Silhueta de pessoa indiferenciada

Cláudia Cristina Guerreiro Luísa

Professor Adjunto
Escola Superior de Educação e Comunicação
Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária
Subsistema
Docentes Politécnico
Unidade ID
Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária
Unidade ID externa
Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD)
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
PhD with International Mention in Health and Quality of Life from the University of Huelva. PhD in Clinical Psychology from the University of the Algarve. Master's Degree in Health and Quality of Life from the University of Huelva. She has a degree in Education and Community Intervention from the School of Education and Communication at the University of the Algarve and a degree in Clinical Psychology from the Dom Afonso III Higher Institute. She has been a lecturer at the University of the Algarve's School of Education and Communication since 2005, belonging to the Department of Social Sciences and the Scientific Area of Psychology. She is currently Director of the Master's Degree in Social Gerontology and is part of the coordinating committee for the Master's Degree in Special Education, Cognitive and Motor domains. She teaches in several study cycles, namely the 1st Cycle in Social Education, the Master's in Special Education - Cognitive and Motor Domains, the Master's in Pre-School Education and the Master's in Social Gerontology. She belongs to the Adult Education and Community Intervention Research Center at the University of the Algarve.

Atividades

Atividades
2020/12/15 - Presente. Membro de comissão. Membro da comissão organizadora do evento Workshop, Online. O Futuro dos Cuidados para Pessoas Mais Velhas em Portugal.. Membro. Universidade do Algarve.
2020/12/15 - Presente. Participação em evento. Moderadora do evento Workshop, Online. O Futuro dos Cuidados para Pessoas Mais Velhas em Portugal.. Oficina (workshop). O Futuro dos Cuidados para Pessoas Mais Velhas em Portugal.. Universidade do Algarve.
2020/12/15 - Presente. Organização de evento. Workshop, Online. O Futuro dos Cuidados para Pessoas Mais Velhas em Portugal. (2020). Universidade do Algarve.
2020/09/15 - Presente. Membro de comissão. Membro da Comissão Organizadora, no Workshop-Online. O Futuro dos Cuidados para Pessoas Mais Velhas em Portugal.. Membro. Universidade do Algarve.
2019/10/28 - Presente. Participação em evento. Participação nas Jornadas DE +. Conferência. Jornadas DE +. Associação Algarvia de pais e amigos de crianças diminuidas mentais.
2019/10/16 - Presente. Participação em evento. Mesa redonda sobre temas e contextos da Educação Social em Portugal.. Congresso. III Fórum Internacional de Educação e Pedagogia Social:Temas e Contextos da Educação Social. . Instituto Politécnico de Leiria.
2019/10/16 - Presente. Membro de comissão. Membro da Comissão Cientifica do III Fórum Internacional de Educação e Pedagogia Social:Temas e Contextos da Educação Social. . Membro.
2019/10/16 - Presente. Organização de evento. III Fórum Internacional de Educação e Pedagogia Social - Temas e Contextos em Educação Social. (2019). Instituto Politécnico de Leiria.
2019/06/05 - Presente. Participação em evento. Mesa redonda sobre Educação social e justiça social - perfis de formação e ensino superior.. Mesa-redonda. Encontro Educação Social e Ensino Superior: Olhares sobre a Justiça . Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém.
2019/04/30 - Presente. Participação em evento. Participação no evento Chuva Azul, com os alunos do curso de Educação Social.. Encontro. Encontro contra os maus tratos infantis..
2019/04/26 - Presente. Participação em evento. Participação nas II jornadas do Teatro do Oprimido.. Encontro. Jornadas do Teatro do Oprimido. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2017/10 - Presente. Participação em evento. Nomeada pela UALG para participar nas reuniões do CAE de Auditoria ao SIGQUALG.. Outro. Universidade do Algarve.
2017/06/23 - Presente. Organização de evento. Participação na comissão científica do Forúm Internacional em Educação e Pedagogia Social - Identidade e prática profissional. (2017). Instituto Politécnico de Viseu.
2017/06/17 - Presente. Participação em evento. Moderadora de um painel de trabalhos.. Congresso. V Congresso Internacional - Educação, Inclusão e Inovação.. Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social.
2015/04 - Presente. Participação em evento. Participação no Grupo de Trabalho do projeto Algarve 2020 Jovem na área do "Acesso à Habitação, Combate às Desigualdades de Oportunidade e Interculturalidade e Solidariedade Intergeracional"..
Membro de associação. Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos com a Cédula Profissional: Nº 5446..
2020/06/16 - Presente. Entrevista / Programa (rádio / tv). É a falar que nos entendemos.. o senso comum e conhecimento científico, pontos de contacto entre a Educação Social e a Psicologia, metodologias participativas, empoderamento e esperança..
2022/09 - 2033/12/22. Orientação. Qualidade de vida de pessoas idosas em meio rural: Um estudo na Freguesia de Salir..Gerontologia Social (Mestrado). Orientador.
2017/01/02 - 2027/12/30. Membro de comissão. Representante do programa da Mentoria Alumni na ESEC.. Membro. Universidade do Algarve.
2024/01/04. Júri de grau académico. O Impacto da Animação Musical na Qualidade de Vida dos Idosos Participantes da IPSS em Pandemia.. Presidente do júri. Susana Maria Oliveira Fernandes (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2024/02/01. Júri de grau académico. (CON) VIVER COM O ENVELHECIMENTO NO CONCELHO DE CUBA.. Arguente. Adriana Filipa Parrinha Silva (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2022/09 - 2023/12/05. Orientação. A LEGO® Terapia como Metodologia de Intervenção em Casos de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção..Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2023/12/04. Júri de grau académico. Gabinete de Apoio ao Idoso no Serviço de Urgência do CHUA: Utopia ou realidade?. Presidente do júri. Leila Cristina Coelho Borralho (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2023/11/29. Júri de grau académico. Os contributos do Ioga para a Qualidade da Vida das pessoas idosas.. Presidente do júri. Elena Shiliaeva (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2022/09 - 2023/11/29. Orientação. A Inteligência Emocional em alunos do 1.º ciclo com necessidades educativas específicas: um contributo para a aprendizagem positiva..Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2022/09 - 2023/11/24. Orientação. Animais de estimação e qualidade de vida em adultos mais velhos..Gerontologia Social (Mestrado). Orientador.
