
Joaquim Agostinho de Oliveira Guerra
Professor auxiliar
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Subsistema
Docentes Universitário
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
Joaquim Guerra. Concluiu o(a) Doutoramento em Didáctica em 2007/07/26 pelo(a) Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Doutoramento em Didática das Línguas em 2007 pelo(a) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, Português/Francês; ramo educacional em 1996 pelo(a) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
Professor Auxiliar no(a) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
Publicou 2 artigos em revistas especializadas. Possui 5 capítulo(s) de livros e 1 livro(s). Participa e/ou participou como Investigador em 1 projeto(s). Nas suas atividades profissionais interagiu com 13 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Humans and Machines.
Atividades
Atividades
2019 - 2019. Orientação. As atividades lúdicas como estratégia de motivação nas aulas de Língua Materna e Língua Estrangeira em escolas Territórios Educativos de Intervenção Prioritária.Ensino de Português e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado). .
2019/08/12 - 2019/08/16. Arbitragem científica em conferência. 18th Biennial EARLI Conference 2019 . Aachen (Alemanha).
2019/01/01 - Presente. Membro de associação. Associação Aprolínguas . Relator do Conselho Fiscal .
2018 - Presente. Arbitragem científica em revista. Matices em Lenguas Extranjeras (2011-1177). Universidade Natiomal de Colômbia.
2017/08/29 - 2017/09/02. Arbitragem científica em conferência. EARLI 2017. University of Tampere (Finlandia).
2015 - 2015. Orientação. UM OLHAR E UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DAS LÍNGUAS: CONTRIBUTO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO PORTUGUÊS E DO ESPANHOL.Ensino de Português e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado). .
2015 - 2015. Orientação. O PARADIGMA COMUNICATIVO E A PRESENÇA DA METODOLOGIA POR PROJETO/TAREFA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS E DO ESPANHOL.Ensino de Línguas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado). .
2015 - 2015. Orientação. O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS (LM) E DO ESPANHOR (LE): METODOLOGIA E PRÁTICA.Ensino de Línguas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado). .
2015 - 2015. Orientação. CONCEÇÕES E PRÁTICAS SUBJACENTES AO ENSINO-APRENDIZAGEM DO ESPANHOL (LE) E DO PORTUGUÊS (LM).Ensino de Línguas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado). .
2014/01 - 2014/12. Organização de evento. Congresso Internacional "II Assises du Français" (2014). Universidade do Algarve - Campus de Gambelas; Associação Portuguesa de Estudos Franceses.
2012/03/05 - 2012/03/07. Arbitragem científica em conferência. INTED2012. Valência (Espanha).
2009 - 2011. Arbitragem científica em revista. Revue pour la Recherche en Éducation (1916-856X).
2011/01 - 2011/11. Organização de evento. Congresso Internacional L’étranger (organizado pela Associação Portuguesa de Estudos Franceses, a Société des Hispanistes e da Asociación de Profesores de Francés de la Universidad Española), realizado entre 09 e 12 de novembro de 2011 na Universidade do Algarve. (2011). Associação Portuguesa de Estudos Franceses; Universidade do Algarve - Campus de Gambelas.
2010/10/22. Apresentação oral de trabalho. Panorama sobre a língua occitana hoje. Una língua per amica: l«italiano nostro e degli altri, no quadro da X Semana da Língua Italiana no Mundo. Universidade dp Algarve / Istituto Italiano di Cultura (Faro, Portugal).
2008/04/28 - Presente. Membro de associação. Associação Littera. Vice-presidente.
2005/01/13 - 2008/04/27. Membro de associação. Associação Littera. Vogal do Conselho Fiscal.
2008/04/08. Apresentação oral de trabalho. Tonalidades da Língua Francesa.. “A Pluralidade linguística e cultural na Europa atual. O futuro das línguas minoritárias”.. Centro de Estudos Galegos e o D.A.H. da F.C.H.S..
