experience". Language, Cognition and Neuroscience, 33 (3): 333-350. https://doi.org/10.1080/23273798.2017.1348528
Silva, Susana; Faísca, Luís; Araújo, Susana; Casaca, Luis; Carvalho, Loide; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. 2015. "Too little or too much? Parafoveal preview benefits and parafoveal load costs in dyslexic adults". Annals of Dyslexia, 66 (2): 187-201. https://doi.org/10.1007/s11881-015-0113-z
Araújo, Susana; Faísca, Luís; Bramão, Inês; Reis, Alexandra; Petersson, Karl Magnus. 2015. "Lexical and sublexical orthographic processing: An ERP study with skilled and dyslexic adult readers". Brain and Language, 141: 16-27. https://doi.org/10.1016/j.bandl.2014.11.007
Reis, Alexandra; Araújo, Susana; Morais, Inês Salomé; Faísca, Luís. 2020. "Reading and reading-related skills in adults with dyslexia from different orthographic systems: a review and meta-analysis". Annals of Dyslexia. https://doi.org/10.1007/s11881-020-00205-x
Reis, Alexandra; Inácio, Filomena; Morais, Inês Salomé; Faísca, Luís; Gonçalves, Fábio. 2021. "Reading Comprehension Predictors in European Portuguese Adults". Frontiers in Psychology, 12. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.789413
Barriga-Paulino, Catarina I.; Guerreiro, Milene; Faísca, Luís; Reis, Alexandra. 2022. "Does emotional valence modulate word recognition? A behavioral study manipulating frequency and arousal". Acta Psychologica, 223. https://doi.org/10.1016/j.actpsy.2021.103484
Ana B. Mesquita; Inês Salomé Morais; Luís Faísca; Alexandra Reis; São Luís Castro. 2022. "Predictors of adult spelling in an orthography of intermediate depth". Written Language and Literacy, 25: 99-125. https://doi.org/10.1075/wll.00062.mes
Faísca, Luís; Reis, Alexandra; Araújo, Susana. 2023. "Cognitive subtyping of university students with dyslexia in a semi-transparent orthography: what can weaknesses and strengths tell us about compensation?". Journal of Cultural Cognitive Science. https://doi.org/10.1007/s41809-023-00124-4
 

Contacto