2023/11/20. Júri de grau académico. Famílias Mais-Que-Humanas - Análise de experiências e significados das relações entre humanos e cães no concelho de Faro.. Arguente. Nuno Miguel da Cruz Lourenço Custódio (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2023/11/02. Apresentação oral de trabalho. Pandemia da Covid-19 e a Deficiência: Impactos no seio da família.. Brain Connection (Faro, Portugal).
2021/09 - 2023/06/27. Orientação. Intervenções assistidas por animais em crianças com défice cognitivo: A perceção dos técnicos, no Algarve..Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2022/09 - 2023/06/22. Orientação. O desenvolvimento emocional de crianças em idade pré-escolar: do sentir ao agir..Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2023/05/24. Apresentação oral de trabalho. Animais de estimação e qualidade de vida em adultos mais velhos.. AGEINGCONGRESS2023. ANGES (Pombal, Portugal).
2023/05/24. Apresentação oral de trabalho. Satisfação com a vida: a percepção dos idosos algarvios.. ANGES (Pombal, Portugal).
2023/05/24. Apresentação oral de trabalho. "QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS IDOSAS EM MEIO RURAL: MITO OU
REALIDADE?". ANGES (Pombal, Portugal).
2023/03/08. Júri de grau académico. A Antecipação da velhice na meia-idade: uma perspectiva de género.. Arguente. Alyssa Janssens-Theunis. (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2023/02/28. Júri de grau académico. Impacto do serviço de teleassistência domiciliária do município de Faro na qualidade de vida das pessoas mais velhas.. Arguente. Gabriela Margarida Cortês Vieira (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
Revisão ad hoc de artigos em revista. Revista DEDiCA. Revista de Educação e Humanidades (ISSN-e 2182-018X). Editorial Universidad de Granada.
Revisão ad hoc de artigos em revista. Livro de atas - XXXIV Congresso Internacional da SIPS (Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social) e 10.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social Pedagogia Social e Mediação Intercultural: Teoria e Prática na Intervenção Socioeducativa. (978-989-8797-96-4). Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.
2017/02/21 - 2023. Participação em evento. Participação no Dia Aberto da Universidade do Algarve.. Encontro. Dia Aberto. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2021/09 - 2022/12/07. Orientação. Educação Sexual em Idade Pré-Escolar: A Prevenção como Fator Protetor do Abuso Sexual..Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2022/11/30. Júri de grau académico. A Voz e a Vez das Crianças na Promoção de um Ambiente Educativo de Qualidade em Jardim de Infância.. Arguente. Ana Sofia Martins Borlinha (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2022/11/29. Júri de grau académico. Um olhar sociológico sobre o envelhecimento ativo e o bem-estar das pessoas idosas: o caso da junta de freguesia de Quarteira, Loulé.. Arguente. Anastasiya Bandurka (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2022/11/22. Júri de grau académico. Estereótipos e Igualdade de Género em Educação Pré-Escolar.. Arguente. Filipa Alexandra Silva Rita Viana (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2022/11/22. Júri de grau académico. A Influência da Criação de Jogos Didáticos na Aprendizagem e Motivação dos Estudantes nas Aulas de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º ciclo do Ensino Básico.. Arguente. Inês Isabel Figueira Guerreiro (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/10/06 - 2021/01/22. Curso / Disciplina lecionado. EDUCAÇÃO ESPECIAL E INTERVENÇÃO SOCIAL. Educação Social (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/10/06 - 2021/01/22. Curso / Disciplina lecionado. Gerontologia Social. Educação Social (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/10/06 - 2021/01/22. Curso / Disciplina lecionado. Necessidades Educativas Especiais. Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/01/23 - 2020/01/31. Organização de evento. Organização de uma missão de voluntariado internacional a São Tomé e Príncipe com os alunos do curso de Educação Social. (2020). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2022/07/22. Apresentação oral de trabalho. PANDEMIA DA COVID-19 E A DEFICIÊNCIA: IMPACTOS NO SEIO FAMILIAR.. Escola Superior de Educação Universidade do Porto (Porto , Portugal).
2022/07/21. Apresentação oral de trabalho. EDUCAÇÃO SOCIAL: CONTRIBUTOS PARA UMA SOCIEDADE EM MUDANÇA.. Escola Superior de Educação Universidade do Porto (Porto , Portugal).
2021/09 - 2022/06/27. Orientação. Hipoterapia e a Tetraplegia Parcial - Estudo de Caso..Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2021/09 - 2022/06/20. Orientação. Uma vivência no Fórum Socio-Ocupacional da Associação de Saúde Mental do Algarve..Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2022/05/27. Apresentação oral de trabalho. CUIDADORES INFORMAIS DE PESSOAS IDOSAS COM DEMÊNCIA: PERCURSOS E DESAFIOS.. ANGES (Leiria, Portugal).
2022/05/26 - 2022/05/26. Participação em evento. Comentadora das apresentações em formato PITCH de Projetos de Estágio do 3º ano da Licenciatura em Educação Social, no IV Encontro Educação Social e Ensino Superior: Diversidade(s) e desigualdade(s): que caminhos para a inclusão?. Encontro. IV Encontro Educação Social e Ensino Superior: Diversidade(s) e desigualdade(s): que caminhos para a inclusão?. Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém.
2022/05/26. Apresentação oral de trabalho. Os benefícios das terapias holísticas para o Envelhecimento Ativo.
. AGEINGCONGRESS2022 - V Congresso Internacional sobre Envelhecimento “Envelhecer num mundo envelhecido”. ANGES (Leiria, Portugal).
2022/04/28 - 2022/04/29. Participação em evento. Moderadora do painel " O Teatro como Cidadania", no âmbito das III Jornadas do Teatro do Oprimido.. Outro. III Jornadas do Teatro do Oprimido.. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2022/04/12. Júri de grau académico. Por uma Cultura de Aprendizagem na Guiné Bissau. Projeto de Formação de uma Academia Sénior.. Arguente. João Octávio Júlio Sá Filipe (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
Revisão ad hoc de artigos em revista. Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional ( 2182-1372). CIED.
2021/12/17. Júri de grau académico. Monoparentalidade: estudo sobre o impacto no sucesso escolar.. Arguente principal. Marisa Isabel Paulino Pacheco (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2021/12/17. Júri de grau académico. Intervenção em contexto prisional: (re)educar para a liberdade.. Arguente principal. Inês Alexandra Cruz Gonçalves. (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2021/12/13. Júri de grau académico. Perceções dos professores e educadores de infância sobre a aprendizagem de crianças com perturbação do espetro do autismo na Ilha do Faial.. Presidente do júri. Elisabete Filipa Lopes Costa. (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/10/05 - 2021/12/13. Orientação. Cuidadores informais de pessoas com demência: A realidade do Concelho de Castro Marim..Educação Social (Mestrado). Orientador.