2007/01 - 2007/10. Organização de evento. I Congrès Luso-espanhol d’Etudes Francophones, com o tema “Discontinuités et confluences des regards critiques dans les études francophones” (2007). Universidade do Algarve - Campus de Gambelas.
2006/09/21. Apresentação oral de trabalho. Best Practices on teaching writing in French language classroom: Teacher’s discourse concerning their writing teaching practices. 10th international conference of the earli special interest group on writing . earli special interest group on writing (Antuérpia, Bélgica).
2005/01 - 2005/06. Organização de evento. III Colóquio (internacional) da APHELLE (Associação Portuguesa para a História do Ensino das Línguas e Literaturas Estrangeiras), sob o tema “Para uma história do ensino de línguas e literaturas: «estudo de género»” (2005). Universidade do Algarve - Campus de Gambelas.
2003/11 - 2004/05. Organização de evento. II Encontro Nacional da S.P.D.L.L., com o tema “Didática e Utopias: Resistências” (2004). Universidade do Algarve - Campus de Gambelas.
2003/05/22. Apresentação oral de trabalho. Subsídios para a utilização da componente lúdica da língua no processo de ensino-aprendizagem do Português Língua Estrangeira. XIII Jornadas Pedagógicas Luso-Espanholas “Diversidade Cultural e Recursos Didácticos” . D.E.B. da Embaixada de Portugal em Espanha, Ministério de Educación Cultura y Deporte e das Consejerías de Educación das Comunidades Autónomas Espanholas (Albufeira, Portugal).
2002/04/23. Apresentação oral de trabalho. Des activités ludiques en classe de FLE? Pour quoi faire?. Jornada Pedagógica do Núcleo de Estágio de Francês. Escola Básica 2,3 Dr. José de Neves Júnior (Faro, Portugal).
2002/01 - 2002/02. Organização de evento. “Journées pédagogiques: Les nouveaux programmes de Français – enjeux et mises en pratique”. Organizado em conjunto com a A.P.P.F. Faro: 18 e 19/02. (2002). Universidade do Algarve - Campus de Gambelas; Associação Portuguesa de Professores de Francês.
1999 - Presente. Organização de evento. Conferência da Dr.ª Emília Amor com o título “Um olhar atual sobre a Didática no quadro das Ciências da educação e do Currículo”. (1999). Universidade do Algarve - Campus de Gambelas.
1999/07/15. Apresentação oral de trabalho. Former des formateurs de lecteurs . II International Conference of the International Association for the Improvement of Mother Tongue Education: The Learning and the Teaching of Language and Literature . International Association for the Improvement of Mother Tongue Education (Amesterdão, Países Baixos).
1998/03/18. Apresentação oral de trabalho. Relação Discurso Primário / Consciência Metalinguística com a aprendizagem da leitura. Seminário na Unidade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Algarve, a convite da Organização dos Seminários de Linguística. Faro: 18/03.. Seminários de Linguística. Universidade dp Algarve (Faro, Portugal).
1996/03 - 1996/04. Organização de evento. “Jornadas pedagógicas” (sobre vários temas educativos relativos ao ensino de línguas) (1996). Agrupamento de Escolas Pedro Alexandrino.
Projetos
Projetos
2009/04/01 - Presente. REAP.PT, 3599-PPCDT. Investigador.
2001 - 2005. Literacias: Contextos; Práticas; Discursos. Investigador.
Produções
Guerra, Joaquim. 2002. "Discursos (e práticas) sobre a escrita e o seu ensino. Recensão crítica a: Pereira, Mª Luísa Álvares (2002), Das palavras aos actos. Ensaios sobre a escrita na escola". Revisão de Das palavras aos actos. Ensaios sobre a escrita na escola. 2002ª ed. Universidade do Algarve, (1): 142-146.
Guerra, Joaquim. 2020. "DIFICULDADES E DESAFIOS DE UM PROFESSOR DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA EM PORTUGAL". Em Ensino da Língua Portuguesa – dimensões, contextos, pedagogias e práticas. Atas do VII SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 182-189.