2020/10/05 - 2021/12/10. Orientação. A influência das técnicas de Mindfulness no desenvolvimento pessoal e social dos/as estudantes do 2º Ciclo do Ensino Básico..Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2020/10/05 - 2021/12/09. Orientação. Conceções dos Docentes de uma Equipa Local de Intervenção face à inclusão de
crianças com Necessidades Educativas Específicas..Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2021/12/06. Júri de grau académico. Tecnologias de apoio na velhice: Avaliação de um dispositivo e o seu impacto na qualidade de vida. Arguente principal. Dália Rosa Custódio (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/10/05 - 2021/12/06. Orientação. Literatura para a infância e o desenvolvimento emocional em contexto de jardim-de-infância..Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2020/10/05 - 2021/12/03. Orientação. As Perceções dos Educadores de Infância face à Educação Sexual com Crianças com Necessidades Educativas Específicas..Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2020/10/05 - 2021/12/03. Orientação. Menstruação e higiene menstrual - desafios das mulheres com deficiência intelectual..Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2021/11/27. Apresentação oral de trabalho. Vivência(s) da Educação Social: A mediação intercultural em tempos de pandemia.. 9.ª conferência de Mediação Intercultural e Intervenção Social - Vivência(s), Convivência(s) e Sobrevivência(s) em Contexto de Pandemia: Relatos e Experiências. Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal).
2021/11/26 - 2021/11/27. Membro de comissão. Membro da comissão cientifica do evento "9.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social Vivência(s),Convivência(s) e Sobrevivência(s) em Contexto de Pandemia: Relatos e Experiências".. Membro. Instituto Politécnico de Leiria.
2021/11/24. Júri de grau académico. A Meditação e a Área do Conhecimento do Mundo.. Arguente principal. Beatriz Correia Lourenço (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2021/11/11. Apresentação oral de trabalho. O Impacto da Pandemia Covid-19 na Vida dos Idosos - Perceção e Mudança. . Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal).
2021/11/08. Júri de grau académico. Ela não quer ser minha amiga - O Conceito de amizade nas crianças em idade pré-escolar.. Arguente principal. Bárbara Oliveira Santos (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2021/10/19. Apresentação oral de trabalho. "Os direitos revogados aos 65".. III Jornadas Gerontológicas da Misericórdia de Leiria. Santa Casa da Misericórdia de Leiria ( Leiria, Portugal).
2021/10/06 - 2021/10/08. Comissão de avaliação. Coordenadora do Simpósio " Envelhecimento, direitos humanos e a pandemia da Covid-19 - A realidade por (Des) conhecer..
2021/10/06. Apresentação oral de trabalho. A Educação Social e os Direitos Humanos em Tempos de Pandemia.. III Conferência Euroamericana para o Desenvolvimento dos Direitos Humanos - Dimensões dos Direitos Humanos na Resposta à COVID-19 (CEDH2021) . CEDH2021 (Coimbra, Portugal).
2020/11/19 - 2021/01/09. Organização de evento. Participação no projeto MOSSMental - Mostra de Olhares sobre a Saúde Mental em parceria com a Associação ASMAL. (2020). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2021/09/27 - 2021/09/28. Participação em evento. Convite para participar no painel "Paradigmas Sociais no Envelhecimento" que ocorreu no dia 28 de Setembro de 2021, no IV Congresso Internacional Sobre Envelhecimento.
Comunicação proferida: A Ética do cuidado como factor promotor do envelhecimento ativo. . Conferência. Instituto Politécnico de Leiria.
2021/07/15. Júri de grau académico. Implementação da meditação criativa em contexto de Jardim de Infância.. Arguente. Cláudia Sofia Lima Rodrigues (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2019/09/05 - 2021/06/28. Orientação. Os contributos das terapias holísticas para a qualidade de vida das pessoas idosas..Gerontologia Social (Mestrado). Orientador.
2021/02/22 - 2021/06/12. Curso / Disciplina lecionado. Educação Social II. Educação Social (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2021/02/22 - 2021/06/12. Curso / Disciplina lecionado. Prática I. Educação Social (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2021/02/22 - 2021/06/12. Curso / Disciplina lecionado. Literacia Cidadã. Educação Básica (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/10/06 - 2021/06/12. Curso / Disciplina lecionado. Práticas III. Educação Social (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/10/06 - 2021/06/12. Curso / Disciplina lecionado. Seminário de Supervisão. Educação Social (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2019/01/29. Júri de grau académico. O papel da escola na transição dos alunos com NEE para a vida pós-escolar.. Presidente do júri. Maria da Graça Verissimo (Mestrado). Universidade do Algarve.
2021/05/20 - 2021/05/21. Membro de comissão. Membro da comissão cientifica do XI Seminário Ibérico de Psicogerontologia - IV Seminário Ibércio de Gerontologia Social e Comunitária.. Membro. Instituto Politécnico de Beja Escola Superior de Educação.
2021/05/20. Apresentação oral de trabalho. A Solidão dos idosos no Baixo Alentejo: A Educação como forma de combate.
. XI Seminário Ibérico de Psicogerontologia - IV Seminário Ibércio de Gerontologia Social e Comunitária.. Instituto Politécnico de Beja (Beja, Portugal).
2021/05/17. Júri de grau académico. O USO DA TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS NA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES DE LEITURA EM CRIANÇAS DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO EM PORTUGAL.
. Vogal. Elsa Maria Mendes Delgado Canelo (Doutoramento). Universidade Nova de Lisboa.
2021/04/16 - 2021/04/17. Membro de comissão. Membro da comissão organizadora do III congressso Direitos Humanos e Educação Inclusiva: construir a equidade em tempos de mudança.. Membro. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2021/04/16 - 2021/04/17. Membro de comissão. Membro da comissão Científica do III congressso Direitos Humanos e Educação Inclusiva: construir a equidade em tempos de mudança.. Membro. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2021/04/16 - 2021/04/17. Membro de comissão. Moderadora das comunicações nas salas A 02 e C 01 no III congresso Direitos humanos e escola inclusiva: Construir a equidade em tempos de mudança.. Outro. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2021/04/16. Apresentação oral de trabalho. As Intervenções Assistidas por Animais e a Síndrome de Rett - Estudo de Caso.. Membro da com III congressso Direitos Humanos e Educação Inclusiva: construir a equidade em tempos de mudança.. Escola Superior de Educação e Comunicação (Faro, Portugal).
2020/12/09. Júri de grau académico. Promover atitudes de respeito para com os animais.. Arguente principal. Elodie Correia Graça (Mestrado). Universidade do Algarve.
2020/12/04. Júri de grau académico. A Exploração das emoções básicas para a aprendizagem de valores.. Arguente principal. Ana Lúcia Cipriano Russo (Mestrado). Universidade do Algarve.
2020/12/02 - 2020/12/02. Participação em evento. Palestra (RE) Existências: Ser Idoso em Contexto de Mudança.. Conferência. (RE) Existências: Ser Idoso em Contexto de Mudança.. Rede Europeia Anti-Pobreza.
2020/04/01 - 2020/11/30. Membro de comissão. Coordenação do número 1 monográfico - Promoción de la salud, bienestar y calidad de vida desde el ámbito
socioeducativo Health, wellbeing and quality of life from the social
and educational sector. Coordenador. Editorial Universidad de Sevilla.
2018/09/16 - 2020/11/25. Orientação. Transição para a vida pós-escolar: Barreiras e possibilidades..Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2019/09/16 - 2020/11/19. Orientação. A influência de amizade no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar..Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2018/01/07 - 2020/10/14. Membro de comissão. UALG V+- Grupo de voluntariado da UALG. Membro. Universidade do Algarve.
2019/01/21. Júri de grau académico. Inclusão educativa de jovens com necessidades educativas especiais numa escola secundária no Algarve.. Arguente. Ana Paula Carlos (Mestrado). Universidade do Algarve.
2016/09/23 - 2019/01/21. Orientação. Literacia emocional na Educação Pré-escolar: Saber sentir..Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2020/09/13 - 2020/09/14. Membro de comissão. Membro da Comissão Organizadora da II Conferência Internacional Envelhecimento Ativo e Educação. . Membro. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/07/18 - 2020/07/18. Participação em evento. Celebração do Dia Internacional Nelson Mandela. No dia 18 de Julho (dia do nascimento de Mandela), celebra-se em todo o mundo o "Dia Internacional Nelson Mandela, sob a égide das Nações Unidas. (https://www.un.org/en/events/mandeladay/index.shtml). Entre muitas outras atividades, tradicionalmente nesse dia organizam-se "67 gestos por um mundo melhor", em memória do número de anos que Mandela lutou pela liberdade para si e para o seu povo. . Encontro. Celebração do Dia Internacional Nelson Mandela..
2020/07/02. Júri de grau académico. PERCEÇÃO DAS EMOÇÕES EM CONTEXTO PRÉ-ESCOLAR DA FOTOGRAFIA À ILUSTRAÇÃO DO LIVRO.. Arguente. Silvia Cristina Canhestro (Mestrado). Universidade do Algarve.
2017/09/20 - 2020/06/25. Orientação. Projeto (in)forme-se - a importância da literacia para um envelhecimento bem
sucedido..Educação Social (Mestrado). Orientador.
2019/01/15. Júri de grau académico. Intervenção precoce em crianças com perturbação do espectro de autismo. Percepções dos profissionais, pais, familiares e/ou encarregados de educação.. Arguente. Marta Cristina Servo (Mestrado). Universidade do Algarve.
2017/09/20 - 2019/01/14. Orientação. Avaliação da satisfação dos cuidados prestados à pessoa idosa no lar e centro de dia Maria Ribeiro Vicente em Balurco, Alcoutim..Gerontologia Social (Mestrado). Orientador.
2017/09/20 - 2019/12/17. Orientação. O Cão de Ajuda Social em contexto de Educação Pré-Escolar..Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2019/12/09. Júri de grau académico. O Desenvolvimento Emocional e a Prática de Relaxamento com um Grupo de 3 anos.. Arguente. Ana Catarina Ribeiros (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2019/12/03. Júri de grau académico. APLICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ¿PRATIC VIOLÃO PARA APRENDIZAGEM DA GUITARRA E DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA FINA.. Arguente. Filipe Ribeiro (Mestrado). Universidade do Algarve.
2016/09/20 - 2019/11/29. Orientação. A promoção da autoestima no jardim de infância: Contribuição para o desenvolvimento pessoal e social da criança..Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2019/11/22. Júri de grau académico. A perceção dos professores do 3.º ciclo face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais.. Arguente. Filipa Alexandra Severino Florêncio (Mestrado). Universidade do Algarve.
2019/10/24 - 2019/10/26. Participação em evento. Participação no VI Congresso Internacional de Educação Inclusiva: Olhares pelo Caminho, juntamente com duas alunas de mestrado que orientava e foram apresentar uma comunicação.. Congresso. VI Congresso Internacional de Educação Inclusiva: Olhares pelo Caminho. Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém.
2019/10/24. Apresentação oral de trabalho. MULTICULTURALIDADE E INCLUSÃO DE IMIGRANTES NACIONAIS DE PAÍSES TERCEIROS (NPT'S). VI Congresso Internacional da Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial - “EDUCAÇÃO INCLUSIVA: OLHARES PELO CAMINHO”. Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial – Portugal (Santarém, Portugal).
2019/10/01 - 2019/10/03. Organização de evento. Organização da semana de campo/integração dos estudantes do 1º ano do curso de Educação Social. (2019). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2019/09/13. Apresentação oral de trabalho. Qualidade dos serviços prestados numa estrutura residencial para idosos. . II Conferência Internacional Envelhecimento Ativo e Educação.. Escola Superior de Educação e Comunicação (Faro, Portugal).
2018/09/20 - 2019/01/07. Orientação. Intervenções assistidas por animais em contexto educativo: um estudo exploratório e descritivo no 3º ciclo do Ensino Básico..Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor. Orientador.
2017/09/16 - 2019/07/11. Orientação. As intervenções assistidas por animais e o Síndrome de Rett - estudo de caso..Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2017/09/26 - 2019/05/28. Orientação. Educação emocional: uma estratégia para a mudança de comportamentos na educação pré-escolar. .Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2019/05/11. Apresentação oral de trabalho. Literacia emocional na educação pré-escolar: A importância do saber sentir.. V Congresso Ibero-Americano e Luso Brasileiro de psicologia da Saúde e no I Congresso promoção da Saúde e bem-estar no Ensino Superior. . Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2019/05/09. Apresentação oral de trabalho. A solidão dos idosos no Baixo Alentejo - A educação como forma de combate.. V Congresso Ibero-Americano e Luso Brasileiro de psicologia da Saúde e no I Congresso promoção da Saúde e bem-estar no Ensino Superior. . Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2018/12/18. Júri de grau académico. Qualidade de vida dos idosos do concelho de Alcoutim.. Arguente. Sónia Isabel Gomes (Mestrado). Universidade do Algarve.