Guerra, Joaquim. 2020. "Emprego dos pronomes clínicos do português europeu em corpora de aprendizagem de português língua estrangeira". Em Ensino da Língua Portuguesa – dimensões, contextos, pedagogias e práticas. Atas do VII SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 60-69.
Guerra, Joaquim. 2020. "Ensino da escrita em manuais escolares de português língua estrangeira – um estudo exploratório". Em Novas contribuições em investigação e ensino em língua Portuguesa, editado por S. Faria; F. Marques; M. Colom Jiménez; O. Duarte, 79-101. Madrid, Espanha: Edición Punto Didot .
Guerra, Joaquim. 2017. "Will education in the mother tongue contribute to the increase of digital literacies?". World Journal on Educational Technology Current Issues, 9 (3): 139-143. http://sproc.org/ojs/index.php/wjet/article/view/1975
Guerra, Joaquim. 2017. "La enseñanza de la escritura en FLE: los contextos divergentes según los profesores". Matices en Lenguas Extranjeras, (11): 1-18. https://doi.org/10.15446/male.n11.71851
Joaquim Guerra. 2016. "Réflexions autour des instructions officielles pour l’enseignement du français au Portugal : l’état des lieux". Carnets: revue electronique d’´études française, (8): 9-9. https://doi.org/10.4000/carnets.1883
Guerra, Joaquim. "What about ICT on Portuguese language national syllabi for mother tongue education". Bulletin of Karanganda University. Pedagogical series, 81 (2016): 63-79.
Guerra, Joaquim. 2014. "Outils du web 2.0 gratuits, efficients et ubiquistes pour l’enseignement et l’apprentissage des langues". Em Intercompreensão, plurilinguismo & didática das línguas: uma viagem entre culturas. Homenagem a Clara Ferrão Tavares , 261-268. Lisboa, Portugal: Cosmos.
Guerra, Joaquim. 2014. "Multimedia as an efficient web-based tool for the development of communicative competence of students studying english for specific purposes". World Journal on Educational Technology Current Issues, 6 (3): 273-277.
Guerra, Joaquim; Uzunboylu, H; Ozdamli, F. 2013. "Web-based language class activities: contexts of uses and background methodologies". Editado por Uzunboylu, H.; Ozdamli, F., 117-124. Vol. 83. Elsevier Science Bv. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2013.06.023
Guerra, Joaquim. 2013. AS BOAS PRÁTICAS DE ENSINO DA ESCRITA. 1ª ed. Portugal: Bubok Publishing S.L.. https://www.bubok.pt/livros/7632/AS-BOAS-PRATICAS-DE-ENSINO-DA-ESCRITA
Guerra, Joaquim. 2012. "STUDENT COOPERATION AND ATTENTION TO FORM IN A COLLABORATIVE WRITING PROJECT". Editado por Chova, L. G.; Martinez, A. L.; Torres, I. C., 6632-6638. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000326396406083&KeyUID=WOS:000326396406083
Guerra, Joaquim. 2012. "Students cooperation and attention to form in a collaborative writing project". Em INTED2012 Proceedings, 6632-6638.
Guerra, Joaquim; Jesus, Saúl Neves; Elena V. Petrova. "¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿ ¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿ (The experience of teaching students of non-language higher educational institutions to structure professional information on the basis of the recycling strategy)". ¿¿¿¿¿¿ ¿ ¿¿¿¿¿¿¿.¿¿¿¿¿¿¿ (The Emissia.Offline Letters), 2012. http://www.emissia.org/offline/2012/1748.htm
Bota, Antonio; Guerra, Joaquim. 2011. "COLLABORATIVE WRITING USING GOOGLE DOCS. INSIGHTS FROM WRITING PROJECTS IN INTERMEDIATE FRENCH CLASSES". Editado por Chova, L. G.; Belenguer, D. M.; Martinez, A. L., 6147-6154. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000326292906024&KeyUID=WOS:000326292906024
Bota, Antonio; Guerra, Joaquim. 2011. "DO WIKIS ENHANCE FOREIGN LANGUAGE LEARNING?". Editado por Chova, L. G.; Belenguer, D. M.; Martinez, A. L., 6155-6162. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000326292906025&KeyUID=WOS:000326292906025
Guerra, Joaquim. 2011. "Les TICEs, des outils pour une construction collaborative des savoirs". Em Jeux et enjeux de la communication (im)possible. Actes du XVIe Séminaire de Didactique Universitaire, 259-269.