2017/09/19 - 2018/11/22. Orientação. A inclusão das pessoas com perturbação do desenvolvimento intelectual no interior algarvio..Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2016/09/20 - 2018/11/11. Orientação. Perceções do terapeuta da fala em contexto educativo..Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2017/01/20. Júri de grau académico. A alegria, a tristeza e o medo - reconhecimento das emoções na promoção da resiliência em crianças de 3 e 4 anos de idade.. Arguente. Elsa Carina C. Martins (Mestrado). Universidade do Algarve.
2015/09/20 - 2017/01/20. Orientação. A importância do desenho infantil para o desenvolvimento das crianças em jardim-de-infância..Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2018/03/15. Júri de grau académico. A visão dos profissionais da área social face a homoparentalidade.. Arguente. Telma Leonardo (Mestrado). Universidade do Algarve.
2017/01/13. Júri de grau académico. Um projeto de animação em centro de dia.. Arguente. Carla Andreia Delgado (Mestrado). Universidade do Algarve.
2016/09/16 - 2017/01/13. Orientação. Projeto "Quebra Gelo: intervenção com idosos em centros de dia"..Gerontologia Social (Mestrado). Orientador.
Membro de associação. Liga Portuguesa Contra o Cancro. Coordenadora do Grupo de Apoio de Faro.
2017/12/13. Apresentação oral de trabalho. Jovens Adultos com deficiência: depois da Escola que inclusão social e laboral.. II Congresso do ODDH – Deficiência, Cidadania e Inovação Social. ODDH (Lisboa, Portugal).
2017/12/04. Júri de grau académico. Perturbações do desenvolvimento da linguagem oral em crianças de risco: representações e expectativas de uma equipa multidisciplinar.. Arguente. Maria da Graça Viegas (Mestrado). Universidade do Algarve.
2016/09 - 2017/12/04. Orientação. O terapeuta da fala em contexto escolar..Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2017/11/30. Júri de grau académico. Participação Social dos alunos com necessidades educativas especiais numa escola do Algarve. Arguente. Hélio Monteiro (Mestrado). Universidade do Algarve - Campus de Gambelas.
2016/09/22 - 2017/11/30. Orientação. Participação social de alunos com NEE no 1º ciclo do EB numa escola do Algarve..Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2017/11/26. Apresentação oral de trabalho. Cães de Ajuda Social nas escolas. . I Congresso Internacional sobre Animais de Ajuda Social. Animas (Oliveira de Azeméis, Portugal).
2017/11/23. Apresentação oral de trabalho. Inclusão educativa e profissional: a voz de jovens adultos com deficiência. . Congresso Internacional de Neurociências e psicopedagogia – Inclusão Escolar. Escola João de Deus (Faro, Portugal).
2015/09/16 - 2017/11/13. Orientação. Método TEACH. .Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2015/09/20 - 2017/11/05. Orientação. Comunicação da Criança com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) em Contexto Escolar e Familiar..Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2015/09/17 - 2017/11/05. Orientação. Relação positiva, Integração positiva e Intervenção com idosos institucionalizados em Centro de Dia..Gerontologia Social (Mestrado). Orientador.
2017/06/23. Apresentação oral de trabalho. Formação em educação social e perfil do profissional.. Fórum Internacional em Educação e pedagogia social - Identidade e prática profissional. Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal).
2017/06/23. Apresentação oral de trabalho. Formação em Educação Social e perfil do profissional.. Participação na comissão científica do Forúm Internacional em Educação e Pedagogia Social - Identidade e prática profissional..
2017/06/16. Júri de grau académico. Histórias de vida de uma cuidadora informal principal.. Arguente. Cláudia Pedro Carilho (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015/09/20 - 2017/06/05. Orientação. A importância da expressão plástica no desenvolvimento da criatividade das crianças em Educação Pré-Escolar..Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2017/06 - 2017/06. Organização de evento. Seminário de encerramento do Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor (2017). Universidade do Algarve.
2017/03/09. Júri de grau académico. Envelhecimento ativo no idoso institucionalizado. Arguente principal. Rita Camacho Nobre (Mestrado). Universidade do Algarve.
2017/02/24. Apresentação oral de trabalho. A Comunicação em contexto escolar e familiar da criança autista. . do II Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Múltiplos Olhares.. Escola Superior de Educação e Comunicação (Faro, Portugal).
2017/02/23 - 2017/02/24. Organização de evento. Participação no II congresso internacional direitos humanos e escola inclusiva: múltiplos olhares. (2017). Universidade do Algarve.
2016/11/23. Júri de grau académico. A Importância da autoestima para um desenvolvimento harmonioso: sinto-me amada e capaz, vou alcançar as estrelas.. Arguente principal. Alice Jacqueline Cremers-Laurent. (Mestrado). Universidade do Algarve.
2016/11/06. Júri de grau académico. Perceções e representações dos idosos sobre o papel da animação sociocultural no seu bem-estar: Um estudo de caso exploratório na Associação Âncora.

. Arguente principal. Hugo Vasques do Nascimento de Neto Lopes (Mestrado). Universidade do Algarve.
2016/06 - 2016/06. Organização de evento. Seminário de encerramento do Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor. (2016). Universidade do Algarve.
2016/05/03. Apresentação oral de trabalho. Como os idosos percecionam a sua saúde e qualidade de vida no Algarve. . Ciclo de colóquios FAMÍLIA, SAÚDE E EDUCAÇÃO. Biblioteca Municipal de Tavira (Tavira, Portugal).
2014/01/24. Apresentação oral de trabalho. Lay theories of health in older age. . Care, Health and Well-being: the views of older people. . Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2015/11/06. Júri de grau académico. Inclusão e qualidade de vida em crianças com necessidades educativas especiais: representações e expectativas das famílias.. Arguente principal. Natércia da Conceição Mealha Caetano (Mestrado). Universidade do Algarve.
2015/10/19. Júri de grau académico. O desenvolvimento da autoestima na criança em idade pré-escolar.

. Arguente principal. Carmén Filipa Guerreiro da Silva. (Mestrado). Universidade do Algarve.
2015/06 - 2015/06. Organização de evento. Seminário de encerramento do Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor. (2015). Universidade do Algarve.