Baptista, Jorge; Costa, Neuza; Guerra, Joaquim; Zampieri, Marcos; Cabral, Maria; Mamede, Nuno; Baptista, J.; et al. 2010. "P-AWL: Academic Word List for Portuguese". Editado por Pardo, T. A. S.; Branco, A.; Klautau, A.; Vieira, R.; StrubedeLima, V. L., 120-+. Vol. 6001. https://doi.org/10.1007/978-3-642-12320-7_15
Guerra, Joaquim. "Compte-rendu de lecture de Enjeux. Revue de formation continuée et didactique du français". Le Français à l’université, 4 (2010): 8-9.
Guerra, Joaquim. 2010. "Les TIC au programme » (Tentative d’essai sur l’état de l’art)". Em Descontinuidades e confluências de olhares nos estudos francófonos, 143-150. Vol. II. Faro, Portugal: Universidade do Algarve.
Guerra, Joaquim. 2009. "Electronic tutorial for educational computer networks". Em Electronic tutorial for educational computer networks, 38-40.
Guerra, Joaquim. 2008. "Les discours sur l’enseignement de l’écrit en FLE.". Em Perspectives pour une didactique des langues contextualisée, 141-152. Paris, França: Éditions des archives contemporaines / Agence Universitaire de la Francophonie.. http://www.bibliotheque.auf.org/doc_num.php?explnum_id=875
Guerra, Joaquim Agostinho de Oliveira. 2007. "As boas práticas de ensino da escrita: representações de professores de FLE acerca das suas práticas de ensino de escrita". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10400.1/808
Joaquim Guerra. 2006. "A Avaliação do escrito". Desenredo, 2 (2): 9-9. http://seer.upf.br/index.php/rd/article/viewFile/516/322
Guerra, Joaquim. 2005. "Seventh-grade students’ competence in reading expository texts". Em Reading, Writing, Thinking. Proceedings of the 13th European conference on reading, 117-121.
Guerra, Joaquim. 2004. "A Utilidade do lúdico nas aulas de língua estrangeira". Em Actas del VII congreso internacional de la Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura (vol. II)., 399-401.
Guerra, Joaquim. 2003. "A aprendizagem da leitura no quadro das metodologias de tarefa". Em Didácticas e Metodologias de Educação – Percursos e Desafios (vol II), 97-104.
Guerra, Joaquim. 2003. "Leitura de textos explicativos por alunos do 7º ano de escolaridade". Em Didáctica das Línguas e Literaturas em Portugal: contextos de emergência, condições de existência e modos de desenvolvimento, 237-240.
Guerra, Joaquim. 2002. "A escrita por alunos de licenciatura em ensino de línguas: Uma análise das representações de escrita num contexto de pré-ação educativa". Em Literacias e cidadania: Convergências e interfaces.
Guerra, Joaquim. 1999. "O ensino-aprendizagem da leitura no 3º Ciclo". Palavras, (16): 33-42.
Farias, Christianne Martins; Vitorino, Elizete Vieira. 1999. "O Património Tradicional e Oral no contexto escolar: contributos para o desenvolvimento da competência de falante/ouvinte". Inovação, 12 (2): 75-87.
Guerra, Joaquim. 1998. "A escrita na aula de Português: algumas considerações". Palavras, (14): 31-33.