2015/05/22. Apresentação oral de trabalho. Comunicação sobre Gestão de Conflitos . Os conflitos em meio prisional. Estabelecimento Prisional de Faro (Faro, Portugal).
2014/12/01 - 2014/12/02. Organização de evento. I Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construindo Boas Práticas (2014).
2014/11/14. Apresentação oral de trabalho. Eficacia de una intervención cognitivo-comportamental para la ansiedad con pacientes de Atención Primaria.. VII Congreso Internacional y XII Nacional de Psicología Clínica. Universidade de Sevilha (Sevilha, Espanha).
2014/11/14. Apresentação oral de trabalho. Parálisis cerebral: ciencia frente a creencias.. VII Congreso Internacional y XII Nacional de Psicología Clínica.. Universidade de Sevilha (Sevilha, Espanha).
2014/11/14. Apresentação oral de trabalho. A Felicidade - Teorias Leigas em Pessoas Idosas.. VII Congreso Internacional y XII Nacional de Psicología Clínica. . Universidade de Sevilha (Sevilha, Espanha).
2014/11/14. Apresentação oral de trabalho. Qualidade de vida em pessoas idosas: relação com a auto-estima, a satisfação com a vida, o optimismo e o suporte social. . III Congreso IberoAmericano de Psicología de la salud. Universidade de Sevilha (Sevilha, Espanha).
2014 - 2014. Membro de comissão. - Nomeada para coordenar a construção do plano curricular de formação em literacia, resultante do Protocolo de Cooperação IEFP/UAlg - Programa Vida Ativa .. Membro. Universidade do Algarve.
2013/05/31. Apresentação oral de trabalho. Qualidade de Vida em Pessoas Idosas - Relação entre a Auto-Satisfação com a Vida, o Optimismo e o Suporte Social.. 2º Seminário Ibérico de Psicogerontologia “Saúde Mental e Bem-estar dos Gerontes.. Universidade de Beja (Beja, Portugal).
2013/04/16. Apresentação oral de trabalho. Conversas Soltas.. Comemorações do dia do Educador Social. Escola Superior de Educação e Comunicação (Faro, Portugal).
2013/03/20. Apresentação oral de trabalho. Envelhecer saudável e Ser Mais Activo.. Comunicação apresentada na ASCA (Associação Cultural de Almancil. ASCA (Almancil, Portugal).
2012/11/03. Apresentação oral de trabalho. Ser Idoso Ontem, Hoje e Amanhã. O Envelhecimento Activo, numa Sociedade para todas as Idades.. I Jornadas Seniores do Concelho de Albufeira - Envelhecimento Activo e Boas Práticas. Câmara Municipal de Albufeira (Albufeira, Portugal).
2011/05/25. Apresentação oral de trabalho. Envelhecimento Activo e Bem-estar. . (Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do concelho de Faro). (Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do concelho de Faro) (Faro, Portugal).
2011/05/05. Apresentação oral de trabalho. Envelhecimento Bem-Sucedido.. I Semana da Saúde e Bem-estar de Montenegro. Junta de freguesia de Montenegro (Faro, Portugal).

Projetos

Projetos
2021/11/01 - 2024/11/01. Propuesta de Intervención para el desarollo dela Resiliencia en la Educación Superior. Superación de adversidades.. Investigador. Universidad de Granada.
2022/07/01 - 2024/02/29. YouLead, Empowering YOUth taking the Lead towards active citizenship., Programa Erasmus +. Outra. RightChallenge Associação.
2018/02/01 - 2020/07/31. Conceptions of disability in university students: Studies in different international contexts.. Investigador. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
2012/01/31 - 2013/12/13. Estudio y análisis de materiales, recursos y actividades formativas como herramientas imprescindibles en la prevención de riesgos para la salud en el alumnado de la enseñanza superior en las Universidades de Huelva (España), Algarve (Portugal) y el Instituto Politécnico de Beja (Portugal). Investigador. Universidad de Huelva.

Produções

Luísa, Cláudia. 2017. Teorias Leigas em Pessoas idosas - Conhcer para Intervir. Portugal. https://psicosoma.pt/editora/teorias-leigas-em-pessoas-idosas-conhecer-para-intervir/
Luísa, Cláudia; Daiana Ferreira. 2020. "As intervenções assistidas por animais - Um contributo para as necessidades educativas especificas.". Em Construindo a Educação Inclusiva: Teoria e Prática, 99-122. 1ªEdiçãoª ed. Lisboa, Portugal: Papa-Letras . https://www.wook.pt/livro/construindo-a-educacao-inclusiva-claudia-luisa/23932226
Luísa, Cláudia; Maria Leonor Borges. 2020. Construindo a Educação Inclusiva: Teoria e Prática. 1ªEdiçãoª ed. Lisboa, Portugal: Papa-Letras . https://www.wook.pt/livro/construindo-a-educacao-inclusiva-claudia-luisa/23932226
Luísa, Cláudia. 2020. "Processo de transição para a reforma - perceções dos adultos algarvios.". 221-232. 1ªEdiçãoª ed. Vol. 1. Navarra, Espanha: Editorial Aranzadi.
Cláudia Luísa. 2019. "O voluntariado sénior na contemporaneidade: contributos e desafios.". Em Envelhecimento como perspetiva futura livro de atas do ageing congress 2019, 345-356. 1ªEdiçãoª ed. Pamplona, Espanha: Editorial Aranzadi. https://doi.org/10.31560/pimentacultural/2018.907.82-113
Luísa, Cláudia. 2019. "Avaliação dos cuidados prestados numa estrutura residencial para idosos no interior algarvio.". Em Envelhecimento como perspetiva futura livro de atas do ageing congress 2019., 239-251. 1ªEdiçãoª ed. Pamplona: Editorial Aranzadi. https://www.edisofer.com/envelhecimento-como-perspetiva-futura.html
Luísa, Cláudia. 2019. "A Solidão dos Idosos no Baixo Alentejo: A Educação como Forma de Combate.". 22-33. 1ªEdiçãoª ed. Faro, Portugal: CIEO – Research Centre for Spatial and Organizational Dynamics. https://5826bef9-cc99-4336-ac9d-de68e1271853.filesusr.com/ugd/30a75f_a5ab8d78c3b941229110f5514861dcf1.pdf
Luísa, Cláudia. 2018. " Felicidade em Idosos - Vivências na Primeira Pessoa.". 38-49. 1ªEdiçãoª ed. Faro, Portugal: Universidade do Algarve. http://geronte.pt/pdf/Envelhecer_no_Algarve.pdf
Luísa, Cláudia. 2020. "Uma experiência de voluntariado Internacional: A realidade dos seniores em São Tomé e Príncipe.". Em O Envelhecimento como um todo - Livro de atas do ageing congress 2020, 209-219. 1ªEdiçãoª ed. Vol. 1. Pamplona, Espanha: Editorial Aranzadi.
Lucia Leite; Maria Leonor Borges; Maria Helana Martins; António Manuel Guerreiro; Cláudia Luísa. 2020. "Conceções de deficiência em estudantes do Ensino Superior: Estudo na Universidade do Algarve.". Análise Social, 57 (4): 704-725. https://www.jstor.org/stable/27189351
Maria Leonor Borges; Cláudia Luísa; Maria Helena Martins. 2017. II Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Múltiplos Olhares.. 1ª ed. Vol. 1. Faro, Portugal: Universidade do Algarve. https://sapientia.ualg.pt/bitstream/10400.1/8999/6/e-book%20final%2017-05-2017.pdf
Maria Leonor Borges; Cláudia Luísa; Maria Helena Martins. 2014. I Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construindo Boas Práticas.. 1ª ed. Vol. 1. Faro, Portugal: Universidade do Algarve. https://sapientia.ualg.pt/bitstream/10400.1/6101/4/Atas%20%20DHEI%2014%2012%202015%20Final.pdf
Luísa, Cláudia. 2014. "Teorias Leigas em Pessoas Idosas: principais desafios na área da saúde e da Doença.". Cadernos do GREI, (21). http://cadernos.grei.pt/CAD21claudialuisa.pdf
Luísa, Cláudia. 2008. "Ageing well, a matter of attitude: the importance of learning among the elderly.". 238-246. Wroclaw: University of Lower Silesia..
Cláudia Luísa; Cátia Èvora. 2019. "INCLUSÃO DE PESSOAS COM PERTURBAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL NO INTERIOR ALGARVIO". Em Livro de Atas do VI Congresso Internacional da Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial - “EDUCAÇÃO INCLUSIVA: OLHARES PELO CAMINHO”., 54-65. Lisboa, Portugal: Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial. https://doi.org/10.4025/6cih.pphuem.596
Luísa, Cláudia. 2020. "A solidão dos idosos no Baixo Alentejo - A educação como forma de combate.". https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/index
Luísa, Cláudia; Ana Baião. 2020. "From Adversity to Overcoming: Resilience in times of crisis.". Em Towards a Better World - Tourism, Pandemics, Climate Emergency and Human Rights ., 223-236. Mauritânia: Publisher Globeedit.. https://www.globeedit.com/
Luísa, Cláudia. 2020. "Perceções sobre Saúde e Qualidade de Vida em Idosos Algarvios .". https://revistascientificas.us.es/index.php/ESAMEC/issue/view/1042
Luísa, Cláudia. 2021. Voluntariado e Mudança Social - Uma Relação Diacrónica na Ilha de São Tomé e Príncipe. 1ª ed. Vol. 1. Faro, Portugal. https://drive.google.com/file/d/1CMw4LX35c5uvrFN1Hlo0bqKBSe1-uu7g/view
Luísa, Cláudia; Ana Paula Aniceto Baião; Encarnación Pedrero- García. 2021. "Educación para la salud y teatro". Em Escuela de llanto y risa. Teatro, pedagogia y transformacíión social, 49-59. 1ª ed. Vol. 1. Madrid, Espanha: Dykinson, S.I..
Luísa, Cláudia; Ana Paula Aniceto Baião; Marta Mendel. 2021. "La creatividad en Bohn y el teatro del oprimido como herramienta pedagógica de transformación social.". Em Escuela de llanto y risa. Teatro, pedagogia y transformación social, 37-47. 1ª ed. Vol. 1. Madrid, Espanha: Dykinson, S.I..
Luísa, Cláudia. 2021. "A formação de educadores sociais em Portugal: mesa redonda sobre "Temas e Contextos de Educação Social em Portugal"". Em Temas e Contextos de Pedagogia - Educação Social, 28-34. 1ª ed. Porto, Portugal: Edições Afrontamento.
Ana Paula Aniceto Baião; Cláudia Luísa. 2021. "Vivência(s) da Educação Social: a mediação intercultural em tempos de pandemia.". Trabalho apresentado em Vivência(s), Convivência(s) e Sobrevivência(s) em Contexto de Pandemia: Relatos e Experiências - 9.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social - , Leiria, Portugal,26 de novembro, 2021, 493-503.
Luísa, Cláudia (F81C-0ABF-05); Ana Paula Aniceto Baião. Autor correspondente: Luísa, Cláudia (F81C-0ABF-05). 2022. "Education for Transformation : A Reality in São Tomé and Príncipe. ". Em Sustainable Development - Education, Health, Climate Change and Tourism Contributions by Authors from Lusophone Countries., 31-46. 1ª ed. Vol. 1. Chisinau, Moldova: Publisher Globeedit. .
Cláudia Luísa; Ana Paula Aniceto Baião. 2022. "The deviations of the Guinean educational system. ". Em Sustainable Development - Education, Health, Climate Change and Tourism Contributions by Authors from Lusophone Countries., 47-62. 1ª ed. Vol. 1. Chisinau, Moldova: Publisher Globeedit. .
Cláudia Luisa. 2022. "A educação social e os direitos humanos em tempos de pandemia". Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social, 8 (2): 1-14. https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.2.268
Luísa, Cláudia. 2023. "Promoção da saúde mental no envelhecimento". Em Metamorfose New Aging Time - Novo Tempo do Envelhecimento, 347-355. 1ª ed. Vol. 1. Porto, Portugal: SedaPublicações.
Luísa, Cláudia; Arco, Joaquim. 2021. "Educador Social: Transições biográficas, identidades de aprendizagem e formação contínua". Refetir, II (1): 25-41.
Carmen Mendes; Cláudia Luísa. 2022. "Os benefícios das terapias holísticas para o envelhecimento ativo". RIAGE - Revista Ibero Americana de Gerontologia, 1 (2): 32-47. https://www.riagejournal.com/index.php/riage/issue/view/4
Beatriz Fernandes; Cláudia Luísa. 2022. "Cuidadores Informais de pessoas idosas com demência: percursos e desafios". RIAGE - Revista Ibero Americana de Gerontologia, 1 (2): 71-80. https://www.riagejournal.com/index.php/riage/issue/view/4
Delgado, Paulo; Luísa, Cláudia; Marques, José Carlos; Teixeira, Leonor Dias; Pinto, Rui Pedro. 2021. "A formação de educadores sociais em Portugal: mesa-redonda sobre Temas e Contextos de Educação Social em Portugal [The training of social educators in Portugal: round table on Themes and Contexts of Social Education in Portugal].". Em Temas e Contextos de Pedagogia-Educação Social. Mediação Intercultural e Intervenção Social, 25-58.
Cláudia Luísa; Maló Sequeira, Teresa . 2024. "A Prática de Mindfulness no Desenvolvimento Pessoal dos Jovens: Uma Experiência no 2.º Ciclo do Ensino Básico.". Práticas investigativas na formação inicial de professores e educadores., 1: 165-183. http://hdl.handle.net/10400.15/4707
Azevedo, Silvia; Ferreira, Bruno; Luísa, Cláudia; Rodrigues, Vanda. 2023. "Educadores sociais portugueses: Pertinência, formação e identidade profissional em (re)construção". Sarmiento. Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación, 27: 207-225. https://doi.org/10.17979/srgphe.2023.27.0.10124
Luísa, Cláudia. 2021. "O impacto da Pandemia Covid-19 na vida dos idosos: perceção e mudança. ". International Journal of Developmental and Educational Psychology INFAD Revista de Psicología, 3 (2): 29-40. https://revista.infad.eu/index.php/IJODAEP/article/view/2267
António Manuel Guerreiro; Borges, Maria Leonor; Maria Helena Martins; Cláudia Luísa. 2021. III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construir a Equidade em Tempos de Mudança. 1ª ed. Vol. 1. Faro, Portugal. https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/17484
Cláudia Luísa. 2023. "Satisfação com a vida: a percepção dos idosos algarvios.".
Cláudia Luísa; Borges, Maria Leonor. 2023. "Pandemia da Covid-19 e a deficiência: Impactos no seio familiar.".
Tânia Gordinho; Cláudia Luísa. 2023. "Animais de estimação e qualidade de vida em adultos mais velhos.".
Cláudia Luísa. 2017. "A Comunicação em contexto escolar e familiar da criança autista.".
Cláudia Luísa. 2019. "Multiculturalidade e inclusão de imigrantes nacionais de países terceiros (NPT's). ".
Beatriz Fernandes; Luísa, Cláudia. 2022. "Cuidadores Informais de pessoas idosas com demência: percursos e desafios.".
Carmen Mendes; Cláudia Luísa. 2022. "Os benefícios das terapias holísticas para o envelhecimento ativo.". Trabalho apresentado em AGEINGCONGRESS2022 - V Congresso Internacional sobre Envelhecimento Envelhecer num mundo envelhecido, Pombal, Portugal,27 de maio, 2022, 32-47.
Cláudia Luísa. 2021. "O Impacto da Pandemia Covid-19 na Vida dos Idosos - Perceção e Mudança. ".
Otilia Azevedo ; Cláudia Luísa. 2021. "Conceções dos docentes de uma equipa local de intervenção face à inclusão de crianças com Necessidades educativas específicas.". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construir a Equidade em Tempos de Mudança., Faro, Portugal,16 de abril, 2021, 30-44.
Elisabete Romão; Cláudia Luísa. 2021. "Hipoterapia e a tetraplegia parcial - estudo de caso.". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construir a Equidade em Tempos de Mudança., Faro, Portugal,16 de maio, 2021, 162-175.
Bruna Nunes; Daiana Ferreira; Cláudia Luísa. 2021. "As intervenções assistidas por animais e o Síndrome de Rett – estudo de caso.". Trabalho apresentado em III congressso Direitos Humanos e Educação Inclusiva: construir a equidade em tempos de mudança., Faro, Portugal,16 de abril, 2021, 151-161.
Sara Vitor; Daiana Ferreira; Cláudia Luísa. 2021. "Intervenções assistidas por animais em crianças com défice cognitivo: a perceção dos técnicos, no Algarve.". Trabalho apresentado em III congressso Direitos Humanos e Educação Inclusiva: construir a equidade em tempos de mudança., Faro, Portugal,16 de abril, 2021, 176-186.
Filipe Lara; Cláudia Luísa; Carolina de Sousa. 2021. "Ética como forma de inclusión en la universidade Mediante flipped classroom.". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construir a Equidade em Tempos de Mudança., Faro, Portugal,16 de abril, 2021, 314-325.
Ana Paula Aniceto Baião; Cláudia Luísa; Claudia Evangelista; Nidia Gonçalves. 2021. "A educação e a sensibilização para a saúde mental: Projeto Mossmental.". Trabalho apresentado em III congressso Direitos Humanos e Educação Inclusiva: construir a equidade em tempos de mudança., Faro, Portugal,16 de abril, 2021, 452-462.
Marta Gomes; Cláudia Luísa; Beliz, Vânia. 2021. "Menstruação e higiene menstrual: desafios das Mulheres com deficiência intelectual. ". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construir a Equidade em Tempos de Mudança., Faro, Portugal,16 de abril, 2021, 620-633.
Cláudia Luísa. 2020. "Processo de transição para a reforma – perceções dos adultos algarvios.". Trabalho apresentado em O Envelhecimento como um todo, AgeingCongress2020., Pombal, Portugal,18 de maio, 2020, 221-232.
Cláudia Luísa. 2020. "Uma experiência de voluntariado Internacional: A realidade dos seniores em São Tomé e Príncipe.".
Cláudia Luísa. 2019. "O voluntariado sénior na contemporaneidade: contributos e desafios.". Trabalho apresentado em Ageing congress 2019, Coimbra, Portugal,25 de maio, 2019, 345-356.
Patricia Estevão; Cláudia Luísa. 2019. "Avaliação dos cuidados prestados numa estrutura residencial para idosos no interior algarvio.". Trabalho apresentado em Ageing congresso, 2019., Coimbra, Portugal,25 de maio, 2019, 239-251.
Cláudia Luísa; Tiago Peleija. 2019. "A Solidão dos Idosos no Baixo Alentejo: A Educação como Forma de Combate.".
Inês mendes; Cláudia Luísa. 2019. "Literacia emocional na educação pré-escolar: A importância do saber sentir. ". Trabalho apresentado em V Congresso Ibero-Americano e Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde I Congresso Promoção da Saúde e do Bem-Estar no Ensino Superior., Faro, Portugal, 1 (1).
 

Contacto